07/10/2009

EUA confirmam morte de 100 insurgentesfon

EUA confirmam morte de 100 insurgentes em combates no Afeganistão


O comando militar americano confirmou hoje a morte de pelo menos 100 insurgentes durante um ataque rebelde registrado há três dias no leste do Afeganistão que matou oito soldados dos Estados Unidos e dois afegãos.

Em comunicado, o comando americano diz que a resposta militar das tropas estrangeiras e afegãs ao ataque do dia 3 na província do Nuristão deixou "muitas mais vítimas do que o imaginado" no lado inimigo.

No último domingo, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) já havia informado sobre o combate e a morte de oito soldados dos EUA, dois afegãos e uma grande quantidade de insurgentes em um ataque cometido por uma "milícia tribal" do Nuristão.

Entretanto, o comando militar dos EUA atribuiu hoje o ataque a forças "antiafegãs" com o apoio de talibãs e do grupo fundamentalista Hizb-e-Islami e calculou em 100 o número de insurgentes mortos, mas não disse a duração do confronto nem se houve ataques aéreos.

Horas antes desse comunicado, o Ministério de Defesa afegão disse que 100 insurgentes tinham morrido ou ficado feridos neste combate.

Segundo o Ministério, entre os mortos há cinco comandantes talibãs e três insurgentes estrangeiros.

Entre 500 ou 600 insurgentes atacaram postos do Exército afegão e das tropas internacionais, que se defenderam e recorreram ao apoio da aviação.

Situada na fronteira com o Paquistão, a região do Nuristão é muito isolada e tem forte presença insurgente.

O Ministério da Defesa afegão também informou hoje sobre a morte de outros dez soldados afegãos em um combate travado nas últimas 24 horas, mas não especificou em qual província.

fonte:Portal Terra /EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação