05/10/2009

"ESPECIALISTA" DIZ QUE É BURRICE ESTUDOS DA ANAC SOBRE ACIDENTES

"ESPECIALISTA" DIZ QUE É BURRICE ESTUDOS DA ANAC SOBRE ACIDENTES AÉREOS NO BRASIL



O relatório de segurança de voo da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que coloca o índice de acidentes fatais na aviação regular do Brasil quatro vezes acima da média mundial é contestado por especialistas.

O diretor de segurança de voo do sindicato dos aeronautas no País, Carlos Camacho, afirma que o resultado representa uma "deformação estatística".

De acordo com o Relatório Anual de Segurança Operacional, enquanto o indíce de acidentes com mortes no País foi de 1,76 em 2008, a média internacional foi 0,4 para cada 1 milhão de voos no mesmo período.

A Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO, na sigla em inglês) indica como "aceitável" um índice até duas vezes maior que a média mundial, hoje em 0,4.

Acidentes como o da Gol, em 2006, e da Tam, em 2007 - com 353 mortes somadas -, pioraram o índice brasileiro. "Foram estes dois acidentes que deformaram o resultado, mas o Brasil ainda está bem abaixo da média mundial", afirmou.

O aeronauta acredita que o País está "dentro dos padrões" da segurança aérea internacional e tende a melhorar.

O ex-ministro da Aeronáutica, brigadeiro Mauro Gandra, foi mais duro em suas críticas.

Ele questionou o critério dos dados da Anac. "É uma das maiores burrices que já foram feitas.

Devem ser consideradas apenas aeronaves de médio e grande porte, nunca helicópteros. Misturaram alhos com bugalhos", disse.

O gerente-geral de Análise e Pesquisa de Segurança Operacional da Anac, Ricardo Senra, defende o relatório dizendo que a média histórica realmente teve seu valor "majorado" quando ocorrem acidentes fatais no período analisado. "Se avançarmos um ano, compondo o período 2001-2008, o indicador cai de 2,06 para 1,76.

Senra afirma ainda que o setor de helicópteros é "parte importante da aviação civil brasileira" e que apresenta "um forte crescimento", merecendo especial atenção por parte da Anac.

Fonte: portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação