03/10/2009

CAN FAZ ENCONTRO HISTÓRICO NO RIO DE JANEIRO

ENCONTRO DE VETERANOS DO CAN NO RIO


Curtiss Fledgling


curtiss_fledgling-an-foto-mab

HISTÓRICO

Em 12 de junho de 1931, decolava do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, o biplano Curtiss Fledgling K-263 com destino ao Campo de Marte em São Paulo.

Curtiss Fledgling

Curtiss Fledgling por Angelo Avila .
Curtiss Fledgling por Angelo Avila .


A bordo, os Tenentes Nelson Freire Lavénère Wanderley e Casemiro Montenegro Filho que, sem localizar esse aeródromo devido ao avançar do crepúsculo, realizaram o pouso no Jockey Clube Paulista da Moóca, completando a pé sua missão de fazer chegar o malote com duas cartas à sede dos Correios e Telégrafos, localizado no centro da capital paulista.

Inaugurava-se, assim, o Correio Aéreo Militar, que mais tarde, ao se fundir com o Correio Aéreo Naval, no ano de 1941, deu origem ao Correio Aéreo Nacional (CAN), que levou o desenvolvimento aos mais longínquos rincões deste país de dimensões continentais, contribuindo, assim, para a colonização e a expansão para o interior do Brasil.

Em sua história, o CAN operou vários tipos de aeronaves, como o C-47 (versão militar do DC-3), Catalina, Avro C-91, Buffalo e, atualmente, os modernos jatos C-99 (versão militar do EMB-145).



O encontro anual de confraternização dos veteranos do Correio Aéreo Nacional (CAN), realizado no dia 1º de outubro, na cidade do Rio de Janeiro, foi recheado de momentos de volta ao passado.

Dentre os assuntos, histórias de missões aos mais longínquos rincões,as dificuldades, as alegrias e sobretudo a sensação do dever cumprido na Fora Aérea Brasileira (FAB).

Para os cerca de 80 veteranos do CAN presentes à reunião, o dia foi muito especial.

“Essa data é muito importante porque nos traz várias recordações e podemos reencontrar velhos amigos que a gente não vê há muito tempo.

Colocamos a conversa em dia”, explica o Segundo Sargento especialista em Hidráulica Ronaldo Baptista de Sant’Anna, 73 anos.

Ao escutar as conversas entusiasmadas nas mesas, é possível resgatar por meio delas um pouco da história não só do CAN, mas da própria Força Aérea.

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, assim como outras altas autoridades do Comando, fizeram questão de prestigiar o encontro, já em sua 17ª edição.

Conta com orgulho a missão considerada a mais importante de sua vida.

Em 1975 participou de um dos traslados dos aviões F-5 dos Estados Unidos para o Brasil.

“Nessa missão houve uma pequena pane, pois o mecânico americano não havia colocado a tampa do reservatório de óleo.

Fui acionado e consegui sanar o problema na parada em Trindad Tobago”, explica. “Essa passagem eu não esqueço jamais”, completa o Segundo Sargento, que também serviu como motorista do Marechal do Ar Eduardo Gomes, de quem relembra com carinho. “Ele era muito religioso e educado, mas muito severo também. Sempre se despedia de mim ao final do expediente dizendo muito obrigado meu filho”, recorda-se Sant’Anna.

O Coronel-Aviador Neri do Nascimento, 76 anos, praça de 1950, também relembra de suas missões com carinho.

Passou pelo CAN, Escola de Aeronáutica, Academia da Força Aérea e PARA SAR.

Apesar de considerar todas as missões com o mesmo grau de importância, uma delas ficou registrada em sua memória. “Depois de servir no CAN fui para o Para SAR.

Lembro-me que a região de Campos, aqui no Rio de Janeiro, ficou totalmente alagada. Acho que isso ocorreu em 1965.

Então fomos designados para ir até o local.

Pegamos um barco e distribuímos leite em pó e aplicamos vacina na população.

As pessoas nos recebiam com uma alegria tremenda, era muito gratificante”, relembra o Coronel Neri do Nascimento.


C-47 do 1.o Grupo de Transporte da FAB

C-47 2009 Força Aérea Brasileira - Reabastecendo no pátio do CAN - Correio Aéreo Nacional - do aeroporto de Belo Horizonte - Destacamento de Base Aérea de BH - 1963


FAB comemora o Dia do Correio Aéreo Nacional e da Aviação de Transporte


Fonte: CECOMSAER via blog poder aéreo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação