01/02/2009

EUA tiveram 26 acidentes aéreos com aves

EUA tiveram 26 acidentes aéreos com aves em dois anos, diz Nasa

Dados são apenas em casos de decolagens.
De 1990 até 2007, número de incidentes chega a 80 mil.

Autoria:Globo.com com fonte da Associated Press

Tamanho da letra

A Nasa fez um relatório que aponta que nos últimos dois anos 26 voos comerciais tiveram acidentes com aves durante a decolagem.

Os dados, que são desde janeiro de 2007, foram divulgados pela agência de notícias “Associated Press”, que mostra ainda em fotos os estragos que aconteceram em algumas das aeronaves. Na maioria dos casos, ou o piloto voltou para o aeroporto de onde saiu ou avisou um outro aeroporto de que teria que fazer um pouso não previsto no local.

Foto: AP

Em imagem divulgada pela Administração Federal de Aviação mostra o estrago em uma das turbinas de um Cessna 525. A imagem é de 21 de maio de 2007

(Foto: AP)


A Nasa diz, porém, que são muito poucos os casos em que o avião sofre alguma pane e lembra que o avião da US Airways que fez um pouso de emergência no rio Hudson, em Nova York, no último dia 15 de janeiro, também foi causado após um choque com aves.

Veja ao lado a simulação do pouso de emergência no Rio Hudson

Segundo a Administração Federal de Aviação e o Departamento de Agricultura, foram registrados de 1990 até 2007 cerca de 80 mil incidentes aéreos com pássaros.

Foto: AP

Asa de avião B-737 atingida por uma ave, em imagem de 7 de novembro de 2007 (Foto: AP)

O relatório da Nasa cita testemunhos de tripulação. Em um, um MD-80, diz que o cheiro que sentiu “foi de pipoca” após choque. Já um piloto de um Boeing 767-200 disse que o cheiro foi o mesmo de quando “se cozinha uma ave”.

Casos

Em março de 2007, o piloto de um Boeing 777-200, com 280 passageiros, relatou que uma das turbinas ‘engoliu’ um pássaro o que provocou fortes vibrações. Ele acabou posando em outro aeroporto, não previsto na escala original.

Em junho do mesmo ano, um Boeing 757-200 foi forçado a abortar uma decolagem no aeroporto Internacional de Denver, quando estava a cerca de 250 km/h, depois que vários pássaros do tamanho de uma manga se chocaram com a aeronave. Algumas das aves foram ‘engolidas’ pelas turbinas.

Em julho de 2008, o piloto de um Boeing 737-300 também cancelou a decolagem no meio, quando estava a cerca de 220 km/h após trombar com uma ave. O incidente provocou fogo em uma parte da aeronave, mas os bombeiros controlaram a situação e ninguém ficou ferido.

Foto: AP

Em imagem liberada pelo Departamento de Agricultura mostra um bando perto de um aeroporto americano. A imagem é de 11 de janeiro de 2007 (Foto: AP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação