22/02/2009

NASA E ESA PRIORIZAM MISSÕES A OUTROS PLANETAS

NASA E ESA PRIORIZAM MISSÕES A OUTROS PLANETAS NOS PRÓXIMOS ANOS

artist concept of two outer planet missions


Numa reunião em Washington na semana passada, a National Aeronautics and Space Administration e funcionários da Agência Espacial Europeia decidiram continuar a prosseguir os estudos da missão Júpiter e as suas quatro maiores luas, e para planejar outra missão potencial para visitar Saturno a maior lua Titã e Encelado.

Ambas as propostas destas missões são grandes empreendimentos que definem um estágio para uma futura investigação da ciência planetária . Estas missões a outro planeta poderia responder a perguntas sobre como nosso sistema solar se formou e se há vida em outros planetas e em pontos diferentes do universo.

As missões serão chamadas de Sistema de Missão Europa ,Júpiter e Saturno Titan os Sistema s de Missões, são o resultado de uma fusão de missões de conceitos destintos entre a NASA e a ESA( Agencia Espacial Européia).A NASA originalmente estudou quatro conceitos da missão durante 2007, que foi reduzido para duas propostas em 2008. Um dos finalistas foi uma proposta Européia a Europa Orbiter para explorar a lua gelada de Júpiter e das suas subsuperficies oceânicas. O outro era a missão Titan Saturno Orbital para visitar a lua de Saturno. Independentemente em 2007 a ESA lançou também um concurso para selecionar a missão Cosmic Vision 2015-2025 slot programa científico da ESA. Foram dois finalistas que foram chamados : Laplace e Tandem para prosseguir com os estudos. Laplace será um conjunto de nave espacial a orbitar Júpiter e eventualmente a órbita terrestre na Europa. Tandem foi uma série de naves espaciais destinadas a órbita de Titan e explorar a sua superfície, e depois a explorar a superfície da lua de Saturno .

Engenheiros e cientistas da NASA e da ESA cuidadosamente estudadam o potencial das missões de sua preparação numa reunião que ocorreu na semana passada. Com base nestes e outros estudos, bem como rigorosa avaliação e independente opiniões, a NASA e a ESA concordaram que a "Europa Sistema Missão Júpiter," chamado Laplace, foi o mais tecnicamente possível a ter inicio primeiro. No entanto um Grupo de Trabalho da ESA concluiu que os méritos científicos desta missão e da Titan Missão Sistemas Saturno não puderiam ser separadas. O grupo recomendou que a NASA acordadasse que ambas as missões deveriam avançar para um estudo mais aprofundado de implementação.

"A decisão significa uma vitória para todas as partes envolvidas", disse Ed Weiler, administrador associado da NASA para missões cientificas em Washington. "Embora a missão sistema de Júpiter tenha sido escolhida para iniciar um vôo o mais cedo possível, a missão sistema Saturno continua a ser de alta prioridade para a comunidade científica."

Ambas as agências terão de realizar mais alguns passos e estudos detalhados oficialmente antes de avançar.

"Este esforço conjunto é um novo desafio em exploração e será um marco do século 21,"Ciência planetária", disse David Southwood, director da ESA de Ciências e Robóticas e Exploração. "estou especialmente certo de que com a cooperação que veio do outro lado do Atlântico foi fundamental e que tudo que tivemos até agora e que veremos no futuro entre a América e a Europa, a NASA e a ESA, e nas nossas respectivas comunidades ciência é absolutamente certo. Vamos começar a trabalhar ".

Novos Desafios Exploração de Júpiter e Saturno

Saturn's rings



O Sistema de Júpiter Europa Missão seria utilizar dois orbitais robótico sem precedentes para a realização de estudos pormenorizados do planeta gigante gasoso Júpiter e suas luas Io, Europa, Ganimedes e Calisto. NASA iria construir um módulo orbital, inicialmente denominado Júpiter Europa. SEC iria construir os outros orbital, inicialmente denominado Júpiter Ganímedes. As sondas iria lançar, em 2020, em dois lançadores lançamento de diferentes sites. Os módulos orbitais atingiria o sistema de Júpiter, em 2026 e passar pelo menos três anos realizando pesquisas.

Europa (Lua de Juper) tem uma superfície de gelo, e os cientistas teorizam que tem um oceano de água abaixo que poderia proporcionar um lar para as coisas vivas. Ganímedes a maior lua do sistema solar, é a única lua conhecida por ter o seu próprio campo magnético gerado internamente e é suspeita de ter uma subterrâneo de oceanos profundos. Os cientistas têm procurado a muito tempo compreender as causas do campo magnético. A superfície de Calisto é extremamente repleta de crateras antigas, fornecendo uma indicação clara de um registro de eventos desde o início da história do Sistema Solar. Finalmente, "Io "é o mais ativo vulcanicamente corpo do sistema solar.

Os módulos orbitais iriam gastar cerca de um ano orbitando "Europa e Ganímedes". A Sonda da NASA iria investigar se Europa poderia abrigar vida, e a nave espacial da ESA irá órbitar "Ganymede" para realizar investigações da superfície e do interior do satélite, para compreender melhor a formação e evolução do sistema de Júpiter.

No Sistema de Saturno a Missão Titan será composta de um módulo orbital e um NASA /ESA para uma investigação de balão. A complexa missão enfrenta vários desafios técnicos significativos que requerem estudo e desenvolvimento de tecnologia. A NASA vai continuar estudando e desenvolvendo essas tecnologias. Um futuro trabalho também irá fornecer dados importantes para as próximas décadas Planetary Science Survey pelo National Research Council da E.U. National Academy of Sciences, que irá servir como um roteiro para as novas missões planetárias da NASA para começar após 2013. Do lado europeu o interesse da comunidade científica terá que voltar a apresentar a "missãoTitan ", para uma próxima oportunidade , a missão propostas no Cosmic Vision programa para os próximos anos nos anos .

Jet Propulsion Laboratory da NASA em Pasadena Califórnia irá gerir para a NASA, contribuições para os projectos de e Direção de Ciências e Missões da NASA em Washington. Direcção da Ciência e Robóticos Exploração irá gerir relatórios do programa europeu da a missão a Júpiter para a ESA .

Artist's rendition of Cassini at Saturn

Cassini and Saturn

Fonte : NASA.com
http://www.nasa.gov/topics/solarsystem/index.html
Videos Youtube.com
http://www.youtube.com/watch?v=pOGVRrfIWP0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação