23/02/2009

SATÉLITES DA NASA OBSERVAM COMETA LULIN


SATÉLITE DA NASA ESPIARÃO O COMETA LULIN


Enquanto espera por altas energias e explosões cósmicas, satélites Exploradores estão monitorando o Cometa Lulin e como ele se aproxima da Terra. Pela primeira vez astrônomos estão vendo simultânea raios ultravioleta e raios-X de imagens de um cometa.

"Não vamos ser capazes de enviar uma sonda espacial para Lulin Cometa, mas Swift está a nos dando algumas das informações " disse Jenny Carter, da Universidade de Leicester, Reino Unido, que lídera os estudos.

"O cometa está liberando uma grande quantidade de gás, o que o torna um alvo ideal para a observação de raios-X", disse Andrew Read, também em Leicester.

Um cometa é uma touceira de gases congelados misturados com poeira. Esta"bola de neve suja" liberam gás e poeira sempre que se aventuram perto do sol.O Cometa Lulin que é formalmente conhecido como C/2007 N3, foi descoberto no ano passado pelos astrônomos do Observatório deLulin em Taiwan . O cometa está agora pouco visíveis a partir de um local escuro. Lulin passará próximo à Terra - 38 milhões de milhas, ou cerca de 160 vezes mais do que a lua - madrugada de Segunda -Feira para Terça -Feira 23 de fevereiro nas América do Norte e Latina incluindo o Brasil.

"O cometa é bastante ativo" disse um membro da equipe Bodewits Dennis, dados mostram que Lulin foi desprende quase 800 galões de água por segundo." É o suficiente para encher uma piscina olímpica menos de 15 minutos.

As lentes dos satélites exploradoires não podem ver água diretamente, Mas com a luz ultravioleta do sol rapidamente quebram as moléculas de água em átomos de hidrogênio e moléculas de hidroxila (OH) . Swift's UVOT detecta as moléculas hidroxila revelando nas imagens do cometa Lulin uma nuvem de hidroxila espandindo por quase 250.000 milhas, ou ligeiramente maior que a distância entre a Terra e a lua.
Swift image of comet Lulin taken Jan. 28


O UVOT inclui um prisma como um dispositivo chamado grism, que separa luz recebida por comprimento de onda. A gama inclui grism da onda em que a molécula de hidroxila é mais ativa. "Isso nos dá uma vista única para os tipos e quantidades de gás produzidos em um cometa, o que nos dá pistas sobre a origem dos cometas e do sistema solar", explica Bodewits. Swift é actualmente o único observatório no espaço abrangendo este intervalo de onda .

Nas imagens do Swift o cometa se estende ao largo da cauda para a direita. A radiação solar empurra grãos de gelo a distância do cometa. Como os grãos gradualmente evaporam, eles criam uma fina cauda de hidroxila .

Swift image of comet Lulin passing through the constellation Libra
Ao se distanciarem do cometa as moléculas de Hidroxila sucumbe a radiação Ultra Voioleta do Sol. Ela rompe o sua composição em átomos de hidrogênio e oxigênio. "O vento solar" num rápido fluxo as partículas que se deslocam a partir do sol interagem com o cometa criando uma vasta nuvem de átomos. Isto faz com que o vento solar acenda com raios X, e é isso que Swift da XRT vê," disse Stefan Immler , também em Goddard.

Esta interação, chamado carga de câmbio é o resultados do Raio-X de cometas quando eles passam a maior parte em cerca de três vezes distância distancia entre a Terra e o Sol .Porque Lulin é tão ativo?, a sua nuvem atômica é especialmente densa como resultado da emissão de raios-X que se estende muito além da calda do cometa.

"Estamos ansiosos para futuras observações do Cometa Lulin, quando esperamos obter melhores dados de raios-X para nos ajudar a determinar a sua composição", observou Carter. "Eles nos permitirá construir uma imagem mais completa em 3-D do cometa durante a sua fuga através do sistema solar."

Outros membros da equipe incluem Michael Mumma e Geronimo Villanueva em Goddard.

Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA em Greenbelt, Md.,que administra o satélite Swift. Ele está sendo operado em colaboração com os parceiros dos os E.U, o Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão. NASA's Fermi Gamma-ray Space Telescope é um observatório de física desenvolvido para estudos de partículas e astrofísica em colaboração com os E.U. do Departamento de Energia e com importantes contribuições de instituições acadêmicas e de parcerias com a França, Alemanha, Itália, Japão, Suécia, e os E.U.


Fonte: NASA.com:http://www.nasa.gov/home/index.html
Por:Francis Reddy
Voo Espacial Goddard da NASA Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação