23/01/2010

Trem de pouso de Boeing atinge teto de Van na pista do Aeroporto

Trem de pouso de Boeing atinge teto de Van na pista do Aeroporto de Luxemburgo

Nesta sexta-feira (22), às 12:53 (hora local), ocorreu um acidente inusitado na pista do Aeroporto Findel, em Luxemburgo, um pequeno país enclavado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha.

O teto amassado da Van - Foto: ChristiaanJ

O Boeing 747-4R7F/SCD, prefixo LX-OCV, da empresa Cargolux, realizava o voo CV-7933, de Barcelona, na Espanha, para Luxemburgo.

Ao se aproximar do Aeroporto Findel, foi autorizado a aterrissar na pista 24 sob condições de baixa visibilidade devido a um nevoeiro (RVR de 350 metros).

Prestes a tocar a pista, o trem de pouso do avião atingiu o teto de uma van que estava estacionada na pista às 12:53 (hora local - 11:53Z), onde uma equipe realizava reparos na iluminação de solo.

O Boeing pousou em segurança e ninguém ficou ferido.

O teto do veículo e um pneu do avião ficaram danificados.

Estão em curso três investigações independentes:

Uma investigação técnica analisa os acontecimentos do acidente para determinar as causas e fazer as recomendações adequadas e necessárias como medida para ajudar a evitar a reprodução de um futuro acidente semelhante.

A Direcção da Aviação Civil está conduzindo uma investigação que inclui uma análise do cumprimento dos procedimentos aplicáveis.

A Administração de Navegação Aérea, por sua vez, leva a cabo um inquérito administrativo interno.

Hoje (23), foi divulgado um relatório preliminar onde consta que a van havia sido autorizada a entrar na pista para realizar os trabalhos de manutenção, já que - naquele momento ,o Boeing da Cargolux ainda não havia começado a sua abordagem para a aterrissagem.

O Boeing 747-4R7F/SCD, prefixo LX-OCV, fotografado no Aeroporto Findel em 12/02/07 - Foto: Emmanuel Perez - LUX Plane Pictures (Airliners.net)




Fontes:desastresaereosnews/Service Information et Presse (Governo de Luxemburgo) / Aviation Herald

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação