15/01/2010

2 P-3C para o Paquistão & enquanto isso o Esquadrão Orion...

2 P-3C para o Paquistão & enquanto isso o Esquadrão Orion continua a esperar

Lockheed confirma a entrega recente de duas novas aeronaves P-3C para o Paquistão



Segundo Lockheed P-3C Orion do Paquistão, visto em Jacksonville, Flórida, no dia 7 de janeiro de 2010. (Foto: Lockheed)

A Lockheed Martin confirmou que recentemente entregou outras duas, de uma eventual modernização de sete, aeronaves de vigilância e patrulha marítima P-3C Orion para a República Islâmica do Paquistão.

A mais recente aeronave partiu da sede da Lockheed em Marietta, Geórgia, no dia 7 de janeiro, para a Estação Naval de Jacksonville, Flórida, para depois ser transferida para o Paquistão. A Lockheed Martin entregou a primeira aeronave em outubro de 2009.

A Lockheed Martin está modernizando as aeronaves P-3C e os sistemas de missão, além de providenciar toda manutenção necessária, mediante um acordo feito em 2006 com o Comando de Sistemas Aéreos da Marinha dos Estados Unidos.

As aeronaves P-3 são principalmente usadas para patrulha marítima e reconhecimento, sendo operadas pela Marinha dos Estados Unidos e 16 países aliados.

O Brasil deverá receber neste ano suas primeiras três aeronaves P-3AM que foram modernizadas na Espanha.

O 1º/7º em Salvador receberá nove P-3AM. Serão oito operacionais e uma de treinamento. Neste ano, chegam as três primeiras; em 2011, o Esquadrão receberá outras quatro; e em 2012, duas.


Enquanto isso Nosso P-3 devem ficar paraa mais tarde devido a defeitos nas asas

Fontes revelaram que as aeronaves P-3AM da FAB, atualmente em processo de modernização pela EADS na Espanha, estariam com problemas de rachaduras nas asas.

O problema, já conhecido por outros usuários do avião, poderá obrigar a FAB a substituir as asas dos P-3AM, o que atrasará o cronograma da entrada em operação.

2008 já havia um relato , que os Orion da FAB poderiam voar com restrições.

Estas restrições eram agravadas principalmente pela não participação da FAB no programa ASLEP (Aircraft Service Life Extension Program) da Lockheed Martin, que visa substituir grandes componentes estruturais, incluindo as asas do P-3.

Aeronaves como o P-3 precisam vez por outra voar rasante sobre o mar para usarem seu sistema magnético de detecção de submarinos (MAD) e para lançar torpedos e as constantes mudanças de altitude forçam a estrutura.

Caso os P-3AM realmente estejam com o problema, eles estariam limitados inicialmente a voos de esclarecimento e ataque marítimo, com a função ASW degradada, até que se faça a troca das asas.


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