15/01/2010

Protótipo do T-50 inicia testes de voo

Protótipo do T-50 inicia testes de voo

PAK FA T-50

Segundo informações apuradas com exclusividade pela equipe de ASAS, o primeiro protótipo do caça de 5ª geração russo, o Sukhoi T-50 (Programa PAK-FA), chegou em 23 de dezembro de 2009 ao aeródromo de testes da KNAAPO, em Komsomolsk-on-Amur, e os primeiros testes de vôo podem ocorrer ainda neste mês de janeiro.

Ainda em dezembro, segundo a agência russa Interfax, já teriam ocorrido os primeiros testes de corrida em solo, na pista do aeródromo da KNAAPO, com o piloto de testes tendo acionado os motores da aeronave e feito pelo menos duas "corridas", com várias aplicações dos freios.


T-50 PAK FA
Em 8 de dezembro, o vice primeiro-ministro russo, Sergei Ivanov, disse à jornalistas que o início dos vôos do novo caça era “iminente”, devendo ocorrer em 2010 ,“nós não estamos fazendo nenhum presente de Ano Novo, mas os voos irão ter início num futuro realmente muito próximo”. Confirmando isso, fontes ouvidas por ASAS confirmaram hoje a presença do protótipo na KNAAPO, pronto para voar.



Segundo o vice-ministro da Defesa russo, Vladimir Popoykin, o T-50 (designação de testes) deverá entrar em serviço na Força Aérea da Rússia em 2015.

O projeto vem sendo desenvolvido desde o início dos anos 90, mas foi fortemente afetado pela crise econômica e política sofrida pela Rússia durante boa parte da década de 90.


Hoje, o programa é o mais importante da Rússia em termos de aeronave de combate. Acredita-se que a versão de produção terá aviônicos de última geração, capacidade furtiva à detecção por radar (stealth), um alcance de translado de 4.000-5.500km, autonomia de 3,3 horas, e será armado com uma vasta gama multifuncional de armas inteligentes de geração avançada, além de um canhão de 30mm.

Até hoje não foram apresentadas ilustrações oficiais, ou reveladas fotos confiáveis, do PAK FA, mas as duas imagens mostradas aqui , criadas em computador , são oriundas do website da empresa russa NPO Saturn, responsável pelos novos motores do futuro caça, onde são identificadas como "mock-ups virtuais" de um caça de 5ª geração.

Curiosamente uma imagem bastante similar aparece hoje na abertura da área de "aeronaves militares", identificada como PAK FA (mas sem maiores referências ou link), no website da própria KNAAPO.

T-50
T-50
T-50
T-50
T-50



fonte:Revista ASAS online/video:Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação