18/01/2010

Cabul sofre com ataques Talibans

Cabul sofre com ataques Talibans ,mas governo diz que esta tudo sob controle

Vista geral do shopping atacado ainda em chamas (foto AP)

Governo diz controlar Cabul após ataque do Taliban



Militantes armados e homens-bomba do Taliban atacaram com ousadia vários alvos no centro de Cabul na segunda-feira, inclusive travando uma batalha dentro de um shopping center.

Eles fracassaram em seu aparente objetivo de capturar prédios públicos, mas demonstraram sua capacidade de ação num momento em que o presidente intensifica os esforços para derrotar a militância islâmica no Afeganistão.

Foi o pior ataque em Cabul em quase um ano. Tiros e explosões sacudiram a cidade, e uma enorme coluna de fumaça se erguia no centro da capital, especialmente a partir do shopping onde o confronto durou horas.

Foto: AP
Policial afegão monta guarda após ataque talibã a Cabul nesta segunda-feira (18) - (Foto: AP)

Após mais de quatro horas de combates, o presidente Hamid Karzai divulgou nota dizendo que "a situação de segurança está sob controle e a ordem foi mais uma vez restabelecida".

O Taliban disse que 20 militantes seus se envolveram nos ataques, que tinham como alvos o palácio presidencial, os Ministérios de Justiça e Minas e um prédio administrativo, todos no centro de Cabul.

Quando os ataques começaram em frente ao amplo complexo presidencial, Karzai estava no interior do prédio dando posse a novos ministros.

"Conforme conduzíamos a cerimônia de posse, um ataque terrorista em uma parte de Cabul próxima ao palácio presidencial estava em curso. Este é apenas um dos perigos", disse Karzai aos ministros. "O perigo que pode fazer mal ao Afeganistão é semear a discórdia nacional entre os afegãos."

O enviado especial dos EUA à região, Richard Holbrooke, que deixara Cabul horas antes com destino a Nova Délhi, afirmou: "As pessoas que estão fazendo isso certamente não irão sobreviver ao ataque nem terão sucesso, mas podemos esperar este tipo de coisa regularmente. Esse é o Taliban."

As ações desmoralizam uma iniciativa para tentar convencer os guerrilheiros do Taliban a deporem suas armas, que Karzai pretende anunciar neste mês numa conferência internacional em Londres.

A iniciativa é parte importante da nova estratégia de Obama, que também prevê o envio de 30 mil soldados adicionais, em meio a um momento de forte recrudescimento do Taliban, cujo regime islâmico no Afeganistão foi derrubado no final de 2001, depois do início da ocupação norte-americana.



fonte:Reuters/Brasil Online - Via: O Globo - Por Hamid Shalizi e Sue Pleming (Reportagem de Sayed Salahuddin, Hamid Shalizi, Golnar Motevalli, Sue Pleming, Jonathon Burch e Emma Graham-Harrison)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação