08/01/2012

Pilotos da Iberia convocam greve a partir desta segunda-feira


Pilotos da Iberia convocam greve a partir desta segunda-feira


Companhia espanhola teve de cancelar mais de 200 voos.
Protesto é contra a criação de uma filial de baixo custo.


Os pilotos da companhia aérea espanhola Iberia farão mais dois dias de greve nesta semana, segunda-feira (9) e quarta-feira (11), em protesto contra a criação de uma filial de baixo custo para os voos de trajetos curtos e médios, a Iberia Express.



A companhia se viu obrigada a cancelar mais de 200 voos, o que afetou 23,2 mil passageiros, apesar de a maioria ter sido recolocada pela empresa.

Os pilotos afirmam que a filial é ilegal porque viola seu contrato coletivo de trabalho, que estabelece que a atividade da empresa não pode ser dividida e que as operações no aeroporto de Madri-Barajas devem ser realizadas por funcionários da companhia aérea.

Já a Iberia considera a nova empresa legal e necessária para seu futuro e acusa os pilotos de tentarem influenciar nas decisões que cabem à direção da companhia.

O conflito entre pilotos e a empresa já provocou dois dias de greve em dezembro, além de constantes acusações entre ambos.

O sindicato de pilotos e a Iberia não chegaram a um acordo para regular os serviços mínimos dos próximos dois dias de greve, fixados pelo Ministério de Fomento espanhol, e discordam sobre o número de voos cancelados.

Segundo a Iberia, 213 voos foram cancelados, dos quais 109 correspondem a 9 de janeiro e 104 ao dia 11, enquanto o sindicato eleva o número para 267, dos quais 138 coincidem com o primeiro dia de greve e 129, com o segundo.

A Iberia disse que as datas da greve coincidem com o retorno das férias de milhares de pessoas - o que representa maior dificuldade para oferecer alternativas de remanejamento -, mas o sindicato afirmou que os dias 9 e 11 de janeiro foram escolhidos com a intenção de afetar menos os passageiros. EFE

Fonte:EFE-G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação