11/11/2009

PAQUISTÃO ADQUIRI 36 CAÇAS J-10 CHINESES

PAQUISTÃO ADQUIRI 36 CAÇAS J-10 CHINESES



Embora os rumores sobre o interesse iraniano (já foi anunciado mais de uma vez a compra do avião pelo Irã) e nigeriano seja já antigo e remonte praticamente aos primeiros anos de uso do avião a verdade é que pela proximidade e alianças antigas, o Paquistão é que será o primeiro cliente, acreditando-se comprará 36 J-10B, que deverão começar a ser entregues a partir de 2014.

Paquistão pode comprar 36 caças J-10 da China


A China concordou em equipar a Força Aérea do Paquistão com dois esquadrões de caças multifuncionais J-10, num acordo que pode superar US$ 1,4 bilhões.

Ao todo, pelo menos 36 aeronaves serão vendidas, representando um marco no relacionamento entre os dois países.

Até o momento é desconhecida a versão do J-10 que a China pretende vender ao Paquistão, entretanto, caso a compra seja efetivada, esta será a primeira exportação desta aeronave.

Caso seja efetivado o contrato, os aviões podem ser entregues à partir de 2014.

A China possui mais de 100 caças J-10, em operação desde meados de 2005, que hoje representam a espinha dorsal da Força Aérea Chinesa no quesito de defesa aérea, reconhecimento tático, ataque ao solo, interceptação, patrulha, entre outros.

O J-10 possui 11 pontos externos para colocação de armamentos diversos, tanques de combustível e pods designadores laser e de visão infravermelho.

Atualmente, a aeronave de superioridade aérea mais moderna do Paquistão são aproximadamente 40 caças Lockheed F-16A/B, que estão passando por processos de modernização, sendo que o país também aguarda a entrega dos primeiros 18 F-16 Block 52+ adquiridos em setembro de 2006.

J-10B - Observe o refinamento aerodinâmico da entrada de ar ventral e no radome do nariz do avião

Vale lembrar que o Paquistão já possui uma parceria de longa data com a China.

A partir de 1965, o país operou mais de 250 caças Shenyang J-6 (versão chinesa do caça soviético MiG-19) e, nos anos 70, os primeiros bombardeiros, de um lote de 16 aeronaves, Harbin H-5 (também uma versão chinesa do Ilyushin Il-28), chegavam ao Paquistão.

Os dois países também já desenvolveram, em conjunto, o treinador à jato Hongdu JL-8 (ou K-8 Karakorum), que foi introduzido em serviço em 1994 e teve mais de 500 exemplares construídos, incluindo países que o operaram como Egito, Zimbábue, Zâmbia, Tanzânia, Sudão, Namíbia, entre outros.

http://www.machtres.com/jf17-002.jpg
O JF-17 (imagem acima), um avião desenvolvido conjuntamente pela China e Paquistão.

Atualmente, China e Paquistão estão envolvidos com outro projeto, o JF-17 Thunder.

O programa, que visa o desenvolvimento de um jato de combate multifuncional leve, tem seis protótipos construídos e oito exemplares de produção em avaliação na Força Aérea do Paquistão, que deverá declarar operacional o primeiro esquadrão ainda esse ano.




Fonte: Revista Asas - Com informações adicionais do Daily Times Monitor e Financial Times
video :Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação