16/11/2009

CAÇAS F-5 BR MODERNIZAÇÃO SERÁ CONCLUÍDA EM 2010

CAÇAS F-5 BR MODERNIZAÇÃO SERÁ CONCLUÍDA EM 2010



F-5 ANTES

Com a modernização dos caças F-5 Tiger II da FAB para o padrão F-5M, os aviões saem da fábrica com a nova camuflagem padrão da FAB, que está sendo também aplicada em todos os aviões de emprego tático.

Quando estivemos em Santa Cruz no ano passado, ainda era possível ver F-5s com as duas pinturas na linha de voo.

É uma pena que aos poucos as vistosas cores do passado irão dar lugar às esmaecidas pinturas de baixa visibilidade.

Modernização dos caças F-5 será concluída em 2010



O programa de modernização da frota de 46 aeronaves de combate F-5 da FAB será concluído até o fim de 2010. Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer), 72% da frota já foi modernizada e as aeronaves estão plenamente operacionais.

A modernização de outras 12 aeronaves F-5 adicionais, que a FAB comprou da Jordânia, de acordo com o Cecomsaer, ainda está sendo avaliada pelo Comando da Aeronáutica.

"A FAB fez um pedido de oferta à Embraer para posterior avaliação", informou o Cecomsaer.

A Embraer é a contratada principal da FAB no programa de modernização do F-5 e a Elbit foi subcontratada pela brasileira para transferir a tecnologia de software embarcado para o Brasil.

O valor total do programa de modernização do F-5 está avaliado em US$ 285 milhões.

Caças F-5 com capacidade BVR serão deslocados para a Amazônia


A Elbit foi uma das pioneiras no Brasil no cumprimento de acordos de "offset" (contrapartida tecnológica) e seu primeiro compromisso com a FAB foi a compra da Aeroeletrônica, em 1996.

Na época a empresa brasileira estava em dificuldades financeiras e corria o risco de fechar as portas. "A Aeroeletrônica é fruto do projeto F-5BR, sendo um dos maiores exemplos de como um contrato de 'offset' bem gerenciado pode produzir resultados expressivos para todo o Brasil", disse o Cecomsaer em resposta a uma das perguntas feitas pelo Valor.

Com o treinamento de engenheiros brasileiros em Israel, a empresa conseguiu transferir para o Brasil a tecnologia de aviônicos e de integração de sistemas de missão para aeronaves.

Atualmente, segundo a Aeronáutica, 85% do valor do "offset" acordado com a Elbit já foi cumprido.

A tecnologia desenvolvida para o F-5, segundo a Elbit, também já está sendo aplicada na modernização 54 aviões Bandeirante da FAB, um projeto avaliado em US$ 35 milhões.


fonte:Hangar do vinna/
Valor Online - Via: O Globo - Virgínia Silveira/Video:Youtube.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação