09/04/13

SEGURANÇA DE VOO - HELIBRÁS ESCLARECE EM NOTA ÀS ALEGADAS FALHAS NA CAIXA DE TRANSMISSÃO DO EC 725


 RESPOSTA DA HELIBRÁS ÀS ALEGADAS FALHAS NA CAIXA DE TRANSMISSÃO DO EC 725


 Devido a onda de boatos e suposições que agora permeiam os blogs e fóruns de defesa, questionada  sobre as alegadas “falhas nas caixas de transmissão dos helicópteros EC 725 ,a empresa em nota informal respondeu  ao SITE Plano Brasil.


Plano Brasil -  Há algum problema com a “Caixa de Transmissão” do EC-725 (Brasil) assim como vem ocorrendo com os seus pares na Malásia e na França? As células brasileiras estão “Paradas” por algum motivo específico? Com relação as restrições de voos sobre o mar? Se sim, é um erro de projeto ou uma situação pontual ao qual já estão buscando alguma solução?

 Resposta da Helibrás: Caro José Messias Gamba (via:Plano brasil), a Helibrás gostaria de informar que no final de março a Eurocopter ofereceu aos seus clientes informações atualizadas sobre os últimos testes da caixa de engrenagem principal do EC225. Durante esta terceira campanha de testes, a Eurocopter obteve um progresso significativo em relação à causa básica da fissura encontrada na peça. Ainda assim, as conclusões ainda precisarão ser discutidas e compartilhadas com as autoridades e com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da Geórgia (GTRI, na sigla em inglês), instituição independente com grande experiência em investigações metalúrgicas, que irão validar a metodologia e as conclusões dos elementos-chave da investigação. Nesta fase, o posicionamento da Eurocopter é o seguinte: 

 • As investigações sobre a “causa mais provável” anterior estão sendo finalizadas. Os resultados da terceira campanha de testes estão confirmando a conclusão da Eurocopter sobre a ausência de sobrecarga dinâmica anormal. 

 • A causa primária da fissura está sendo estabelecida. De acordo com a visão da Eurocopter, há uma combinação de fatores que conduzem, principalmente, a um enfraquecimento da resistência à fadiga do eixo vertical. 

 • Neste momento, a Eurocopter tem sido capaz de reproduzir os cenários de causas primarias da fissura em bancadas de teste. Além disso, o modelo de propagação de fissuras também foi verificado em testes de bancada. Um teste de voo para demonstrar o cenário até a ruptura total está atualmente em andamento. 

 A Eurocopter vai continuar a trabalhar com os operadores de helicópteros, as companhias de óleo e gás, os sindicatos e outras partes interessadas para garantir a completa validação dos resultados e as soluções recomendadas. 

 Enquanto isso, as operações de segurança de voo atualmente em curso vão continuar. Atenciosamente.



Fonte:Plano Brasil -Por:José Messias Gamba/fotos:Helibrás

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