30/04/2013

ACIDENTE AÉREO - Queda de avião cargueiro Americano foi gravado no Afeganistão


Vídeo -  Queda de avião cargueiro Americano foi gravado no Afeganistão




O flagrante da Gravação foi feito no momento em que aeronave perde o controle e bate no solo.




[vídeo:Publicado em 30/04/2013 -por:RussiaToday/via:Youtube.com]

 Um vídeo gravado a partir de um veículo flagrou o momento em que um avião perde o controle e cai logo após decolar. O vídeo foi postado no site LiveLeak e ganhou repercussão na internet nesta terça-feira (30). Segundo o site especializado em acidentes aéreos Aviation Herald, o vídeo mostra um acidente com um avião de carga um Boeing 747 norte-americano ocorrida na segunda (29). No acidente no Afeganistão, todos os sete passageiros que estavam a bordo morreram. 

 A gravação,  mostra a aeronave subindo e jogando o nariz muito para cima, pouco antes de se voltar para o chão e bater de frente. Postada em diversos sites de compartilhamento de vídeos, a gravação foi vista mais de 370 mil vezes no site “LiveLeak” e foi enviada no mesmo dia do acidente. Citando a declaração de um oficial da marinha americana, a revista “Wired” afirma que funcionários do Pentágono já assistiram ao material, e estão colaborando com as investigações para verificar a gravação é verdadeira. “[O comando militar no Afeganistão] está verificando a autenticidade do vídeo”, afirmou o comandante da marinha americana Bill Speaks. 

 A emissora Fox aponta que a data mostrada na base do vídeo não corresponde ao momento do acidente, todavia, confirma que a gravação foi feita no mesmo dia da queda da aeronave. 

 O Acidente 

A aeronave um Boeing 747 cargueiro que estava arrendado pelo "US Mobility Command" sob o registro N949CA realizando voo de carga N8-102 a partir de Bagram (Afeganistão) para Dubai Al Maktoum (Emirados Árabes Unidos) com 8 tripulação, caiu pouco depois de decolar da cabeceira 03da Base Aérea de Bagram  às 15:30 (11:00 Z) e explodiu em chamas perto do final da pista dentro do perímetro da Base Aérea. Todos 8 tripulação  relatados morreram no acidente.



 Segundo o Aviation Herald, uma carga que teria se soltado dentro do avião seria a causa da queda. 


Autoridades afegãs imediatamente negaram as supostas alegações de que a queda de um grande avião de carga civil foi o resultado das atividades terroristas . Um grande incêndio começou depois que o avião impactou chão,vitimando todos os ocupantes.

As decolagem nesta pista são feitas com uma  subida íngreme para evitar ataques de pequenas armas de fogo, no entanto a carga teria se soltado devido a grande manobra  alterando drasticamente o CG ( centro de gravidade) da aeronave fazendo com escorregasse para a parte de traseira do avião , afetando assim seu peso e balanceamento (  fundamental para o equilíbrio e segurança do voo),com isso a aeronave teria entrado em uma situação de Estol (do inglês stall)ou perda de sustentação (é um termo utilizado em aviação e aerodinâmica que indica a separação do fluxo de ar do extradorso da asa, resultando em perda total de sustentação. 



Ficheiro:Deep Stall.png

[Foto:http://pt.wikipedia.org - Diagrama de uma aeronave em voo normal e em estol (no caso, um estol profundo, no qual os profundores - ou lemes de profundidade - perdem sua utilidade)]. 

Uma aeronave em situação de estol (stall, estolando) não está voando mas sim caindo. 


Isto acontece porque o ar descola da asa (deixa de passar por cima do extradorso de forma a gerar uma depressão que forme um vector de sustentação). No estol o ponto de transição (zona da asa onde o ar descola da asa e forma turbulência) estará sempre na parte anterior do vector de sustentação (lift) que está situado na corda e no centro de pressão). 


 O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes emitiu uma nota oficial afirmando que irá auxiliar O Ministério de Transportes e Aviação Comercial do Afeganistão nas investigações para determinar as causas exatas do acidente em Bagram.


Fonte: Aviation Herald - via:desastresaereosnews 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação