24/05/2011

Soyuz TMA-20 aterrissa com sucesso no Cazaquistão

Soyuz TMA-20 aterrissa com sucesso no Cazaquistão

Cápsula russa Soyuz TMA-20, com três tripulantes, pousa em segurança no Cazaquistão. (Foto: Mikhail Metzel / AP Photo)

Cápsula russa Soyuz TMA-20, com três tripulantes, pousa no Cazaquistão. (Foto: Mikhail Metzel / AP Photo)
Nave russa trouxe à Terra um russo, um italiano e uma norte-americana. Eles passaram 159 dias no espaço, 157 dias na ISS.

A nave russa Soyuz TMA-20, com três tripulantes a bordo, aterrissou com sucesso na cidade de Dzhezkazgan, no Cazaquistão, às 8h27 da hora local (23h27 em Brasília), após uma missão de cinco meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou a agência espacial norte-americana (NASA).


A Soyuz TMA-20, tripulada por Dmitri Kondratiev (russo e comandante da nave), Catherine Coleman (norte-americana) e Paolo Nespoli (italiano), havia sido lançada ao espaço em 15 de dezembro a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.

Segundo a Nasa, Kondratiev voltará ao Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, na chamada Cidade das Estrelas, próxima a Moscou, enquanto Coleman, astronauta da NASA, e Nespoli, da Agência Espacial Europeia (EUA), voarão diretamente a Houston, nos Estados Unidos.



Os três tripulantes passaram 159 dias no espaço, 157 deles na ISS. Durante a missão trabalharam em mais de 150 experimentos em condições de microgravidade.

Dos três astronautas, a veterana é Catherine Coleman, de 50 anos, com três viagens espaciais, seguida de Nespoli, 53, com duas missões, e Kodratiev, 41, que teve sua primeira experiência.



Fonte:Associated Press e Efe-via:G1.com/Vídeos:;

NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação