19/05/2011

Endeavour chega à estação espacial para sua última missão

Endeavour chega à estação espacial para sua última missão

http://extra.globo.com/incoming/1840143-25b-26a/w640h360/endeavour1reuters.jpg

CABO CANAVERAL, Flórida - O ônibus espacial Endeavour alcançou a Estação Espacial Internacional nesta quarta-feira para entregar um instrumento científico inédito e peças de reposição como parte de sua última missão, a penúltima de um ônibus espacial da Nasa.



A viagem de dois dias ao entreposto orbital terminou na madrugada de quarta-feira enquanto nave e estação flutuavam 350 km acima do nordeste do Chile.

O comandante Mark Kelly manipulou com cuidado os jatos de manobra para acoplar a Endeavour no porto de atracamento do módulo Harmony da estação.

Após se certificar de que os pontos de contato entre as duas estruturas estão hermeticamente selados, Kelly e seus cinco colegas de tripulação entrarão a bordo da estação para iniciar uma missão conjunta planejada para durar 12 dias.

A Endeavour decolou do Kennedy Space Center para realizar seu 25o e último voo.

A Nasa planeja uma última viagem de carregamento à estação em julho com o ônibus espacial Atlantis para encerrar o programa de 30 anos do veículo.

Os ônibus espaciais serão aposentados devido aos altos custos operacionais e para liberar fundos para o desenvolvimento de novas naves que possam viajar para além da órbita da estação.

http://bootblockbios.files.wordpress.com/2011/04/endeavour.png https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBLJ9yFtozsQoe8jQrxa6CHi6k6IX76ts24s6jMMAIcG8IjfrF2KDCYxLk56pJZiXU2qPHUcpV1NvxoWkmIahRicfhfTAlZJilVpOyECtRc6fgG3aZ781DWG97lqRSGn16Q09EqFqoH3Bg/s400/untitled.bmp

A Endeavour leva o detector de partículas Espectrômetro Magnético Alpha, que custou 2 bilhões de dólares e analisa raios cósmicos em busca de sinais de matéria escura, antimatéria e outros fenômenos exóticos que não podem ser detectados por telescópios comuns.

O instrumento, um projeto multinacional de 600 físicos, será acoplado do lado de fora da estação .



A Endeavour também vai entregar uma variedade de peças de reposição para resguardar a estação depois que os ônibus espaciais forem aposentados.

Uma vez que a carga da Endeavour estiver instalada na estação, a tripulação voltará sua atenção para quatro caminhadas espaciais e tarefas de manutenção.

O ônibus deve voltar ao Cabo Canaveral, na Flórida, no dia 1o de junho.


Fonte:Reuters/fotos:bootblockbios.com;extra.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação