17/05/2010

Aeronave Antonov 24 cai no Afeganistão

Aeronave Antonov 24 cai no Afeganistão com 48 pessoas abordo



Aircraft similar to the one which crashed (Antonov AN-24)




Cabul ,Afeganistão -(CNN) Uma Aeronave com 44 pessoas a bordo caiu nas montanhas do Afeganistão,disse um porta voz do governo Afegão nesta Segunda -Feira.

O avião transportava 38 passageiros e 6 tripulantes , quando caiu na rota de Kunduz -Cabul,disse Raz Mohmmad Alamido Ministério dos transportes e Aviação Civil.

O Ministro dos transportes informou ainda que pelo menos três dos passageiros eram estrangeiros de nacionalidade Britânica.

Um porta voz do Foreigh Office que não quiz se identificar pela natureza de suas funções disse que a aeronave caiu próximo da passagem Salang ao Norte de Cabul.

A Agência Meteorológica informou ter ouvido um barulho muito grande e a OTAN enviou um avião para investigar ,porém as buscas tem sido prejudicadas pelas chuvas e condições meteorológicas adversas.

Também foram enviados helicópteros para o local e outros foram colocados em Stand By no aeroporto Internacional de Bagram em Cabul.

Apesar de ter ocorrido vários acidentes no Afeganistão -muitos deles com aeronaves militares ,o ultimo rande acidente ocorreu em setembro de 2006,quando um avião da RAF caiu a 12 Mn(20 Km) de Kandahar matando quatorze pessoas.

Em 2005 104 passageiros morreram quando um avião da Kam Airways voo 904 atingiu as montanhas ao se aproximar de Cabul em más condições de visibilidade.

Embaixada confirma três britânicos no avião que caiu no Afeganistão


da Associated Press, em Cabul (Afeganistão)

A Embaixada do Reino Unido em Cabul, no Afeganistão, confirmou nesta segunda-feira que havia ao menos três britânicos na aeronave da Pamir Airways que caiu em uma região montanhosa do norte do país.

não há confirmação de vítimas ou sobreviventes.

A porta-voz da embaixada Melanie Scarlett disse não ter autorização para informar onde os britânicos trabalhavam ou qualquer outro detalhe.

Segundo a agência de notícias Associated Press, havia seis estrangeiros no avião da Pamir Airways, que desapareceu na manhã desta segunda-feira a cerca de cem quilômetros de Cabul.

O capitão Robert Leese, porta-voz da unidade da Otan que assiste na busca, disse que a aeronave americana chegou a sete quilômetros do local, até ter que abortar.

"Todos os olhos estavam procurando o avião, mas a névoa estava tão intensa que você não conseguia dizer onde a montanha começava e a névoa acabava', disse Leese.

Em comunicado, a Otan afirmou que mantém helicópteros no aguardo em sua base aérea de Bagram e no aeroporto de Cabul. O Ministério de Defesa afegão também ordenou que a Força Aérea do país deve permanecer em alerta para auxiliar nas operações de resgate.

Segundo a Associated Press, a aeronave era uma Antonov An-24 de 60 anos, construída na então União Soviética dos anos 50 até 68.

Apesar de sua produção ter sido encerrada há mais de três décadas, uma versão modernizada ainda é produzida na China.

A aeronave é amplamente usada por companhias em países pobres por sua facilidade de manutenção e baixos custos operacionais. Ela é desenhada para operar em rotas em locais remotos, com pouca ajuda de navegação.

Pamir Airways é uma das três maiores companhias aéreas do Afeganistão e opera em sua maioria rotas domésticas por todo o país.

Ela foi fundada em 1995 e inclui ainda voos para Dubai e Arábia Saudita, para a peregrinação de Hajj.


Fonte:CNN/Folha Online-Video G1.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação