18/05/2010

Iata critica agências europeias por excesso de restrições ao tráfego aéreo

Iata critica agências europeias por excesso de restrições ao tráfego aéreo

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A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) criticou hoje as autoridades europeias, especialmente as responsáveis pela navegação aérea, pelos constantes fechamentos de espaços aéreos como medida de precaução diante da expansão da nuvem de cinza vulcânica.

"Este problema não vai desaparecer rapidamente. O sistema de fechamento dos espaços aéreos na Europa não está funcionando", disse a Iata em referência ao cancelamento de mil voos nesta segunda-feira (17) pela contínua erupção do vulcão islandês.

A associação reivindicou aos envolvidos que "desenvolvam procedimentos precisos para identificar o espaço aéreo atingido pela cinza e permitir um número maior de voos".

O diretor do organismo que representa duas centenas de companhias aéreas em todo o mundo, Giovanni Bisignani, disse que estão ocorrendo "fechamentos desnecessários".

Sem comprometer a segurança, ele acredita que é possível tomar decisões baseadas em fatos e "não em modelos teóricos". Entre os bons exemplos a serem seguidos, sugeriu os adotados por França e Reino Unido, que deveriam servir de inspiração a outros países europeus.

Segurança sem restrições excessivas

A França conseguiu manter aberto seu espaço aéreo complementando a informação recebida do centro de controle de cinzas vulcânicas com perícia própria.

Já a autoridade britânica anunciou que trabalha com as companhias aéreas e fabricantes de aviões para delimitar a área de restrição.

Outro exemplo são os Estados Unidos. Lá, as autoridades identificam áreas restritas aos voos pelas altas concentrações de cinzas. No restante do país, a responsabilidade de decisão é transferida às companhias aéreas.

Desde que o vulcão começou a expelir cinza em abril, segundo a IATA, ao menos 200 mil voos ocorreram no espaço aéreo europeu. Nesse período, nenhum avião informou sobre níveis "significativos" desta matéria, o que foi confirmado posteriormente por meio de inspeções nos motores das aeronaves.

Bisignani disse que a aviação civil europeia não dispõe de meios para realizar testes de concentração de cinzas nos aviões.

Ele sugere que os organismos europeus deveriam buscar a colaboração de outros países e de entidades militares para melhorar a eficiência dessas avaliações.

"Zona de Tempo Limitado"

Na Irlanda e no Reino Unido as agências de navegação aérea criaram novas zonas de voo para permitir aos aviões operarem apesar da presença da nuvem de cinza do vulcão islandês, informaram fontes oficiais nesta terça-feira (18).

Com base na orientação da Autoridade da Aviação Irlandesa (IAA), a nova "Zona de Tempo Limitado" entrará em funcionamento a partir das 11h no horário local (8h em Brasília) no espaço aéreo de ambos os países e permitirá às companhias aéreas atravessar áreas de "densidade de cinza média".

A decisão foi adotada depois do estudo das análises dos motores dos aviões em funcionamento desde o início da erupção do vulcão em abril.

De acordo com a IAA, a nova medida ajudará a reduzir as restrições no espaço aéreo irlandês e britânico nos próximos meses e deverá ser estendida ao restante da Europa, já que as previsões apontam atividade no vulcão durante o verão no hemisfério norte.

Nesta segunda-feira (17), pelo menos mil voos foram cancelados no norte da Europa em consequência da cinza vulcânica. Um dos mais afetados foi o aeroporto de Dublin, que suspendeu 200 voos e alterou os planos de viagem de mais de 17 mil passageiros.


Fonte:Folha Online

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