08/01/2009

Gol, Webjet e chuvas são causas de atrasos

Gol, Webjet e chuvas são causas de atrasos em dezembro


autoria :Panrotas online

por :Artur Luiz Andrade

O índice de atrasos de voos na Aviação Regular brasileira aumentou em dezembro, atingindo o patamar de 22%, segundo divulgou hoje a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). De acordo com a agência, o índice cresceu pressionado pelos voos da Gol e da Webjet e também pelas fortes chuvas do mês, que provocaram três vezes mais fechamentos de aeroportos em relação ao mesmo período em 2007.

De acordo com dados da Infraero para o referencial de atrasos de 30 minutos, a Tam e a OceanAir apresentaram os mais baixos índices de dezembro: respectivamente 13,2% e 13,6%, bem inferiores aos 32,5% da Gol e 26,4% da Webjet.

Na soma dos 12 meses, o ano de 2008 apresentou 17,5% de voos com atrasos e 2,8% cancelados. Por todo o ano, foram realizados 668,5 mil voos partindo dos 67 aeroportos administrados pela Infraero – uma média de pouco mais de 1,8 mil voos por dia.

"O impacto dos atrasos da Gol no índice de dezembro é considerável porque a companhia é vice-líder do mercado doméstico e responde por 38% dos voos no País", analisa a Anac. Se os voos da Gol (que incluem os da Varig) fossem expurgados do índice, o total de atrasos das demais companhias em dezembro representaria 15,6% do total – ou seja, uma redução de 6,4 pontos percentuais em relação aos 22% do mês. Se também fossem excluídos da soma os voos da Webjet, que tem 3,5% dos voos, o índice cairia ainda mais, para 15,0%.

Mesmo com as chuvas e os problemas apresentados pela Go e Webjet, a Anac analisa que o índice de dezembro ficou bem abaixo do mesmo mês em 2007, quando havia atingido a marca de 30%. Esse dado torna-se ainda mais significativo levando-se em conta que o número de voos em dezembro de 2008 (59.767 partidas) foi 9,2% maior do que no mesmo mês em 2007 (54.728).

Segundo a Anac, os atrasos da Gol foram causados pela soma de diferentes problemas gerenciais da companhia surgidos a partir da fusão das malhas aéreas das duas empresas (Gol e Varig). No mês de setembro, a soma das operações de Gol e Varig havia apresentado o mais baixo índice de atrasos do País, de apenas 7,9%. Porém, após a fusão o indicador subiu para 13,9% em outubro e 20,2% em novembro.

Os principais problemas detectados pela Anac, após a empresa ser convocada para dar explicações sobre os atrasos no dia 26 de dezembro, foram a não unificação dos sistemas de check-in de Gol e Varig e falhas no planejamento da nova malha aérea única, que vem causando tempo de espera das aeronaves em solo acima do previsto, principalmente nos aeroportos de Galeão (RJ) e Brasília. A Anac deu prazo até 18 de janeiro para a Gol unificar seus sistemas de check-in e até 26 de janeiro para a companhia corrigir os problemas de sua malha aérea. Caso contrário, a companhia poderá ter novos pedidos de voos negados e a suspensão de rotas que apresentem tempo excessivo da aeronave em solo.


fonte:http://www.panrotas.com.br/

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