30/11/2011

Apesar da concordata, American Airlines amplia operação no Brasil


Apesar da concordata, American Airlines amplia operação no Brasil

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http://www.valor.com.br/sites/default/files/crop/imagecache/media_library_small_horizontal/0/11/755/494/sites/default/files/gn/11/11/foto30pri-601-aa-a1.jpg A AMR, controladora da American Airlines, pediu concordata, com dívidas de US$ 29,5 bilhões. O novo CEO, Thomas Horton(foto), vai negociar.Para o Brasil, mais voos.

O pedido de concordata da AMR Corporation, controladora da American Airlines, anunciado ontem, não vai afetar a operação da terceira maior empresa aérea americana no país, pelo menos no curto prazo. A American opera atualmente a maior quantidade de voos entre o Brasil e os Estados Unidos, 70 por semana. A partir de 15 de dezembro, vai adicionar mais 15 voos durante a alta temporada, até 2 de abril, informa a empresa, que iniciou suas atividades por aqui no dia 1º de julho de 1990.

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"Planejamos iniciar negociações adicionais com todos os nossos sindicatos para reduzir custos trabalhistas para níveis competitivos", afirmou o presidente do conselho de administração e nomeado ontem presidente-executivo da AMR Thomas Horton, em substituição a Gerard Apley, que se aposentou.


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O executivo se referiu a um dos principais motivos que levaram a AMR a entrar no "Chapter 11", o similar americano da Lei de Recuperação Judicial brasileira. No pedido de concordata, a AMR reportou ativos de US$ 24,7 bilhões, mas dívidas de US$ 29,5 bilhões. A empresa, contudo, afirma ter em caixa US$ 4,1 bilhões para manter sua operação e negociar débitos de curto prazo.



A American era a última grande empresa aérea americana que não havia entrado em concordata. Também foi uma das únicas que recusaram ajuda financeira do governo, dentro do um pacote de US$ 15 bilhões, logo após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. De janeiro a setembro, a American acumulou prejuízo líquido de US$ 884 milhões, diante de perdas de US$ 373 milhões do mesmo período do ano passado. Além da American Airlines, o pedido de concordata inclui a regional American Eagle.

"Foi uma surpresa, ninguém imaginava que isso fosse acontecer tão rápido. Todas as outras empresa aéreas tradicionais americanas passaram por processos de concordata. Elas já haviam conseguido renegociar seus contratos com os trabalhadores", afirma o especialista em aviação da consultoria Bain & Company, André Castellini.

O sócio-diretor da consultoria Alvarez & Marsal para a América Latina, Luis de Lucio, concorda que o setor foi pego de surpresa.

"É muito natural o passageiro ter alguma preocupação nesse momento. Mas o maior problema da American é com o custo da folha de pagamento. E ela está com o caixa muito bom para tocar a operação nessa fase inicial", diz de Lucio.

De acordo com ele, a AMR ficará blindada contra execuções judiciais e pedidos de falência durante o período em que estiver em concordata. Geralmente, nos Estados Unidos, diz de Lucio, as companhias têm prazo de 180 dias, a partir da entrada em concordata, para elaborar um plano de reestruturação. "Mas esse prazo pode variar para um ano ou dois, dependendo do entendimento do juiz da complexidade do caso", afirma.

O sócio-diretor da Alvarez & Marsal chama a atenção para o prazo de 60 dias que a American terá para definir com todos os proprietários de aviões, geralmente empresas de leasing, quais aeronaves pretende manter operando e quais planeja devolver. Vencido esse intervalo de tempo, a companhia terá de pagar em dia os arrendamentos, sob pena de ter o avião arrestado, afirma Lucio.

"Tem uma piada que diz que para você ser milionário, primeiro tem de ser bilionário e abrir uma companhia aérea, porque vai perder muito dinheiro", afirma o presidente da Junta dos Representantes das Companhias Aéreas Internacionais no Brasil (Jurcaib), Robson Bertolossi.


Fonte:Valor Econômico-Por Alberto Komatsu | De São Paulo/fotos:Valor;imageshack.us;Airliners.net/Reportagem do Bom Dia Brasil-via :G1.com

29/11/2011

MAY DAY MAY DAY

MAY DAY MAY DAY


Apagamento de todas as telas após decolagem...Parece que um dos pitots se soltou da conexão...Ficaram sem as duas telas e tiveram que voar Raw Data, voando pelos Intrumentos STBY (Altimetro e Velocimetro).

Vetoração perfeita do Controle São Paulo, escutem pela fonia a calma e todos os dados informados pelo controlador, inclusive pedindo para as demais aeronaves mudar de frequência.

Acompanhou o voo até o pouso. Parabéns ao Controlador que sem duvida, auxiliou muito numa hora dificil e que sirva de lição aqueles que somente voam EFIS, (Um treinamento adequado e por isso todos aviões modernos do mundo e até os do futuro mantém os Intrumentos básicos por segurança).

No link, o áudio do ATC da ocorrência com o GOL. Vetoração ate a final da RWY 33 de Campinas - Tinham decolado de Congonhas para RJ (Ponte Aérea) - Cmte Italo Nardi

Clique no link abaixo ou no botão e confira toda a ocorrência!

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNUNUfC1Ju1_Z8phnkP2eS1_I4IZjUxn6iyzVW9oLQDRWP25eMCqiPLq4_YJDAkQsCZmJ_yBoT7e1_N3-4iZ-EAZy7QV7G3vNefErrtwFeFc3l50dLDNgNecJZrCrsLjNMiQgFbbjG5lc5/s1600/click_here_button.gifhttp://soundcloud.com/rafaelguimar-es-1/may-day-may-day

Fonte:Jhony Paduim via:VATBRZ - VATSIM BRASIL

EASA certifica o helicóptero Bell 407GX


EASA certifica o helicóptero Bell 407GX

http://farm6.static.flickr.com/5142/5597614112_e7623fee64.jpg

A Bell Helicopter anunciou hoje que sua versão mais recente do popular Bell 407 – o 407GX – ganhou a certificação da European Aviation Safety Agency (EASA), após a sua certificação pela agência Transport Canada e da Federal Aviation Administration (FAA) no início deste ano.


Desde que o Bell 407GX foi introduzido em março de 2011, na convenção anual Heli-Expo, em Orlando, Flórida, a Bell Helicopter recebeu mais de 60 encomendas, com a primeira aeronave devendo ser entregue ainda este ano.

Construído sobre a plataforma do sucesso do Bell 407, o 407GX é o único helicóptero equipado com o inovador cockpit integrado Garmin G1000HTM no conceito glass, tornando ele o mais avançado helicóptero leve monomotor no mercado.

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A cabine de comando no conceito glass do Bell 407GX oferece aos tripulantes as informação de voo essenciais com uma maior consciência situacional, melhorando a capacidade operacional e com maior segurança.

O cockpit possui dois avançados LCD de alta resolução de 10,4″ com um layout intuitivo, fácil de digitalizar e um sistema aviônico integrado que apresenta os dados de instrumentação de vôo, navegação, comunicação e informação do motor.

Dentre as características de segurança integradas estão incluídas:

• Sistema de Informação de Tráfego (TIS)
• Helicopter Synthetic Vision Technology (HSVT ™)
• Moving map
• Helicopter Terrain Avoidance Warning System (HTAWS), e
• Cálculo do Anel de Alcance

Os sistemas de motores e alertas para tripulação, tais como indicadores de situação de potência (PSI) e fluxo de combustível, bem como verificações de garantia automática de potência, são benefícios adicionais da plataforma de vôo integrada Garmin G1000HTM.

A suíte de recursos avançados de armazenamento dos parâmetros crítico de vôo num cartão SD permite a análise pós-vôo.


Fonte:Cavok;Foto:Cavok;flickrhivemind.net/vídeo:-via:Youtube.com

Caça F-35C e o EMALS demonstram juntos o início da aviação naval do futuro


Caça F-35C e o EMALS demonstram juntos o início da aviação naval do futuro

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A Marinha demonstrou antecipadamente a integração futura da aviação naval no dia 18 de novembro, quando lançou a aeronave de teste F-35C (CF-3) com o seu novo sistema de lançamento eletromagnético de aeronaves (EMALS) na Base Conjunta de McGuire-Dix-Lakehurst, New Jersey.



Testar o F-35C no EMALS proporcionou uma oportunidade antecipada para avaliar os riscos técnicos e começou o processo para integrar o jato de caça Joint Strike Fighter que será operado no porta-aviões com o futuro sistema de lançamento da frota de porta-aviões da Marinha dos EUA.

“O vôo de teste correu bem”, disse o tenente da Marinha e piloto de testes Christopher Tabert. “A sensação é a mesma de ser lançado por uma catapulta a vapor, nos testes que fizemos neste verão [no F-35C]. Foi uma honra para mim realizar uma pequena parte do programa com o lançamento de hoje.”

No trimestre passado, a equipe de teste do F-35C completou mais de 50 lançamentos de catapulta a vapor para realizar uma vistoria inicial estrutural e coletar dados sobre a ingestão de vapor. Os dados de ingestão vapor produziram resultados precisos, permitindo uma redução no número de lançamentos de teste em quatro.

Juntamente com os dados de lançamento a vapor, o teste de lançamento com o EMALS também fornecu informações para o Ministério de Defesa do Reino Unido, pois a nova classe de porta-aviões do Reino Unido, a Queen Elizabeth, virá equipada com o EMALS.

Nos últimos 12 meses, a equipe lançou com o EMALS um Goshawk T-45, um E-2D Advanced Hawkeye, um C-2A Greyhound e diversas aeronaves F/A-18 com e sem armas.

Tanto o EMALS como o F-35C estão atualmente em teste e avaliação, e representam importantes saltos tecnológicos da atual frota da Marinha. O EMALS está definido para ser instalado no futuro porta-aviões USS Gerald R. Ford (CVN 78).

“Que grande maneira de pontuar o ano de eventos do Centenário da Aviação Naval”, disse Kathy Donnelly, executivo sênior para o lançamento, recuperação, e engenharia de equipamentos de apoio de aeronaves em Lakehurst. “Nossa equipe está preparando hoje o caminho para os próximos cem anos.”

O modelo F-35C do Joint Strike Fighter é diferente dos modelos F-35A e F-35B por possuir uma maior superfícies alar e ter o trem de pouso reforçado para resistir as operações de catapulta e os impactos dos pousos a bordo do porta-aviões. Os testes inicias do F-35C a bordo de um porta-aviões estão previstos para começar em 2013.

O porta-aviões CVN 78 está mais do que 30 por cento completo, com alguns componentes de produção do EMALS já entregues no estaleiro para manter o cronograma de entrega de 2015.


Fonte & foto:Cavok/Vídeo:-via:Youtube.com

Segundo UCAS Northrop Grumman X-47B faz voo de testes


Voa o segundo UCAS Northrop Grumman X-47B

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A Northrop Grumman Corporation e a Marinha dos EUA serão capazes de aumentar o ritmo e a produtividade do programa de teste em voo do X-47B após o primeiro vôo bem sucedido no dia 22 de novembro do segundo veículo aéreo desenvolvido para o Sistema de Combate Aérea Não-Tripulado de Demonstração (UCAS-D) para Marinha dos EUA.

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A aeronave autônoma sem cauda, conhecida como Veículo Aéreo 2 (AV-2) decolou sob céu nebuloso da Base Aérea de Edwards, às 12:43 horário local, e subiu rapidamente para uma altitude de 5.000 metros, voando quase meia hora pelas áreas de testes de Rogers Dry Lake, pousando em seguida em segurança às 13:12.

“A adição bem-sucedida do AV-2 para a frota de aeronaves de teste X-47B fornece um ponto de inflexão crucial para o programa UCAS-D”, disse Carl Johnson, vice-presidente e gerente de programa UCAS-D para o setor de Sistemas da Northrop Grumman Aerospace. “Com duas aeronaves já estando disponíveis, podemos aumentar a quantidade de dados de desempenho das aeronaves, o que nos permitirá atender às nossas necessárias metas de demonstração de capacidade das aeronaves em tempo hábil.”

A disponibilidade de dois aviões de teste é particularmente importante, acrescentou Johnson, para ajudar o programa a manter um ritmo satisfatório de teste de vôo, uma vez que começa a transição dos X-47B para Estação Naval de Patuxent River, Maryland, onde vão realizar os preparativos para os testes embarcados.

Enquanto uma aeronave está sendo transferido para Pax River – previsto para ocorrer até o final de 2011 – a outra continuará a expansão do envelope nos testes de vôo em Edwards.

Os testes em Pax River estão programados para começar no início de 2012. Incluirão testes da capacidade do X-47B para efetuar aproximações de precisão nos porta-aviões, e para realizar pousos no convés de voo com ganchos e lançamentos com catapultas em instalações de testes no solo.

O teste irá também incluir testes de vôo de precisão com novos computadores de navegação e software de navegação, orientação e controle, recentementes instalados em ambas as aeronaves.

O novo conjunto de hardware e software permitirá que o X-47B possa efetuar pousos de precisão num convés de um porta-aviões em movimento.



Fonte:Cavok/foto:Cavok/vídeo:-via:Youtube.com

Força Aérea da Argentina recebe seus dois primeiros helicópteros Mi-171E

Força Aérea da Argentina recebe seus dois primeiros helicópteros Mi-171E

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Um dos dois primeiros helicóptero Mi-171E que chegaram na Argentina no dia 25 de novembro. (Foto: Hernan Casciani / Fuerzas Aeronavales)

Segundo o site ruaviation.com dois helicópteros russo Mi-171E foram entregues para a Argentina no dia 25 de novembro. Os helicópteros e equipamentos adicionais foram entregues ao cliente por uma aeronave de transporte An-124.

O site informa que o contrato de entrega dos dois helicópteros Mi-171E para a Força Aérea da Argentina foi assinado pelo Ministério da Defesa da Argentina e a Rosoboronexport no final de agosto de 2010, em Buenos Aires.


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Os dois primeiros helicópteros Mi-171E chegaram em Buenos Aires a bordo de um An-124. (Foto: Hernan Casciani / Fuerzas Aeronavales)

O valor do contrato é de 20 milhões de euros e prevê o treinamento dos pilotos argentinos.

A Argentina pretende utilizar os dois helicópteros Mi-171Es basicamente nas missões de ressuprimento as estações argentinas na Antártida e para as tarefas de busca e salvamento. Ambos os helicópteros (números de cauda H-94 e H-95) estão pintados nas cores laranja-branco. Os veículos são equipados com guinchos de resgate.

O Vice-Diretor Geral da Rosoboronexport, Viktor Komardin, confirmou durante o MAKS 2011 que estava prevista a entrega de mais três Mi-171Es para a Argentina ainda este ano. Um equipe russa já está na Argentina ajudando na parte relacionada a infra estrutura e logística.


Fonte:ruaviation.com-via :Cavok/fotos de Hernan Casciani|Fuerzas Aeronavales.com

Módulo Operacional de aeroporto em MT será inahttp://www.blogger.com/img/blank.gifugurado nesta quarta-feira


Módulo Operacional de aeroporto em MT será inaugurado nesta quarta-feira


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A obra representou um investimento de R$ 2,2 milhões.
O MOP é do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande.

O Módulo Operacional Provisório (MOP) do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, será inaugurado nesta quarta-feira (30), conforme a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o governo do estado.

A nova estrutura do aeroporto irá aumentar a capacidade para atender mais de 2,4 milhões de passageiros/ano, que atualmente é de 1,7 milhão. O Módulo Operacional deve ser desmontado após o término da reforma geral que será realizada no aeroporto até 2013, antes da Copa de 2014.

A nova estrutura, segundo a Infraero, tem 675 m² e conta com novas esteiras e quatro banheiros.O novo MOP começou a ser construído em julho deste ano, pela empresa vencedora da licitação – Engeglobal Construções – e representou um investimento de R$ 2,250 milhões.

De acordo com o secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes de Mato Grosso, Francisco Vuolo, essa estrutura vai beneficiar significativamente o desembarque de passageiros e vai suportar o fluxo de passageiros até dezembro de 2013, quando deverá estar concluída a reforma e da ampliação do Aeroporto Marechal Rondon.

“Essa obra que está inserida dentro da matriz acordada com a Fifa para a realização da Copa do Mundo 2014”.

Reformas


O projeto de reforma e ampliação do aerorporto Marechal Rondon foi dividido em duas etapas. A primeira, com a construção do MOP. A proxima etapa a Infraero deverá entregar o projeto básico para que a obra possa ser licitada pelo estado, por meio da Secretaria das Cidades (Secid). O prazo ainda não foi definido.

O projeto preliminar aprovado prevê o alargamento da pista de desembarque, que deverá ter 23 metros de largura, área exclusiva para voos internacionais, construção freeshop, oito novos boxes, quatro novas modernas esteiras e mais uma para desembarque internacional.

O estacionamento para 400 lugares, integrado ao projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Esta segunda etapa, prevista para começar no primeiro trimestre de 2012, segundo a Infraero, permitirá o atendimento de 5,7 milhões de passageiros por ano e tem orçamento previsto em R$ 87,5 milhões. A reforma, de acordo com a previsão, deve ser concluída até dezembro de 2013.


Fonte:G1.com/fotos:G1

Turkish Airlines oferece voos do Brasil à China por US$ 2.399


Turkish Airlines oferece voos do Brasil à China por US$ 2.399


A Turkish Airlines incorporou doze novas aeronaves Boeing 777 à frota

A Turkish Airlines incorporou doze novas aeronaves Boeing 777 à frota



A Turkish Airlines afirmou nesta terça-feira que incorporou 12 novas aeronaves Boeing 777 à frota. Com isso, a empresa aérea passa a oferecer uma nova classe para as viagens, chamada de Comfort Class, para os voos do Brasil à China, Hong Kong e Bangkok a partir de US$ 2.399.

De acordo com a companhia, os assentos desta parte dos aviões têm 49 cm de largura e 116 cm de distância entre eles. Além disso, a nova classe, intermediária entre a Econômica e a Executiva, conta com monitores individuais. A Turkish Airlines possui 175 aeronaves e atende 190 destinos.

Fonte & Foto:Portal Terra

Ações da dona da American Airlines viram pó após concordata


Ações da dona da American Airlines viram pó após concordata

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SÃO PAULO – As ações da AMR, controladora da American Airlines, estão virando pó em Wall Street nesta terça-feira, depois que a companhia entrou com pedido de concordata.

http://img257.imageshack.us/img257/9804/buraco.gif Por volta das 14h45, os papéis despencavam 80,9%, cotadas a US$ 0,309 na Bolsa de Nova York (NYSE). No pior momento do dia, logo na abertura do pregão, as ações chegaram a valer apenas US$ 0,20, uma queda de 87,6%.

A AMR anunciou hoje que recorreu voluntariamente ao capítulo 11 da legislação dos EUA para reorganizar sua estrutura, o que significa que pediu concordata.

“A American tomou essa atitude a fim de alcançar uma estrutura de custo e dívida que seja competitiva na indústria aérea”, afirmou a empresa em comunicado.

A companhia disse ainda que manteve os horários de voos, assim como devoluções, reembolsos e programa de fidelidade, e que espera manter as operações funcionando normalmente ao longo do processo judicial. De acordo com a empresa, a atitude não tem impacto direto em seus negócios fora dos EUA.

Nos nove primeiros meses deste ano a companhia reportou prejuízo líquido de US$ 884 milhões. No mesmo período de 2010 as perdas foram de US$ 373 milhões.

A empresa era a única entre as maiores companhias aéreas dos EUA que não havia pedido recuperação judicial na última década.

Fonte:Valor Econômico-Por Téo Takar e Luciana Seabra | valor/fotos:imageshak.us;bloomberg.com

ANAC regulamenta compartilhamento de check-in entre aéreas


ANAC regulamenta compartilhamento de check-in entre aéreas

http://i1.r7.com/data/files/2C92/94A4/2819/B567/0128/1A90/7D5E/0E7D/aeroporto-holanda-fila-afp-20100420-HG.jpg


SÃO PAULO - A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou nesta tarde que regulamentou o uso compartilhado de áreas de check-in nos aeroportos brasileiros, por meio da resolução nº 208, publicado no Diário Oficial da União ontem, dia 28 de novembro.


De acordo com a ANAC, essa medida vai contribuir para reduzir o tempo de espera para o embarque nos horários de pico. Além disso, segundo a agência, o administrador dos aeroportos poderá determinar que balcões ociosos de uma empresa aérea possam ser usados por outras companhias durante os horários de maior movimento.

A decisão pelo compartilhamento compulsório das áreas de check-in é de responsabilidade do operador aeroportuário, enquanto que as empresas aéreas poderão manifestar interesse em criar um comitê para gerenciar o compartilhamento dessas áreas.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBGJsz_d1fzXn3jY_LB2EyoDEEzK-4FWX-DzHdQaKjp-bPD7wUdcaI08Sy34hu4IPFQ7YrnIVBJzHEsk02wEDP3YcYQQudaWM32RlCGBOBMNjEg9_gGJ32AzQbMxGOSDAZFrsp4yblf_Fl/s320/monkeynews_03_charge_marta2(fila).jpg

Fonte:Valor Econômico-po:(Alberto Komatsu | Valor)/Reportagem do Bom Dia Brasil -via G1.com/fotos:meninasdepapel.blogspot.com;noticias.r7.com

O governo federal assinou hoje o contrato de concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte

Inframérica assina contrato para construção de aeroporto no RN

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvAVlejMVwUub9OaEH5GTAGnyWTEe8htadm3oNfYCDkDL4wS6_RkgitOD3mIBLun8ckDvFXDErxAaCEenhiyqjYkbND7rzH7iJyApAZ_H6kq5sC84ReVh-HZWS-FX5WfgmjIKNRiaQ4VY2/s400/Aeroporto+de+S%C3%A3o+Gon%C3%A7alo+do+Amarante.jpg

SÃO PAULO - O governo federal assinou hoje o contrato de concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte – o primeiro terminal federal a passar por leilão no Brasil. O contrato foi firmado com o consórcio Inframérica, composto pela Infravix Empreendimentos (do grupo Engevix) e pela argentina Corporación America.

A partir de agora, o consórcio tem três anos para construir o aeroporto. O consórcio dará início à elaboração do Projeto Básico, que será submetido à aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O terminal será de médio porte, com cinco terminais de embarque e desembarque em dois níveis, estacionamento e acessos internos ligando o local ao sistema viário da cidade.

O Consórcio terá que investir R$ 650 milhões na construção parcial e operação do aeroporto que, depois de construído, substituirá o Aeroporto Internacional Augusto Severo, de Natal.

A previsão é de que o movimento no terminal chegue a três milhões de passageiros em 2014; 4,7 milhões em 2020; e 7,9 milhões em 2030.

Leilão

Disputado há mais de três meses, em 22 de agosto, o leilão de concessão do aeroporto nordestino teve uma disputa acirrada. Quatro consórcios apresentaram propostas iniciais.

O Consórcio Potiguar, composto pela Triunfo e pela espanhola Fomento de Construcciones y Contratas (FCC), foi eliminado logo na etapa de abertura de envelopes por apresentar o quarto valor de outorga - somente os três melhores classificados foram chamadas para a segunda e última etapa, de lances a viva voz, conforme previa o edital.

Convocado para a segunda e última etapa, o Consórcio ATP- Contratec não fez lances e foi eliminado. Com isso, restaram o Consórcio Aeroportos Brasil (do grupo MPE) e o Inframérica (da Engevix).

Depois de 50 minutos e 87 lances, o Inframérica finalmente ofertou R$ 170 milhões e silenciou o concorrente, que havia proposto R$ 166 milhões. Venceu com ágio de 228,8% sobre o valor inicial estipulado pelo governo.

Fonte:Valor Econômico-por:(Fábio Pupo | Valor)/foto:marciliomoreira.blogspot.com

Transporte aéreo de passageiros cresce 8,81% em outubro


Transporte aéreo de passageiros cresce 8,81% em outubro

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SÃO PAULO - O fluxo de passageiros em voos domésticos registrou crescimento de 8,81% em outubro, na comparação anual, informou nesta tarde a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). É o vigésimo nono mês consecutivo de expansão, mas a menor taxa de crescimento mensal desde maio de 2009, quando o desempenho do setor ficou negativo em 5,4%, confirmando sinais de desaceleração no crescimento do setor aéreo em todo o mundo.

A oferta de assentos no mês passado teve aumento de 12,85% e a taxa média de ocupação dos aviões no mercado doméstico ficou em 67,62%, um recuo de 2,5 pontos percentuais em relação a outubro de 2010.

De janeiro a outubro, a demanda por voos domésticos acumula crescimento de 17,46%, com aumento de 13,7% na quantidade de assentos oferecidos em relação ao mesmo período do ano passado. A taxa média de ocupação dos aviões se situou em 70,5%, um crescimento de 2,26 pontos percentuais.

Fonte:Valor Econômico-por:(Alberto Komatsu | Valor)/foto:noticias.r7.com

Aeroporto de Foz do Iguaçu é o primeiro no interior do país a receber Scanner Corporal


Polícia Federal ganha máquina de raio-x para combater tráfico no Paraná


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Aeroporto de Foz do Iguaçu é o primeiro no interior do país a receber máquina.
Segundo a PF, a cidade é uma das principais portas de entrada de drogas.

A Polícia Federal (PF) começou a usar uma máquina de raio-x, no aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná. Segundo a PF, a cidade é uma das principais entradas de drogas do país e, por isso, o aeroporto foi o primeiro no interior do país a receber este tipo de tecnologia.


O equipamento será usado apenas quando houver a suspeita de que alguém esteja portando drogas. Com a máquina, é possível detectar se há alguma mercadoria ilegal na roupa ou no organismo da pessoa. Em muitos casos, traficantes engolem as drogas para escondê-las.

Conforme o delegado Rodrigo Perin, isso facilita o trabalho da PF na identificação de suspeitos. ”Vai evitar que tenhamos que deslocar a pessoa até um posto de saúde para tirar um raio-x do estômago”, diz.


Fonte:G1.com/Reportagem do ParanáTV 1ª edição, da RPCTV/foto:revistaopen.com

ANAC aprova disposições de segurança nos aeroportos

ANAC aprova disposições de segurança nos aeroportos

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O Diário Oficial da União publicou hoje (segunda-feira, dia 28), as disposições gerais de segurança para embarque nos aeroportos brasileiros, deliberadas e aprovadas após reunião realizada pela diretoria da ANAC no dia 22.

Entre as disposições aprovadas, estão os procedimentos de inspeção de segurança da aviação civil, com a verificação de passageiros e bagagens de mão, e a inspeção de segurança contra atos de interferência ilícita.

Confira a publicação https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNUNUfC1Ju1_Z8phnkP2eS1_I4IZjUxn6iyzVW9oLQDRWP25eMCqiPLq4_YJDAkQsCZmJ_yBoT7e1_N3-4iZ-EAZy7QV7G3vNefErrtwFeFc3l50dLDNgNecJZrCrsLjNMiQgFbbjG5lc5/s1600/click_here_button.gif



Fonte:Panrotas-por:Biaphra Galeno

27/11/2011

Eurocopter apresenta o primeiro helicóptero NH90 TTH para o Exército da Espanha

Eurocopter apresenta o primeiro helicóptero NH90 TTH para o Exército da Espanha

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/01/nh90-tth-1.jpg

Na última quinta-feira, dia 24 de novembro, a Eurocopter apresentou o primeiro protótipo do NH90 do Exército da Espanha na sua fábrica em Albacete, a qual será destinada para a Força Aeromóvel do Exército (FAMET) entre março e abril de 2013.

A Eurocopter informou que pretende entregar quatro unidades durante o ano de 2013, mais cinco em 2014, sete em 2016 e oito em 2017. Veja a seguir o vídeo do primeiro helicóptero NH90 TTH para o Exército da Espanha.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/11/NH90-TTH-Espanha.jpg

Durante a apresentação, a Eurocopter informou que irá produzir apenas 38 unidades do helicóptero de transporte tático NH90 TTH para as forças armadas espanholas até 2019, o que significa uma redução de 7 unidades do originalmente previsto, mas espera que posteriormente o Ministério de Defesa da Espanha adquira mais exemplares, já que considera o modelo uma parte importante do seu programa de renovação e modernização da frota de helicópteros de transporte médio.

O plano inicial do Ministério da Defesa da Espanha era de adqurir 104 unidades até o ano de 2025, mas depois optou por assinar um contrato inicial de apenas 45, e, finalmente, ambas as partes chegaram a um acordo que serão apenas 38 helicópteros que serão inicialmente entregues ao exército espanhol.

O diretor do programa Eurocopter NH90, Manuel Maeso, disse que “a construção dos primeiros exemplares estão no caminho certo”, com uma linha de montagem que agora abriga simultaneamente três unidades, e que está prestes a iniciar a montagem do primeiro protótipo inteiramente espanhol.

Os dois primeiros protótipos, entre os quais foi apresentado na quinta-feira, o GSPA01, chegou na fábrica da Eurocopter na Espanha em julho passado e desde então vem realizando os testes de equipamento de trabalho e de pré-qualificação pelo Ministério da Defesa espanhol.

As duas primeiras unidades foram fabricadas em Marignane, na França, e a terceira unidade de testes, o GSPA003, deve começar os voos de testes em julho de 2012.


Fonte:Cavok/fotos :Cavok;forte.jor.br/Videos:;-via Youtube.com

Mulheres conquistam espaço no mercado de aviação


Mulheres conquistam espaço no mercado de aviação



O número de mulheres no mercado de aviação dobrou nos últimos anos. Além das tradicionais aeromoças, os vôos comerciais contam com mulheres na cabine de comando.



As nossas belas Cmtes o nosso parabéns por embelezar ainda mais nossos céus

Fonte:G1

Aeroporto de Cascavel voltou a funcionar, mas ainda não recebe voos comerciais


Aeroporto de Cascavel voltou a funcionar, mas ainda não recebe voos comerciais

http://www.webtranspo.com.br/midias/fotos/2010/07-julho/pista_cascavel.jpg


Fonte:G1/foto:webtranspo.com.br

Austrália está procurando interessados em preservar sete aeronaves F-111

Austrália está procurando interessados em preservar sete aeronaves F-111

http://australianaviation.com.au/wp-content/uploads/2009/11/20090724raaf8161446_0099.jpg

O Ministro de Material de Defesa da Austrália, Jason Clare, divulgou hoje o Pedido de Oferta (RFO) para até sete caças bombardeiros F-111 que foram retirados de operação em dezembro de 2010, para que sejam disponibilizados por empréstimo a museus aeronáuticos australianos e outras organizações históricas, conforme anunciado pelo ministro em setembro desse ano.

A divulgação do Pedido de Oferta é o próximo passo nesse processo.

As aeronaves serão emprestados aos museus, para que o Ministério de Defesa possa continuar gerenciando o risco de materiais perigosos na aeronave como o amianto, e colocou a uma série de condições para garantir a preservação segura da aeronave.

Estas condições incluem:

  • Habitação da aeronave numa instalação completamente fechada;
  • Garantir que o público seja impedidos de subir em entradas de ar dos motores e dutos de exaustão;
  • Limitar, controlar e fiscalizar o acesso do público ao cockpit;
  • Impedir o público de abrir os painéis de acesso das aeronaves;
  • Supervisionar o acesso público ao compartimentos do trem de pouso e de armas;
  • Completar a manutenção e preservação especificada, e
  • Comparecer a reuniões de auditoria da Commonwealth e reportar as exigências.
http://www.worldwide-military.com/Military%20Aircraft/US%20Fighters%20plaatjes/Groot/F-111%20(Australia)_026.jpg

Como os aviões foram produzidos nos Estados Unidos, organizações selecionadas para exibir as aeronaves estarão sujeitas à aprovação do Governo dos EUA sob a Lei de Tráfico Internacional de Armas.




E por falar em F-111 ,enquanto a Austrália quer doar para algumas instituições seus F-111, a RAAF esta enterrando literalmente alguns de seus exemplares que estavam estocados na Base da RAAF de Amberley.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/11/191570-f111s-dumped-near-ipswich.jpg

Devido as rígidas restrições para poder armazenar as aeronaves, muitos exemplares estão sendo descartados, e os restantes 7 caças serão emprestados para as instituições mediante condições de manutenção, preservação e segurança.

NOTA: Uma boa opção para o museu da TAM !

Fonte:Cavok/foto:worldwide-military.com;australianaviation.com.au;7news-via:Cavok/vídeo:-via:Youtube.com

VÍDEO: 50 anos do porta-aviões USS Enterprise (CVN 65)


VÍDEO: 50 anos do porta-aviões USS Enterprise (CVN 65)



http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c3/USS_Enterprise_(CVN-65)_high_speed_bow_view.jpg


O porta-aviões USS Enterprise (CVN 65) foi comissionado no dia 25 de novembro de 1961, e nessa sexta-feira chegou aos seu cinquentenário de operação na Marinha dos EUA.

Sendo o primeiro porta-aviões nuclear do mundo, na sexta-feira dia 25 de novembro, um dos navios mais célebres na história da Marinha dos EUA quebrou outro recorde: o USS Enterprise (CVN 65) tornou-se o primeiro porta-aviões na história a celebrar os 50 anos de serviço ativo.

O mais antigo navio de guerra ainda em serviço ativo, tem participado em todos os importantes conflitos navais, desde a Crise dos Mísseis de Cuba, passando pela Guerra no Vietnã, a Guerra Fria, a Guerra do Golfo, e o esforço atual para livrar o mundo do terrorismo e da pirataria.

No total o USS Enterprise realizou 21 destacamentos e deve embarcar no seu destacamento final no segundo trimestre de 2012 e deve ser retirado de operação em 2015.




Fonte:Cavok/foto:de.wikipedia.org/vídeo:-via:Youtube.com

Boeing oferece novas capacidades para o F/A-18 Super Hornet


Boeing oferece novas capacidades para o F/A-18 Super Hornet


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQ_pUxPxyX9ij9M5DEClsMhSflLuHaoA3rPprRAXdvfdOHv68G7MOHsY6s1H2buOASogWIB-AwBN1fX0Q8c4_IY4U-yP0N5L__P8XItkcnxknD0NZ8tt4U60U86lJAvdJ_NGRgR1CxP3xu/s1600/F+A-18E+F+Super+Hornet+Strike+Attack+Aircraft.jpg

A Boeing está oferecendo uma linha de modernizações para as variantes internacionais de seus caças F/A-18E/F Super Hornets e F-15C/Es Eagle/Strike Eagles, as quais os militares dos EUA provavelmente poderão adotar enquanto estão com o orçamento de defesa cada vez menor.

Mesmo sem cortes orçamentários, os EUA estão enfrentando uma escassez de caças de ataque. Mas se o corte do déficit diminuir cerca de 25% dos gastos com a defesa, o Pentágono poderá perder sua capacidade de deslocar as suas aeronaves para algum campo de batalha distante a tempo de deter a aventura militar da Ásia, África ou do Oriente Médio. Essa falta de ativos mais próximos já manteve os caças F-22 das unidades da costa leste dos EUA fora da campanha da Líbia.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/11/Super_Hornet_International_Roadmap.jpg

Medidas paliativas poderiam permitir que aeronaves convencionais menos furtivas, como o F-15, B-1, F/A-18E/F, F-16 e o EA-18G possam penetrar mais em áreas inimigas de ameaça letal. Para evitar que tal incursão torne-se uma missão suicida, as aeronaves poderiam combinar assinaturas radar reduzida, ataque eletrônico, armas de energia dirigida, ciberoperações e mísseis “standoff” para aumentar a sua impressionante gama e capacidade de penetração sem que se aumente o risco.


Entre as opções de atualização da Boeing para o Super Hornet está um compartimento furtivo de armas que pode ser anexado ao exterior da aeronave, disse Mike Gibbons, vice-presidente de programas F/A-18 e EA-18 da Boeing.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/11/The-FA-18-International-Roadmap-Platform-2.jpg

Historicamente, qualquer carga exterior – tanques de combustível, armas ou sensores – prejudicam a assinatura radar de um avião. Este pod furtivo de 17,5 pés de comprimento não, disse ele.

Na verdade, o pod de formato exclusivo, fica preso na parte debaixo dos aviões, entre os motores, numa posição que desvia os sinais de radar para longe do sensor inimigo ou envia eles para o redor de uma série de superfícies tratadas no nariz, naceles do motor, barriga e o próprio local, de acordo com especialistas em tecnologia stealth.

Com um pouco desses dois recursos, os sinais de radar que retornam são muito fracos e tornam-se inúteis.

As portas do compartimento de arma podem ser abertas a velocidades de até Mach 1,6, o que, combinado com uma altitude elevada, proporciona um aumento no alcance de 70-80% para algumas armas. O pod de armas de baixo arrasto e baixa seção reta radar pode carregar quatro mísseis ar-ar AMRAAM; seis bombas de pequeno diâmetro e dois AMRAAM; ou duas bombas de 500 libras e dois AMRAAM.

Dentre as opções futuras poderá incluir uma bomba de 2.000 libras BLU-109 HTP (Hard Target Penetrador) equipada com um kit de aletas para maior alcance, assim como outras armas.

Algumas das armas são anexados nas portas do pod de armas, mas o layout garante que nenhuma arma fique bloqueada por qualquer outra.

A antena radar de varredura manual dos lotes iniciais do Super Hornet criam reflexos radar na face plana do emissor e com os movimentos do radar. Um radar de longo alcance com antena de varredura eletrônica ativa (AESA) nos Super Hornets Block 2 elimina ambos os problemas com uma antena radar moderna e sem partes móveis, que os especialistas dizem ser furtiva.

Os tanques de combustíveis conformais anexados sobre as raízes das asa adicionam 110 nm de raio de combate, disse Mark Gammon, gerente de programa para o Super Hornet International Roadmap. Testes no túnel de vento mostraram que em velocidades de cruzeiro e baixas não há nenhuma penalidade de desempenho para os tanques conformal, e em Mach 0,6-0,75 há realmente uma melhora inicial sobre o desempenho, disse ele.

Outra opção internacional é um desempenho aumentado do motor General Electric F414. Um novo fan compressor e núcleo dão um empuxo adicional de 20% em comparação com a F404 padrão.

Fonte :Cavok/fotos:Cavok;amilitaryaircraft.blogspot.com/vídeo:-via Youtube.com

26/11/2011

VÍDEO: Incrível demonstração em voo do C-130J


VÍDEO: Incrível demonstração em voo do C-130J durante o Paris Airshow 2011


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRuVRvCmBWq5fdriC6LxUl7LfFAPHwX0wJBWf7FKuu_uJaS1envNIHIuRU5as9gxLZ6SST06ZCr81lREreY4a6Ad3qeP-521kGonF-aYkc9iyEwW1A_Mah5ISCiEu_wCFoOgP9xM_uwcVi/s400/C-130J+DTN+News+July+30+2009.jpg

Durante o último Paris International Airshow, realizado em julho desse ano em Le Bourget, na França, uma das melhores e mais impressionantes apresentações em voo foi a do Lockheed C-130J Super Hercules.

O pessoal da Three-Edged Productions, usando um iPhone 4, fez esse belo vídeo acima, enquanto os pilotos da Reserva da Força Aérea dos EUA, Wayne Roberts e Steve Knoblock, colocavam a aeronave de transporte em manobras realmente incríveis.

O vídeo inclui todo áudio da fonia e de dentro da cabine durante o voo. Com mais de 50 anos de história, a família de aeronaves Hercules possuia a linha de produção mais longa da história da aviação militar e ainda está em funcionamento na unidade da Lockheed Martin em Marietta, Georgia.

Até o momento, 15 nações já colocaram pedidos para mais de 300 aeronaves C-130Js, das quais 206 já foram entregues até dezembro de 2010. Coloquem em tela cheia e aproveitem.


Fonte:Cavok-por: Fernando Valduga

Azul Linhas Aéreas inicia a venda de passagens dos voos extras da alta temporada para o Nordeste


Azul Linhas Aéreas inicia a venda de passagens dos voos extras da alta temporada para o Nordeste

http://veja.abril.com.br/assets/pictures/14859/Azul-Linhas-Aereas-size-598.jpg?1281027831

Companhia oferece passagens a partir de R$ 209,90*

São Paulo – A Azul Linhas Aéreas Brasileiras inicia a venda de passagens dos voos extras da alta temporada para os destinos nordestinos mais procurados nessa época do ano. São eles: Natal, Aracajú e Salvador.

Os voos para Aracajú e Salvador terão início no dia 10 de janeiro e os para Natal no dia 11 do mesmo mês. Todos terminam em 31 de janeiro de 2012.

Para Salvador, as partidas de Viracopos acontecem às 22h55 com chegada às 01h09 na capital baiana. Já no sentido oposto, o voo tem saída às 02h55 e chegada às 05h24 no aeroporto campineiro. As tarifas já estão disponíveis a partir de R$ 209,90*.

Para Aracaju, as partidas de Viracopos acontecem às 16h07 com chegada às 17h45 na capital sergipana. Já no sentido oposto, o voo tem saída às 18h15 e chegada às 21h54 no aeroporto Viracopos. As tarifas já estão disponíveis a partir de R$ 359,90*.

Já para a capital potiguar, os voos saem de Campinas às 8h06 e chegam às 10h25 em Natal. Já no sentido oposto, o voo tem saída prevista para às 10h55 e chegada às 15h14 em Campinas. As tarifas já estão disponíveis a partir de R$ 369,90*.

As operações serão realizadas diariamente com os modernos jatos Embraer 190/195. * Tarifas válidas por trecho. Promoção válida somente para voos diretos operados pela AZUL. Reservas são obrigatórias, as quais devem ser realizadas com antecedência mínima de 21 dias da data de partida do vôo.Tarifas sujeitas às regras tarifárias e disponibilidade de assentos.

Fonte:Página Inicial/foto:veja.abril.com.br

Boeing inicia o Dream Tour mundial com seu 787 Dreamliner


Boeing inicia o Dream Tour mundial com seu 787 Dreamliner

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/07/boeing-787-8-dreamliner.jpg

No início de dezembro, a Boeing começará um Dream Tour de seis meses com o seu Boeing 787 Dreamliner por todo o mundo. Confira a seguir o cronograma de Dezembro para o Dream Tour 787, que inclui seis paradas na Ásia, África e Oriente Médio.

  • 04-11 de dezembro: China, com escalas em Beijing, Guangzhou e Haikou, para visitar clientes, parceiros e funcionários governamentais, incluindo representantes da Administração da Aviação Civil da China (CAAC), a Air China, China Southern, Hainan Airlines, a Aviation Industries of China (AVIC) e a Chengdu Aircraft Industrial Co. (CAC).
  • 11-16 de dezembro: África, com escala em Addis Abeba, Etiópia e Nairobi, no Quénia para visitar a Ethiopian Airlines e a Kenya Airways.
  • 16-19 de dezembro: Oriente Médio, parando em Doha para visitar a Qatar Airways.

Turnê adicionais entre janeiro e abril de 2012, com novas escalas, serão anunciados posteriormente.

Muitas das paradas irão incluir oportunidades para a mídia local poder visitar o avião e falar com os executivos da Boeing e pilotos.

O avião escolhido para o Dream Tour, o ZA003, foi adaptado com características especiais no seu interior, concebido para realçar as características da exclusiva cabine e a capacidades de desempenho superior do Dreamliner. O equipamento de teste de vôo a bordo do ZA003, o terceiro Boeing 787 construído, foi removido e um novo interior deslumbrante foi instalado. O avião também foi repintado com as cores padrão da Boeing.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/11/boeing-787-interior.jpg

“Nosso avião de ensaios em vôo se transformou num show a parte”, disse Scott Fancher, vice-presidente e gerente geral do programa 787. “Qualquer um que tenha visto o interior de um avião de ensaios em vôo vai se surpreender com a transformação. Todos as características do 787 de passageiros estão aqui.”

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Os visitantes serão recebidos pela visão interna do 787 com seu Sky Interior. A iluminação LED, padrão em todos os 787, será demonstrada em todo interior do avião.

Os visitantes vão experimentar a dinâmica desta nova tecnologia para tornar a hora da refeição mais agradável, os passageiros durante os períodos de descanso mais relaxados e delicadamente acordá-los após um longo vôo.

http://wdict.net/img/boeing+787+dreamliner.jpg

Os visitantes também encontrarão uma cabine de classe executiva com uma dúzia de assentos de luxo no estilo lay-flat, um compartimento de descanso para tripulação e uma seção de classe econômica. Um amplo espaço aberto entre as duas seções da classe econômica permitiu a Boeing destacar as características do 787 com exposições e demonstrações.


Os entusiastas de aviação poderão acompanhar todo tour através do site: www.newairplane.com.

Fonte:Cavok/Fotos:Cavok;JetPhotos.net;wdict.net

Emirates Airline alavanca negócios no Rio de Janeiro

Emirates Airline alavanca negócios no Rio de Janeiro



A partir de 03 de janeiro de 2012 (terça-feira), quando inaugurar a rota diária de Dubai para o Rio de Janeiro, a Emirates Airline vai oferecer um novo voo que representa muitas oportunidades de negócios e terá um papel fundamental para o crescimento do turismo, do comércio e dos investimentos entre Brasil, Emirados Árabes Unidos e outros mercados importantes no Oriente, como China e Índia.

A Emirates voa para o Brasil desde 2007, com uma frequência diária para São Paulo, e a partir de janeiro vai dobrar sua oferta de assentos no país. “Nossa companhia está sempre em busca de novos mercados e o Brasil, que tem tido um ritmo recorde de crescimento econômico, vai continuar por muito tempo em ascensão no cenário mundial”, justifica Ralf Aasmann, diretor-geral da empresa no país.

Aasmann explica que o Rio de Janeiro é um mercado bastante interessante porque oferece inúmeras possibilidades de negócios relacionados principalmente à indústria de óleo e gás.

O Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo e gás natural no Brasil, respondendo por 81% (petróleo) e 53% (gás natural) da produção nacional. A extração de óleo em águas profundas cresceu a uma taxa anual de 19,6% e alcançou a marca de 1,7 milhão de barris por dia, o que coloca o Rio de Janeiro entre os maiores produtores de petróleo do mundo, à frente de alguns membros da OPEP, como Algéria e Nigéria.

O voo ainda não foi lançado, mas já gera muita expectativa. “A nova frequência da Emirates é um ganho extraordinário para o nosso Estado e a nossa cidade, já que será uma ponte muito importante do Rio de Janeiro com o Oriente e vai incrementar ainda mais os negócios e o turismo dos países daquela região com o Rio e o Brasil”, diz o governador Sérgio Cabral. “Hoje, o nosso estado não é mais apenas um dos melhores destinos turísticos do mundo, mas a melhor plataforma de acesso ao mercado brasileiro.”

De fato, o Rio de Janeiro vive um momento extraordinário - e não só pela extensa agenda de grandes eventos internacionais dos próximos anos, que inclui Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016. Segundo a Rio Negócios, Agência de Promoção de Investimentos do Rio de Janeiro, até 2015, a cidade receberá US$ 40 bilhões em investimentos em setores como óleo e gás, tecnologia, infraestrutura e turismo, enquanto o Estado terá garantidos US$ 130 bilhões.

“O novo voo direto da Emirates é estratégico, uma vez que será a primeira ligação sem escalas com o Oriente Médio, além de oferecer aos investidores um caminho mais curto para a Ásia”, afirma Marcelo Haddad, diretor executivo da Rio Negócios. “O Rio de Janeiro representa 32% dos vistos de trabalho concedidos a orientais no Brasil, e a Rio Negócios tem recebido frequentemente investidores dessas regiões, que já somam 20% de todas as empresas atendidas pela agência”, conclui.

A infraestrutura turística é uma das que mais devem crescer nos próximos anos.

A rede hoteleira do Rio terá a capacidade ampliada em 30%, para atender à demanda turística dos eventos internacionais e também à demanda do novo ambiente de negócios da cidade.

De acordo com a Infraero, a expectativa é que o movimento no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim passe de 17,2 milhões para 20,2 milhões de passageiros em 2014, quando a capacidade operacional será de 44 milhões. A Infraero ainda estima que apenas durante a Copa do Mundo de 2014 o número de passageiros internacionais será de 1,2 milhão.

Por ser patrocinadora oficial da FIFA e, assim como os brasileiros, apaixonada por esporte, a Emirates Airline está em posição privilegiada para trazer turistas do mundo todo para assistir a esses importantes jogos esportivos no Rio de Janeiro.

A rota para o Rio de Janeiro terá uma extensão a Buenos Aires e será operada por um B777-300 ER, com capacidade para 354 passageiros. Como o serviço será diário, trará 10.620 novos visitantes por mês para a cidade.

O voo vai criar cerca de 60 empregos indiretos, considerando Infraero, segurança, manutenção, check-in e lounges VIP, entre outros; e 25 empregos diretos.

A partir de 03 de janeiro de 2012, o voo EK 247 sairá diariamente, às 7h10, de Dubai, e chegará ao Rio de Janeiro, no Aeroporto Internacional/Galeão- Antônio Carlos Jobim, às 15h37. Ele partirá do Rio às 17h23, pousando em Buenos Aires, no Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (Ezeiza), às 19h30. De Buenos Aires, o voo EK 248 decolará às 21h30, chegando ao Rio à 1h20 do dia seguinte. A aeronave partirá do Rio às 02h55 e pousará em Dubai às 22h35.

O Boeing 777-300ER oferece os mais altos padrões de conforto aos passageiros, com luxuosas suítes privativas na primeira classe, camas reclináveis na classe executiva e assentos flexíveis na classe econômica.

Passageiros em todas as classes podem desfrutar das refeições gourmet e do sistema de entretenimento ICE, com mais de 1.200 canais on-demand, incluindo 200 filmes, 100 canais de TV, 500 canais de áudio, 100 jogos de vídeo e notícias.

Com uma frota de 162 aeronaves, a Emirates Airline é o maior operador do A380 em todo o mundo e atualmente voa para 116 destinos em 68 países.

A Emirates inaugurou rotas para Basra, Genebra e Copenhagen neste ano. Os próximos voos serão para São Petersburgo (início em 01 de novembro) e Bagdá (13 de novembro).

Em 2012, a companhia lançará serviços para Rio de Janeiro e Buenos Aires (03 janeiro de 2012), Zâmbia e Zimbabwe (01 de fevereiro), Dallas (02 de fevereiro) e Seattle (01 de março). |. www.emirates.com/br


Fonte:Portal Fator Brasil/Foto:Emirates via Fator Brasil

Frota de Sukhoi Superjet 100 da Aeroflot atinge a marca de 1.000 voos

Frota de Sukhoi Superjet 100 da Aeroflot atinge a marca de 1.000 voos


http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/11/SSJ100_RA89003.jpg


A frota de aeronaves Sukhoi Superjet 100 da Aeroflot atingiu a marca de 1.000 voos comerciais. O vôo de número 1.000, o SU824, foi realizado pela aeronave batizada de Mikhail Vodopyanov (RA 89003, MSN 95008) na rota São Petersburgo – Moscou, no dia 23 de novembro de 2011.

A frota da Aeroflot de jatos SSJ100 já registrou cerca de 1.600 horas de vôo.

“O milésimo voo comercial realizado pela frota da Aeroflot de aeronave SSJ100 confirma o desempenho superior operacional de nossas aeronaves. Vemos que o SSJ100 está se tornando uma excelente ferramenta para o desenvolvimento da rede regional da Aeroflot.

Faremos o nosso melhor para ter certeza de que a crescente frota de SSJ100 atenda às expectativas da companhia aérea”, observou Vladimir Prisyazhnyuk, Presidente da JSC Sukhoi Civil Aircraft.

A Aeroflot opera atualmente três aeronaves SSJ100 aeronaves que servem as rotas de Moscou a São Petersburgo, Nizhny Novgorod, Yekaterinburg, Ufa, Astrakhan, Chelyabinsk, Kazan e Minsk. Essas aeronaves também vão começar a servir as rotas internacionais da companhia aérea este ano.

As operações da Aeroflot confirmam que a aeronave é capaz de servir de forma eficiente as rotas regionais com uma alta frequência de partidas.

Ainda sobre o Sukhoi Super Jet 100

O protótipo do Sukhoi Superjet 100 MSN 95004 realizou com sucesso seus dois primeiros pousos automáticos Cat IIIA.

O vôo aconteceu no dia 21 de novembro, no aeródromo em Zhukovsky, próximo a Moscou.

A aeronave foi pilotada por uma tripulação da SCAC que consistia do piloto chefe Alexander Yablontsev e o piloto de teste Vadim Shirokikh.

Estes vôos marcaram o início da nova série dos testes de desenvolvimento e certificação para expandir as condições operacionais da aeronave com o objetivo de obter um Suplemento ao Certificado de Tipo SSJ100 relacionados ao pouso automático Cat IIIA.

Este suplemento permitirá realizar pousos automáticos nas condições climáticas de baixa visibilidade de até 250 metros de Alcance Visual da Pista (RVR), com os pilotos não mexendo nos controles da aeronave até o momento quando o avião começa a correr ao longo da pista.

Em fevereiro de 2011, o SSJ100 obteve a Certificado de Tipo pelo Autoridade Russa de Certificação IAC AR. A certificação EASA deverá acontecer ainda em 2011.

No dia 19 de abril de 2011, o primeiro SSJ100 de produção foi entregue a companhia aérea Armavia, da Armênia. Existem atualmente quatro jatos SSJ100s em serviço com a Armavia e a Aeroflot.


Fonte & Foto:Cavok/vídeo:-via Youtube.com

Jipe robô Curiosity decola rumo a Marte


Jipe robô Curiosity decola rumo a Marte


http://www.meionorte.com/imagens/2011/11/26/7f3dbb4eaf46ceb0bdd654e20097b5dd_400_300.jpg

Nave vai demorar oito meses e meio até chegar ao planeta.
Lá, missão levará dois anos terrestres para procurar condições de vida.

A agência espacial americana (NASA) lançou com sucesso o jipe robô Curiosity rumo a Marte às 13h02 deste sábado (26).



Ao custo de US$ 2,5 bilhões, o Curiosity é o veículo mais avançado já projetado para explorar outro planeta.

http://hypescience.com/wp-content/uploads/2011/04/curiosity.jpg

A nave agora faz uma viagem de oito meses e meio até o planeta, onde deve pousar entre 10h e 10h30 de 5 de Agosto de 2012. O Curiosity vai passar dois anos (terrestres) em Marte, procurando sinais de que há (ou houve) condições para abrigar formas de vida.

Ele também é o maior dos robôs em Marte. Do tamanho de um carro, o Curiosity é cinco vezes mais pesado que seus antecessores, Spirit e Opportunity.

Ele chega a ser maior até que o jipe lunar que carregava dois astronautas por vez nas missões norte-americanas Apollo, que exploraram a Lua na década de 1960 e 1970.



Fonte:G1/fotos:G1;hypescience.com/vídeos: via:Youtube.com

NASA testa tecnologias inovadoras em caça F-18

NASA testa tecnologias inovadoras em caça F-18

O trabalho da NASA vai muito além de enviar sondas e astronautas ao espaço. A agência espacial norte-americana tem, por exemplo, um espaço reservado na Base Aérea de Edwards, na Califórnia, onde testa novas tecnologias e conceitos na aviação convencional.

E para isso utiliza caças F-18.

F-18 da NASA (Foto: Reprodução/Wired)
F-18 da NASA (Foto: Reprodução/Wired)

A agência dispõe de uma esquadra de aviões. Não só F-18s, mas também F-15s, aviões de carreira como um Douglas DC-8, um jatinho Gulfstream e dois aviões espiões U-2 aposentados pela Força Aérea.

http://www.thenorthspin.com/photos_dd_nasa/01a.jpg

O mais interessante deles, no entanto, é um F-18, o modelo 853, que carrega em si o verdadeiro registro histórico das pesquisas e do programa de testes.

Cada pesquisa e modificação feita no avião deixou um rastro. O 853 já teve asas curvas e já efetuou voos com apenas uma asa.

Os testes eram parte de um projeto para o desenvolvimento de uma aeronave que pudesse manter o controle em voo mesmo danificada. Cada nova ideia dada por um engenheiro é testada no avião e, normalmente, as modificações ficam na aeronave porque simplesmente não compensa desmontá-las.

F-18 da NASA (Foto: Reprodução/Wired)
Teste feitos na asa do F-18 pela NASA
(Foto: Reprodução/Wired)

Outra pesquisa aerodinâmica procurou desenvolver um sistema de controle de direção horizontal que fosse independente da cauda.

A ideia foi criar asas que se movessem e produzissem a pressão necessária para o avião virar em velocidades supersônicas. Muito da intrincada rede de sensores distribuídos no corpo do avião, para monitorar pressão e velocidades, ainda estão na fuselagem.

Entre os resultados desta pesquisa, estão novos conceitos que podem nortear a construção de aviões mais manobráveis e com menos arrasto aerodinâmico no futuro.


No F-18 cobaia há um computador, o ARTS, que registra os dados de voo de cada experimento, funcionando como um tipo de caixa preta do trabalho pesado que a aeronave faz ao longo do tempo.



Fonte:G1.com-Via Wired/por:Filipe Garrett/fotos G1;thenorthspin.com/Vídeos:; via:Youtube.com