30/04/2011

Forgotten Aircraft Segunda Parte: Douglas DC-4E

Série Aeronaves Esquecidas Segunda Parte

Hoje contaremos a história do Douglas DC-4E

Douglas DC-4E

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O Douglas DC-4 era um avião experimental que foi desenvolvida antes da Segunda Guerra Mundial.




Também denominado militarmente de C-54 Skymaster, foi um quadrimotor comercial da Douglas, lançado pouco antes da Segunda Guerra Mundial, sendo uma aeronave muito bem sucedida e largamente empregada durante décadas, como transporte militar e aeronave comercial. De fato, alguns exemplares sobrevivem até hoje, mais de 60 anos depois do encerramento da sua linha de produção, em 1947.

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O projeto teve origem em 1935 a partir de uma exigência da United Air Lines.

O objetivo foi desenvolver um substituto muito maior e mais sofisticado para o DC-3, antes mesmo que o primeiro DC-3 pudesse voar.

Houve bastante interesse de varias companhias aéreas,entre elas a American Airlines,a Eastern Air Lines, Pan American Airways , que se juntou a TWA e se uniram com o fornecimento de US$100.000 dólares cada para o custo de desenvolvimento do novo avião.

Com uma capacidade prevista de 42 passageiros, o DC-4 (como era então conhecido) teria o dobro de capacidade para transporte pessoas em poltronas, ou 30 leitos semelhantes às que equipavam o modelo DST (Douglas Sleeper Transport), um modelo de transporte-dormitório do DC-3. que o DC-3. O desenho da aeronave lembrava nitidamente o DC-3, especialmente na parte dianteira.

O que muitos não sabem, entretanto, é que houve outro projeto anterior denominado DC-4: foi o Douglas DC-4E ("E" de Experimental), um avançado projeto de quadrimotor, muito mais sofisticado que o Skymaster, mas que não passou do estágio de protótipo.

Seria o primeiro avião de grande porte , com trem de pouso triciclo.

Outras inovações incluíram unidades auxiliares, de energia impulsionando os controles de voo, alternando sistema de corrente elétrica e ar condicionado.


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Pressurização da cabine também foi planejado para as aeronaves em produção .

A aeronave também contou com uma cauda com três novos estabilizadores verticais. Isso proporcionou uma área de estabilizador vertical suficiente para permitir que a aeronave decolasse com apenas dois motores do mesmo lado em funcionamento ,permitindo ainda que a aeronave coubesse nos hangares existentes. A configuração era bastante semelhante à que seria empregada nos Lockheed Constellation anos mais tarde.

As asas eram semelhantes às usadas no DC-3, com um bom enflechamento no bordo de ataque e bordo de fuga quase reto.

Uma característica bem interessante do DC-4E era uma segunda fileira de janelas de cada lado da fuselagem , acima das janelas normais, no mesmo nível das camas que seriam instaladas na versão dormitório.


O primeiro protótipo voou em 7 de junho de 1938 a partir do trevo de Campo em Santa Monica, Califórnia.

O DC-4E foi usada pela United Air Lines para a avaliação em serviço durante 1939.

A Operação da aeronave foi notavelmente livres de problemas. No entanto, os sistemas complexos provaram ser caro de se manter e o projeto foi abandonado em favor de uma concepção menos complexa que o Designe de quatro motores.

A United Airlines usou o avião para avaliação operacional em serviço, logo após a certificação, mas o mesmo não impressionou positivamente. A Pan Am e a TWA acabaram deixando o projeto e encomendaram o menor e mais simples, mas pressurizado, Boeing 307 Stratoliner.

A Douglas então decidi abandonar o projeto e criar um outro avião, também quadrimotor e triciclo, mas bem mais simples e mais conservador, que também foi denominado DC-4, praticamente um DC-3 ampliado, de deriva simples, quadrimotor e triciclo, sem pressurização.


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Um novo projeto foi designado DC-4E para diferenciar do projeto anterior(E para "experimental ").

O DC-4E foi vendido para o Japão, que buscou comprar aviões ocidentais para avaliação e transferência de tecnologia durante este período. O projeto acabou se tornando a base do Bombardeiro G5N Nakajima.Esse avião, no entanto, padecia do mesmo desempenho decepcionante que tirou o DC-4E do mercado civil americano, e os seis únicos exemplares fabricados foram relegados ao serviço de transporte militar.

Fonte:;Cultura Aeronáutica/Vídeo :-Via :Youtube.com

NASA adia lançamento do Ônibus Espacial Endevour

NASA adia lançamento do Ônibus Espacial Endeavour por três dias

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A NASA resolveu adiar o lançamento do Ônibus Espacial Endeavour que fará sua última missão no Espaço por pelo menos três dias devido a um problema na parte eléctrica, anteriormente a NASA havia informado que seria de apenas 48 Horas.

"Necessitamos, no mínimo, de três dias", informou o diretor de lançamento, Mike Leinbach.

O lançamento estava previsto para esta sexta-feira, depois de alguns adiamentos.

A bordo seguiriam seis astronautas e um espectrómetro magnético , para medir a radiação cósmica.

http://elzobrito.com/kamillyjackson/wp-content/uploads/2011/03/010175110311-galaxias-antimateria-1.jpg

O anúncio "surpresa" do adiamento foi feito quando a tripulação se preparava para o embarque.

Segundo Mike Leinbach, um dos dois termostatos que fazem parte de uma conduta de carburante de um dos turbogeradores do Endeavour, destinado a alimentar o sistema hidráulico, não funcionaram.

De acordo com os especialistas, é necessário manter uma certa temperatura para evitar que as condutas gelem em órbita.

As operações de reparação da avaria começam ainda esta sexta-feira com o esvaziamento do tanque de combustível externo do Ônibus Espacial.




Fonte: NASA/Video:Via:Youtube.com

Feira em São Paulo reúne novidades no setor de aviação

Feira em São Paulo reúne novidades no setor de aviação

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Em São Paulo, uma feira mostra produtos para a infraestrutura de aeroportos. Participam cem empresas de 18 países. Elas trouxeram os lançamentos em veículos, serviços e equipamentos.



Fonte:G1.com

VANT da Polícia Federal deixa de voar por falta de gasolina

VANT da Polícia Federal deixa de voar por falta de gasolina

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Um pregão eletrônico aberto para escolher o fornecedor de 12 mil litros de gasolina de aviação, pelo prazo de um ano, foi cancelado por falta de candidatos.

O objetivo da PF é usar a empresa que já abastece os aviões da corporação.

O preço do combustível – de cerca de R$ 60 mil por trimestre, segundo estimativa de policiais – é irrisório quando comparado ao gasto previsto com essa tecnologia até 2015, de R$ 540 milhões.

FONTE: Terra-via:Forte

Com pressa,governo adota concessão de aeroporto

Com pressa,governo adota concessão de aeroporto ainda sem regras

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A decisão de oferecer concessão para ampliar aeroportos anunciada pelo governo foi uma ação política movida pela pressa cada vez maior diante dos problemas na área, mas o Executivo ainda precisa definir as regras para que os esperados investimentos aconteçam, segundo fontes ouvidas pela Reuters.

O anúncio pegou de surpresa quase toda a Esplanada dos Ministérios e teve dois objetivos principais.


O primeiro foi mostrar que o governo está sensível ao setor, que não recebeu os investimentos necessários nos últimos anos e está despreparado para atender a crescente demanda e ainda mais a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016.

O segundo objetivo foi mudar o foco do noticiário, muito concentrado na valorização do real e no aumento da inflação.

O que move o governo, nas palavras de um auxiliar do Palácio do Planalto, que falou sob a condição de anonimato, é o sentido de urgência.

Se depender da capacidade operacional da Infraero -estatal que administra os aeroportos- o governo avalia que não conseguirá concluir todas as obras necessárias até o final de 2013 e atender o movimento extra nos terminais brasileiros.

Por isso, a presidente Dilma Rousseff, sempre apegada a marcos regulatórios detalhados em áreas estruturais da economia, abriu mão de uma discussão prolongada no caso dos aeroportos e quer soluções rápidas que garantam a entrega dessas obras até o final de 2013.

O anúncio sobre a decisão de adotar o regime de concessões foi feito na última terça-feira pelo ministro Antônio Palocci (Casa Civil), durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Na ocasião, ele disse que o sistema seria destinado inicialmente aos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília.

O gesto político apressado do governo foi visto quase como "um ato desespero" por uma experiente fonte do setor aeroviário, que pediu para não ser identificada.

DÚVIDAS

Na avaliação dessa fonte, o governo lançou ao ar uma ideia que num primeiro momento vai atrair empreiteiras, companhias aéreas e empresas com experiência em administração de aeroportos estrangeiras. Mas essas intenções, segundo a fonte, só se concretizarão em investimentos após o detalhamento das regras.

Apesar da avaliação parecer óbvia, essa fonte usa o exemplo do projeto do trem de alta velocidade entre Campinas e Rio de Janeiro para mostrar a dificuldade que o governo terá. Quando o trem-bala foi anunciado surgiram muitos interessados, mas o leilão já foi adiado duas vezes inclusive por falta de investidores depois do detalhamento das regras.

A fonte lista uma série de dúvidas ouvidas de empresários após o anúncio do governo. Como será o papel da Infraero nesses aeroportos, vai continuar praticando tarifas que competem com as da iniciativa privada? Qual o tempo de concessão dos terminais? Qual o tamanho da participação das empresas aéreas nessas concessões? Haverá financiamento público para as obras de expansão?

O governo pretende responder a algumas dessas perguntas até meados de maio, quando divulgará estudos de viabilidade econômica para concessão desses três aeroportos. Até concluir essas avaliações, nenhum modelo está descartado, segundo a fonte do Palácio do Planalto.

Na semana que vem, o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, vai se reunir com os donos das companhias aéreas para ouvir propostas e dar as linhas gerais do que o governo pretende.

O mesmo já foi feito na semana passada com algumas empreiteiras.

Dias depois do anúncio feito por Palocci, os funcionários da Infraero receberam um e-mail confirmando os planos de concessão e informando a definição "permite a Infraero concentrar seus esforços na sua atividade principal, a operação aeroportuária". Ou seja, deixaria de lado contratação e execução das obras nos aeroportos já citados pelo ministro.

Em linha com o sentido de urgência determinado pela presidente, o presidente BNDES, Luciano Coutino, disse na quarta-feira que o governo terá um "fast-track" para as regras de construção de aeroportos.

"A ideia é que todas as regras sejam observadas, mas que possamos encurtar os prazos e tomar decisões com mais velocidade, o que exige foco e entendimentos que estão sendo tomados com órgãos de controle", disse o presidente do BNDES.

Essas mudanças serão feitas por uma medida provisória, que deve ser enviada ao Congresso nos próximos dias, e criam um regime especial de contratação e supervisão de obras da Copa e da Olimpíada.

Fonte:Reuters/Video :G1.com

Aeroportos são preocupação da Fifa para Copa

Aeroportos são preocupação da Fifa para Copa, diz ministro


O secretário-geral da Fifa, Jêróme Valcke, expressou preocupação com a situação dos aeroportos brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 em reunião nesta sexta-feira em Brasília, mas ficou "extremamente satisfeito" com as medidas do governo para solucionar o problema, afirmou o ministro do Esporte, Orlando Silva.

Valcke, que se reuniu com o ministro e o presidente da CBF e do comitê organizador do Mundial, Ricardo Teixeira, para tratar de assuntos relacionados aos preparativos da Copa, reiterou a necessidade do país solucionar um eventual gargalo nos aeroportos.

O tema já havia sido levantado pela federação internacional outras vezes.

"Na conversa com o secretário-geral da Fifa, ele levantou a preocupação com relação aos aeroportos, e nós falamos explicitamente as ações do governo", afirmou o ministro a jornalistas, segundo entrevista divulgada pelo ministério.

Segundo o ministro, medidas como a criação da Secretaria da Aviação Civil pela presidente Dilma Rousseff para administrar o setor e o recente anúncio do governo de realizar concessões para ampliar aeroportos foram bem-recebidos pelo dirigente francês.

"Ele (Valcke) ficou extremamente satisfeito com as novidades que nós apresentamos e muito feliz com a confiança e a convicção que não é um assunto apenas do Ministério do Esporte. A preparação do Mundial da Fifa é um assunto da agenda da presidente da República", disse.

"O Jêróme sai do Brasil ainda mais confiante de que o caminho da preparação do Mundial é um caminho correto."

Os aeroportos são considerados uma questão essencial para a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 no Brasil, e o ritmo das obras já foi criticado pelo próprio ministro do Esporte.

Estudo divulgado este mês pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicou que 9 dos 13 aeroportos que estão sendo modernizados para a Copa não ficariam prontos a tempo para o evento, o que foi rebatido pelo governo.


Fonte:Reuters-via:O Globo-por:(Por Pedro Fonseca)

24/04/2011

FAA emite novos procedimentos ao ATC em torno do transporte presidencial

FAA emite novos procedimentos ao ATC em torno do transporte presidencial

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Após incidente que envolveu um Boeing 737 (Codinome Executive One Foxtrot) que transportava a Primeira Dama dos EUA, e foi orientado a abortar um procedimento de pouso ,na Base aérea de Andrew ,logo atrás de um um cargueiro C-17 da USAF ,a Federal Aviation Administration (FAA) emitiu novos procedimentos para os controladores de tráfego aéreo que operarem com os aviões que transportam o Vice-presidente , o Presidente e a Primeira Dama.

De acordo com o relatório fornecido pelo NTSB os controladores de tráfego aéreo de Potomac
permitiram a sequência de aproximação do B-737 Executive One, logo atrás do Cargueiro Militar C-17 da USAF, com uma separação mínima de 3 Nm(5,5Km), quando na verdade eram necessárias 5 Nm((9,3Km).

Esta separação é necessária para evitar a esteira de turbulência provocada pelo cargueiro C-17 ,que poderia ter causado um acidente com o B-737 ,que vinha muito próximo do outro avião .

O NTSB informou ainda que o Controlador de Potomac avisou ao piloto do Boeing 737 que o mesmo estava a 4 Nm na trilha do cargueiro e o alertou sobre a esteira de turbulência.

Após orienta-lo para os procedimentos de pouso por instrumento ,e o piloto ciente das instruções ,foi orientado a contactar a torre de Andrew.

Tão logo o EXEC 1F ter contactado, o controlador solicitou ao EXEC 1F que realizasse um "S" e girar em torno da final,para obter espaço adicional -informou o NTSB.

O piloto do EXEC 1F estava em conformidade com a solicitação,no entanto o espaçamento continuava a diminuir ,estando agora a 2,94Nm,logo em seguida o controlador solicitou que a aeronave que transportava a Primeira Dama Michelle Obama ,abordasse o procedimento de pouso pois estava muito próxima do C-17.

"As novas instruções aos controladores emitidas em 22 de Abril ultimo,exigem que os controladores nos setores de movimentação de voos Presidenciais ,que monitorem via fonia e visual, e por instrumentos ,possam garantir que a separação entre aeronaves ,bem como o controle sejam realizados com total segurança" -diz a FAA.


Fonte:flightglobal

Tornado atinge aeroporto de St Louis nos EUA

Tornado atinge centro dos EUA e fecha aeroporto de Saint Louis

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/04/23/tornado4.jpg


Um Tornado e fortes ventos atingiram o estado de Missouri (centro dos EUA), causando ampla destruição e o fechamento do aeroporto de Saint Louis, que sofreu graves danos, neste sábado(23).



Cinco pessoas foram hospitalizadas na última hora de sexta-feira por ferimentos provocados por pedaços de vidro e escombros no aeroporto internacional Saint Louis-Lambert, onde a tormenta quebrou janelas e portas e virou automóveis, disse um porta-voz do terminal aéreo .

http://www.stlouisinsuranceblog.com/wp-content/uploads/2011/01/tornado.jpg

"Todas as operações aqui estão fechadas hoje e não há atividades de voo até que avaliem os danos e se estime quanto é necessário fazer para que o edifício esteja suficientemente seguro para reiniciar os voos", disse o porta-voz do aeroporto, Jeff Lea.

"Permaneceremos fechados até novo aviso", disse, completando que outras 10 pessoas foram tratadas no local por ferimentos menores.

A tempestade e o aparente tornado atingiram o aeroporto na noite de sexta-feira(22), quando estava abarrotado de centenas de passageiros, o que forçou os funcionários do aeroporto a conduzir os viajantes a áreas mais seguras.

As pistas ficaram cheias de dejetos dispersos, como veículos amassados e sinalizadores destruídos.


O governador do Missouri, Jay Nixon, declarou estado de emergência e as autoridades reportaram alguns feridos e extensos danos em bairros próximos ao aeroporto.

Os bombeiros disseram que 50 casas foram danificadas.

Poderosos tornados atingiram neste mês diversos estados do sul e centro dos Estados Unidos, causando a morte de 44 pessoas.



Fonte:AFP/Videos:;
Associated Press

23/04/2011

The Real Fly Boys

Ases da Primeira Guerra Mundial The Real Fly Boys


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http://api.freebase.com/api/trans/image_thumb/en/charles_nungesser?maxheight=200&maxwidth=150 Charles Eugène Jules Marie Nungesser-(1892-1927)foi um Ás piloto francês e um aventureiro,mais lembrado como um dos rivais de Charles Lindberg. Nungesser era um Ás de renome na França e condecorado como o terceiro maior ás ,por vitórias em combates aéreos durante a Primeira Guerra Mundial.

http://www.luftwaffe39-45.historia.nom.br/richthofen_manfred.jpg Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen- (1892-1918)mais conhecido como o Barão Vermelho, era um piloto de caça alemão a serviço aéreo do Exército Imperial Alemão (Luftstreitkräfte) durante a Primeira Guerra Mundial.

Ele é considerado o Ás-dos-ases da guerra, sendo oficialmente condecorado por 80 vitórias de combates aéreos, mais do que qualquer outro piloto.


http://www.cheminsdememoire.gouv.fr/image/Biographies/GHGuynemer.jpg Georges Guynemer- (1894-desaparecido em 1917)foi o Top dos Ases da aviação para a França durante a Primeira Guerra Mundial,e condecorado como um herói nacional da França na época de sua morte.

http://rlv.zcache.com/captain_rickenbacker_poster-p228916600625333901v751u_152.jpg Frank Lucas Jr.-(1897-1918)foi um Ás da aviação americana, o segundo entre os pilotos do Exército dos EUA ,juntamente com o capitão Eddie Rickenbacker(foto), em número de vitórias aéreas durante a I Guerra Mundial ( à Rickenbacker foi creditado 26 vitórias aéreas , enquanto Lucas teve como pontuação oficial 18 vitórias).

Frank Lucas foi o primeiro piloto a receber a Medalha de Honra.

Luke Air Force Base,é uma Base aérea para treinamento de pilotos instalada desde a Segunda Guerra Mundial que teve seu nome em homenagem ao piloto.

Fonte:Wikipédia/Vídeo:

Lockheed MC-130J Black Shadow II voa pela primeira vez

Lockheed MC-130J Black Shadow II voa pela primeira vez

http://1.bp.blogspot.com/_ugWk-rnkqXM/TKxvS-6bU8I/AAAAAAAAGOA/5Vz9oifazQ4/s1600/Indian_Air_Force_Lockheed_Martin_C-130J_KC-3801_first_flight6b.jpg



O primeiro MC-130J Combat Shadow II para o Comando de Operações Especiais da U.S. Air Force realizou o primeiro voo a partir da unidade da Lockheed Martin em Marietta, Georgia.

Menos de um mês após a cerimônia de apresentação para o cliente AFSOC a aeronave MC-130J inicia uma série de voos de testes antes da entrega para a Base Aérea de Cannon, N.M., em setembro.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/02/5445344634_1911d1039b_b.jpg

A nova aeronave é baseada no avião tanque KC-130J e possui um Avançado Serviço de Vida Útil nas Asas, um Avançado Sistema de Movimentação de Carga, um receptáculo universal de reabstecimento aéreo, geradores de energia mais potentes, um sensore infravermelho/elero-óptico e estações de operadores de sistemas de combate na cabine de comando.

A produção em linha dessa configuração reduziu os custos e riscos, e totalmente apoiou a exigência da Capacidade Operacional Inicial com data de 2012.

A Lockheed Martin foi contratada para fabricar 15 aeronaves MC-130Js que vai substituir a atual frota já antiga.

A Força Aérea dos EUA está autorizada a adquirir até 20 aeronaves MC-130Js contra uma requisição aprovada de 37 aeronaves.


Fonte:Cavok/Videos:;-Via: Youtube.com/fotos:bangaloreaviation;Cavok

EUA confirmam primeiro ataque com avião não-tripulado na Líbia

EUA confirmam primeiro ataque com avião não-tripulado na Líbia

http://www.aviationspectator.com/files/images/MQ-1-Predator-UAS-73.jpg

Aviões Predator podem localizar e destruir pequenos alvos a quilômetros de distância.


As Forças Armadas dos Estados Unidos confirmaram neste sábado que realizaram o primeiro bombardeio com aviões não-tripulados Predator na Líbia, como parte das operações da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no país.




Militares americanos não deram mais detalhes a respeito do ataque deste sábado.

Os Estados Unidos esperam que o uso destes aparelhos possa reduzir o número de civis mortes, por serem mais eficientes e precisos do que os caças convencionais.

A coalizão internacional realiza bombardeios na Líbia contra as forças do regime do coronel Muamar Khadafi, em cumprimento à resolução do Conselho de Segurança da ONU, aprovada em março, que autorizou ataques no país para proteger os civis.

Os aviões Predator têm a capacidade de localizar e destruir pequenos alvos a quilômetros de distância, sendo ideais para ações em áreas urbanas e povoadas. Estas aeronaves já foram utilizadas no Paquistão e no Afeganistão.

Especialistas dizem que o uso destas aeronaves nos bombardeios é sinal de um maior envolvimento dos americanos na Líbia, depois de terem entregue o comando das operações à Otan.

Tribos

O vice-chanceler líbio, Khaled Kaim, indicou neste sábado que tribos leais a Khadafi poderão assumir o lugar do Exército e combater os rebeldes na cidade portuária de Misrata, no oeste do país, caso os militares não tenham sucesso em sua ofensiva.

Misrata vem sendo fortemente atacada pelas forças de Khadafi há semanas. Agências de ajuda afirmam que a cidade já enfrenta uma crise humanitária. Grupos de direitos humanos estimam que mais de mil pessoas já tenham morrido nos combates.

'Foi colocado um ultimato para o Exército líbio. Se ele não resolver o problema em Misrata, então o povo da região (...) tomará a iniciativa', disse o vice-chanceler.

Segundo o vice-chanceler, as tribos reclamam que as vidas de seus integrantes estão prejudicadas devido aos combates em Misrata, que interromperam o tráfego na principal estrada costeira da região e impedem o comércio.

De acordo com Kaim, as tribos tentariam primeiramente persuadir os rebeldes a deixar suas armas, mas caso isto não funcione, eles deverão agir. Nesta situação, os militares ficariam onde estão, disse o vice-chanceler.

No entanto, o coronel Ahmed Bani, porta-voz militar dos insurgentes na cidade de Benghazi, disse que Khadafi está 'jogando'.

'Ele não é estúpido e não vai permitir que as suas forças deixem Misrata', disse Bani, de acordo com o correspondente da BBC em Benghazi Peter Biles.

O editor de Oriente Médio da BBC, Jeremy Bowen, que está em Trípoli, afirma que, segundo o regime, a razão pela qual Khadafi está relativamente seguro no oeste líbio é que as principais tribos - que possuem muito poder e influência no país - estão do seu lado.

No entanto, o governo já usou a perspectiva de uma guerra civil tribal como um aviso aos líderes rebeldes e à Otan. Assim, segundo Bowen, é possível que o vice-chanceler estivesse não fazendo uma ameaça, mas sim retratando a realidade da situação das tribos.

O regime está se vendo cada vez mais isolado e está torcendo para algum tipo de solução diplomática, afirma o editor da BBC.



Trípoli

Enquanto isso, as forças da Otan realizaram mais bombardeios em Trípoli neste sábado.

O governo líbio afirma que três pessoas morreram nos ataques.

Jornalistas estrangeiros foram levados por representantes do regime a um bunker de concreto que sofreu dois ataques, próximo ao complexo de Bab al-Azizia, principal centro de proteção de Khadafi na capital. Autoridades afirmam que a área possui civis.


Fonte:BBC Brasil-via G1/Videos:G1;

Al Jazeera

Situação dos aeroportos abre debate sobre concessão ou privatização

Situação dos aeroportos abre debate sobre concessão ou privatização


http://danirodriguesphoto.blog.com/wp-content/themes/dailyedition/thumb.php?src=/blogs.dir/2677200/files/2010/04/15.jpg&w=560&h=180&zc=1&q=90


Especialistas em aviação divergem se a concessão ou a privatização são as melhores opções para os aeroportos brasileiros.

Em Lima, capital do Peru, o melhor terminal da cidade é gerido por iniciativa privada e pode servir de exemplo para o Brasil




Assista também as outras repotagens da série Aeroportos a Utima Parada http://www.marinedepo.com/click_here_button.gif





Fonte:G1.com/Video Reportagem :Arnaldo Jabor

22/04/2011

Forgotten Aircraft - Fairchild XC-120 Packplane

Esta Semana iniciaremos uma nova Série-Aeronaves Esquecidas

Contaremos uma breve história de aeronaves que não fizeram tanto sucesso ,porém deixaram seu nome na História da Aviação.

Vamos começar com o Fairchild XC-120 Packplane.

http://www.jalopnik.com.br/wp-content/uploads/2010/12/Contesini/xc-120_packplane_composite_0.jpg

Na verdade o XC-120 foi uma versão do C-119B que a USAF havia solicitado para operações de transporte de carga .

http://www.bermuda-triangle.org/assets/images/C-119.jpg
C-119B USAF


O XC-120 era uma conversão do C119B para atender uma exigência da USAF para uma aeronave de transporte de conversão rápida com uma fuselagem destacável.


http://www.aerofiles.com/fair-xc120.jpg

Com asas altas e superfície da cauda combinando com uma nova fuselagem eleveda ,tendo sua parte inferior totalmente plana para comportar um compartimento de carga totalmente destacável,que poderia ser incorporado a fuselagem do avião,possuia o convés de voo na parte superior, e o compartimento de carga poderia ser acoplado na parte inferior da aeronave,deixando o avião pronto para decolar em relativamente pouco tempo.


Três tipos de compartimento foram propostos: um para transporte de tropas e ação de paraquedistas, um somente para cargas e outro que poderia ser lançado durante o voo com ajuda de paraquedas.


O XC-120 podia voar com ou sem o compartimento de carga,cujo projeto poderia ter diversas configurações de compartimentos para diferentes tipos de operações militares.

Seu primeiro voo se deu em 11 de Agosto de 1950 ,porém não conseguiu nenhuma contrato de produção para avaliação militar.



Fonte:-via Youtube.com

Hubble celebra 21 anos com imagem de colisão galáctica

Hubble celebra 21 anos com imagem de colisão galáctica


http://i0.ig.com/fw/4l/67/no/4l67novhf638i6cyqa5h7ea6f.jpg

O telescópio foi levado à órbita da Terra em 20 de abril de 1990, pelo ônibus espacial Discovery


Para festejar os 21 anos da chegada do Telescópio Espacial Hubble ao espaço, astrônomos apontaram o observatório para um grupo especialmente fotogênico de galáxias, chamado Arp 273.

A maior das duas galáxias espirais do grupo, UGC 1810, tem seu disco distorcido pela atração gravitacional da irmã menor, UGC 1813.

A faixa de brilhantes azuis na margem direita da imagem é formado pela luz combinada de aglomerados de estrelas jovens, que brilham intensamente em luz ultravioleta.

  • A galáxia menor, que aparece com a borda voltada para o observador, mostra sinais de intensa formação de estrelas em seu núcleo.
  • A galáxia maior tem cerca de cinco vezes a massa de sua companheira. O conjunto Arp 273 fica na constelação de Andrômeda e se encontra a cerca de 300 milhões de anos-luz da Terra.

O Hubble foi levado ao espaço em 20 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery.


Fonte:Ultimo Segundo/Video:;-Via:Youtube.com

EUA iniciam uso de aviões não-tripulados na Líbia

EUA iniciam uso de aviões não-tripulados na Líbia

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WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos estão começando a usar aviões não-tripulados armados na Líbia, tendo como alvo as forças do líder Muammar Gaddafi, depois que o presidente norte-americano, Barack Obama, aprovou o uso das aeronaves, disse o secretário de Defesa dos EUA, Robert Gates, na quinta-feira.


Os aviões não-tripulados --que já são usados contra alvos militares na fronteira do Paquistão com o Afeganistão-- permitirão ataques mais precisos contra as forças de Gaddafi, disse Gates a jornalistas em entrevista coletiva.


O governo da Líbia disse que a decisão dos Estados Unidos de enviar avioes não-tripulados para o país como parte das operações da Otan causará mais mortes de civis.

O vice-ministro das Relações Exteriores líbio, Khaled Kaim, disse em entrevista à BBC que mais ataques aéreos irão minar quaisquer argumentos por parte da Otan e dos Estados Unidos de que a operação militar no país representa um apoio à democracia na Líbia.

De acordo com Kaim, os aviões não-tripulados ''irão matar mais civis e isso é muito triste. Eles afirmam que estão apoiando a democracia. Apoiar a democracia, penso eu, é ajudar as pessoas a se sentarem juntas e conversarem juntas sobre o futuro''.

O vice-ministro líbio acrescentou ainda que ''cabe aos líbios escolher seu futuro'' e que isso não se dará com ''o envio de mais armamentos ou com a realização de mais ataques aéreos ou mais dinheiro e armamentos aos rebeldes. Creio que o que eles estão fazendo é antidemocrático e ilegítimo. Eu espero que eles revejam essa decisão.''

O secretário de Defesa americano, Robert Gates, comentou que os aviões não-tripulados Predator, armados com mísseis, teriam condições de atingir alvos militares do regime líbio de forma mais eficaz.

Gates negou que o envio dos aviões represente um aumento do envolvimento americano na Líbia.

Autorização

O secretário de Defesa afirmou que a autorização para o uso dos aviões Predator já foi dada pelo presidente Barack Obama.

“O presidente disse que, onde temos algumas capacidades únicas, ele está disposto a usá-las”, disse Gates, em entrevista à imprensa.

“E na verdade ele aprovou o uso de aviões Predator armados, e eu acho que hoje será a sua primeira missão”, afirmou.

O secretário de Defesa disse que a decisão de usar os aviões na Líbia se deve “à situação humanitária” no país e dará “precisão” às ações americanas.

Segundo Gates, o envio dos aviões à Líbia representa uma “modesta contribuição” dos Estados Unidos aos esforços da comunidade internacional.

Os Estados Unidos participam dos esforços coordenados pela Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), em apoio aos rebeldes que lutam contra o regime do líder líbio, Muamar Khadafi.

A ação militar na Líbia foi autorizada no mês passado por uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, com o objetivo de proteger os civis de ataques das forças leais a Khadafi.


Os rebeldes controlam parte do leste do país, mas as forças de Khadafi dominam boa parte do oeste e a capital, Trípoli.

Nesta quinta-feira, os rebeldes assumiram o controle de um posto na fronteira com a Tunísia, em uma ação considerada um raro avanço contra as tropas leais a Khadafi no oeste do país.



Fonte:Reuters;BBC Brasil/Videos Reportagem :,

Al Jazeera

-via:Youtube.com

21/04/2011

EUA enviarão UCAV -Fire Scout para sua primeira missão baseada em terra

EUA enviarão UCAV -Fire Scout para sua primeira missão baseada em terra


http://en.valka.cz/files/firescout_419.jpg

Os veículos aéreos não-tripulados Fire Scout da U.S. Navy estão prestes a começar a sua primeira missão baseada em terra para Comando Central dos EUA neste mês.

O reforço de Fire Scout está sendo liderado pela Marinha e pelo programa escritório de Sistemas Multi-Missões Táticos Aéreos Não-Tripulados do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, PMA-266, em Patuxent River, Maryland Em resposta a uma exigência de necessidades urgentes do setor de Inteligência do Departamento de Defesa, Fiscalização e Força-Tarefa de reconhecimento, a equipe rapidamente modificou, testou e verificou o sistema Fire Scout para ajustar as operações terrestres e as condições ambientais exigentes no CENTCOM.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/04/thumb_KRS_0354_1.jpg

Uma equipe conjunta de militares, funcionários civis e contratados carregaram as cerca de 90.000 libras de equipamentos, incluindo três aeronaves, duas estações de controle do solo (GCS) e hardware associado, em aeronaves C-5 e C-17 da Força Aérea dos EUA.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/04/thumb_PNO_FIRESCOUT_110330_MP_048_1.jpg

O C-5 partiu com o GCS e o equipamento no dia 08 de abril, e o C-17 partiu no dia 13 abril, com três veículos aéreos.

Os Fire Scouts vão oferecer centenas de horas de vídeo em movimento no teatro de combate em apoio ao Exército dos EUA e as forças da coalizão durante a sua implantação que deve durar um ano. O sistema será operado por pessoal contratado.


http://www.murdoconline.net/wordpress/wp-content/uploads/2009/10/fire-scout-and-gcs.jpg

O primeiro vôo do Fire Scout em CENTCOM está prevista para este mês.

O sistema também está implantado, a bordo do USS Halyburton (FFG 40) registrando mais de 200 horas de vôo de apoio à assistência humanitária e missões de combate à pirataria.



Fonte:Cavok/Video:Youtube.com

Avião de pequeno porte cai em Manaus

Avião de pequeno porte cai em Manaus vitimando sete passageiros

http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/04/21/aviaomanaus.jpg


Segundo informações da Infraero, sete pessoas morreram.

Avião da Amazonaves decolou com destino a Santarém (PA).


Um avião de pequeno porte caiu logo após a decolagem no aeroporto de Manaus, no início da tarde desta quinta-feira (21), segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Sete pessoas que estavam a bordo da aeronave morreram.

O acidente ocorreu por volta de 14h50 (horário local). Segundo a Infraero, a aeronave caiu de bico no gramado da lateral da pista.

O aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens até as 15h25 (horário local).

Ainda de acordo com a Infraero, o acidente não provocou cancelamentos ou atrasos de voos. As operações ocorrem normalmente.

O avião, que pertence à empresa Amazonaves, seguia para a cidade de Santarém (PA). Entre as vítimas estão o dono da aeronave e um menino de 12 anos. O adolescente levava um cachorro, que também não sobreviveu.

Técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos já estão no aeroporto e analisam os destroços da aeronave.

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas.

Fonte:G1/foto:planepictures.net

Brasil e Russia estudam produzir em conjunto carros blindados para a Polícia

Brasil e Rússia estudam produzir em conjunto carros blindados para a Polícia


http://www.snariad.ru/wp-content/gallery/auto_tigr3/_12.png

A empresa exportadora de armas Rosoboronexport informou que estão em conversações com o governo Brasileiro para a criação de uma Joint Venture para a fabricação de viaturas blindados leves para a polícia.




O GAZ-2330 TIGR fabricado pela AMZ(Russia's Arzamas machinery plant),foi exibido na LAAD 2011,que terminou no dia 15 de Abril .

"A produção licenciada e montagem de uma linha de produção de alguns veículos blindados leves e armas de pequeno porte estão evolvidos em um ponto crucial na evolução de uma cooperação tecno-militar entre a Rússia e os Países Latino Americanos"-informou a Rosoboronexport .

http://en.rian.ru/images/16347/62/163476249.jpg

A Rússia ,segundo maior exportador de armas depois dos Estados Unidos ,vendeu 8,6 bilhões de Dólares em armamentos.

A Rosoboronexport estabeleceu laços mutuamente benéficos no comércio de armas com a Argentina ,Venezuela ,Brasil,Colômbia,Uruguai e Equador,através de um esforço de marketing ativo.

Estes Países ma
nifestaram interesse em aquisição de Sistemas de Defesa Aérea ,radares,Aeronaves de combate,helicópteros,e armas leves.




Fonte:RIA NOVOSTI

Novo Boeing 777 da Air France debuta no Rio de Janeiro

Air France traz para o Rio o seu mais novo Boeing 777


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBZncmWqUCZAlkT83BTgP-OQGCloayaFVN68W-iBgVOjXusvHTQcB86ubZaeYB5xwwgfG_XCGBKXc91tBMmviZxwCrfCaiqoPC9O9IGqc6YMbXu_dl2m1B2jGlcyBgIjLqmKu5sf-yi7h6/s1600/b777afn.jpg

A nova Classe Executiva da Companhia também estará disponível para os cariocas.

A Air France opera voos entre Paris e Rio de Janeiro, ininterruptamente, há quase 60 anos – é uma das rotas mais antigas da Companhia.

Atualmente, a companhia aérea liga a Cidade Maravilhosa à Cidade Luz com dois voos diários.

Reafirmando seu constante investimento no Brasil e no mercado carioca, a Air France traz o seu mais novo Boeing 777-300 para operar um de seus voos diários entre as duas cidades.

Esta aeronave disponibiliza também ao mercado carioca a mais recente novidade em produtos e serviços da Air France: sua nova Classe Executiva, que agrega 27% mais espaço para seus passageiros.

Foram investidos 110 milhões de Euros em três anos neste novo projeto. A poltrona desenvolvida especialmente para atender aos anseios de seus clientes oferece um novo assento em estrutura fixa que garante mais privacidade e se transforma em uma cama plana de 2m de comprimento e 61cm de largura.

Os controles do assento e de outras funções foram simplificados, ficando mais intuitivos; espaço extra para bagagem foi adicionado, assim como uma tela maior, touch screen, de 15 polegadas em formato 16:9. Fone de ouvido redutor de ruídos, travesseiro de penas antialérgico, cobertor de lã pura, nécessaire e novos cardápios de sofisticados pratos e bebidas, privilegiando uma verdadeira experiência gourmet, também fazem parte da renovada Executiva. Passageiros desta classe têm ainda acesso a quase 500 salas VIP, inclusive no Rio e em São Paulo.

O novo Boeing 777-300 da Air France para o Rio de Janeiro conta com 42 assentos na classe Executiva, 24 na Premium Voyageur (classe que combina elementos da Classe Executiva a tarifas acessíveis) e 317 na Voyageur (Econômica), totalizando 383 lugares. As poltronas de todas as classes passaram por melhorias que garantem maior conforto e cada passageiro tem sua tela de vídeo individual, com inúmeras escolhas on-demand de programas de TV, filmes, músicas e jogos.

Dois bares na Classe Executiva e dois na Econômica que funcionam durante todo o voo estão disponíveis, oferecendo bebidas e aperitivos a qualquer hora, além de uma área para esticar as pernas e bater um papo, sem incomodar os outros passageiros.

Apresentando as mais avançadas tecnologias e motores de última geração, o novo Boeing 777-300 tem o melhor desempenho energético e ambiental de sua classe, Seu consumo de combustível é 20% menor que o do Boeing 747, resultando em uma redução das emissões de CO2.

A partir do dia 24 de abril, o novo Boeing 777-300 da Air France entra em operação, diariamente. A saída de Paris, como voo número AF442, acontece às 23h20, chegando ao Rio às 5h20 do dia seguinte (hora local). O voo AF443 tem saída do Rio às 16h20, chegando a Paris às 8h do dia seguinte (hora local).

O outro voo diário Rio-Paris-Rio continua sendo operado pela moderna aeronave A330, com 40 assentos na Classe Executiva, 21 na classe Premium Voyageur e 147 na Econômica.

O voo AF 445 sai do Rio às 19h e chega a Paris às 11h15 do dia seguinte (hora local). O voo AF444 sai de Paris às 10h30 e chega ao Rio às 17h do mesmo dia (hora local).

Alguns números globais sobre os passageiros da nova Classe Executiva da Air France: 90% aprovaram o conforto da nova poltrona |92% disseram que recomendariam a Classe Executiva da Air France |64% disseram que a nova poltrona é melhor que a da concorrência |73% são homens |70% viajam a trabalho | Mais de 50% vão a Paris para voos de conexão| 80% têm idade entre 30 e 60 anos.

.[Central de Reservas Air France:| Capitais e regiões metropolitanas: 4003-9955 | Demais localidades: 0800 888 9955 | Call center do Programa de Fidelidade Flying Blue: 0800 891 8640].


Fonte:Portal Fator Brasil

Robô submarino buscará destroços do voo 477

Robô submarino buscará destroços do voo 477


Um robô que será usado na nova fase de buscas pelos destroços do avião da Air France acidentado em 2009 poderá descer a 6,4 mil metros de profundidade.

Segundo explicou à BBC um especialista da empresa americana que fabrica o modelo, o veículo submarino é uma versão melhorada do usado anteriormente, que podia descer 6 mil metros abaixo da superfície.

Segundo o especialista Tim Weller, da Phoenix International, o equipamento tem câmeras digitais para filmagem e faróis para iluminar uma distância de quase 15 metros.

Uma vez que os destroços são encontrados, o veículo engancha correntes nos restos e amarra cabos para levantar o material para a superfície.

As novas buscas serão retomadas quase dois anos após o acidente com o Airbus que caiu em 31 de maio de 2009 na costa brasileira, matando 228 passageiros.

O especialista da Phoenix International, Tim Weller

Especialista apresenta veículo que pode descer a 6,4 mil metros

Mais pedaços do avião que podem ajudar os investigadores a elucidar a sequência fatal de acontecimentos foram encontrados neste mês.

Mas as peças cruciais, os registradores de voo ou caixas pretas, ainda não foram recuperadas, e especialistas dizem que não há garantias de que possam ser lidas caso sejam encontradas após tanto tempo no mar.


Fonte:BBC Brasil

JetBlue receberá menos aviões da Embraer em 2013

JetBlue receberá menos aviões da Embraer em 2013

http://www.boston.com/travel/blog/Embraer_190_JetBlue_Clouds.jpg

A companhia aérea norte-americana JetBlue informou nesta quinta-feira que receberá cinco aviões da Embraer em 2013, dentro de seu plano de frota, dois a menos do que o estimado anteriormente.

Para 2011, a JetBlue prevê receber um Embraer 190 --de 100 passageiros-- neste segundo trimestre, outras duas unidades no terceiro e mais uma no quarto trimestre.

A JetBlue encerrou março com 118 aviões A320 da Airbus e 46 jatos Embraer 190 em sua frota. Há 104 aviões a serem recebidos da Airbus e da Embraer, com entregas programadas até 2018, além de opção de compra de mais 73 aeronaves, segundo a JetBlue.



Fonte:Reuters-via:Folha.com

Webjet promete descontos de até 95% até segunda

Webjet promete descontos de até 95% até segunda

http://promocaoaerea.com/wp-content/uploads/2010/05/webjet-e1274627403121.jpg


A partir de hoje até as 6h de segunda (25) a Webjet oferece descontos de até 95% sobre o valor integral de suas tarifas.

A ação é válida para todos os destinos oferecidos pela companhia para voos de 27 de abril a 21 de junho. O número de assentos por voo é limitado.

No site da Webjet é possível fazer a compra a vista, com cartão de débito, via boleto bancário, ou em qualquer cartão de crédito, em até seis vezes sem juros.

Nas lojas dos aeroportos é possível ainda fazer um financiamento em até 12 vezes, com cheque, por meio do Banco Fibra.

E até o dia 24 de abril, é possível comprar passagens com pagamento em até dez vezes sem juros utilizando o cartão Mastercard.

A ação Super Páscoa é válida para parcelas mínimas de R$ 19,90.

“É importante ressaltar que preço baixo é a política da Webjet, é a nossa vocação”, ratifica Fábio Godinho, presidente da Webjet, que também está animado em ver a companhia como "a empresa mais eficiente e pontual do setor em 2011".

Para mais informações, acesse www.webjet.com.br.


Fonte:Panrotas-por:Artur Luiz Andrade