15/02/2011

Primeiro Veterano da 2ª Guerra Mundial volta voar

Video - Primeiro Veterano da 2ª Guerra Mundial volta voar em um B-17 .



De dentro de um B-17 pela primeira vez após 67 anos

Durante a Guerra -agora aos noventa anos ,Norbert Swierz ,foi derrubado. A diferença desta vez diz o Senhor Swierz ,é que ,ninguém esta atirando contra ele.





Video:AssociatedPress-via Youtube

14/02/2011

FX2-Jobim nega desprestígio com Dilma

FX2-Jobim nega desprestígio com Dilma e diz que vai negociar caças

O ministro Nelson Jobim (Defesa) negou estar desprestigiado no governo Dilma Rousseff e afirmou nesta segunda-feira que vai participar da compra dos novos caças da FAB (Força Aérea Brasileira).

Ele negou também que o governo brasileiro tenha suspendido a negociação, o que chamou de "invenção" da imprensa.

A presidente Dilma decidiu adiar a decisão da compra dos novos caças para o final do ano por causa do aperto fiscal.

O governo anunciou corte no Orçamento deste ano de R$ 50 bilhões.

Dilma, também, optou por consultar outras pessoas sobre a negociação, entregando documentos referentes à compra ao ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento), seu amigo.

Sobre um suposto mal-estar com Dilma, Jobim disse que essas informação são plantadas por "lobistas" e negou ter mandado recado para a presidente.

"Minha relação com ela está ótima. Se estivesse desprestigiado não estaria aqui [em viagem oficial a Buenos Aires]. Não mando recado, no Rio Grande não é assim."

O ministro disse que vai se reunir com a presidente, amanhã em Brasília, para tratar de vários assuntos, como a compra dos novos caças da FAB.

Ele também afirmou que desconhece a participação de Fernando Pimentel na negociação, como pediu Dilma. "Perguntei ao Pimentel e ele disse que não foi escolhido e que não recebeu nada."

Ministro da Defesa de Lula, Jobim continuou no cargo no governo Dilma. Ele está em Buenos Aires para a assinatura de acordos bilaterais com seu equivalente argentino.


NOTA do BLOG: Este "Ministro" é quem esta jogando,pois já provou que não tem competência para lidar com assuntos técnicos ,muito menos em negociações de tamanha importância.

Este mesmo "Ministro" entrou no governo Lula para resolver o problema do apagão aéreo e até agora o que soube fazer ,foi bancar o general das Forças Armadas e passear pela amazônia vendo onça pintada.

Mais uma vez devemos lembrar que assunto de Soberania é com as Forças Armadas ,assunto técnico não é para político resolver ,e devemos lembrar a este Senhor que o comandante supremo das Forças Armadas não é ele e sim nossa Presidente eleita.

Esta mais doque claro o desgaste por parte deste "Ministro" oriundo do governo passado e como a Presidente já percebeu ,é mais um abacaxi que o ex-presidente Lula deixou em suas mão .


Fonte:A Folha -por:LUCAS FERRAZ

Liminar suspende restrições no Santos Dumont

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Previstas para entrar em vigor esta semana, as restrições do número de pousos e decolagens e do horário de funcionamento do aeroporto Santos Dumont, no Rio, foram suspensas por uma liminar obtida pela Infraero na Justiça Federal.

Em dezembro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) concedeu licença de operação para o aeroporto proibindo a operação de voos antes das 6 horas e depois das 22h30.

Na decisão, o juiz Marcello Enes Figueira afirma que a delimitação da quantidade de voos é competência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e não do órgão ambiental.

http://exame.abril.com.br/assets/pictures/19411/size_590_voo-tam-rj-nova.jpg?1290531050

Chegada ao Santos Dumont -abaixo o Aterro do Flamengo

O Inea havia determinado que o número de partidas e chegadas por hora fosse reduzido de 23 para 14 entre 6 horas e 8 horas e das 20 horas às 22h30, desagradando as companhias aéreas e a Infraero.

Se as limitações fossem efetivadas, muitos voos teriam de ser redirecionados para o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), localizado na Ilha do Governador, a 20 quilômetros do centro da cidade.

A determinação de cortar a quantidade de voos foi motivada por uma escalada no número de reclamações de moradores de oito bairros - Santa Teresa, Catete, Flamengo, Botafogo, Glória, Laranjeiras, Urca e centro - incomodados com os ruídos decorrentes da movimentação das aeronaves.

Um relatório do Inea mostrou que cerca de 30% dos pousos e decolagens estavam sendo operados pela rota que passa pelo espaço aéreo dessas áreas.

A recomendação, entretanto, é de que esse trajeto seja utilizado apenas em casos extraordinários.

Segundo o diretor técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), comandante Ronaldo Jenkins, as companhias já definiram rotas alternativas para resolver o problema.

A previsão é de que a mudança de trajeto seja feita em junho.


"O planejamento está pronto e aprovado pelas empresas, que o testaram em simuladores de voo. Mas isso demanda tempo para ser implementado, pois mexe com mais de 200 procedimentos de voo no terminal do Rio", explica.

Com operações antes restritas a ponte aérea Rio-São Paulo, táxis aéreos e jatos executivos, o aeroporto Santos Dumont, localizado na região central do Rio, começou a receber voos nacionais de longa distância em 2009 por decisão da Anac. Na época, o governador Sérgio Cabral criticou duramente a agência reguladora e ameaçou retaliações, justificando que a medida esvaziaria o Galeão. No fim, o governo acabou acatando a determinação da Anac.

Fonte: Último Segundo-via Geopolítica/fotos:riodejaneiroaqui,exame

Piloto da US Navy faz seu primeiro voo em um F-35C





Piloto da US Navy faz seu primeiro voo em um F-35C




Após uma série de intensivos treinamentos no solo e em simuladores, o Tenente Coronel Eric “Magic” Buus, da U.S. Navy (Marinha dos EUA), realizou o primeiro voo num caça embarcado F-35C da Lockheed no dia 3 de fevereiro de 2011.


O Tenente “Magic” voou o caça F-35C por aproximadamente duas horas.

O primeiro voo de Buss no CF-1 serviu para checar as funções do sistemas do ‘flutter’, o qual ajuda a medir as cargas estruturais da célula durante as várias manobras em voo.

“O voo foi muito agradável e terminou sem nenhum problema,” disse Buus. “Eu estou muito feliz por fazer parte desse programa, e isso é um testemunho para os engenheiros e projetistas que esta aeronave voe tão bem. Eu estou buscando conseguir mais algumas horas, ajudando a equipe a resolver testes pontuais, e entregar a aeronave aos combatentes. Eu acredito que a frota vai adorar essa aeronave.”


“Essa é uma grande etapa para a Marinha e para aviação naval,” disse o Vice Almirante David Architzel, Comandante do Comando de Sistemas de Aviação Naval. “Ter um piloto de testes da Marinha dos EUA voando o futuro da frota é um testamento do conjunto de habilidades únicas oferecidos para os nossos pilotos de testes aqui em Pax River.”

A interface do piloto e dos controles de voo do F-35 foi projetada para reduzir a carga de trabalho durante a automação e integração, permitindo que o piloto esteja focado no combate.

Para os novos pilotos da U.S. Navy e do U.S. Marine Corps na Estação Naval de Patuxent River, avançados simuladores de voo oferecem aos pilotos de testes a habilidade de completar seu primeiro voo solo no F-35, primeiro para a aviação naval, e depois para o padrão de treinamento de toda frota de F-35.


O caça naval F-35C distingue dos modelos F-35A e F-35B com sua maior superfície alar e pelo trem de pouso reforçado para maios controle nas operações exigidas a bordo dos porta-aviões.

Coincidentemente o voo ocorreu quase junto ao evento que começou nesse sábado, dia 12, em San Diego, com a celebração do Centenário da Aviação Naval dos EUA.




Fonte:Cavok/Video:NAVAIRSYSCOM-via Youtube.com

celebrações do Centenário da Aviação Naval do EUA

Abertura das celebrações do Centenário da Aviação Naval do EUA

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A U.S. Navy iniciou nesse final de semana, nos dias 12 e 13 de fevereiro, o período de um ano onde a nação norte americana celebrará e comemorará o centenário da Aviação Naval dos EUA. A Estação Naval de North Island, em San Diego, na California, foi o local escolhido para o início das celebrações.


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Durante o final semana, o Esquadrão de Demonstração Aérea da U.S. Navy, os Blue Angels, lideraram o “Desfile em Voo” que incluiu aeronaves desde a Segunda Guerra Mundial até os caças, aeronaves de ataque e de transporte dos dias atuais.

Três eventos importantes para história da U.S. Navy também foram realizados nessas duas últimas semanas: o primeiro pouso num porta-aviões da aeronave E-2D Advanced Hawkeye, o primeiro voo do X-47B UCAV, e o primeiro voo de um piloto de testes da Marinha dos EUA a bordo do F-35C.


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No dia 3 de fevereiro, o primeiro Northrop Grumman E-2D Advanced Hawkeye AEW com sucesso pousou no convés de voo do porta-aviões USS Harry S. Truman.

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O mais novo Hawkeye representa uma grande mudança de como a Marinha dos EUA conduzirá o controle e comando do gerenciamento de batalha no futuro.

Ainda no mesmo dia, em Patuxent River, o piloto de testes da U.S. Navy, Tenente Coronel Eric “Magic” Buus, voou pela primeira vez com a versão embarcada do JSF, o Lockheed Martin F-35C Lightning II, que será o mais moderno caça e o primeiro com capacidade stealth a operar a bordo dos porta-aviões da Marinha norte americana.

E no dia 4 de fevereiro, a U.S. Navy e a Northrop Grumman conduziram o primeiro voo do Sistema Aérea de Combate Não-Tripulado de Demonstração (UCAV-D) X-47B, a partir da Base Aérea de Edwards, California.

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O X-47B será a primeira aeronave não tripulada do tamanho de um caça a decolar e pousar de porta-aviões.

As festividades do Centenário da Aviação Naval dos EUA incluiram uma exposição estática na Estação Naval de North Island e um desfile sobre a Baía de San Diego, onde cerca de 190 aeronaves contaram a história da aviação naval.

Juntamente com os Blue Angels liderando o desfile, cerca de 30 aeronaves históricas voaram juntas.]



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Dentre as aeronaves na exposição estáticas, estavam os modelos não tripulados X-47B UCAS-D, RQ-4A Broad Area Maritime Surveillance Demonstrator (BAMS-D), e MQ-8B Fire Scout, bem como as aeronaves tripuladas E-2C Hawkeye, C-40 Clipper, E-6B Mercury, E-3B Viking, LC-130 Hercules, C-2A Greyhound, F-5E Tiger II, F-16N Falcon, P-3C Orion, F/A-18F Super Hornet, F/A-18C Hornet, EA-18G Growler, EA-6B Prowler, T-38 Talon, TBM Avenger e o HU-16 Albatross.


Fonte:Cavok/Videos:USNavyVisualNews;TallSky-Via Youtube.com

Projeto LEI engavetado

1 MINUTO DE SILÊNCIO!




Deputados Federais mostraram a cara e não votaram o projeto de lei FICHA LIMPA

Para quem não sabe foi rejeitada a votação, na Ordem do Dia da Câmara Federal, o Projeto de Lei FICHA LIMPA, que impede a candidatura a qualquer cargo eletivo, de pessoas condenadas em primeira ou única instância ou por meio de denúncia recebida em tribunal – no caso de políticos com foro privilegiado – em virtude de crimes graves, como: racismo, homicídio, estupro,homofobia, tráfico de drogas e desvio de verbas públicas..

A IMPRENSA FOI CENSURADA E ESTÁ IMPEDIDA DE DIVULGAR ! PORTANTO, VAMOS USAR A INTERNET, PARA DAR CONHECIMENTO AOS OUTROS 198.000.000 DE BRASILEIROS QUE OS DEPUTADOS FEDERAIS TRAÍRAM O POVO!

747-800 a Nova geração do famoso Jumbo

Boeing lança novo jumbo 40 anos após chegada do 747

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A Boeing lançou no domingo (13) um novo jumbo, esperando reviver o glamour do nascimento do modelo 747 de 40 anos atrás e usar isso para acelerar suas vendas.

O 747-8 Intercontinetal terá capacidade para 467 passageiros, 51 a mais que a versão atual do jato, e vai consumir menos combustível, afirmou a fabricante.

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"De todos os aviões que nós já construímos, há um que é mais identificado com a Boeing que qualquer outro, e é o 747", disse James Albaugh, diretor da unidade de aviões comerciais da Boeing. Ele apresentou o aparelho para uma multidão de quase 10 mil funcionários da Boeing, familiares e um grupo de notáveis da indústria.

O evento ocorreu no mesmo hangar da fábrica da Boeing em Everett, próxima de Seattle, que apresentou o primeiro jumbo da empresa em 1968.

Joe Sutter, engenheiro-chefe do jumbo original da Boeing e conhecido como "pai do 747" estava presente.

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O novo avião, pintado de vermelho e branco ante o azul costumeiro da Boeing, foi lançado quase 42 anos depois do voo inicial do 747, que se tornou o jato de passageiros mais conhecido do mundo e transformou a indústria global de viagens.

O evento marcou a primeira aparição do modelo radicalmente diferente da primeira versão do jumbo, com cabine de dois andares e 69 metros de envergadura.

O 747 perdeu sua coroa de maior jato comercial do mundo quando a Airbus lançou em 2005 o A380, um superjumbo com 525 assentos.

Mas o modelo da Boeing, com 19 pés mais longo que seus predecessores, será o mais comprido.

O 747-8, com preço de tabela de 317,5 milhões de dólares, também tem novas asas, uma nova cauda, motores de ponta e nova cabine que tornam o modelo, segundo a revista especializada Flight International, "irreconhecível em relação ao primeiro jumbo".

Entretanto, o grande ainda não é bonito para as vendas da Boeing.

Apesar das expectativas da empresa de assegurar mais tempo de vida para a família 747, a Boeing até agora conseguiu 33 encomendas da versão 747-8 para passageiros, incluindo pedidos feitos pelas empresas Lufthansa e Korean Air Lines.

A primeira entrega será para um cliente VIP não identificado, e não para uma companhia aérea, no final deste ano.

Mas a Boeing afirmou que está confiante de que vai conseguir novos pedidos quando o avião entrar em serviço.



Fonte:REUTERS/fotos:Boeing/Video:DaDailyBread-via Youtube.com

Resgate de dois reféns das Farc é adiado

Resgate de dois reféns das Farc é adiado
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Helicópteros brasileiros estão auxiliando na operação de resgate

O resgate de dois reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foi suspenso, neste domingo, pouco depois do início da missão que conta com a ajuda do Brasil.

Até a noite de domingo, o governo não havia explicado porque não foi possível libertar, como planejado, o major da polícia Guillermo Solórzano, de 34 anos, e o cabo do Exército Salin Sanmiguel, de 25.

No entanto, o policial Carlos Ocampo, que inicialmente não estava na lista dos reféns que a guerrilha libertaria, foi resgatado pela missão humanitária.

Ocampo, que era mantido em cativeiro desde dezembro, não deu declarações ao chegar no aeroporto de Ibagué, no departamento (Estado) de Tolima. Ele deve viajar ainda neste domingo à capital colombiana Bogotá, onde se reencontrará com a família.

“Lamentavelmente a libertação (dos dois reféns) não foi possível quando o helicóptero chegou ao lugar das coordenadas (estabelecidas pelas Farc)", afirmou a porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vernelha (CICV), Maria Rivera.

Em seu perfil no Twitter, a ex-senadora colombiana Piedad Córdoba disse que está pedindo autorização ao presidente colombiano Juan Manuel Santos para reiniciar a operação de resgate na segunda-feira, às 6h local (8hora de Brasília).

Córdoba é um das responsáveis pela mediação com as Farc.

Chuva

O mau tempo pode ter sido um dos fatores que impediu o resgate, de acordo com informações preliminares da imprensa local.

A chuva prejudicou a missão de resgate em pelo menos duas oportunidades neste domingo.

Primeiro provocando o atraso na decolam do helicóptero brasileiro do aeroporto de Ibagué rumo à selva colombiana, que saiu com 1h30 depois do horário previsto, às 9h35 local (11h34 Brasília).

Durante o percurso, a aeronave teve de aterrissar em um povoado na selva, onde esperou durante duas horas, para poder dar continuidade à operação.

Informações sobre o resgate de Ocampo surgiram somente no sábado, horas antes do início da operação de resgate.

Com a libertação de Ocampo, sobe para quatro o número de reféns que as Farc prometeram colocar em liberdade de maneira incondicional.

Manipulação

Estas libertações ocorrem em meio a duras críticas do governo colombiano que coloca em dúvida outros resgates deste tipo, por considerá-los como uma estratégia "midiática" e "propagandística" das Farc para manipular a opinião pública, nacional e internacional.

"Vamos permitir que as libertações se finalizem, mas depois vamos revisar bem a política de continuar permitindo estas libertações gota a gota e com essa farsa. Isso nem o país, nem o governo querem", afirmou o presidente colombiano Juan Manuel Santos em um ato público, neste fim de semana.

Com as libertações deste domingo, as Farc ainda mantêm em seu poder 15 reféns, considerados pelo grupo como "prisioneiros de guerra" por se tratarem de oficiais do Exército e da polícia.

De acordo com Córdoba, até junho todos os reféns que ainda estão em cativeiro serão libertados. No entanto, ainda não há um acordo público entre governo e guerrilha para viabilizar esses resgates.

Apesar das críticas do governo, grupos de familiares de reféns e de organizações de defesa dos direitos humanos colombianos, veem nessas libertações um caminho para uma abertura de um diálogo de paz que leve ao fim do conflito armado que já dura mais de seis décadas.

As Farc dizem estar dispostas a um "diálogo político". O governo Santos, no entanto, diz que não haverá negociação se as Farc não abandonarem "o sequestro, terrorismo e práticas de extorsão”.



Fonte:De Caracas via: BBC Brasil-por:Claudia Jardim/video:w1TenMinutes-via :Youtube

Copa Airlines terá novos voos a partir de junho

Copa Airlines terá novos voos a partir de junho

http://www.aeroviaje.com/wp-content/uploads/2007/09/boeing_copaairlines.jpg

A Copa Airlines terá novidades na sua malha aérea a partir de junho.

A frequencia Toronto- Panamá passará a ser oferecida quatro vezes por semana em um Boeing 737-800.

“A opção permitirá que o passageiro saia do Rio de Janeiro e vá para o Canadá pelo Panamá e não pelos Estados Unidos, não precisando assim de visto americano para viajar, apenas o canadense”, explica o executivo da área comercial da companhia aérea, Leandro Horta Braga.

Nassau também é um destino que passará a ser operado pela empresa com saídas da Cidade do Panamá quatro vezes por semana com início em 15 de junho.

“Reafirmando a importância do Brasil, a Copa Airlines terá opção de Porto Alegre com destino ao Panamá com quatro frequencias semanais.

A empresa já opera do Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Manaus”, completa Braga durante o evento que reuniu cerca de 30 profissionais de consolidadoras cariocas parceiras na noite de hoje (11), no Porcão Rio´s, na capital fluminense.

O encontro foi uma homenagem da companhia aérea pela comercialização realizada para viagens em fevereiro. “O destino mais vendido foi Estados Unidos", revela Braga.

Fonte:Panrotas-por:Rhaiane Sodré

13/02/2011

Um Filme interessante mostrando todo o funcionamento de uma companhia Aérea.

Um Filme interessante mostrando todo o funcionamento de uma companhia Aérea.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQzMAUQqMhXDJ0lykfXPANEJkR2M_3D03A_XS_LJpSlssIIz9F-zB051fqlb48x4xlGW60QjIs91aVDH0SLOgoAusLh-LBXKSvUSDijtoVVvPA8hHM8CEu4BhyphenhyphenVB87fx6puk6MnTM9dV5p/s400/twa.jpg

Neste vídeo podemos observar uma aeronave Star Constellation da companhia TWA matricula [N86511],que , em 05 de Fevereiro de 1946 inaugurou o primeiro serviço aéreo comercial programado através do Atlântico, o primeiro voo saindo de Washington à Paris [Aeroporto Charles de Gaulle],em um voo que durou cerca de 14h 48min



Vídeo:airboyd

12/02/2011

NASA realiza teste para avaliação do Boom Sônico

NASA realiza teste para avaliação do Boom Sônico

http://cdn.wn.com/pd/a1/47/cfae34bb50291452036eb55caf18_grande.jpg

A NASA recentemente realizou experimentos com voos supersônicos na Base Aérea de Edward,no sul da Califórnia ,para avaliar os efeitos da baixa amplitude dos estrondos sônicos em grandes edifícios e escritórios.

Como parte dos experimentos,duas aeronaves F-18 da NASA tiveram sua estrutura reforçada,e com a ajuda do Centro de Pesquisas de voo Dryden da NASA fizeram uma série de passagens supersônicas que causaram diversos estrondos sônicos de variadas intensidades ao longo da Base de Edward.



Fonte:airboyd

Aero India-HAL revela novo desenho de seu treinador básico HTT-40

Aero India-HAL revela novo desenho de seu treinador básico HTT-40

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_Q5KvHhhecBOqwCJO2vn0yktMYkbE8wOUp7xp6fOBg43uX1_uT6eevnsdg9U5xSSqgbh6g-GenrYxZ8rXD25ZjWvsiBwMJ1tI4NWtBM78_DL6jjZdtKe2blbcoSuzwmYF1ll8lh2TrXk/s400/DSC00618_2-782595.JPG

O projeto do Novo Treinador Básico HTT-40 é revelado em sua primeira aparição em um estande da Hindutan Aeronautics .

As novas formas do modelo foram planejadas para substituir os antigos treinadores da Força Aérea Indiana que irá aposentar os atuais treinadores HPT-32 Deepaks.

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2010/12/hpt-32.jpg

A HAL informa que a aeronave conceito apresentada tem 11Metros de envergadura e 11,3 Metros de comprimeto de fuselagem,e terá também um peso máximo de decolagem de 2.800 Kg (6.170 lb).

O avião será capaz de atingir uma velocidade de 243Kt (450Km/h) a uma altitude de até 19.700ft.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjpELG66QfegE7H9guTQS8j_NoYSee0A822u63DjhvexvUHDE-oBrRByMvPcAzxFxfSS81AzEVIODoknxiDsf7WXqvI11whptPydq2FBEiQy8qsWwsSRB3xrHzbpRS1n7zZWNKgOI0u_8c/s1600/DSC00619_2-784574.JPG

A India está procurando desenvolver um treinador de fabricação própria ,mas também abriu uma licitação para escolher uma aeronave de treinamento com fornecedores internacionais,onde sete candidatos estão concorrendo para fornecer aeronaves ao país,entre eles a Embraer esta cotada para desenvolver um treinador básico em conjunto com a India.

Será este o futuro Super Tucano?

Fonte:flightglobal/fotos:livefist

A Solução para tranportadores num futuro próximo

A Solução para transportadores num futuro próximo- Sistema CAST (Convoy Active Security Tecnology)



A Lockheed Martin esta demonstrando um sistema de veículos terrestres não tripulados totalmente autônomos já é realidade.

O Sistema é capaz de conduzir um comboio de veículos sem tripulantes,podendo assim reduzir significativamente os acidentes por fadiga ,e evitando colisões,bem como reforçar a consciênciasituacional e permitindo uma resposta mais eficaz aos ataques .

O baixo custo ,baseado em sistema de kits ,pode ser instalado em uma variedade de veículos,além disso ,quando houver condutores ,o mesmo poderá acionar o sistema através de um simples toque de botão,passando para o modo autônomo.

Desenvolvido inicialmente para o US Army como pesquisa de desenvolvimento de veículos transportadores de combustível.

O Centro de Engenharia e Desenvolvimento já registrou mais de 12.000 Milhas de operação autônoma com total sucesso.


Fonte:Lockheed Martin

Projeto UAV Urban Aeronautics AirMule da Lockheed Martin

Projeto UAV Urban Aeronautics AirMule da Lockheed Martin

http://www.hightech-edge.com/wp-content/uploads/airmule-concept.jpg

Projetado para transportes de cargas e evacuação médica rápida,segundo a IDF Medical Corps,seu interesse no AirMule decorre das lições após a guerra do Líbano em 2006.

Uma destas lições aponta para a necessidade urgente de facilitar o fornecimento de suprimentos e equipamentos médicos,para unidades em áreas remotas e inacessíveis aos helicópteros ,bem como evacuação rápida de feridos nestas áreas.



O veículo já foi testado por várias vezes ,acumulando algumas horas de experiência.

O Urban Airmule tem previsão para estar operacional apartir de 2013.




http://www.urbanaero.com/IMG_10647%20copy.JPG

Fonte:Lockheed Martin
FX2 -Na dança das cadeiras dos Ministros de Dilma ,Jobim da sinais de queda

Cláudio Humberto

O governo brasileiro tenta vincular a compra de aviões de combate para a FAB ao acesso de produtos do País a mercados internacionais.

O governo Barack Obama recebeu a sinalização de que o Brasil pode até optar pelos caças F-18 Super Hornet, produzidos pela Boeing, mas em troca da eliminação de barreiras para produtos como o etanol, no mercado americano. Sem abdicar, claro, da cessão de tecnologia.

O primeiro americano a perceber as chances de fechar negócio com o Brasil foi o senador John McCain, que veio fazer lobby pelos F-18.

Há dias, o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, recebeu de Dilma sinais do seu interesse em se aproximar do governo Obama.

Para adotar nova estratégia na questão dos caças, antes Dilma teve de demover Lula, que assumiu compromissos com os Rafale franceses.

Um sobe, outro cai

O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) tem voz ativa na nova estratégia para a compra dos caças; Nelson Jobim (Defesa), não.

Marca do pênalti

Se o critério do jantar que Dilma ofereceu a Lula foi convidar ministros mantidos nos cargos a pedido dele, sobrou um: Nelson Jobim (Defesa), que jantou em casa desconfiando de que não tem futuro no governo.

FONTE: Tribuna do Norte;por:Cláudio Humberto-via:Poder Aéreo


NTSB emite Relatório Preliminar sobre acidente de um Cirrus SR22 em Agosto de 2010

NTSB emite Relatório Preliminar sobre acidente de um Cirrus SR22 em Agosto de 2010



Em 4 de Agosto de 2010 uma aeronave Cirrus SR22 se chocou com um edifício próximo ao aeroporto de Phoenix no Arizona.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjNoq088kN7WrM-aAToTNjfxnrJgMkTDPcM0bgghlVmdt8AP44pIJhp1gMd5jJU40eQt4TnfmfwY1Ww5-_AL0UsfMwYAPkmlRFjhMZWWziQNr0QOElSSrz8_GQWcrmiP7rJxkiZulPR781/s400/04_080410_plane-crash.jpg

O Piloto era o único ocupante da aeronave,e mantinha um plano voo |VFR ,vindo de Cross- Country para Tennesse, cerca de 3 min após sua decolagem veio a se acidentar em sua aproximação final .

Um Piloto que foi testemunha do acidente ,relatou que a aeronave que decolou da pista 07 Leste e observou que o avião ao decolar virou para a esquerda no sentido da perna esquerda da pista,subindo para uma altura estimada de 500 metros acima do nível do solo (AGL).

O piloto afirmou ainda que momentaneamente perdeu contato visual com o avião ,mas reestabeleceu contato na altura da perna Base da pista 07,foi quando notou que a aeronave ao efetuar a curva à esquerda começava a diminuir de velocidade ,parecendo estar com sua asa esquerda estolando.

A aeronave efetuou cerca de 1/4 de volta ,quando perdeu o avião de vista.

O Piloto ainda informou que após ter perdido o avião de vista ,visualizou uma nuvem de fumaça e fogo ,proveniente da área onde perdera o contato visual com a aeronave.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMg9cldEVjxm3iDO-VvPC8kRc7YKS0uMjZFRoERkrLdIF1Hut2rzoiupoYtAYSlb3AA-rWBSDjrovZDB7yk2B89XX2Nfp7-rspkAM7RQ4mVe74z8Yh7hX7fQ9BfEUt15yztrPBhPI1PXum/s1600/06_080410_plane-crash.jpg

Analise Preliminar

O relatório preliminar das gravações com a torre de controle,revelaram que o piloto teria sido liberado para decolar da pista 07 L.

Cerca de 34 min após sua decolagem o piloto informou a torre:" Preciso voltar para fecha a porta!"-consequentemente a torre de controle autorizou ao piloto a retornar a pista 07L e perguntou se ele precisava de ajuda.

O piloto entendeu a liberação para pouso ,porém se recusou a receber ajuda.

nenhuma comunicação via radio foi feita posteriormente.

Uma revisão nas gravações de uma câmera de segurança do local onde a aeronave veio a se chocar, revelaram que o avião estava com a asa esquerda bem baixa bem como o nariz da aeronave, picado (para baixo) ,antes do impacto com o solo.

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Um exame no local do acidente feito pelo perito da NTSB encarregado das investigações ,revelou que a aeronave impactou a cerca de 1/2 nm a Oeste da pista 07L.

Todos os componentes estruturais da aeronave foram encontrados no local,incluindo a porta esquerda e direita, a fuselagem e as asas foram as partes mais atingidas pelo fogo ,e o restante dos destroços foram encontrados num raio de 100 Metros ao redor do acidente.

todos os destroços foram recolhidos para uma futura analise.




Fonte:
airboyd

11/02/2011

Passaredo encerra voos em três cidades paulistas

Passaredo encerra voos em três cidades paulistas

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A Passaredo Linhas Aéreas informa que a partir desta segunda-feira (dia 14) encerra as operações em Presidente Prudente, Bauru e Marília – todas cidades do interior paulista.

“Devido a estas rotas serem de curta distância para operações com os jatos Embraer ERJ-145 e também por apresentarem demanda insuficiente para a oferta de 50 assentos que possuem, a Passaredo optou por encerrar as operações e passar a atender estas localidades por meio da recente parceria com a Gol”, explia a Passaredo por meio de um comunicado.

Conforme o planejamento estratégico da empresa, as aeronaves turbo-hélices Brasília, com capacidade para 30 passageiros, que operam os voos destas localidades, serão desativadas na mesma data.

“Os consumidores com passagens compradas com data de embarque posterior ao dia 14 de fevereiro estão sendo contatados pela empresa para as devidas acomodações nos voos da Gol ou de outras companhias”, finaliza a Passaredo.

Fonte:Panrotas-por:Claudio Schapochnik

Embraer estuda desenvolvimento de um novo avião militar com parceria da Índia

Embraer estuda desenvolvimento de um novo avião militar com parceria da Índia


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A Embraer pode desenvolver, em parceria com a Índia, um avião turboélice de treinamento básico, com o objetivo de atender a potencial demanda das forças aéreas de ambas as nações, afirmou hoje o vice-presidente para o Mercado de Defesa da companhia, Orlando Neto.

A Embraer também espera ganhar em breve um contrato com a Índia para fornecer nove aeronaves multimissão (capazes de atuar em missões variadas, como vigilância, bloqueio eletrônico e de comunicação e transporte de autoridades), revelou o executivo.

A companhia está entre as inúmeras empresas de defesa que participam do evento Aero Índia Show, na esperança de que o país asiático compre mais armas, aeronaves e outros equipamentos para as forças armadas.

O orçamento militar da Índia é de US$ 32,150 bilhões no atual ano fiscal até março.

Segundo Neto, a Força Aérea Brasileira (FAB) tem entre 100 e 150 aeronaves turboélice de treinamento fabricadas pela Embraer, que precisarão ser renovados ou substituídas por um avião novo de treinamento em 2018.

“Assim, teremos também um espaço para a substituição. Por isso, há espaço para desenvolver e produzir em parceria um avião de treinamento básico”, disse Neto. “Os dois países podem gastar, provavelmente, o dinheiro de maneira igual e produzir cerca de 100 a 150 aviões, cada um.”

O executivo afirmou que a companhia mantém “discussões contratuais” sobre uma proposta de aquisição do país de nove aviões multimissão. A Embraer ofereceu a plataforma da aeronave Legacy para o negócio. “Estamos na fase final das discussões”, afirmou.


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Segundo ele, a Embraer entregará o primeiro de três jatos Embraer 145 que a Índia encomendou no segundo semestre deste ano.

As aeronaves serão utilizadas para inteligência, vigilância e missões de reconhecimentos pela Força Aérea da Índia.

A Embraer fechou um contrato de US$ 250 milhões em 2008 para fornecer os três jatos à Índia. Segundo o executivo, os outros dois jatos serão entregues no início de 2012. Neto disse que há a possibilidade de a Embraer exportar 145 aviões equipados com um radar de alerta desenvolvido pela Índia para outros países.

“Nós vemos espaço para as exportações”, destacou o executivo. “Este produto vai atrair a atenção de outras nações na região (da Ásia e Pacífico) e de outros lugares.” As informações são da Dow Jones.



Fonte:Plano Brasil

Gestão do espaço aéreo superior alemão começa a ser realizada com tecnologia da Indra

Gestão do espaço aéreo superior alemão começa a ser realizada com tecnologia da Indra


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http://www.gabaritosonline.com/wp-content/uploads/2009/05/gabaritos-decea.jpg A companhia lidera com êxito a implementação do sistema de gestão do tráfego aéreo P1/VAFORIT, em Karlsruhe, o principal centro de controle na Alemanha.

Com isto, os sistemas da Indra passam a gerenciar todo o espaço aéreo superior alemão.

O provedor de serviços de navegação aérea da Alemanha, a DFS Deutsche Flugsicherung GmbH (DFS), anunciou que o centro de controle de Karlsruhe concluiu com êxito a fase inicial do novo sistema P1/VAFORIT de gestão de tráfego aéreo, cuja implantação foi liderada pela Indra.

Com isto, todo o espaço aéreo superior alemão será gerenciado com tecnología da Indra.

O sistema Vaforit se distingue do demais por responder todos aos criterios de gestão por trajetoria 4D (3D + Tempo).

Este novo modelo oferece maior flexibilidade ás companhias aéreas para selecionar a rota mais conveniente em função do destino de suas aeronaves, reduzindo o tempo de voo, o consumo de combustível e as emissões de C02.

Desta forma, a Indra se torna a primeira companhia na Europa que conseguiu implantar um sistema com estas características, posicionando-se à frente das demais empresas do setor.

Neste sentido, a Indra já se adiantou às suas concorrentes em 2008, após completar com êxito o desenvolvimento e implantação do primeiro sistema de gestão de planos de voos (FDPs-Flight Data Processing system) com tecnologia de gestão flexível do tráfego no centro de controle de Maastritcht (Holanda), dirigido pela Eurocontrol.

Este sistema é o elemento chave de um sistema de gestão baseado em predição de trajetória.

Depois deste primeiro sucesso, a companhia dá um novo passo ao liderar o projeto pioneiro de implantação completa de um sistema de gestão do tráfego aéreo baseado em predição trajetória 4D.

Além disso, trata-se de um dos centros de controle que suporta maior tráfego aéreo do continente (1,3 M de voos em 2009).

De Karlsruhe se organiza a maior parte do tráfego de aeronaves em rota que sobrevoam a Alemanha. No resto do espaço aéreo alemão também se utilizam sistemas da Indra.

A companhia tem implementado seu sistema de gestão de planos de voo, tanto nos centros de controle do espaço aéreo inferior e de aproximação, como no centro de controle multinacional de Maastricht, responsável pelo controle do nordeste do país.

A implantação do sistema P1/VAFORIT também está inscrita no programa iTEC (interoperability Through European Collaboration) uma coopeeração entre o DFS, prestador de serviços de navegação aérea britânico (NATS) e o espanhol (AENA), com a Indra como seu parceiro tecnológico.

Este programa busca avançar no desenvolvimento de sistemas de gestão de tráfego aéreo interoperáveis.

O objetivo é melhorar a gestão dos voos entre países distintos e ao mesmo tempo responder aos objetivos estabelecidos pelo projeto de criação do Céu Único Europeu. P1/VAFORIT é a primeira versão do sistema iCAS (iTEC Center Automation System), a nova geração de sistemas de gestão do tráfego aéreo baseado em predição de trajetória 4D de DFS.

Os sistemas de gestão por trajetória são de fato um dos eixos do projeto do Céu Único, já que fornecerá á rede de centros de controle aéreo do continente dados sobre o perfil 4D de todas as aeronaves previstas.

Isso ajudará aos controladores na resolução de possíveis conflitos entre aeronaves com bastante antecedência e melhorará a precisão com que se planejam as operações aéreas, o que irá resultar em mais pontualidade e menos cancelamentos nos aeroportos.

A Indra conta com esta tecnologia avançada para comercializar também em outras partes do mundo.

Na verdade, no ano passado a Indra realizou um ambicioso projeto de renovação dos sistemas de gestão do tráfego aéreo em Omã que incorporará todas essas características.

Um sistema altamente automatizado - A interface com o usuário é um dos aspectos que mereceu maior cuidado durante a implantação do novo sistema P1/VAFORIT.

O objetivo é facilitar que os controladores possam tirar partido máximo das tecnologias disponíveis. Nesse sentido, está sendo feita também a transição para um sistema digital em substituição ás clássicas fichas que representam cada um dos voos.

Este sistema facilita a consulta intuitiva da informação relativa a cada voo.

A Indra é a multinacional de Tecnologias da Informação número 1 na Espanha e uma das principais da Europa e América Latina.

É a segunda companhia europeia de seu setor por investimento em P&D, com cerca de 500 M? investidos nos últimos três anos. Conta com mais de 30.000 profissionais e com clientes em mais de 100 países.

Indra no Brasil-A Indra está presente no Brasil desde 1996, conseguindo ao longo destes anos, uma sólida posição nos mercados de administração pública, telecomunicações e indústria e consumo.

A companhia se destaca no país pela sua experiência no mercado de energia e utilities, onde a multinacional tem se posicionado como referência, apontando o crescimento de seus profissionais e tecnologia de ponta.

No Brasil possui uma ampla cobertura no território nacional, somando mais de 40 clientes.

Do mesmo modo, a Indra trabalha no Brasil com importantes companhias de setores como telecomunicações e indústria e consumo, além disso, mantém contrato de BPO com importantes companhias aéreas do país.


Fonte:Portal Fator Brasil

Paraná investirá R$ 21 mi nos aeroportos estaduais

Paraná investirá R$ 21 mi nos aeroportos estaduais

http://www.newscomex.com.br/adm/fotos/noticia_21481.jpg


O secretário da Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, detalhou ontem quinta-feira (dia 10), em Maringá, as ações da secretaria no setor aeroportuário, incluindo um conjunto de obras em sete aeroportos paranaenses, com investimentos de R$ 21,1 milhões em 2011, e projetos que vão preparar o Estado para a Copa do Mundo de 2014.

O secretário participou do workshop “Aeroporto de Maringá e desenvolvimento regional”.

A informação é da Agência de Notícia Estado do Paraná.

Com as obras já orçadas para este ano, o Departamento Aero-Hidro-Ferroviário da secretaria prevê melhorias em sete aeroportos.

São as seguintes: pavimentação do aeroporto de Castro; recuperação da sinalização luminosa do aeroporto de Ponta Grossa; recapeamento do pavimento do aeroporto de Maringá; e modernização das pistas dos aeroportos de Loanda e Palotina, além de desapropriações de áreas no aeroporto de Londrina e no Afonso Pena.

Com o objetivo de construir novas pistas, o governo paranaense continua avaliando a desapropriação de áreas nas proximidades do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e no aeroporto de Londrina.

Os projetos dependem de estudos de viabilidade ambiental que levam em conta as exigências do EIA-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) e recursos federais.

INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA

A infraestrutura aeroportuária do Estado do Paraná conta atualmente com 40 aeroportos e aeródromos públicos, sendo 36 com pavimento asfáltico, somando 2,3 milhões de m², o que equivale a 322 quilômetros de uma rodovia de 7,2 m de largura.

No Paraná, as prefeituras, por meio de convênios com o Comando da Aeronáutica e interveniência da Secretaria de Infraestrutura e Logística, administram, mantêm, exploram e operam 36 aeroportos. Os outros quatro (Afonso Pena, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu) estão no âmbito da Infraero.

Há, além disso, 60 aeródromos privados no Estado. Oito têm pavimento asfáltico. O Paraná conta com 18 aeroportos dotados de operações noturnas, cinco com linhas aéreas regulares e oito operando por instrumentos.


Fonte:Panrotas-por:Claudio Schapochnik

Eurocopter leva 3 modelos para exposição na Aero India

Eurocopter leva 3 modelos para exposição na Aero India



http://lh6.ggpht.com/_cTaLGgz4Ru8/RvY-GVqWAgI/AAAAAAAACbw/61puhy3yVro/eurocopter_AS550C3.jpg O helicóptero Eurocopter AS550 C3 Fennec fez a sua estréia pública na Índia, durante o Aero Índia 2011, se apresentando como candidato no projeto indiano de aquisição de novos helicópteros para missões de reconhecimento e vigilância.

O AS550 C3 Fennec recentemente completou seus testes de campo com todos equipamentos para missão de reconhecimento e vigilância para avaliação das Forças Armadas da Índia, demonstrando as suas capacidades como provável sucessor da frota existente do país que é formada pelos helicópteros Cheetah e Chetak, ambos baseados em modelos da Eurocopter.

“Estamos muito felizes com o desempenho do Fennec durante as recentes demonstrações, e estamos confiantes de que é o projeto ideal para ser o sucessor do Cheetah e do Chetak “, explica Rainer Farid, Vice-Presidente de Vendas da Eurocopter para a Ásia Meridional.

“Ao participar dessa concorrência com propostas competitivas e com os nossos melhores produtos, esperamos continuar a apoiar a Índia, e ajuda-la a adquirir os equipamentos certos, desenvolvendo assim uma indústria aeroespacial fortalecida.”

Os certificados militares e de combate do AS550 C3 Fennec demonstram um excepcional desempenho em altitudes elevadas e em condições de clima quente.

Além de operar regularmente nos Andes do Chile e montanhas em altitudes acima de 5.000 metros, o Fennec já realizou pousos no monte Everest e nas montanhas glaciais Sziachin no Himalaia.

No mês passado, um Fennec da Marinha Malásia colaborou no resgate de um navio tanque de químicos de bandeira da Malásia e de sua tripulação que havia sido sequestrado, inclusive efetuando disparos contra um navio dos piratas somalis, retaliando uma possível fuga do navio.


http://www.helidreams.com/images/models/eurocopter/eurocopter_panther.jpg Juntamente com a presença do Fennec na Aero India 2011, a Eurocopter também participa com o AS565 Panther que é considerado bem adequado para as necessidades da Marinha e da Guarda Costeira Indiana.

O Panther é usado em todo o mundo em uma ampla gama de funções, incluindo ações de combate, guerra anti-submarina e anti-superfície, além de ser usado em pesquisas, resgates e operações MEDEVAC (Evacuação Médica).


http://helimat.free.fr/2007/Hems/F/0227_EC135T1_F-GPFL_3946.JPG Um terceiro destaque da Eurocopter no Aero Índia 2011, é o EC135 nas configurações HEMS (Helicóptero de Serviços Emergenciais Médicos).

Nessa configuração adaptada especialmente para operações HEMS, ele conta com uma grande cabine traseira, acesso em forma de slide para o facilitar o carregamento da maca, uma proteção especial no rotor da cauda, além de ser considerado o mais silencioso de sua categoria.

É considerado referência mundial para transporte médico e resgate, e as perspectivas de vendas deste helicóptero são muito elevadas em países como Portugal.

Contando com parcerias fortes, a Eurocopter detém atualmente uma posição de liderança nas Forças Armadas Indianas e mercados civil indiano.

Para o setor militar, a Eurocopter desenvolveu uma parceria bem sucedida de 40 anos com a Índia através de dois acordos de cooperação com Hindustan Aeronautics Limited(HAL).

Hoje, o HAL é um elemento chave da Eurocopter em sua cadeia de abastecimento global, produzindo shipsets de componentes de estruturas para os helicópteros Ecureuil e Fennec.

No mercado civil, a Eurocopter formou uma parceria de 25 anos de sucesso com Pawan Hans Helicopter Limited, que também é certificado como centro de manutenção da Eurocopter em Dauphin.

A Eurocopter também aprovou o centro de manutenção Indocopter, certificado para os modelos AS350 B3 e EC155.

Em Outubro de 2010 a Eurocopter inaugurou sua filial indiana, reforçando sua rede de apoio e serviços em todo o país e desenvolvendo ainda mais as relações de 40 anos da empresa com a indústria indiana.

A Eurocopter também é a primeira grande fabricante de helicópteros do mundo a estabelecer uma subsidiária na Índia, o que reforça o seu compromisso de o desenvolvimento com mercado.

“A indústria de helicóptero indiano tem apresentado um grande potencial ao longo dos últimos anos, com uma taxa de crescimento anual de 20%”, explicou Marie-Agnès Veve, que é CEO subsidiária indiana da Eurocopter, “Dada a expansão da economia do país e sua enorme e desafiadora extensão territorial, bem como o potencial industrial, o futuro desta indústria é muito promissor.

Ao longo dos próximos anos, esperamos nos tornar o principal fornecedor do governo e e do mercado civil da Índia.”


Fonte:Cavok

Embraer expande rede de suporte ao cliente na índia

Embraer expande rede de suporte ao cliente na índia


Empresa nomeia Air Works como Centro de Serviços Autorizado para a família de jatos executivos Phenom no país.

São José dos Campos, 9 de fevereiro de 2010 - A Embraer anunciou no dia 09 de fevereiro (quarta-feira),a nomeação da Air Works Pvt Ltd como Centro de Serviços Autorizado da Embraer (Embraer Authorized Service Center – EASC) para os jatos executivos Phenom na Índia.

Com sede em Mumbai e bases em toda o país, incluindo Nova Deli, Bangalore e Chennai, a Air Works foi certificada pela DGCA para fornecer serviços de manutenção, reparo e revisão (MRO) para todos os jatos executivos Phenom 100 no país a partir de janeiro de 2011.

“Estamos muito satisfeitos por oferecer aos clientes de jatos executivos da Embraer e aos operadores na Índia um fornecedor de serviços para cuidar de todas as necessidades de manutenção para o Phenom 100 e o Phenom 300”, disse Edson Carlos Mallaco, Diretor de Suporte e Serviços ao Cliente da Embraer, - Aviação Executiva. “A nomeação da Air Works como nosso novo EASC é um exemplo do compromisso da Embraer em oferecer a melhor rede de suporte e serviços para os nossos clientes na Índia. Estamos ansiosos para continuar melhorando nossas atividades de suporte ao cliente e crescer com os clientes da região.”

“A certificação como ASC da Embraer para o Phenom 100 e o Phenom 300 marca um novo e importante passo na capacidade de Air Works. Esta certificação consolidará ainda mais a posição da Air Works como um líder no fornecimento de serviços de MRO no segmento executivo e de aviação em geral. Juntamente com as certificações de aviônicos da Honeywell, da Rockwell Collins e da Garmin, a Air Works está prestes a se posicionar como um fornecedor de amplas soluções para a aviação. Estamos orgulhosos de estarmos associados com a Embraer e estamos ansiosos para criar uma experiência agradável ao cliente”, disse Ravi Menon, diretor-executivo da Air Works Ltd. PTV

Suporte e Serviços ao Cliente da Embraer - A Embraer mantém uma rede global de 40 centros de serviços para jatos executivos, entre próprios e Centros de Serviços Autorizados.

Esta rede é complementada por um Contact Center que funciona Representantes da Embraer – Marketing, Vendas e Serviços ao Cliente - e da Air Works 24 horas, na sede da Empresa, em São José dos Campos, prestando assistência a clientes dos jatos executivos da Embraer em qualquer lugar do mundo, a qualquer hora do dia.

Na região da Ásia Pacífico, a Embraer nomeou Centros de Serviço Autorizado da Embraer (EASC's), na Índia, na Austrália e em Cingapura para oferecer serviços de MRO abrangente para os operadores de jatos executivos. Em 2010, a Embraer estabeleceu também um inventário completo de peças para os jatos executivos no Centro Regional de Distribuição (CRD), em Cingapura, para estar mais próxima dos clientes na Ásia Pacífico, oferecer uma reposta mais rápida para solicitações de peças de reposição. Ao mesmo tempo, os investimentos também foram feitos para equipar o EASC efetivamente na região com um estoque de peças relevantes.

Na Índia, além da nomeação da Air Works como um EASC dedicado a família de jatos executivos Phenom da Empresa, a Embraer nomeou, em janeiro de 2009, a Indamer & Co.Pvt Ltd como primeiro centro de serviços autorizado na Índia para atender todos os Legacy 600 da Empresa, bem como para as aeronaves Phenom 100 no país. A Embraer também nomeou uma equipe de Representante de Suporte de Campo (RSF), com sede em Mumbai, dedicado a fornecer suporte técnico e manutenção para todos os jatos executivos da Embraer.

Air Works - Fundada em 1951, a Air Works (www.airworks.in) é a fornecedora líder de serviços de MRO para aviação, qualificada para manter 42 tipos de aeronaves para cerca de 90 clientes em 12 locais de manutenção, incluindo Mumbai, Delhi, Chennai e Bangalore, com uma forte rede de relações de OEM.

Por meio de sua subsidiária Livery, a Air Works é uma das maiores fornecedores mundiais de serviços de pintura de aeronaves. Além disso, a ‘SA Air Works Índia’ joint venture da Air Works com a empresa Scandinavian Avionics, da Dinamarca, fornece soluções completas em aviônicos para clientes comerciais e militares da Índia

Jatos Phenom - O Phenom 100 tem capacidade para até oito ocupantes e sete opções de interior, projetadas em parceria com o BMW Group DesignworksUSA.

Com alcance de 2.182 km (1.178 milhas náuticas), incluindo reservas de combustível NBAA IFR, é capaz de voar de São Paulo para Montevidéu sem escalas.

O jato foi certificado em dezembro de 2008 e confirmou ser o mais rápido e com a maior capacidade de bagagem da sua categoria. O Phenom 100 tem uma avançada cabine de pilotagem e possui um lavatório traseiro privativo como alguns de seus diferenciais competitivos.

O Phenom 300 transporta até 11 ocupantes em um espaçoso e confortável interior, também projetado em parceria com o BMW Group DesignworksUSA.

As asas enflechadas e com winglets e os modernos sistemas a bordo foram desenvolvidos com foco no excelente desempenho em voo.

Ponto único de reabastecimento, lavatório com serviço externo e excelente pressurização de cabine são alguns dos diferenciais do jato.

O Phenom 300 é um dos aviões mais velozes da categoria light, atingindo 839 km por hora ou 453 nós (KTAS), e voa a uma altitude de 45 mil pés (13.716 metros).

Com um alcance de 3.650 km (1.971 milhas náuticas), a aeronave é capaz de voar de Brasília para Buenos Aires sem escalas incluindo reservas de combustível NBAA IFR.

Na Ásia Pacifico, o avião atualmente opera na Austrália, na Índia, nas Filipinas e no Paquistão. O primeiro jato Phenom 100 que opera nas Índia foi entregue em novembro de 2010. | www.EmbraerExecutiveJets.com.


Fonte:Portal Fator Brasil