28/12/2010

UM FELIZ ANO NOVO


VOAR NEWS DESEJA AOS LEITORES E VISITANTES UM EXCELENTE 2011 QUE SUAS REALIZAÇÕES SE CONCRETIZEM,QUE A PAZ REINE EM SEUS LARES E QUE A ESPERANÇA DE TEMPOS MELHORES SE RENOVEM

UM BEIJO EM TODOS OS CORAÇÕES

SÃO OS SINCEROS VOTOS DE VOAR NEWS

Att:Cmte Mario Queiroz

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Retrospectiva 2010

Uma Retrospectiva do que aconteceu em 2010 Partes: I;II;III

http://blog.cancaonova.com/juntossomosmais/files/2010/11/retrospectiva.jpg





Fonte:JovemPan online

Google Lunar X Prize-Romênia apresenta seu projeto E-111

Romênia apresenta seu projeto E-111 para competir no Google Lunar X Prize


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A ARCA, da Romênia, apresentou hoje o projeto de uma aeronave supersônica com flutuadores para a competição Google Lunar X Prize. A aeronave chamada de E-111, será lançada de um foguete lunar Haas II a partir de uma altitude de 16.000 m ae na velocidade de Mach 1,5. O mais interessante é que o projeto se baseia no protótipo do caça norte americano Northrop YF-23, com um nariz do MiG-29. Veja a seguir um vídeo sobre o projeto.

O programa E-111 visa criar uma aeronave supersônica para grandes altitudes que pretende aumentar a capacidade do foguete lunar HAAS II da ARCA na competição, e desenvolver com essa nova aeronave as tecnologias relacionadas ao turismo espacial.

Detalhes do proejto E-111 da ARCA

Uma sequência típica de voo dessa aeronave inclui a decolagem a partir do mar, seguido de uma aceleração horizontal em velocidades baixas subsônicas, seguido de uma rápida ascenção, em aproximadamente dois minutos, para uma altitude de 48.000 pés.

Nessa altitude a aeronave libera seu foguete Haas II, e então segue seu próprio voo.

O E–111 sem sua carga impulsionadora retornará em voo planado para a terra pousando mais uma vez no mar.

O E–111 terá capacidade de voo supersônico de Mach 1,5 à 48.000 pés, conectado com um foguete Haas II, e com o desenvolvimento da tecnologia de turismo espacial, poderá tingir velocidades de Mach 2,6 numa altitude de 90.000 pés.

Para decolar o E-111 poderá decolar do mar e em poucos minutos atingir velocidade supersônica. (Foto: ARCA)

A aeronave E-111 deve ser finalizada na metade de 2012, seguido de uma primeira decolagem no final de 2012.

O primeiro voo supersônico está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2013.

A aeronave será a primeira supersônica da Romênia. (Foto: ARCA)

A aeronave terá uma tripulação de duas pessoas, o piloto e o navegador, e visa se tornar a primeira aeronave supersônica da Romênia.

A cabine da aeronave é destacável e é equipada com dois paraquedas acionados por foguetes.

A cabine somente poderá ser separada da aeronave em velocidades entre Mach 0 e 1,2 e em alturas de 300 pés, podendo retornar a tripulação em segurança até o solo.



Primeiro voo do UAV Fire X

Helicóptero não tripulada Fire X voa pela primeira vez

http://defense-update.com/images_large3/Fire-X.jpg

O Fire-X, um sistema aérea não-tripulado de pouso e decolagem vertical (VUAS) desenvolvido pela Northrop Grumman Corporation e a Bell Helicopter, uma empresa do grupo Textron, que completou seu primeiro voo totalmente autônomo no dia 10 de dezembro de 2010 na área de testes de voo de Yuma Proving Ground, Arizona.


http://rwrobotica.files.wordpress.com/2010/12/fire-x.jpg?w=300&h=225 A aeronave experimental foi desenvolvida como uma solução demonstradora de baixo risco e rápido desenvolvimento para mostrar que helicópteros não tripulados podem com segurança voar utilizando as provadas arquiteturas de voo dos sistemas autônomos utilizados nos veículos não-tripulados Northrop Grumman MQ-8B Fire Scout.

O primeiro voo envolveu um voo pairado de curta duração para validar a segurança e a confiança do voo autônomo. Adicionais testes de voo e de coleta de dados serão conduzidos nas próximas semanas.

A integração dos sensores de carga ISR e de capacidade de carga devem ocorrer no começo de 2011.

A aeronave de demonstração Fire-X manterá a opção de poder ser pilotada – uma capacidade a qual pode ser um ponto positivo para os militares devido a sua flexibilidade operacional.

De acordo com Paul Meyer, vice presidente e gerente geral da Divisão de Tecnologia e Programas Avançados da Northrop Grumman Aerospace Systems, o Fire-X foi desenvolvido para atender a crescente necessidade de carga e capacidade de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), antecipando a exigência dos serviços militares dos EUA e do Comando de Operações Especiais (SOCOM).

O rápido desenvolvimento (o primeiro voo foi executado apenas 11 meses após começar o desenvolvimento) foi atingido pela integração de um sistema de controle de voo autônomo do Fire Scout desenvolvido para a U.S. Navy com uma plataforma de um helicóptero Bell 407 certificada pela FAA.

http://www.armyrecognition.com/images/stories/north_america/united_states/military_equipment/fire-x_uav/pictures/Fire-X_vertical_helicopter_unmanned_aircraft_aerial_vehicle_Northrop_Grumman_Bell_United_States_Defence_Industry_003.jpg

O novo sistema 407 não-tripulado pode levar sensores ISR e uma carga de mais de 3.200 libras.

O Fire-X também poderá conduzir missões ISR de até 16 horas de duração e apoiar diversas missões de carga de acordo com exigências do U.S. Army e Marine Corps.


Fonte:CAVOK;videos:northropgrummanmedia

Honda Realiza voo de testes de seu VLJ

Honda Realiza voo de testes de seu VLJ


A Honda iniciou nessa segunda-feira, dia 20 de dezembro, os testes em voo de sua primeira aeronave executiva, o HondaJet, com um primeiro voo realizado a partir do Aeroporto Internacional Piedmont Triad em Greensboro, Carolina do Norte, onde está situada a unidade sede da Honda Aircraft Company.

A aeronave de US$ 4,5 milhões deve alcançar sua certificação da FAA em 2012.

A aeronave HondaJet decolou do Aeroporto em Greensboro, Carolina do Norte. (Foto: Honda Aircraft)

O primeiro voo teve duração de 51 minutos, durante o qual foram testadas as características e desempenho da aeronave em voo e onde os sistemas básicos foram checados.

As informações registradas no voo foram enviadas em tempo real para a unidade da empresa na Carolina do Norte.

Os primeiros clientes devem receber a nova aeronave em 2012. (Foto: Honda Aircraft)

As primeiras unidades do novo jato devem ser entregues para os clientes no terceiro trimestre de 2012, dois anos depois do originalmente previsto. A Honda Aircraft não especificou quantas encomendas do HondaJet foram feitas, mas acredita-se que passem de 100.

O HondaJet deve começar a ser fabricado em série em 2012, na nova fábrica da Honda Aircraft em Greensboro. (Foto: Honda Aircraft)

A Honda Aircraft emprega cerca de 500 pessoas em Greensboro, e deve crescer para 600 quando a unidade começar a produzir em série a nova aeronave em 2012.

A nova fábrica deve estar pronta no começo de 2011.

O primeiro voo do HondaJet teve duração de 51 minutos. (Foto: Honda Aircraft)

Mais quatro aeronaves HondaJet devem ser preparadas para participar do programa de certificação. A segunda aeronave está quase pronta e a terceira deve ficar pronta no começo de 2011.

Boeing retoma os testes com 787 Dreamliner

Boeing retoma os testes com 787 Dreamliner

http://media.oregonlive.com/business_impact/photo/boeing-787jpg-7fc3759f934492b3.jpg

A Boeing informou que retomou as atividades dos voos de testes de seus 787 Dreamliners no final do dia 23.

A empresa instalou uma versão modernizada desenvolvida internamente de um programa do sistema de distribuição de energia e conduziu um rigoroso conjunto de testes e revisões para confirmar que a aeronave ZA004 estivesse pronta para retomar os voos, a primeira das seis aeronaves de testes a voar novamente.

“Inicialmente, nós retomamos uma série de testes na empresa que serão completados no programa de testes de voo. Estes testes serão posteriormente utilizados para os testes de certificação,” disse Scott Fancher, vice presidente e gerente geral do programa 787.

Os testes realizados na quinta-feira(23) incluiram a utilização intencional da Ram Air Turbine (RAT), a qual é uma pequena turbina que é utilizada quando uma fonte de energia de backup é exigida.

http://www.flightglobal.com/assets/getAsset.aspx?ItemID=14826


“Assim que retomarmos os testes de voo e determinarmos o ritmo das atividades, nós estaremos focados no desenvolvimento de uma nova programação de entrega,” adicionou. “Nós esperamos completar nosso estudo do cronograma em janeiro.”

Etenda como funciona a Ram Air Turbine



Se todos os motores de um avião param, o mesmo continua em voo, pois a força de tração passa a ser fornecida pela força da gravidade.

A aeronave torna-se então um legítimo planador, e pode alcançar uma certa distância, que depende principalmente da altura em que se encontra.

Um jato comercial tem um desempenho de planeio muito bom, graças à sua "limpeza" aerodinâmica", e pode alcançar grandes distâncias, desde que esteja bem alto quando os motores pararem.

A maior dificuldade para a tripulação manter o avião em voo é a perda dos diversos sistemas que dependem dos motores para funcionar. Todos os grandes aviões a jato possuem um motor auxiliar, a APU - que conseguem fazer funcionar, ainda que precariamente, esses sistemas, mas em muitos casos a parada dos motores deve-se à falta de combustível, e aí até mesmo a APU deixa de funcionar.

Os projetistas aeronáuticos, então, conceberam um último recurso de salvação nesses casos extremos: a RAT -

A RAT é uma pequena turbina, geralmente instalada na barriga do avião, que fornece energia suficiente para permitir o funcionamento dos sistemas essenciais ao controle da aeronave, no caso de perda total de potência.

Essa turbina é acionada pelo vento relativo, que resulta da velocidade aerodinâmica da aeronave Embora não gere tanta energia quanto os motores ou as APU, a RAT permite o funcionamento de controles hidráulicos ou elétricos de voo e o funcionamento da instrumentação essencial ao voo.

Alguns modelos acionam um gerador elétrico, e outros uma bomba hidráulica.

No caso dos aviões cujas RAT girem apenas bombas hidráulicas, eles são equipados com motores hidráulicos que, por sua vez, acionam os geradores elétricos.

“Assim que retomarmos os testes de voo e determinarmos o ritmo das atividades, nós estaremos focados no desenvolvimento de uma nova programação de entrega,” adicionou. “Nós esperamos completar nosso estudo do cronograma em janeiro.”



Fonte:CAVOK;hangardoheinz;video:Youtube.com/fotos:
oregonlive;flightglobal

Russia também enfrenta caos aéreo após nevasca

Presidente Russo Dmitry Medvedev manda Inspecionar atrasos em Aeroportos

http://flightlife.files.wordpress.com/2010/02/airliners_photo24_mini.jpg?w=440&h=293



O presidente russo, Dmitry Medvedev, ordenou que promotores para inspecionem os aeroportos de Moscou após atrasos, atingidos por uma tempestade de gelo, nesta terça-feira.

Uma grave nevasca, que abrangeu todo o território da Rússia Central no fim de semana, causou cortes de energia e perturbações graves de transportes públicos e aeroportos.

Os investigadores irão verificar se as autoridades aeroportuárias e as empresas aéreas têm tomado "todas as medidas necessárias" para cumprir a legislação sobre transportes aéreos e os serviços de passageiros em situações de emergência,disse um porta-voz do Kremlin .

Milhares de passageiros passaram a noite à espera de vôos em aeroportos de Sheremetyevo Domodedovo , devido à falta de energia e gelo na pista.

Muitos estão presos nas salas de embarque.


Os passageiros queixaram da falta de informações claras do aeroporto e das companhias aéreas.

"As coisas estão ficando difícil aqui", disse um passageiro em Londres, identificado como William Bennetts, 63, através de uma mensagem de texto -após quase 24 horas esperando um vôo sem , praticamente ter se alimentado durante esse tempo."

Uma fonte da Empresa Aérea russa Aeroflot -disse nesta terça-feira(28) que alguns passageiros enfurecidos tinham espancado os funcionários da companhia em Sheremetyevo.

"Vários funcionários, incluindo mulheres, foram espancadas enquanto tentavam acalmar os passageiros", disse a fonte, acrescentando que o aeroporto não tinha pessoal de segurança.

Uma autoridade do aeroporto de Domodedovo relatou que o aeroporto tem servido 168 voos nas últimas 24 horas e esta prevendo um total de 350 voos até ao final de terça-feira.

"A situação [no aeroporto] é calma, em geral", disse Yelena Galanova, secretária de imprensa do aeroporto.

O Prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin tem oferecido às autoridades regionais ajudar a resolver a situação nos aeroportos, que estão sob jurisdição da Administração região de Moscou.

Autoridades da Russia do setor de tráfego aéreo informaram que a situação nos aeroportos podem ser normalizada nos próximos dois a três dias.


Fonte:RIA NOVOSTI/RT News

Chineses cada vez mais próximos de seu caça Stealth

Prototipo do caça chines de quinta geração chinês J-20

http://media.moddb.com/images/groups/1/3/2044/J-XX-1.jpg


Nessa semana surgiram, em alguns sites na internet, supostas fotos do que seria o novo caça de quinta geração chinês, o Chengdu J-20.

A imagem acima surgiu na internet e em menos de 24 horas foi retirada do ar dos sites chineses.

Alguns fóruns divulgaram a imagem e nas discussões surgiu que a foto pode ser uma montagem feita por computador.




A aeronave de caça j-20 é considerada o primeiro caça stealth chinês que se tem conhecimento.

Segundo boatos deve efetuar o primeiro voo nas próximas semanas, pois no momento tem sido visto efetuando testes de táxi numa base aérea chinesa, conforme imagem acima feita por spotters chineses.

A imagem foi divulgada no site chinês de assuntos militares Top81, tirada de um celular de dentro de um carro. As fotos não são muito nítidas, mas supostamente haveriam melhores fotos que foram retiradas do ar pela censura chinesa.

A aeronave tem a aparência de um caça stealth, misturando uma parte frontal do caça F-22 Raptor e uma parte traseira de um Su-47 Berkut, principalmente no aspecto dos exaustores das turbinas. Segundo algumas opiniões, o caça também tem características do novo T-50 da Sukhoi.


Nota:Não duvido que tal fato seja verdade ,a China esta cada vez mais sem controle no que diz respeito a quebra de patentes,cópias mau feitas de sucessos da industria ,tanto automobilística quanto militar.

A Aviação Chinesa ficou encoberta pelo regime militar durante várias décadas e agora tenta recuperar o tempo perdido,com cópias , especulações e quebra patentes sem nenhum medo de retalhações ou reprovações,desde os mais simples automóveis até os mais sofisticados equipamentos militares.

Graças a Russia agora estão clonando os seus caças Sukhoi SU-30 e como já publicamos em nosso blog, agora estão em busca dos genéricos de F-22 e similar T-50 .

Seria uma boa opção para o Brasil que adora comprar equipamentos usados ,pelo menos serão novos de segunda linha ou melhor "genérico",visto que o Brasil tem uma boa relação e cooperação militar com a China -Vide "porta Aviões São Paulo "que recentemente teve seu restauro patrocinado pela Marinha Chinesa ,que não tendo onde ,veio ao brasil aprender a operar tais equipamentos .

Feita uma engenharia reversa, retornaram e estão construindo seu próprio Porta Aviões.




Fonte:CAVOK-via:moraisvinna

Mau tempo no Sudeste causa atrasos nos principais aeroportos

Mau tempo no Sudeste causa atrasos nos principais aeroportos

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/foto/0,,33345818-EX,00.jpg

A chuva na Região Sudeste e a nevasca nos Estados Unidos atrapalharam os planos de quem quer viajar. Quase 20% dos voos saíram fora do horário durante essa segunda-feira (27).



Fonte:G1.com/foto:destaknews

Briga com aéreas atinge as maiores OTAs mundiais

Briga com aéreas atinge as maiores OTAs mundiais

American é a última do display e sem as tarifas. Para consultar as tarifas da AA é preciso dar mais um clique


American é a última do display e sem as tarifas. Para consultar as tarifas da AA é preciso dar mais um clique

Que toda companhia aérea quer vender seu produto diretamente ao consumidor, isso não é novidade.

Que nem todo consumidor quer comprar diretamente no site das empresas idem, até porque hoje em dia é preciso comparar preços, horários, equipamento... A eterna briga entre empresas aéreas e intermediários chegou às mega on-line travel agencies (OTAs).

A American Airlines, em uma briga pesada com o Orbitz, retirou suas tarifas do site de venda de passagens.

A Expedia, já prevendo o que vem por aí, na semana passada retirou as tarifas da American da linha de frente de sua busca - consumidores agora precisam de um clique a mais para achar as tarifas da AA.

Quem vencerá essa disputa? As aéreas? As OTAs? Ou o consumidor?

Leia a reportagem completa no site http://photonics.ga.com/images/click_here_button.gif Travel Weekly.


Fonte:Panrotas -Por:Artur Luiz Andrade

É a vez dos EUA sofrerem com as Nevascas e o caos aéreo

Aeroportos reabrem após nevascas nos EUA

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Aeroportos na Costa Leste dos Estados Unidos reabriram depois que fortes nevascas forçaram o cancelamento de cerca de 7 mil voos no movimentado período entre o Natal e o Ano Novo.

Apesar da retomada dos serviços, autoridades alertam que pode levar dias para que seja possível resolver a situação das dezenas de milhares de passageiros que ficaram presos em aeroportos, sem poder viajar nos últimos dias.

Várias rotas que chegam ou partem do Brasil estão entre as que foram afetadas, já que as companhias aéreas TAM, Continental, Delta e American Airlines tiveram de cancelar ou redirecionar os voos entre São Paulo e Nova York no domingo e na segunda-feira.

Analistas acreditam que a tempestade de neve e suas consequências podem causar um prejuízo de 100 milhões de dólares às companhias aéreas.

Caos

Os principais aeroportos da região de Nova York - JFK, LAGuardia e Newark Liberty - além dos aeroportos internacionais de Boston e Filadélfia reabriram na noite de segunda-feira.

Eles haviam ficado fechados o dia inteiro, fazendo com que os passageiros tivessem que acampar no chão dos saguões.

Muitos voos continuam decolando com atraso nesta terça-feira por causa dos fortes ventos e do acúmulo de neve.

Voos também foram cancelados em outros aeroportos do país, como os de Washington, Baltimore e Chicago.

Os Estados de Massachusetts, Maine, Maryland, Nova Jersey, Carolina do Norte e Virgínia declararam estado de emergência.

Serviços suspensos

As nevascas também provocaram caos no transporte ferroviário e nas estradas dos EUA.

Por causa da neve, a operadora de ferrovias Amtrak chegou a suspender os serviços entre Nova York e Boston, Nova York e Maine e as operações no Estado da Virgínia. Agora, a companhia anunciou uma retomada limitada dos serviços.

Segundo a National Public Radio, autoridades tiveram de resgatar centenas de motoristas que ficaram presos por causa da neve acumulada nas estradas, incluindo ônibus de turistas.

Muitos motoristas abandonaram seus carros em diversas estradas ao redor de Nova York.

No Maine, a tempestade foi apontada como a causa de um acidente de carro em que um homem de 59 anos morreu. Policiais levavam água e comida a passageiros diabéticos presos nas estradas.

Um motorista de táxi da Filadélfia, Farid Senoussaoui, disse que é preciso cuidado redobrado para dirigir nas vias escorregadias: “isso aqui está parecendo um videogame”.

Natal branco

O serviço meteorológico americano diz que a nevasca é resultado de um sistema de baixa pressão, que se formou na costa da Carolina do Norte.

No Sul, Geórgia e Carolina do Sul tiveram neve durante o Natal pela primeira vez em mais de cem anos, enquanto a capital Washington DC aparentemente escapou da nevasca mais forte.

O mau tempo fez com que a eletricidade fosse cortada em milhares de casas em Rhode Island e Massachussetts.

Em Nova York, 2,4 mil funcionários trabalhavam em turnos de 12 horas para limpar a neve nas vias da cidade.


Fonte:BBC Brasil/G1.com

Aeronautas alertam que caos aéreo deve voltar

Aeronautas alertam que caos aéreo deve voltar devido ao excesso de jornada de trabalho

http://image.temmais.com/temmais/caos_aereo_eu.jpg

Aeronautas alertam que a partir desta segunda-feira o número de atrasos e cancelamentos de voos tende a crescer até o dia 31.

Segundo eles, há excesso de jornada de trabalho da categoria e várias tripulações serão impedidas de voar.

O Sindicato Nacional dos Aeronautas estima que, mesmo sem a greve, 40% do efetivo começarão a parar no início desta semana porque já atingiram o limite previsto por lei.

A legislação estabelece limite de 85 horas voadas por mês e 230 horas no trimestre.

O índice de atrasos nos aeroportos no fim do feriado prolongado de Natal atingiu 19,1% ontem até as 21h, de acordo com a Infraero. Fontes do governo afirmam que o problema começou com a Webjet, que atrasou mais da metade das partidas previstas para decolar.

Dos 136 voos programados pela empresa até as 21h de ontem, 76 (55,9%) partiram fora do horário e outros 22 foram cancelados (16,2%).

Na TAM, o percentual de atraso ficou em 21,5% e na Gol, 17,7%, com 35 partidas canceladas. A pior situação foi verificada em Confins (Belo Horizonte), com 33,7%, seguido por Congonhas e Galeão (Tom Jobim). Nas rotas internacionais, o índice médio marcava 15,8%.

- Com a chegada do dia 31, a regulamentação (número máximo de horas voadas permitidas por lei) tende a alcançar o limite e não se pode mais voar.

Como consequência, o índice de atrasos deve aumentar - disse Celso Klafke, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores de Aviação Civil (Fentac-CUT), acrescentando que o problema ocorreu na virada de novembro para dezembro, numa demonstração de que as companhias aéreas não se prepararam para o aumento da demanda.

A partir desta segunda, os sindicatos farão assembleias para avaliar a contraproposta das companhias de reajuste salarial de 8%.

Na próxima quarta-feira, deve ocorrer uma reunião entre as entidades representativas dos trabalhadores e o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea).

Fonte: O Globo-via:Direto da Pista

21/12/2010

US NAVY testa Electromagnetic Aircraft Launch System (EMALS)

US NAVY testa Electromagnetic Aircraft Launch System (EMALS)Sistema de lançamento de aeronaves eletromagnético

http://www.navytimes.com/xml/news/2010/12/navy-magnetic-launch-success-122010/EMALS-launch-122010-800.JPG

A Marinha dos EUA esta investindo em tecnologia de lançamento eletromagnético,para substituir as catapultas a vapor existentes nos Porta-Aviões atuais e futuros.

As catapultas a vapor estão próximas de seus limites ,se considerar-mos as dimenssões das aeronaves atuais onde a tendencia é operar com aviões mais pesados e mais velozes ,e que irão necessitar de lançamentos com o emprego de mais energia ,as atuais catapultas a vapor não terão tal capacidade.

As catapultas eletromagnéticas oferecem uma maior capacidade de energia de lançamento ,bem como uma melhora substancial ,como redução de peso,volume ,manutenção e confiabilidade.

O sistema EMALS elimina a complexidade de conglomeração do sistema atual de diferentes subsistemas.

A catapulta a vapor utiliza cerca de 614 kg de vapor para o lançamento, este sistema usa um complexo sistemacomposto de hidráulicos, água para frear, e eletromecânica.

Esses subsistemas, juntamente com seus associados tais como :bombas, motores e sistemas de controle, tendem a complicar o sistema de lançamento como um todo.

Com o EMALS, lançamento de frenagem, e retração seria alcançado pelo lançamento do motor, reduzindo todos os componentes auxiliares e simplificando todo do sistema como um todo.

Os óleos hidráulicos, ar comprimido, etc ... seriam eliminados, assim como o óleo lubrificante do cilindro que é expelido para o ambiente a cada tiro.

O EMALS seria um sistema autonomo, completamente independente da planta principal do navio.

Isto permitirá uma maior flexibilidade na concepção dos sistemas de propulsão de navios mais eficientes .

Uma das principais vantagens do lançamento eletromagnético é a capacidade de integrar um navio totalmente eléctrico



Fonte:Global Security-Video:airboyd-via Youtube


Bell 429 consolida-se como ambulância aérea

Bell 429 consolida-se como ambulância aérea- A Bell Helicopter vendeu mais um helicóptero

http://farm5.static.flickr.com/4065/4458918150_82cff9d522_z.jpg?zz=1

modelo 429 para o crescente mercado de salvamento aéreo.


http://www.aviationnews.eu/blog/wp-content/uploads/2010/11/Bell_429_EMS.jpg Desta vez, o cliente é o San Juan Regional Medical Center, que atende uma vasta região dos Estados Unidos compreendendo os estados de Arizona, Colorado, Novo México e Utah.



A aeronave vai se juntar à frota de ambulâncias aéreas do San Juan, sediada em Farmington, no Novo México, que já empregava um modelo Bell 222 e um avião .

“Essa venda confirma o sucesso do 429, o helicóptero com a maior cabine da categoria bi-turbina leve, no mercado de serviços médicos de emergência (SME). Como possui uma grande flexibilidade de configurações de cabine, é possível montar uma verdadeira UTI aérea na aeronave, levando dois médicos, um enfermeiro e duas macas que podem entrar por uma enorme porta traseira opcional”, ressalta Leonardo Fiuza, diretor Comercial da TAM Aviação Executiva, representante da empresa no Brasil.

Para o responsável pela área de salvamento aereo e trauma do San Juan, Mike Berve, a escolha do 429 foi um upgrade natural, levando-se em conta o relacionamento de mais de 18 anos com a Bell, no segmento do transporte de pacientes:

“O 429 oferece velocidade, flexibilidade, além de ganhos em performance e segurança, o que nos permitirá oferecer a nossos pacientes um serviço de salvamento rápido, seguro, confiável e de qualidade”.

Criado em 1992, o serviço de salvamento aéreo do hospital opera 24 horas por dia.

Só o Bell 222 já transportou mais de 10 mil pacientes perfazendo cerca de 13 mil horas de voo.

“Ficamos honrados pelo fato de o San Juan Regional Medical Center continuar a confiar nos produtos da Bell”, afirma Larry D. Roberts, vice-presidente Comercial da Bell, enaltecendo as qualidades que no seu entender explicam o sucesso do 429 nesse mercado: “O 429 continua a superar as expectativas operando em grandes altitudes e altas temperaturas. Aliadas à excelência da Bell em serviço e suporte ao cliente, essas qualidades garantem uma operação de sucesso”.

Fonte:Aviação Brasil/Videos:Flightglobal;chippydesu. Via :Youtube


Meta Linhas Aéreas impedida de voar por falta de segurança

Meta Linhas Aéreas impedida de voar por falta de segurança

http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/7/0/5/1043507.jpg

A companhia Meta Linhas Aéreas está com voos e venda de passagens suspensos desde a última quarta-feira (15), por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Segundo a Anac, a ‘cheta’ da companhia, como é chamada a autorização de voos, foi suspensa por questões de segurança.

“Foram detectados problemas com a tripulação, entre eles a escala e o treinamento inadequado, que estariam prejudicando a segurança dos voos”, informou a assessoria de comunicação da Anac.

A determinação deixou, no entanto, passageiros que viajaram pela companhia em situação difícil. Caso de Francisco Santos, que está “preso” em Paramaribo, no Suriname, sem conseguir voltar para casa.

“Ele comprou passagem de ida e volta pela Meta e agora não consegue sair de lá porque a empresa não está operando. Ele está com medo de perder as festas de final de ano”, contou o filho de Francisco, o estudante Johanson Santos.

Na tarde de ontem (20), a movimentação em frente ao guichê da companhia aérea no Aeroporto Internacional de Belém estava fraca.

A administradora da companhia, Alba Ribeiro, disse que a Anac liberou os voos ainda na tarde de ontem.

Ela admitiu que a companhia estava com problemas na tripulação, porém, segundo ela, todas as falhas foram sanadas.

“Nossa tripulação estava trabalhando quase todos os dias da semana e isso não era permitido pela Anac. Mas já acertamos os horários das escalas e estamos com tudo regularizado”, garantiu Alba.

Segundo a administradora, todos os passageiros que foram prejudicados pela suspensão dos voos foram realocados em outros aviões, de outras companhias aéreas.

Ontem à noite, no entanto, a única informação que a família de Francisco tinha era de que iam começar a sair aviões de Paramaribo hoje, mas não sabiam se ele conseguiria voltar para casa.

Fonte: Diario do Pará-Via:Direto da Pista

Reunião não tem acordo e ameaça de greve em aeroportos é mantida

Reunião não tem acordo e ameaça de greve em aeroportos é mantida

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLzz5F7hb0xO8IM3TATzOo7Wn025LYoknMGGzH7RkzER2ubn2YK6VkNTfWmH_Kqf2t_wef2eUspdQJBdH8aqR_YsbVLmim49YoTzCXAMjQrIiuNYb_aZvVoSrBCedpjg7l2hk7G7fQKY7F/s640/greve_cartaz.jpg

Uma reunião de mais de três horas entre representantes de sindicatos de trabalhadores dos aeroportos e das empresas de aviação terminou sem acordo nesta terça-feira. Com isso, a ameaça de paralisação dos funcionários na próxima quinta-feira está mantida.

"As empresas aéreas receberam nossa pauta em setembro e só vieram avaliar agora. Por isso, já convocamos o trabalhador aeroviário a, no dia 23, parar com suas atividades e contribuir com seu destino", disse Marcelo Schmidt, do Sindicato Nacional dos Aeroviários.

Segundo ele, a greve deverá ocorrer ao longo de todo o dia 23, mas é possível que seja realizada em intervalos determinados, atrasando os voos, mas não os interrompendo.

"Os passageiros precisam ter paciência, porque os trabalhadores estão no limite e isso compromete a segurança. Os passageiros chegarão ao seu destino, mas não chegarão no seu horário."

A tentativa de negociação foi realizada pelo Ministério Público do Trabalho, com a participação de representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), Sindicato Nacional dos Aeroviários (funcionários que atuam em terra) e do Sindicato Nacional dos Aeronautas (pessoal que atua em voos).

"As categorias devem continuar negociando. Há prazo suficiente para negociação até o dia 23. Mas percebi que ainda há um distanciamento muito grande entre as propostas das empresas e as dos trabalhadores", avaliou o procurador-geral do trabalho, Otavio Brito.

As empresas passaram sua oferta de reajuste de 6,08% para 6,5%. Propuseram ainda antecipar a data-base de reajuste para maio de 2011. "Fizemos isso porque não se pode deixar a sociedade refém em uma situação dessas. Não há o menor cabimento fazer uma greve no dia 23 de dezembro, por tudo o que representa o Natal", disse Odilon Junqueira, do Snea.

Questionado sobre um plano B para o caso de greve, o representante do Snea descartou a possibilidade de paralisação. "Nós confiamos no elevado espírito profissional dos trabalhadores".

Os aeroviários querem aumento de 13% mais alta de 30% no piso salarial. Os aeronautas cobram aumento de 15%. E consideram a nova proposta dos empregadores fora de cogitação. "Foi uma provocação", disse Schmidt

Fonte:Portal Terra- por:Claudia Andrade -Direto de Brasília


Entenda o caos provocado pela neve na Grã-Bretanha

Entenda o caos provocado pela neve na Grã-Bretanha

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Retirada de neve de pistas de aeroportos é processo complicado

A neve e o gelo estão causando sérios problemas na Grã-Bretanha, fechando aeroportos, estradas, escolas e gerando caos no sistema de transporte público. A BBC preparou uma série de perguntas e respostas para explicar as razões desse fenômeno.

Por que o tempo está tão frio na Grã-Bretanha?

Durante o inverno, o clima no país é amplamente afetado por uma corrente de jato que atravessa o Atlântico. Essa forte corrente de ar viaja de oeste para leste nas camadas mais altas da atmosfera.

Sob condições “normais”, essa corrente traz uma frente atlântica que causa o clima chuvoso, com vento e nuvens, comumente associado aos relativamente brandos invernos britânicos.

Mas os trajetos dessas correntes de jato podem variar, como neste ano, o que significa que as frentes moderadas não são levadas à Grã-Bretanha da mesma maneira.

Nos períodos em que os ventos do oeste são mais fracos, o clima frio do norte afeta o país.

O frio vai se repetir no ano que vem?

Invernos com fracos ventos do oeste têm vindo em grupos de três ou quatro nas últimas décadas. Logo, o inverno do ano que vem pode ser novamente muito frio.

Isso não significa que a Grã-Bretanha está ficando mais fria. Os invernos frios dos últimos dois anos contrastam com invernos brandos de anos anteriores, mas nos anos 60 e 40 também houve invernos muito frios.

Por que o país não consegue lidar com a neve?

Muitas pessoas presas em estradas ou aeroportos nos últimos dias se perguntam por que a Grã-Bretanha simplesmente não compra mais removedores de neve e veículos para espalhar sal nas ruas (o que derrete a neve e impede que gelo se forme).

Depois de uma revisão do preparo do país para o inverno, liderada pelo especialista David Quarmby, a Grã-Bretanha comprou mais veículos e se planejou melhor para lidar com problemas nas estradas, no sistema ferroviário e nos aeroportos.

Mas Quarmby ressalta que, na Grã-Bretanha, investir em equipamentos desse tipo é uma decisão que deve levar em conta a raridade dos invernos realmente rigorosos no país.

Passageiros na estação de trem de St. Pancras, em Londres

Passageiros de trem também sofreram com atrasos

Em países que lidam melhor com a neve, como Suécia, Noruega ou Canadá, grandes somas de dinheiro são gastas em removedores de neve, pneus especiais e outros equipamentos. Mas nesses lugares é certo que vai nevar durante o inverno.

Muitos britânicos questionam a necessidade de o governo gastar tanto dinheiro para lidar com condições climáticas extremas que ocorrem de forma esporádica.

Por que os aviões não decolam quando há neve e gelo?

Há dois problemas principais: pistas cobertas de gelo podem causar derrapagens de aviões. Aeroportos britânicos não possuem equipamentos para combater o gelo em grandes quantidades.

A neve pode ser retirada das pistas apenas quando estas não estão sendo usadas por aviões. Isso provoca atrasos em aeroportos que operam próximos de seus limites de capacidade.

O segundo problema é o congelamento dos próprios aviões. O gelo muda a forma e a textura das asas e de suas abas, tornando a aeronave difícil de ser controlada.

O descongelamento precisa ser feito pouco antes da decolagem, para evitar novo congelamento dos aviões. Os intervalos podem ser de apenas 20 minutos para evitar atrasos. Em um aeroporto movimentado como Heathrow, coordenar o descongelamento de pistas pode ser um pesadelo logístico.

Em lugares como o aeroporto de Arlanda, na capital sueca, Estocolmo, há mecanismos complexos para manter os aviões voando.

Por que as escolas fecham quando neva?

Canais congelados em Avon

Frio congelou canais em várias partes da Grã-Bretanha

Há dois motivos: o fato de estudantes e professores não conseguirem ir para as escolas e a necessidade de o estabelecimento de ensino contar com um número mínimo de funcionários para garantir a segurança das crianças.

Também se aplicam as considerações sobre saúde e segurança em parquinhos cobertos de gelo, temperaturas baixas dentro da escola e mau funcionamento de banheiros.

A decisão final para o fechamento das escolas cabe aos diretores.

Os britânicos deveriam jogar sal em suas ruas e limpar e neve de calçadas em frente às suas casas?

De acordo com o governo, sim.

Alguns sugeriram, em ocasiões passadas, que a limpeza da neve nas calçadas em frente às casas poderia causar problemas. Mas até mesmo advogados especializados em indenizações são descrentes quanto à possibilidade de alguma ação legal.

E as autoridades já deixaram claro que um código relativo a problemas causados pela neve deixa claro que os moradores podem limpar caminhos e calçados sem ameaça de processo.


Fonte:BBC Brasil

SNEA lança comunicado sobre a situação de aeroviários

SNEA lança comunicado sobre a situação de aeroviários


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O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) enviou um comunicado à população, onde esclarece diversos pontos sobre a ameaça de paralisação das atividades de aeroviários e aeronautas. Leia abaixo a íntegra do documento.

“Comunicado à População

Em respeito aos passageiros e ao público, tendo em vista a ameaça feita pelos sindicatos que representam os aeroviários e os aeronautas de paralisar suas atividades às vésperas do Natal, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) esclarece que:

  • As duas categorias já receberam este ano o reajuste salarial de 6,08%, referente à inflação do período medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Esse reajuste já está sendo pago às duas categorias, no 13º e no salário de dezembro.

  • A indústria de transporte aéreo, concedeu nos últimos cinco anos 6% de ganho real (33,8% de reajuste para uma inflação de 26,7%), não podendo, nesse momento, tendo em vista os índices propostos (15% e 13%), assumir compromissos deste porte que, aí sim, poderiam colocar em risco o emprego de milhares profissionais das duas categorias.

  • Para evitar transtornos aos passageiros e seus familiares, neste momento em que aumenta o tráfego aéreo e o movimento nos aeroportos, o Snea considera que as negociações ainda podem evoluir e qualquer paralisação que venha a prejudicar as operações, é prematura e inoportuna.

O Snea lamenta a intransigência dos sindicatos dos aeroviários e dos aeronautas e espera que, evitando a radicalização, não prejudiquem aos passageiros e suas famílias, a quem devemos todo respeito e consideração, no momento em que se preparam para comemorar as festas de final de ano e iniciar seus períodos de férias.”

Fonte:Panrotas -Por:Claudio Schapochnik

Na Europa Neve ,no Brasil um Balde de água fria nos passageiros as vésperas do natal

Na Europa Neve ,no Brasil um Balde de água fria nos passageiros as vésperas do natal

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Enquanto na Europa a neve atrapalha os voos -aqui no Brasil ameaça de greve e mau tempo tira o sossego de passageiros as vésperas de natal.

Em Manaus, a chuva forte fechou o aeroporto por seis horas.

Oito voos foram desviados.

O saguão ficou lotado e a operação do aeroporto ainda não foi normalizada.



Fonte:G1/foto:ciberfazendeiro.net

Europa atolada em neve

Transportes na Europa estão atolados em neve

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Não está fácil a vida dos europeus que, por estes dias, têm de andar de avião… Com trens afetados e estradas bloqueadas é desde logo uma proeza chegar aos aeroportos.

Aeroportos cheios de gente e de aviões, que não podem descolar. Um cenário que se repete, que ainda vimos há algumas semanas e que levanta uma pergunta: por que razão a neve provoca o caos no espaço aéreo europeu?


Gerard Feldzer, um antigo piloto francês, avança uma explicação: “Primeiro, há que tirar a neve do avião. É muito perigoso voar com a neve ou o gelo. Portanto, é preciso a qualquer preço descongelar o avião antes da partida”.

Uma operação complexa e longa: os aviões são estacionados numa zona especial e regados com Glycol e água a 80 graus. O descongelamento de um avião demora entre 6 e 8 minutos.

“Depois, há três milhões de metros quadrados na plataforma de onde é preciso tirar a neve. São cerca de 220 quilômetros de auto-estradas, portanto, isso leva tempo. E quando neva continuamente ainda é pior, pois começamos a limpar uma pista e 30 minutos depois já temos de recomeçar. Pode dizer-me que há outros que se saem muito bem, como Montreal, mas não é a mesma coisa”, explica Feldzer.

Em países como o Canadá, onde há neve durante meses, há, em geral, mais limpa-neves, mais pessoal, mais investimentos anti-gelo ou anti-neve. Ao nível dos aviões, usa-se a mesma técnica que na Europa.

“Sejamos claros: se investirmos mais dinheiro a prepararmo-nos para o Inverno, isso significa menos dinheiro para investir em outras coisas.

Portanto, trata-se de estabelecer prioridades e a tomada de decisão deve ser feita de uma maneira descontraída, calma e racional, porque, claro, quando ficamos em terra devido à neve ou gelo, tendemos a pensar que devemos gastar o que for preciso.

Mas as decisões de investimento têm de ser feitas com base numa estimativa de custos, olhando para os benefícios que vão trazer e para a probabilidade desses eventos voltarem a acontecer no futuro”, afirma o secretário de Estado dos Transportes britânico, Philip Hammond.

Na Europa, os aeroportos e as companhias aéreas atribuem grande importância à segurança. Mas nem sempre esta é a prioridade. Na Rússia, por exemplo, a prioridade é fazer decolar os aviões.

Especialista garantem queaeroportos europeus não estão preparados para grandes nevascas



Fonte:Euronews-via: desastresaereosnews

20/12/2010

Aeroviários dizem que empresas teriam problemas no Natal com ou sem greve

Aeroviários dizem que empresas teriam problemas no Natal com ou sem greve

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A presidenta do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), Selma Balbino, afirmou que ,as empresas aéreas estão se aproveitando da possibilidade de greve no setor para esconder problemas como o overbooking (venda de passagens em número maior que o de assentos do avião) e o excesso de horas extras dos funcionários, que apareceriam de qualquer maneira nas festas de fim de ano.

Segundo Selma, o radicalismo das empresas, que estão em muito boa situação, indica que elas estão apostando no radicalismo dos aeroviários para se livrar da responsabilidade pelos problemas de desorganização e falta de planejamento e jogar a culpa pelooverbooking nos funcionários.

Selma falou após participar de reunião do comando de greve, que manteve para o próximo dia 23 a decisão de paralisar o setor.“Nós discutimos isso hoje e questionamos se não estávamos entrando em uma cilada.

Mas qual é o momento que temos, fora da data-base, para entrar em greve? Temos uma questão de honra de paralisar, se não obtivermos uma contraproposta, por conta do acirramento que está na base, entre os trabalhadores”, afirmou.

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) classificou de “teoria absurda” a denúncia levantada pela presidente do SNA e informou que as empresas continuam abertas ao diálogo.

Fonte: Agência Brasil via Jornal do Brasil-via:desastresaereosnews

Greve no Natal é como um GOL contra

Greve no Natal é como um GOL contra

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Nota:O leitor expressou muito bem sua opinião a respeito ou melhor sobre o desrespeito aos passageiros que nada tem haver com a falta de organização e burrocracias que emperram o setor de aviação,Parabéns pela crítica

por Alexandre

Durante os 30 anos que fui tripulante sempre acreditei que greve de aeronautas no Natal é algo totalmente errado, joga a opinião publica contra a categoria pois pune justamente aqueles que não tem culpa das coisas erradas nesse país.

Vai punir aquele assalariado que sonha passar o Natal em família, junta durante o ano inteiro o dinheirinho das passagens, para ele, mulher e 3 filhos e sempre, SEMPRE, SEMPRE, esbarra nesse movimento IMBECIL de paralisação da aviação na época de Natal, paralisação IMBECIL, pela época que é.

Sou totalmente a favor das greves para melhoria de condições de trabalho, tenho a certeza absoluta de que se os patrões pudessem nos fariam trabalhar debaixo da chibata e a ferros.

Não no Natal, sempre tive a impressão, que essa greve era, e é orquestrada pelos patrões, assim jogamos a opinião publica em cima de nós, quer fazer uma greve legal, faz em março, o país acordando finalmente do fim do ano, coloca os executivos todos no chão, ai sim contém comigo, não sou e nunca fui a favor de covardia contra as pessoas como nós, que lutam e morrem na praia, ou no aeroporto, cheia de filhos, presentes, bagagens, porque sindicatos inescrupulosos e políticos que mais querem ver é o lado deles e quanto aos aeronautas e aeroviários levam a culpa pelos erros e burrocracias de um país digo políticos que só vêem o próprio nariz e não estão nem ai para o povo ,lógico pois todos ou a maioria tem seus jatinhos particular e vão para onde quiserem na hora quer quiserem ,e o povo que se dane , o aeroviário que se dane,o aeronauta que se dane ;todos sabem muito bem que estas greves são manipuladas pelos sindicatos e nada tem haver com a real proposta de melhorias e condições de trabalho,na ultima passeata feita no Aeroporto Internacional Tom Jobim ,entraram em um ônibus e agrediram funcionários da Gol Linhas Aéreas que estavam indo para seu trabalho .

Como já disse não sou contra as greves ,pois neste país e no mundo inteiro só se consegue melhorias com reenvidicações ,mas ,desde que sejam democráticas.

nesta mesma passeata não se viu uma bandeira do sindicato ou faixa ,só se via bandeira da CUT e outros baderneiros , estamos passando por tudo isso por causa da ausência de raciocínio lógico e respeito ao próximo.este não é o espírito de natal.

VIVA A LIBERDADE DE IR E VIR NO NATAL

Fica ai uma ideia no ar :Em vez de greve uma manifestação que poderia chamar a atenção e descontrair trazendo com certeza um maior resultado sem constrangimentos

Assista ao video e comprove


texto escrito por Alexandre e adaptação de Voar News

Brasil corre risco de sofrer um novo apagão aéreo

Brasil corre risco de sofrer um novo apagão aéreo

http://www.fab.mil.br/sis/enoticias/imagens/notimp/665/foto%208.jpg

No fim do ano, cresce o número de viagens aéreas no país. Uma ameaça de greve de funcionários das companhias aéreas traz de volta os temores sobre a capacidade do setor para atender a demanda.



Fonte:G1

Helibras entrega os 3 primeiros helicópteros EC725

Helibras entrega os 3 primeiros helicópteros EC725 às Forças Armadas

http://www.revistafator.com.br/imagens/fotos2/ec_725



Aeronaves foram produzidas na França pela Eurocopter, com acompanhamento de técnicos e militares brasileiros, e serão fabricadas no Brasil a partir de 2012.

A Helibras, subsidiária da Eurocopter, entrega no dia 20 de dezembro (segunda-feira), às 14h30, na Base Aérea de Brasília, os três primeiros helicópteros EC725 previstos no contrato firmado com o Ministério da Defesa para fornecimento de 50 unidades às Forças Armadas, com transferência de tecnologia e fabricação no Brasil.

O evento, que é um marco na história da Helibras em seus 32 anos de existência, pois permitirá que a empresa desenvolva um helicóptero 100% brasileiro em alguns anos e fomentará a indústria aeronáutica nacional, contará com as presenças do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro da Defesa Nelson Jobim, do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Miguel Jorge, da Diretoria da Helibras e de autoridades federais, estaduais e municipais.


Fonte:Portal Fator Brasil/video:tecnodefesa/ via:Youtube;foto Helibrás


Companhias aéreas se preparam para gerenciar formação de pilotos

Companhias aéreas se preparam para gerenciar formação de pilotos

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Anac propõe nova licença para pilotos, com curso das próprias empresas.

Sociedade pode sugerir alterações no texto até 17 de janeiro.





As principais empresas aéreas brasileiras receberam de maneira positiva a proposta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de estabelecer no país um novo tipo de licença para pilotos, com formação gerenciada pelas próprias companhias, de acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea).

Apresentada como uma alternativa às possibilidades atuais, a proposta pode acelerar o processo de formação dos pilotos.

Segundo o diretor técnico do Snea, Ronaldo Jenkins, algumas empresas já trabalham com programas-piloto com acompanhamento da Anac.

"Outras ainda estão aguardando uma discussão mais aprofundada sobre os detalhes, para verificar se é viável ou não", afirma.

A nova licença, chamada de tripulação múltipla, já existe em países como Canadá, Austrália, Chile e Inglaterra. Ela permite que um aspirante a piloto profissional opte por um caminho diferente dos oferecidos hoje no Brasil, começando sua carreira diretamente nas companhias aéreas.

Submetido a audiência pública até o dia 17 de janeiro, o texto deve ser finalizado e publicado pela ANAC nos próximos três meses (clique aquihttp://www.casaalema.com/uploads/enter.gif para acessar a página da ANAC na qual é possível ler a íntegra da proposta e fazer sugestões).

“As empresas hoje estipulam um batente de horas para que um piloto possa se candidatar a uma vaga. O novo programa é baseado em qualificação, não em quantidade. Para fechar as 1,5 mil horas exigidas pelas empresas, o piloto voa o que aparecer. Nesse novo cenário, ele vai se submeter ao programa da companhia”, ressalta o superintendente de segurança operacional da Anac, David da Costa Faria Neto.

Licenças existentes

Atualmente, existem três tipos de licença para pilotos no país: piloto privado, piloto comercial e piloto de linha aérea. Para tirar a última, é necessário ter as duas primeiras.

A regra em vigor no Brasil exige que o candidato a copiloto de empresas regulares tenha habilitação de piloto comercial, com pelo menos 150 horas de voo – o que custa cerca de R$ 35 mil e é bancado pelo profissional.

A maior parte das grandes companhias, porém, exige pelo menos 1 mil horas de voo se o candidato tiver curso superior e 1,5 mil horas caso ele não tenha passado pela faculdade.

Com a nova licença, o piloto passa por um curso teórico de conhecimentos de linha aérea, faz uma prova da Anac e, se aprovado, pode entrar no programa gerenciado pela companhia.

“São 240 horas de voo utilizando diversos tipos de dispositivos de treinamento, como simuladores médios, aviões de pequeno porte e simuladores de última geração, capazes de reproduzir as situações reais de um voo. Ele só passa para o exercício seguinte – que pode ser uma simulação de voo por instrumento ou pouso e decolagem, por exemplo – se passar no anterior. Ao fim desse currículo todo, ele vai ser avaliado”, detalha Faria Neto.

De acordo com o superintendente, as empresas vão poder montar seus programas como considerarem mais apropriado para suas necessidades. A agência vai trabalhar na certificação do programa e, depois, acompanhando e modificando o que for necessário.

“Vamos receber a proposta de programa das companhias. Elas podem criar dentro da própria empresa, como tinha a Varig, ou terceirizar. Certamente as empresas vão apresentar programas parecidos com o que já existe em outros países”, analisa.

Para o diretor técnico do Snea, a proposta da Anac de implementar esse tipo de formação de pilotos no Brasil é positiva para a aviação. “É muito mais seguro ter um piloto que teve sua formação acompanhada pela empresa do que um que apresentou uma carteira com 1,5 mil horas que não sabemos onde foram feitas”, diz.

Procurada pelo G1, a Gol afirmou que já está estudando a possibilidade de implantar efetivamente as mudanças, começando com uma seleção interna. “A companhia está apta a promover processos de seleção interna para tripulantes técnicos e comerciais, tendo em vista que parte dos colaboradores administrativos e operacionais têm a intenção de ingressar no grupo de voo da empresa”, informou por meio de sua assessoria de imprensa.

Até o final da tarde desta sexta-feira (17), a TAM não havia se manifestado sobre o assunto.

“Essa não é uma invenção brasileira. Isso é uma orientação da Organização da Aviação Civil Internacional [ICAO, na sigla em inglês], que é o órgão máximo do transporte aéreo mundial. Não é uma aventura, apenas estamos incorporando na legislação brasileira uma regra mundial”, analisa Jenkins.

Para o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), porém, deve haver uma discussão mais prolongada sobre a nova licença. “Pedimos a prorrogação da audiência pública [inicialmente, o fim da audiência pública seria neste sábado (18), mas o prazo foi prorrogado por 30 dias], porque já a proposta precisa ser melhor trabalhada.

Nesse modelo, cabem algumas correções. Uma delas é a idade mínima, de 18 para 21 anos.

Outra é o número de horas, que deveria ter um acréscimo de pelo menos 50%”, sugere Carlos Camacho, diretor de Segurança de Voo do SNA.

O sindicalista considera ainda que houve pouco detalhamento das exigências para os programas que devem ser apresentados pelas companhias. “A Anac precisa formular melhor o que ela quer. O detalhamento é genérico. Preferimos discutir melhor, até para contribuir melhor”, avalia.

Falta de pilotos

A possível falta de bons pilotos no mercado é uma preocupação para governo, empresas e passageiros.

Um relatório publicado pela Boeing estima que a aviação mundial precisará de 466 mil pilotos para acomodar a forte demanda por aeronaves novas e de substituição nos próximos 20 anos.

No Brasil, as companhias aéreas já sentem dificuldades em encontrar profissionais habilitados.

“Com o aquecimento da economia e a chegada de novas empresas aéreas no mercado brasileiro, está mais difícil encontrar pilotos com a experiência necessária”, avalia Leonard Grant, diretor de Operações e Treinamento Operacional da TAM.

“No curto prazo, não vemos problemas. Entendemos que a Anac está sensível a essa questão”.

Na visão do sindicato dos aeronautas, há uma reserva de pilotos brasileiros capaz de suprir as necessidades do mercado por algum tempo: “Temos condições de duplicar a aviação civil hoje com pilotos brasileiros. Há pelo menos três reservas de pessoal: os pilotos que saem das faculdades com boa formação, os copilotos experientes que poderiam ser promovidos a primeiros oficiais (cargo comum em empresas internacionais, entre copiloto e comandante) e os 600 pilotos brasileiros que estão no exterior.

Mas quanto vão pagar para esses pilotos? É preciso ter um reordenamento salarial para que esse êxodo seja no sentido contrário”, diz Carlos Camacho.

"Não há falta de pilotos no Brasil. Quando falam de falta de pilotos experientes, é relativo. Os pilotos com pouca experiência sempre voam com alguém a mais durante um tempo.

Já fizemos várias denúncias para a Anac de que estão faltando pilotos e comissários nas empresas aéreas. Elas contratam pouco por questões financeiras e estão trabalhando com o número mínimo de pessoas, provocando um estresse laboral para as tripulações", afirma Gelson Fochesato, presidente do SNA.

ANAC já oferece bolsa

Nas faculdades, depois de anos de uma queda na procura em função de crises como a da Varig, houve um aumento de alunos em busca da formação qualificada.

“Assim como a aviação brasileira, procura pelo curso voltou a crescer. Quando o curso foi formado, em 1994, o pessoal saía direto para a Varig. Até a oitava turma, isso funcionava bem. Entre 2004 e 2006, mais ou menos, não preenchíamos todas as vagas do curso, a procura era menor por causa das limitações do mercado. Agora, o tempo bom está voltando”, conta o diretor do curso de Ciências Aeronáuticas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Elones Fernando Ribeiro.

Os formandos do curso saem da faculdade depois de três anos com diploma de bacharel, licença de piloto comercial, multimotor, voo por instrumentos e credencial de piloto de companhia aérea.

São 165 horas de simulador, entre 180 e 200 no aeroclube e mais 2,8 mil horas teóricas.

Durante esse período, o gasto do piloto chega a R$ 110 mil, somando-se as aulas teóricas e as horas de voo.

“No Brasil, há o mito de que precisa de muitas horas de voo para ter experiência. Com o curso, ele está formado para pilotar ao lado de um piloto experiente”, afirma.

Antes da proposta da nova licença, a Anac já tinha um programa de bolsa para pagar parte da formação de um piloto.

Os contemplados têm 75% dos custos com os cursos pagos pela agência. O projeto de bolsa de pilotos prevê a formação, até meados de 2011, de 213 pilotos, sendo 73 comerciais. Para se candidatar às bolsas da Anac, é necessário já estar matriculado em algum curso.

"A formação dos pilotos brasileiros ainda é elitista. Mesmo a bolsa concedida pela Anac é para quem já está matriculado em aeroclube. O projeto é incipiente e discrimina os mais pobres", avalia Camacho.


Fonte: Mirella Nascimento (G1)-via:desastresaereosnews