30/04/2010

Fronteiras explosivas Paraguai X Brasil

Fronteiras explosivas Paraguai X Brasil

http://www4.receita.fazenda.gov.br/acipub/images/fronteiras/paraguai.jpg

Os últimos acontecimentos no Paraguai levaram os presidentes Lula e Fernando Lugo a marcarem uma reunião para segunda-feira, em Ponta Porã, com o objetivo de anunciar medidas diante do clima de insegurança na fronteira comum, que se estende por 800 quilômetros e é precariamente policiada. Florescem ali o tráfico de drogas e o de armas.

O que se tem no lado paraguaio é um coquetel explosivo onde entram ataques do obscuro grupo guerrilheiro Exército do Povo Paraguaio (EPP), com ligações com a narcoguerrilha colombiana Farc, e a suposta participação de pistoleiros brasileiros no atentado contra o senador Robert Acevedo, na cidade de Pedro Juan Caballero.

Eles estariam a soldo de narcotraficantes ligados à maior facção criminosa de São Paulo.

O ministro do Interior do Paraguai, Rafael Filizzola, disse ao GLOBO:

- Não dá para pensar que o tráfico transnacional opera de forma solitária no Paraguai. Há forte vinculação das Farc com o EPP e, consequentemente, vinculação da organização criminosa brasileira com a guerrilha. Temos um problema de crime organizado regional com foco transnacional.

Lula também deverá tratar com Lugo da situação de três integrantes do EPP a quem o Brasil recebeu como refugiados em 2004, e cuja extradição é pedida pelo governo do Paraguai.

Depois de uma série de crimes do EPP – atentados a bomba, sequestros de fazendeiros e assassinato de policiais -, o presidente Lugo tomou a polêmica decisão de decretar estado de exceção em cinco departamentos (estados) do centro-norte do país e de enviar para lá 1 mil policiais e militares para dar caça aos integrantes do EPP, que seriam entre 50 e 100 militantes.

Três dos cinco estados fazem fronteira com o Brasil e em toda a região vivem 300 mil brasiguaios, responsáveis por 80% da economia local, com o cultivo e a exportação de soja. Por tudo isso, a situação exige cuidadoso acompanhamento do governo brasileiro.

Os dois países têm muitos interesses em comum, a começar pela hidrelétrica de Itaipu, mas também muitas preocupações, como a segurança dos brasiguaios, a situação na Tríplice Fronteira, o contrabando em Ciudad del Leste, o comércio no de carros roubados no Brasil, o tráfico de drogas e armas etc.

O presidente Lugo, além de uma série de problemas de ordem pessoal, tem frágil sustentação política e popularidade em queda. Suas tendências esquerdistas o tornam simpático a Hugo Chávez.

Que isto não sirva de pretexto para a diplomacia brasileira recair no “companheirismo ideológico” do Itamaraty do B. Junto à fronteira do Brasil, o coquetel paraguaio – com ingredientes como narcotráfico, EPP, facção criminosa de São Paulo e contrabando – poderá produzir efeitos graves na segurança pública de grandes cidades do Sudeste do país.

O que interessa ao Brasil é uma atuação firme do governo federal junto às autoridades paraguaias para reprimir ações criminosas e terroristas na fronteira comum.

É indispensável, ainda, maior coordenação com a agência antidrogas dos EUA (DEA) para aumentar a eficiência do trabalho.

Paraguai pressiona Lula para reforçar fronteira

Senadores exigirão de presidente medidas duras para combater tráfico


Ao chegar ao Paraguai para a inauguração de uma fábrica brasileira em Pedro Juan Caballero, na segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofrerá forte pressão dos parlamentares daquele país para reforçar a presença de militares na fronteira, onde uma avenida, sem qualquer vigilância, divide a cidade paraguaia de Ponta Porã, no lado brasileiro.

Vítima de um atentado no início da semana, o senador Robert Acevedo deixou ontem o hospital e começou a procurar colegas de Senado para que, juntos, elaborem documento no qual exigirão medidas mais duras por parte do Brasil no combate ao tráfico de drogas naquela área.

- Precisamos de medidas mais duras por parte do Brasil, de mais militares na fronteira – disse Acevedo. – O que está acontecendo aqui no Paraguai é que os narcotraficantes estão se organizando em consórcios. Eles acertam até os valores para liquidar uma pessoa.

Segundo informações apuradas pelo senador, matadores de aluguel receberiam US$300 mil por sua morte. Os criminosos acertaram 32 tiros no carro do parlamentar.

O segurança e o motorista que estavam com ele foram mortos e Acevedo foi atingido no braço de raspão. A suspeita recai sobre um grupo de criminosos que incluiria brasileiros.

A pedido do governo paraguaio, a PF está ajudando nas investigações. As informações sobre o andamento do caso, no entanto, são desencontradas.

Segundo a polícia paraguaia, quatro brasileiros foram detidos desde o início da semana sob suspeita de envolvimento com tráfico.

A polícia investiga se dois deles, que têm antecedentes criminais, teriam, de fato, responsabilidade sobre o atentado. Além disso, Daniel dos Santos e Josué dos Santos, presos anteontem quando entravam no país sem documentos, também foram levados para o presídio.

Já a PF afirma ter recebido informações de que seis brasileiros foram presos por suspeita de envolvimento no atentado. Levantamento do serviço de inteligência mostra que os seis já tiveram problemas com a polícia brasileira por tráfico de drogas e furto de carros, entre outros crimes.

Segundo as autoridades brasileiras, a polícia local indica que os detidos mantinham estreitos vínculos com grupos envolvidos com o narcotráfico na fronteira.

Um relatório confidencial sobre as investigações envolvendo brasileiros deverá ser encaminhado a Lula. Ontem, o presidente comandou reunião preparatória do encontro.

- (Violência) também é um tema importante. Vai ser discutido. Tanto que o ministro da Justiça estava aqui (na reunião) – disse o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim.

Armamento de policiais perde para o do tráfico

Nas redondezas de Pedro Juan Caballero estariam grandes plantações de boa parte da maconha que é exportada para o mercado brasileiro da droga.

O governo do Paraguai colocou parte do país em estado de exceção por 30 dias, numa estratégia para tentar diminuir o poder de fogo dos guerrilheiros do Exército do Povo Paraguaio (EPP).

Em princípio, acreditava-se que o grupo estaria por trás do ataque ao senador, mas a polícia trabalha agora com a hipótese de que o parlamentar foi vítima da ação dos narcotraficantes descontentes com a atuação de Acevedo contra o comércio ilegal de drogas.

Além da falta de fiscalização na fronteira, também é preocupante o fraco aparato policial naquela área. O delegado regional de Ponta Porã, Claudineis Galinari, disse ontem ao GLOBO que os policiais brasileiros têm dificuldade para enfrentar os narcotraficantes, que usam armamento mais pesado.

Ele também afirmo que seria necessário reforçar o efetivo com pelo mais 20 homens. Atualmente, 116 policiais, em regime de turnos, são responsáveis pelo policiamento de toda a área.

- Nós não temos fuzil, por exemplo, só calibre 12 e A-40. Além disso, em alguns pontos da fronteiras chega-se a ter sete pequenas estradas, então é impossível fazer a segurança e evitar o transporte de drogas de um país para o outro – disse ele.

No fim da tarde de ontem, o Exército tomou conta das ruas centrais de Pedro Juan Caballero. Cerca de 200 homens paravam todos os carros e motos, exigiam que o motorista deixasse o veículo e conferiam documentação. Foragida da Justiça paraguaia, uma mulher que seguia com a filha no carro foi presa durante a operação.

Com autorização do governo brasileiro, a PF já ajudou nas investigações de um sequestro supostamente patrocinado por guerrilheiros do EPP, no final do ano passado.

- A Polícia Federal vai ajudar no que for necessário, mas sempre tendo em vista a soberania do Paraguai – resumiu uma das autoridades brasileiras que está acompanhando de perto as investigações sobre a tentativa de assassinato do senador Acevedo.


Conflito provoca fuga para o Brasil

Cidade fronteiriça no Mato Grosso do Sul recebe 800 famílias e pede estado de emergência



A crise de segurança pública no Paraguai começa a afetar diretamente os brasiguaios — agricultores brasileiros radicados no país — e a repercutir em cidades fronteiriças do Mato Grosso do Sul. Brasileiros e descendentes que vivem no país vizinho estão voltando, assustados com a violência associada ao narcotráfico e à ação de um grupo armado esquerdista em campanha por reforma agrária.

A prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone (PT), veio na segunda-feira a Brasília pedir que seja declarado “estado de emergência” na cidade, que tem 16 mil habitantes. “Ela deve retornar na semana que vem para obter uma resposta do governo federal”, disse ao Correio, por telefone, o vice-prefeito, Aldo Farina. “Está chegando muita gente nos últimos dias. Já vieram 800 famílias e a previsão é de alcançar 1.200”, completa Farina.

As famílias estão acampadas perto da BR-163, sob cobertura de lona. Farina diz que a prefeitura está ajudando na medida do possível, mas observa que “a situação é complicada”. “No mês passado, assentamos 1.234 famílias que vieram de outros municípios”, ressaltou o vice-prefeito. “Agora, boa parte vem do Paraguai, mas não conseguimos mais suportar. Estamos preocupadíssimos: não há remédio e alimentos que suportem, falta tudo!”

Zelmo de Brida, prefeito da vizinha Naviraí, diz que “não está percebendo” a chegada de mais famílias.

“Nosso município não é o mais próximo do Paraguai”, pondera. Para ele, a razão de as famílias irem para Itaquiraí pode estar ligada à política anterior de assentamentos. “Ali já tem muitos assentamentos do Movimento dos Sem Terra (MST), mas nós aqui não temos isso”, disse. Brida acrescenta que, “de momento”, não tem essa preocupação, nem planos para receber mais deslocados.

A instalação de brasileiros com fazendas no norte do Paraguai criou um desafio para os governos dos dois países, nas últimas décadas.

Na semana passada, a crise se agravou depois que o senador liberal Roberto Acevedo sofreu um atentado na cidade de Pedro Juan Caballero — os dois suspeitos detidos são os brasileiros Eduardo da Silva e Nevailton Cordeiro.

Agentes da inteligência brasileira afirmaram ao Correio que não há indícios de que os acusados estejam ligados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), mas a narcotraficantes paraguaios. Cerca de 90% da maconha paraguaia é trazida ao Brasil, segundo a Polícia Federal.

Pedro Juan Caballero se une ao município de Ponta Porã (MS), e os dois somam quase 200 mil habitantes. Na cidade paraguaia, um funcionário de uma casa de câmbio, que se identifica pela inicial R., conta que na quarta-feira chegaram 150 militares para reforçar o policiamento.

“Eles estão examinando documentos das pessoas nas ruas do centro”, disse à reportagem, por telefone.

Apesar de denúncias de que algumas rádios locais estariam insuflando os ânimos da população contra os brasiguaios, R. considera que não há um clima de hostilidade. “Não é nada contra os brasileiros.

As pessoas se sentem mais seguras com mais controle nas ruas”, indica. Já os paraguaios que se dirigem ao Brasil não têm problemas para entrar em Ponta Porã. “Para nós está tudo normal”, ressalta a brasileira A., que trabalha em um hotel na fronteira.

Apesar da aparente normalidade, Ponta Porã receberá na próxima segunda-feira os presidentes Fernando Lugo e Luiz Inácio Lula da Silva, que tentarão estabelecer uma política comum de segurança fronteiriça e combate ao narcotráfico.

“Esse assunto se impõe depois dos últimos acontecimentos violentos que tiveram como vítima o senador Robert Acevedo”, indicou o ex-chanceler e atual assessor da Presidência paraguaia, Hamed Franco.

Fonte: Correio Braziliense via CCOMSEX Por Viviane Vaz: O Globo via CCOMSEX

Fronteira com Brasil pode ser militarizada

Fronteira com Brasil pode ser militarizada


Presidente do Congresso paraguaio pediu militarização da região de Pedro Juan Caballero, onde um senador foi alvo de atentado. Também ontem, mais 2 brasileiros suspeitos do crime foram presos.

http://farm4.static.flickr.com/3136/2948200552_6b56d974e9.jpg

O presidente do Congresso do Paraguai, senador Miguel Carrizosa, vai pedir formalmente ao presidente Fernando Lugo a militarização de Pedro Juan Caballero, capital do departamento (Estado) de Amambay.

O anúncio, reproduzido ontem no jornal local La Nación, foi feito por Carrizosa anteontem, após visita ao senador Robert Acevedo, alvo de um atentado a tiros na cidade na segunda-feira.

“Solicitaremos ao presidente Lugo a militarização de Pedro Juan Caballero”, afirmou. A cidade faz fronteira com a brasileira Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul. De acordo com Carrizosa, é preciso tomar essa atitude, pois a onda de violência “ultrapassou os limites”.

Na manhã de ontem, policiais paraguaios detiveram dois brasileiros na cidade de Pedro Juan Caballero, informou a edição online do diário paraguaio ABC.

Segundo o jornal, Josué dos Santos e Daniel dos Santos podem ser integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa paulista.

Eles dirigiam um automóvel Gol, de cor branca, e pretendiam chegar à casa de um suposto traficante.

Anteontem, a polícia prendeu os outros dois brasileiros, Nevailton Marcos Cordeiro e Eduardo da Silva, como suspeitos pelo ataque e também possíveis membros do PCC. No atentado que feriu Robert Acevedo, um motorista e um guarda-costas morreram.

“É preciso reduzir o alto índice de insegurança na fronteira, isso é categórico”, disse Carrizosa. Ele estava com o também senador Alberto Grillón, ambos acompanhados por um forte aparato de proteção policial.

Amambay é um dos cinco departamentos paraguaios onde vigora o estado de exceção, que vigora desde sábado para facilitar que as forças oficiais persigam e prendam membros do grupo Exército do Povo Paraguaio (EPP), guerrilha responsabilizada por atentados e sequestros no país.

VISITA

Também ontem, o presidente Fernando Lugo visitou o senador Robert Acevedo. Lugo prometeu investigar o que chamou de “um atentado contra o Estado”, além de aumentar a segurança na cidade de Pedro Juan Caballero.

As informações foram repassadas pelo próprio senador paraguaio, por telefone.

Acevedo está internado na clínica San Lucas e aguarda nova avaliação médica para receber alta médica – o que pode acontecer hoje.

A unidade de saúde está fortemente protegida por forças de segurança do Paraguai.

Dependendo de seu estado de saúde, Acevedo disse que pretende participar do encontro entre o presidente paraguaio e seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 3 de maio, em Ponta Porã, na fronteira entre os dois países.

Fernando Lugo prometeu aumentar a segurança na cidade com o envio de cerca de 150 soldados.

Fonte:Defesa BR- Jornal do Commercio

Base militar no Peru é atacada por grupo terrorista

Base militar no Peru é atacada por grupo terrorista

Há divergências sobre o número de feridos.

Um grupo armado de supostos membros do Sendero Luminoso atacou nesta quinta-feira uma base de combate ao terrorismo do Exército peruano em Tutumbaru, na região de Ayacucho (centro-sul), e feriu pelo menos um militar.

Segundo um porta-voz oficial, a base, localizada na província de Huanta, na zona do vale dos rios Apurímac e Ene, sofreu o ataque no início da tarde.

Embora a imprensa local fale que os feridos são pelo menos quatro, a fonte oficial reiterou à Agência EFE que se trata de apenas um militar.

O Ministério da Defesa diz que o ataque, a tiros, foi feito de uma certa distância da base, mas fontes policiais contaram que os confrontos na região ainda continuam.

A região do ataque concentra o combate das Forças Armadas contra as colunas remanescentes do Sendero Luminoso, grupo que gerou uma onda de violência em 1980 que se estendeu até 2000 e deixou quase 70 mil mortos.

Fonte:Portal Terra via EFE

Terceira Aeronave da US Cost Guard que se acidenta em um ano

Terceira Aeronave da US Cost Guard que se acidenta em um ano

http://www.redcrossnorthland.org/Images/Coast%20Guard.jpg

O MH-65C Dolphin da Guarda Costeira dos EUA após o pouso forçado no Aeroporto Arcata, no dia 29 de abril. (Foto: USCG)


Um helicóptero MH-65C Dolphin pretencente à Guarda Costeira dos EUA (US Coast Guard – USCG) acidentou-se nessa quinta-feira, dia 29 de abril, no Aeroporto Arcata, em McKinleyville, California.

Todos três membros da tripulação escaparam sem ferimentos, após ao pouso forçado, quando o helicóptero pendeu para o lado durante o pouso num voo de treinamento que havia decolado na Estação Aérea de Humboldt Bay, localizado ao lado do Aeroporto Arcata.

Este é o terceiro acidente envolvendo um helicóptero da Guarda Costeira dos EUA este ano – a USCG criou uma “junta de análise para os incidentes” para investigar a causa da queda.

A USCG opera dez helicóteros MH-65C Dolphins nas missões de Interdições Táticas com Helicópteros (HITRON), onde as aeronaves são utilizadas para patrulhar ameaças relativas ao tráfego de drogas e em áreas de alto risco de segurança.



Fonte:Cavok/Youtube.com

Novo Agusta NH-90 da Luftwaffe em voos de teste

Novo Agusta NH-90 da Luftwaffe em voos de teste




Helicóptero NH90 da Luftwaffe em voo baixo. (Foto: Reiner Schneider / Luftwaffe)



No dia 19 de janeiro de 2009 o primeiro de quatro oficiais da Luftwaffe (Força Aérea da Alemanha) do esquadrão de helicópteros de transporte aéreo do Grupo de Transporte Aéreo 62 (LTGrp LTG 62) de Holzdorf, começaram seu treinamento de voo na Escola de Aviação do Exército (HFlgWaS) em Bückeburg.

NH90 durante treinamento de voo pairado. (Foto: Klaus Hubmann / Luftwaffe)



Após essas três semanas de teoria, eles começaram os voos de treinos no simulador.

O simulador testava eles nos processos básicos de decolagem, pouso, procedimentos de emergência e padrões de tráfego aéreo, bem como seus primeiros procedimentos táticos.

Mesmo depois dessas etapas, a complexidade de uso do NH90 foi visível. Embora apenas as versões restritas do NH90 +IOC e IOC (Capacidade Operacional Inicial) estarem disponíveis, a aeronave é – conforme esperado – um tremendo avanço tecnológico sobre o modelo que será substituído, o Bell UH-1D.

O NH90 durante um teste em voo na base de Holzdorm. (Foto: Klaus Hubmann / Luftwaffe)


O NH90 é muito ágil apesar de seu tamanho e pode voar numa velocidade de até 175 kts, 55 kts mais rápido que seu antecessor. Um cockpit digital com cinco telas LCD significa que os instrumentos analógicos do UH-1D serão rapidamente esquecidos.

O sistema fly-by-wire quatro vezes redundante permite que o piloto automático voe em rota e possa voar pairado sem a intervenção manual do piloto.

A aeronave apresenta radar meteorológico, FLIR (Visor Frontal Infra-Vermelho) e um sistema defensivo com aparelhos de alerta radar e chamarizes (chaffs & flares) expandem significativamente a área de aplicações sobre o modelo UH-1D.

Após cerca de 45 horas no simulador, os quatro pilotos treinadores puderam começar a voar num modelo real em abril de 2009.

Os procedimentos aprendidos no simulador puderam ser implementados imediatamente e eles voaram o helicópteros sem problemas desde o início.

Em setembro de 2009, o primeiro estágio do treinamento com autorização VFR (voos visuais diurnos) foram finalizados.

O NH90 durante um voo de translado na Alemanha. (Foto: Reiner Schneider / Luftwaffe)

A versão NH90 + IOC deve completar o programa de testes operacionais antes de receber a permissão para entrar em operação plena. Ele está nessa fase, onde o sistema de armas é checado sob condições operacionais, e o desempenho dos componentes individuais do NH90 são testados e onde for aprorpiado, novos procedimentos de voos são desenvolvidos.

Com os procedimentos de voo em Holzdorf programados a partir de outubro de 2010, a parte específica dos testes operacionais da Luftwaffe serão continuadas. Além disso, os preparativos já começaram para o início das operações de treinamento das tripulações da Força Aérea Alemã.

Para o apoio efetivo, educação e treinamento, novos sistemas de treinamento foram desenvolvidos. Além do CAI (Instrução Assistida por Computadores) existe ainda o PTT (Treinamento de Tarefas em Lotes), EUA (Sistemas de Apoio as Operações) e o acima mencionado FFS (Simulador de Voo Completo) estão disponíveis. Isso permite que a prática dos procedimentos e a preparação para as missões tenham um custo efetivo menos.

A capacidade operacional plena será atingida somente com a entrega do helicóptero NH90 FOC (Full Operational Capability) mas isso somente será possível após ser finalizado todos testes operacionais e/ou após a implementação das exigências de utilização dos helicópteros.

Fonte:Cavok / Luftwaffe – /Youtube.com

Novas tecnologias contra a mancha de Petróleo

Novas tecnologias contra a mancha de Petróleo no Golfo do México


vazamento.jpg


De um cone submarino gigante a pequenos submarinos-robôs, o derramamento de petróleo no Golfo do México depois da explosão de uma plataforma a serviço da BP na semana passada trouxe à tona algumas das últimas tecnologias de contenção em desastres deste tipo.

http://odia.terra.com.br/portal/cienciaesaude/fotos/27_oleo_nasa_575X420.jpg

Até esta quinta-feira, pequenos submarinos controlados remotamente ainda não tinham conseguido fechar as válvulas que conectavam a reserva petrolífera à plataforma Deepwater Horizon.

http://images.ig.com.br/publicador/ultimosegundo/26/26/26/7583162.explosao_mundo_285_399.jpg

Enquanto isso, a Guarda Costeira americana afirmou que o vazamento de seria cinco vezes maior do que anunciado pela BP inicialmente.

Por isso, aventa-se a possibilidade de instalar um gigantesco cone por cima do vazamento, o que permitiria a estocagem do óleo e posterior retirada por navios-tanques.

Os dois únicos problemas neste método são:


  1. Nunca se utilizou essa tecnologia em águas tão profundas quanto às do atual vazamento

  2. A estrutura pode levar semanas até ficar pronta e ser instalada

Por isso, esta tecnologia já foi comparada a "má ficção científica".

Enquanto isso, milhares de pessoas em diversas embarcações e aeronaves lutam contra o tempo usando métodos mais rudimentares para impedir o desastre ecológico iminente sobre o litoral sul dos Estados Unidos.

Boias e tubulações de contenção tentam limitar e facilitar o recolhimento do petróleo por navios-tanque, produtos químicos são lançados em outras áreas para facilitar a quebra das moléculas do petróleo e facilitando assim a decomposição natural.

A Guarda Costeira também apelou para um recurso simples nesta quinta-feira: fogo.

Enquanto os ventos favorecem este método, as autoridades devem tentar queimar porções da mancha antes que ela chegue aos delicados manguezais de Lousiana.

No entanto, mesmo com a gigantesca mobilização e experiência em derramamentos assim, as autoridades já se preparam para um desastre ecológico de proporções dramáticas.


Fonte:BBC Brasil

Vazamento de Petróleo esta fora de controle no Golfo do México

Vazamento de Petróleo esta fora de controle no Golfo do México



Mancha de óleo atinge costa da Louisiana

Trabalhadores colocam barreiras para conter vazamento em barco no  porto de Venice, Louisiana

Trabalhadores colocam barreiras para conter vazamento

A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou, nesta quinta-feira, que parte do óleo derramado no vazamento no Golfo do México já atingiu a costa do Estado da Louisiana.

Uma autoridade local disse à BBC que o óleo atingiu uma ilha perto do delta do rio Mississipi. Alguns residentes da região costeira e um correspondente da BBC em Louisiana afirmaram que já podiam sentir o cheiro do petróleo vindo do mar.

Ainda nesta quinta-feira, o governo da Louisiana declarou Estado de emergência devido ao vazamento de petróleo.

A decisão foi tomada depois de a Guarda Costeira americana ter revelado que a quantidade de petróleo que vaza do poço da plataforma Deepwater Horizon é cinco vezes maior do que se pensava e ameaça chegar à costa já nesta sexta-feira, devido à mudança na direção dos ventos.

"Soubemos que os dados da agência para Oceanos e Atmosfera agora mostram que a mancha de petróleo pode alcançar nossa costa antes do que o esperado", disse o governador da Louisiana, Bobby Jindal, em nota oficial.

"Falei com a secretária (nacional de Segurança Interna, Janet) Napolitano nesta noite para destacar as necessidades do Estado enquanto nos preparamos para o impacto da mancha de petróleo.”

“Como a mancha de petróleo se aproxima de nossa costa, pedimos mais recursos da Guarda Costeira e da BP (British Petroleum, que operava a plataforma), enquanto trabalhamos para diminuir os efeitos da mancha", afirmou o governador.

Janet Napolitano, por sua vez, anunciou que o governo dos Estados Unidos determinou que a mancha de petróleo que pode atingir a costa da Louisiana é um evento de importância nacional.

Segundo ela, isto significa que as autoridades estaduais poderão pegar recursos de todo o país para lidar com a situação.

Napolitano também afirmou que um segundo centro de comando está sendo estabelecido na cidade de Mobile, no Estado do Alabama, para ajudar na coordenação dos esforços para conter o vazamento de petróleo.

Militares

O petróleo formou uma mancha com uma área de cerca de 72 km por 170 km - maior do que a área da Jamaica.

A contra-almirante Mary Landry, da Guarda Costeira, disse em Nova Orleans que o equivalente a 5 mil barris de petróleo por dia estão vazando no mar a 80 km da Louisiana.

Segundo Landry, técnicos da Noaa (sigla em inglês da Agência Americana para Oceanos e Atmosfera) revisaram para cima a estimativa do tamanho do vazamento baseados em fotos aéreas, estudo da trajetória da mancha e condições climáticas locais, entre outros fatores.

Com a piora da situação, militares americanos foram mobilizados nesta quinta-feira para ajudar a conter o petróleo pela primeira vez desde o início do vazamento.

Fogo

Uma equipe da Guarda Costeira ateou fogo a parte da mancha de petróleo, em uma tentativa de salvar o frágil ecossistema de pântanos da Louisiana. O Estado abriga cerca de 40% dos pântanos e mangues americanos e é o habitat de inúmeras espécies de peixes e aves.

A queima controlada da mancha foi feita em uma área cerca de 50 km a leste do delta do Rio Mississippi, de acordo com as autoridades.

A plataforma Deepwater Horizon, que pertence à empresa suíça Transocean e estava sendo operada pela British Petroleum (BP), explodiu na terça-feira passada e afundou na quinta-feira, depois de ficar dois dias em chamas.

Onze trabalhadores desapareceram depois do desastre, que está sendo considerado o mais grave do tipo em quase uma década.


Fonte: BBC Brasil


Embrae vê empresas aéreas mais dispostas à compra de aviões

Embrae vê empresas aéreas mais dispostas à compra de aviões

http://blog.cancaonova.com/peregrinacoes/files/2008/08/imagem_empresas-aereas.JPG


A Embraer está sentindo uma melhora gradual no ambiente para venda de novos aviões, mas o processo de recuperação ainda é lento, afirmou nesta sexta-feira o vice-presidente financeiro da fabricante de jatos, Luiz Carlos Aguiar, durante apresentação do lucro trimestral da empresa.

A Embraer registrou lucro líquido de R$ 44,1 milhões nos três meses até março, contra R$ 38,3 milhões um ano antes, pelas regras brasileiras de contabilidade.

Pelo US Gaap, padrão contábil dos Estados Unidos e mais olhado por analistas que acompanham a Embraer, o lucro da fabricante foi de US$ 35 milhões no primeiro trimestre, revertendo o prejuízo de US$ 23 milhões em igual período de 2009.

"Nossa percepção é que (a procura por novas aeronaves) vem melhorando gradativamente, num processo lento de melhoria, por conta da quantidade de campanhas de vendas. Temos clientes em contato querendo ver preços, querendo fazer negócios", disse Aguiar.

"Tivemos um aumento substancial desse movimento, isso é um importante indicador de que (vendas) vão acontecer", completou.

Nos comentários no demonstrativo do resultado da Embraer de janeiro a março, a empresa informou que o total de campanhas de vendas em andamento está 2,5 vezes maior que nos último trimestre de 2009.

No ano passado, a demanda por aeronaves em todo o mundo foi fortemente abatida pela crise econômica global. Diante disso, a Embraer reduziu em cerca de 20% seu quadro de empregados no início de 2009, para readequar suas operações à realidade do mercado.

A Embraer fechou a venda de apenas 22 novos aviões comerciais no último ano, um dos piores desempenhos da história da fabricante, que é a terceira maior produtora mundial de jatos civis depois de Airbus e Boeing.

Aguiar destacou que até aqui em 2010, com quatro meses do ano transcorridos, a Embraer já fechou contrato com a companhia aérea Austral, da Argentina, por 20 aeronaves.

Ainda conforme o executivo, não houve cancelamentos de pedidos no segmento de aviação comercial neste ano até abril. "Não teve nenhum movimento desse tipo nos primeiros quatro meses do ano.

É um outro indicador muito diferente do que ocorreu no ano passado, quando o início do ano foi a fase mais aguda de postergações e cancelamentos de encomendas", disse ele.



Fonte:Invertia via Reuters


Boeings 737-200 serão alienados por licitação

Boeings 737-200 serão alienados por licitação

http://static.panoramio.com/photos/original/18890188.jpg

Governo deve fazer licitação para vender aviões presidenciais

O governo deve abrir licitação internacional para vender os aviões presidenciais conhecidos como "sucatinhas", usados em viagens das autoridades durante 33 anos.

As informações são da coluna de Mônica Bergamo publicada nesta sexta-feira na Folha de S. Paulo.

Segundo a colunista, os dois Boeing 737-200 têm valor estimado de R$ 17 milhões cada.

Eles foram substituídos em setembro de 2009 por dois jatos EBM-190, da Embraer, que custaram R$ 87 milhões ao governo, de acordo com o jornal.

Fonte: Portal Terra

A saga da busca por vida alienígena

A saga da busca por vida alienígena

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8Jd97IoVW0F_CX7NBPvmiNi9fjDsOY_DPyiDVB-7vqKMRksXEuQY4ZcRrVFErRcRrTt7eHGaj_3Jv-7e5JEDssrBTHUrY55A6zsq9CeVeVGznXjgOGEuP_XeTjMYvkhe5nBhLTNQO8rA/s400/NASA+3.JPG

Stephen Hawking diz que é muito arriscado tentar entrar em contato com vida alienígena

A NASA e outras entidades já enviaram diversas mensagens ao espaço, tentanto “telefonar” para os ETs.


A Agência Espacial Americana, que há dois anos transmitiu a música dos Beatles "Across the Universe" no cosmos, discutiu na quarta-feira sua mais recente estratégia de busca por vida fora da Terra.

“A busca pela vida é o ponto central dos nossos próximos passos na exploração do sistema solar”, disse o cientista planetário da Universidade Cornell Steve Squyres, membro de um grupo especial da National Academy of Sciences que aconselha a NASA em futuras missões.

O grupo está analisando 28 possibilidades de missão- de Marte às luas de Júpiter e Saturno.

E a NASA tem foco principal em buscar formas simples de vida, como bactérias, em nosso sistema solar ao invés de supor sobre a possibilidade de alienígenas invadindo a Terra.

http://budgallant.files.wordpress.com/2009/10/hawking.jpgHá alguns dias, Hawking disse que em programa de TV que uma visita de extraterrestres à Terra seria como a chegada de Colombo à América “o que não terminou muito bem para os nativos americanos”.

O famoso físico britânico especulou que, enquanto a maior parte da vida extraterrestre seria similar a micróbios, formas de vida avançadas seriam provavelmente como “nômades, procurando conquistar e colonizar”.

O comentário deu vida nova a um debate de três anos que se passa nos bastidores da pequena comunidade de astrônomos que buscam por vida extraterrestre, disse Seth Shostak – astrônomo sênior do SETI, que busca alienígenas. Deveriam os astrônomos parar de enviar mensagens ao espaço pelo medo do ataque de alienígenas perigosos?

Shostak afirma que isso não importa, dizendo que a abordagem é desnecessariamente temerosa.

Enquanto algumas pessoas pensam que transmitir no universo é “como gritar na selva, não necessariamente uma boa ideia”, Shostak pergunta “Nós vamos nos esconder para sempre sob uma pedra? Isso, para mim, não parece jeito de se viver".

Há uma grande diferença de opinião em astronomia sobre esse assunto, disse Mary Voytek, astrobiologista sênior na NASA.

"Estamos preparados para fazer descobertas de qualquer tipo de vida, de qualquer forma”, disse Voytek em uma teleconferência da NASA. Mas muito da busca por vida inteligente recebe patrocínio privado de grupos como o STEI, ela disse.

Uma das imagens enviadas na nave Pioneer 10

Há cerca de 20 anos, a NASA fez uma conferência sobre o assunto. Na época, a maioria dos especialistas estava preocupada em atrair o tipo errado de alienígenas, disse Christopher Kraft, ex-diretor do NASA Johnson Space Center.

Mas Kraft, uma lenda da NASA que recebeu um prêmio na quarta feira por seus feitos da Smithsonian Institution, disse que ele daria as boas vindas aos alienígenas. “Eu poderia ter algumas coisas a aprender”, ele disse.

O SETI Institute, em Mountain View, Calif., tem uma abordagem mais passiva, escutando qualquer sinal dos aliens. Mas por mais de um quarto de século vários grupos enviaram de propósito sinais para outros mundos. O mais famoso foi uma transmissão de 3 minutos do Arecibo Observatory, em Puerto Rico, em 1974 - disse Shostak.

Os canadenses fizeram uma série de transmissões usando uma antena ucraniana em 1990. o extinto Team Encounter of Houston e um famoso astrônomo russo tornaram públicas as “chamadas cósmicas” para o universo.

A NASA transmitiu "Across the Universe" à estrela Polaris em 2008 para promover o 50º aniversário da agência espacial, o 45º aniversário da Deep Space Network e o 40º aniversário da música dos Beatles.

No mesmo ano, como parte da publicidade para o remake de “O dia em que a Terra parou”, o filme foi transmitidos para as estrelas – disse Shostak.

Quatro naves da NASA — Pioneer 10 e 11 e Voyager 1 e 2 — carregam gravadores que dizem “olá” da Terra e dão as direções para se chegar aqui. Essas sondas, lançadas na década de 70, estão nas bordas do sistema solar.

Mas a Terra envia ao espaço sem querer parte de seu dia a dia, por meio de transmissões de rádio e TV ou e aeroportos e outros radares.

De uma conferência em Houston, Squyres disse “Quer você faça intencionalmente ou não, os sinais estão aí”. A cientista planetária do MIT Sara Seager não pensa muito nas transmissões ao espaço porque, até o momento, elas estão voltadas para locais aleatórios, não planetas potencialmente parecidos com a Terra.

Nós nem saberíamos para onde mandar a mensagem de tão vasto que é o espaço”, disse Seager. Isso irá mudar em poucos anos quando novos telescópios conseguirão identificar planetas como o nosso que consigam sustentar a vida.

Mesmo quando isso acontecer, Seager disse que qualquer alienígena chegando à Terra provavelmente seria tão avançada que não precisariam ouvir nossa mensagem para nos encontrar. Exatamente como Colombo chegando ao Novo Mundo, ela disse.

"Se eles tiverem a capacidade de chegar até aqui, nós seremos para eles o que as formigas de Manhattan são para nós”, disse o ex-chefe de ciência da NASA Alan Stern.

O mais próximo que algum alienígena pode estar é algumas dezenas de anos-luz de distância. Com cada ano-luz equivalendo a cerca 9,4 trilhões de quilômetros, isso significa que levaria gerações para que eles chegassem aqui viajando na velocidade da luz – explica Shostak. E até isso é improvável, ele disse.

Frank Drake, que fez os primeiros experimentos modernos em busca inteligência extraterrestre, estima que existam cerca de 10 mil civilizações inteligentes no universo, enquanto o falecido Carl Sagan estimou que fossem cerca de um milhão, disse Shostak.

Dado o tamanho do universo, nosso vizinho inteligente mais próximo deve estar a 9,4 trilhões de km de distância, ele disse. "Deus gentilmente nos protegeu”, ele disse.





Fonte: desastresaereosnews-AP via INFO Online - Imagem: AP

Ensaios para a Tradicional Parada Militar Marca o Dia da Vitória na Russia

Ensaios para a Tradicional Parada Militar Marca o Dia da Vitória na Russia

http://www.news-of-russia.info/gallery/russia/dia_vitoria/parada/images/parada10549_jpg.jpg



Os legendários Tanque T-34,os sistemas de defesa de mísseis S-400 e SU-100V Canhões Autopropulsados,foram alguns dos mais de 150 equipamentos militares que participaram de um ensaio para o grande desfile da Vitória na Praça Vermelha na tarde desta Terça (27).

http://img.blogs.abril.com.br/1/falandorusso/imagens/m-015.jpg

http://lh3.ggpht.com/_qRBZvYadB0o/SkwU_IkiSxI/AAAAAAAADc4/TFJxzTJsH5I/0imagem%5B5%5D.jpg

Mais de 11 Mil militares participaram marchando ao som de musica combinada com uma orquestra.

O desfile ensaio não foi completo ,pois faltavam as forças dos EU ,Reino Unido ,França,que também participarão do desfile da vitória que será realizado no dia 09 de Maio.

As Aeronaves que participarão também de um show aéreo não participaram ,pois estão treinando na região de Kubinca Próximo de Moscou.

Devido ao ensaio realizado ,foram feitas restrições no tráfego ao redor de Moscou,carros civis que são comuns pelas ruas da cidade foram substituidos por veículos militares.

Antes do desfile militar ,ainda haverá tres grande ensaios de equipamentos militares a serem realizados respectivamente nos dias 29 de Abril, 04 e 06 de Maio,quando será realizado os ensaios finais.

Fonte:RIANOVOSTI

AgustaWestland inaugura fábrica na Libia

AgustaWestland inaugura fábrica na Libia











A Companhia Líbio-Italiana de Tecnologia Avançada (LIATEC), uma joint-venture entre a empresa líbia de indústria aérea e o construtor aeronáutico italiano AgustaWestland, abriu quarta-feira, em Abu Aïcha, na municipalidade de Tarhouna (sudeste de Tripoli), uma fábrica especializada em montagem e manutenção de helicópteros.

Dotada dum capital de 10 milhões de euros, a LIATEC é uma empresa líbio- italiana criada em 2006 numa parceria entre três empresas, designadamente, a Empresa Líbia de Indústria Aérea (50 porcento), a Finemeccanica (25 porcento) e a AgustaWestland (25 porcento).

O emprrendimento foi inaugurado pelo secretário do Comité de Direcção da Autoridade Líbia de Transferência da Propriedade e Investimento, Jemal Lemouchi, e pelo vice-ministro italiano do Desenvolvimento Económico, Adolfo Urso.

O acto ocorreu na presença do vice-administrador da Finmeccanica, Pier Fransesco Guarguaglini, do secretário da Empresa Líbia de Indústria Aérea Ali Al-Attrab e do presidente do Conselho de Administração de AgustaWestland Amedeo Caporaletti.

As actividades da fábrica cuja construção durou 18 meses cobrindo uma superfície de mil metros quadrados englobam a formação de quadros e técnicos em manutenção de helicópteros e aviões de transporte e em gestão de sistemas de navegação e electrónica de alta tecnologia.

Segundo o secretário da Autoridade Líbia de Transferência de Propriedade e Investimento, a Líbia goza actualmente de um clima adequado aos investimentos "caracterizado pela segurança e pela estabilidade", pelo que os investidores italianos são convidados a "estabelecer parcerias com os seus homóglos líbios ao serviço dos interesses dos dois países".

Numa declaração à PANA, o vice-ministro italiano do Desenvolvimento Económico, afirmou, por seu turno, que a Líbia se tornou hoje numa porta de entrada geográfica, política, tecnológica e industrial da Itália.

Depois da entrada das grandes empresas, disse, é a vez das pequenas e médias empresas italianas de se instalar na Líbia.

Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da AgustaWestland, revelou que a sua empresa concedeu investimenos preliminares de 30 milhões de dinars líbios (1,270 dinar líbios equivale a 1 dólar americano).

Segundo ele, a capacidade de produção da nova fábrica é de quatro helicópteros anualmente no primeiro ano, passando depois, a partir do segundo ano, para um helicóptero todos os dois meses.

Ele indicou que a fábrica actua igualmente no domínio da construção de compósitos, da produção de cabos e tubos e que ela tenciona abrir-se ao mercado africano através da construção de helicópteros monomotores e bimotores que poderão servir as necessidades dos países africanos, devido à sua adaptação ao ambiente do continente.

Fonte: moraisvinna/Panapress/Video Youtube.com

Lockheed-Martin formaliza entrega ao Paquistão de 2 P-3 ‘Orion’ modernizados

Lockheed-Martin formaliza entrega ao Paquistão de 2 P-3 ‘Orion’ submetidos a modernização

http://1.bp.blogspot.com/_AxCuBauiBF0/SVqCj4Np2EI/AAAAAAAABbY/LWKTBjQQVtw/s400/p-3+orion+FAB.jpg

Lockheed-Martin formaliza entrega ao Paquistão de 2 P-3 ‘Orion’ submetidos a modernização

Os Estados Unidos devem entregar hoje em Jacksonville, Flórida os dois primeiros (de sete) aviões de patrulha e esclarecimento marítimo P-3C Orion reconstruídos e que passaram por uma extensa modernização na sede da Lockheed-Martin.

A cerimônia de entrega contará com a presença de Shahid Iqbal Vice-Almirante Chefe do Estado Maior da Marinha do Paquistão e Hussain Haqqani, embaixador de paquistanês nos EUA, alem de oficiais da US Navy.

Fonte:moraisvinna com informações do RTT News

Laser completa 50 anos

Laser completa 50 anos

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a0/Military_laser_experiment.jpg


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhoPHvepZXrxkDemPXOqLFJL6dNCIvbOa8JFGiGL8Z8lpS6fmzMGTWT1PaPmZ6rGLDdnYKLUW5yegET6dsR1rhGtDDCaL7anBL4_8c4zNimWyEok1_9Qvp9KR747jscToDbvOzAFfvA3v8/s1600/theodoremaiman.jpg

Em maio de 1960, o raio laser foi descoberto pelo físico americano Theodore Maiman (foto).

Ele trabalhava numa empresa de aviação em Los Angeles, quando desenvolveu um aparelho com pedras de rubi capaz de suportar a alta energia do laser.

O objeto é um cilindro de rubi com as extremidades polidas para funcionar como espelhos.

A descoberta do laser não aconteceu da noite para o dia, já era teorizada desde o começo do século. A saga para o perfeito funcionamento da luz começou em 1917, com o físico Albert Einstein.

Ele descobriu a emissão estimulada – quando fótons incidem sobre átomos, gerando feixes de luz com alta quantidade de energia, propagada em apenas uma direção. “É a diferença entre a luz incoerente e luz coerente.

No caso de uma lâmpada, a luz tem milhares de direções, o que chamamos de incoerente. Já a luz coerente é a do laser, uma luz comportada onde os fótons se movem igualmente”, explica o professor Júnio Márcio Rosa Cruz, do Instituto de Física da UnB.

Depois de Einstein, outros físicos seguiram em busca do raio laser. Na década de 1950, os físicos Charles Hard Townes, em Nova York, Aleksandro Prokhorov e Nicolai Basov, em Moscou, atuavam em pesquisas semelhantes e chegaram à mesma descoberta: a amplificação de microondas por emissão de radiação estimulada. Era uma forma de raio laser, porém mais fraco, invisível a olho nu.

A dificuldade estava em achar um aparelho que fosse capaz de suportar muita energia. Foi então que Maiman desenvolveu o aparelho de rubi.

Aplicações

Uma das aplicações do raio laser mais revolucionárias dos últimos 50 anos é usada comumente nos supermercados. São os leitores de código de barra.

O raio laser também é usado em cirurgias de alta precisão, em impressoras, leitores de CD e DVD, nas telecomunicações, em luminárias, e também na indústria, para soldar ou furar o aço.

O professor José Leonardo Ferreira, do Departamento de Física da UnB, conta que o laser transformou a física óptica. “Antigamente dependíamos do telex, rádio, fax e telefone. Hoje em dia a transmissão de informações é feita através de fibras ópticas.” Os cabos ópticos são responsáveis pela comunicação entre bancos, por exemplo.

A luz do laser carrega as informações por entre os cabos.

Na medicina, a dermatologia foi uma das áreas que mais se beneficiou com o laser. Tanto para corrigir cicatrizes e remover tatuagens e pêlos, quanto para o tratamento de câncer de pele. “Inegavelmente, para terapia dermatológica, o laser trouxe muitos avanços.

O principal é tratar sem causar lesões”, disse a professora Gladys Campbel, coordenadora do Ambulatório de Psoríase do Hospital Universitário de Brasília.

O que antes era resolvido com cera, lâmina descartável ou eletrólise, passou a ser substituído pelo laser.

A remoção de pêlos é feita entre quatro e seis sessões. O preço de cada sessão chega a custar R$ 500. “Hoje em dia não dizemos que é uma depilação definitiva, mas que resolve bastante”, conta Gladys.

A terapia fotodinâmica é utilizada no tratamento de câncer de pele, lesões pré-cancerosas, acne inflamatória e rejuvenescimento.

Essa terapia consiste em aplicar ácido aminolevulínico na pele para deixar o local fotossensível.

A pele passa a captar o laser que destruirá o tecido doente da região.

Em apenas uma aplicação resolve de 80 a 100% dos casos de ceratoses actínicas (pré-cancer).

O laser melhora em até de 60% a acne inflamatória.

O professor Júnio Márcio conta que cientístas estão trabalhando para desenvolver aparelhos mais potentes e precisos. "Teremos outras aplicações para o laser que facilitarão mais a nossa vida." O professor cita aplicações principalmente para a realização de diagnósticos por imagens.




O laser hoje é também largamente utilizado em novas tecnologias tanto na área civil quanto na área militar ,na busca de outros planetas ,em aeronaves e sistemas de Defesa.







Fonte:/moraisvinna/ UnB Agência via Planeta Universitário - Imagens: magnet.fsu.edu

Brasil fará parcerias no combate ao narcotráfico

Brasil fará parceria com 4 países vizinhos no combate ao narcotráfico


http://copy.pnn.pt/noticias_imagens/policiafederalafrica.jpg

Operações contra lavagem de dinheiro serão intensificadas pelo grupo


O resultado imediato da 27ª Conferência Internacional Anual Antidrogas (IDEC, na sigla em inglês), encerrada ontem no Rio de Janeiro, foi a decisão de se realizar nos próximos dias, em Brasília, encontro em que as polícias federais dos países onde o narcotráfico tem mais impacto – Bolívia, Colômbia, Peru e Paraguai – vão traçar, sob a liderança do Brasil, um plano de ação conjunta para a implantação das estratégias de combate às organizações criminosas.

Elas foram estruturadas na reunião realizada nos últimos três dias num hotel da Barra da Tijuca. A data da reunião em Brasília ainda será definida.

- A ideia é organizar um enfrentamento que leve em conta todas as estruturas dos narcotraficantes e também as suas ramificações – informou o diretor geral da Polícia Federal (PF), Luiz Fernando Corrêa.

O diretor da PF se referia ao fato de que, além de continuar as operações de extinção dos plantios de coca e maconha, vai se dar mais intensidade ao combate à lavagem de dinheiro e, portanto, ao fluxo financeiro.

Por esse motivo, autoridades do Uruguai também deverão participar da reunião de coordenação, uma vez que aquele país – paraíso fiscal – é um movimentado entreposto financeiro.

- Teremos, com certeza, uma integração maior do que já vínhamos tendo intuitivamente.

A partir de agora ela passa a ser uma diretriz de compromisso – disse Corrêa.

Fonte: O Globo via CCOMSEX/Por:José Meirelles Passos

Whitejets e Club Vip começam operar em 12 de junho

Whitejets e Club Vip começam operar em 12 de junho

Na home e acima, José Manuel Antunes, diretor da Club Vip Tur

acima, José Manuel Antunes, diretor da Club Vip Tur

Os voos da Whitejets, nova companhia aérea brasileira, que pertence ao Grupo Omni, estavam previstos para começar em 5 de junho, mas, de acordo com o diretor da Club Vip Tur, José Manuel Antunes, as operações terão início no dia 12 do mesmo mês. Porém, o trecho continua o mesmo: Galeão (RJ)-Viaracopos (SP)-Varadero (Cuba). O segundo voo, que estava previsto para 7 de junho, será operado em 14/6, partindo de Viracopos (SP) para Punta Cana e Cancun.

“Realizamos um encontro ontem, no Novotel Jaraguá, em São Paulo, para mostrar para as operadoras como serão os nossos produtos”, disse Antunes.

A Club Vip Tur é a responsável pela negociação com os operadores dos produtos oferecidos, já que os voos da companhia serão vendidos direto para um pool de operadores (AIT Operadora, Bis Operadora, BRT, Esferatur, Intercontinental, JSC, Monark, Sanchat Tour, Soft Travel e Visual).

Antunes revelou, também, que, a partir de julho, a empresa oferecerá novos voos. “O voo que sai de Viracopos e vai para Punta Cana e Cancun virará dois voos diretos (Viracopos-Punta Cana e Viracopos-Cancun) saindo do Aeroporto de Campinas”, explicou. Além destes, em 26 de junho, a Whitejets terá um voo entre Viracopos-Samaná (norte da República Dominicana)-Montego Bay (Jamaica). “Os turistas ficarão hospedados nos resorts da rede Bahia Principe, na Jamaica”, disse.

O executivo também lembrou que as operadoras começam a vender os produtos esta semana. “Esperamos uma ocupação média nos primeiros voos de 40% a 50%. Porém, queremos chegar a uma ocupação anual de 85%”, pontuou José Manuel.

As viagens serão feitas a bordo de um A310, com capacidade para 225 pessoas na classe econômica e 12 na executiva. O avião está desde 31 de janeiro no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. “Somos uma empresa 100% brasileira.

Até o final de 2010 chegará a nossa segunda aeronave e, em 2011, a terceira. Todos Airbus A310”, afirmou.

Este ano a companhia aérea voará apenas para a região do Caribe, mas em 2011 estão previstos voos para Estados Unidos e Europa. “Estamos entrando no mercado brasileiro e não queremos roubar o lugar de ninguém.

Estamos trazendo para o Brasil e para o mundo um novo conceito para acrescentar e não dividir o mercado”, acrescentou.


Fonte:panrotas Online/Por:Gabriel Guirão

TAm investe em Bio-combustível

TAM Linhas Aéreas fará voos de teste com biocombustível no 2º semestre

Na home, Paul Nash (Airbus) e Líbano Barroso (Tam) mostram o pinhão  manso; acima, eles com Rafael Abud (ABPPM), Isaac Greene (GE Aviation) e  Paulus Figueiredo (Tam)

Na home, Paul Nash (Airbus) e Líbano Barroso (TAM) mostram o pinhão manso; acima, eles com Rafael Abud (ABPPM), Isaac Greene (GE Aviation) e Paulus Figueiredo (TAM)

A TAM anunciou que fará, no segundo semestre, um voo com 50% de biocombustível produzido à base de óleo de pinhão manso, biomassa vegetal a qual permite uma redução de até 80% em emissão de carbono.

Realizado em parceria com a Airbus e a CFM International, o teste será operado pelo A320, que decolará do Galeão (RJ) e voará por cerca de 45 minutos, aterrissando no mesmo aeroporto.

“Ações simples como esta, porém efetivas, demonstram a preocupação da TAM com a sustentabilidade”, afirmou o presidente da companhia, Líbano Barroso.

“De acordo com a Iata, o pinhão manso é uma das três matérias-primas mais propícias para a produção de biocombustível – as outras são alga e camelina. Além disso, a planta não concorre com a cadeia alimentar por ser imprópria para o consumo humano, o que também justifica seu uso neste projeto”, completou ele.

INVESTIMENTO E ECONOMIA

Ainda de acordo com Barroso, a companhia investe US$ 150 mil no projeto de teste.

Contudo, o presidente explica que ainda não há uma estimativa de economia no custo operacional proporcionada pelo uso do biocombustível, principalmente porque sua produção comercial só seria viabilizada de três a cinco anos.

“Não temos expectativas concretas sobre redução de custos”, afirmou ele. “Porém, com os 22 Airbus A350 que receberemos a partir de 2013, que são 20% mais leves e 20% mais eficientes na queima de combustível, há uma projeção de redução de gastos, visto que hoje o combustível representa 33% do custo operacional da companhia.

Assim, conseguiremos um efeito duplo e exponencial, no qual reduziremos custos e também o impacto ao meio ambiente”, analisou.

Entretanto, Barroso reconhece que, além da demora da produção, o valor do biocombustível pode ser outro empecilho em sua comercialização. “Acredito que o biocombustível de pinhão manso será mais caro que o comum, ou talvez até equivalente, mas não mais barato”, projetou.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM), atualmente existem 60 mil hectares de terra no País com plantações da espécie. No entanto, para uma produção em escala comercial seria necessário expandir a superfície cultivada para um milhão de hectares, o que atenderia a 20% do consumo nacional.


Fonte:Panrotas online-Por:Fernando Chirotto