14/04/2010

Austrália Lidera pesquisas sobre o uso de scramjets para lançamento de satélites


A Austrália Lidera pesquisas sobre o uso de scramjets para lançamento de satélites

http://www.popsci.com/files/imagecache/article_image_large/articles/scramjet_artbbig.jpg



A Universidade australiana de Queensland está a liderar um consórcio internacional para desenvolver um motor de scramjet capaz de colocar cargas úteis no Espaço a uma fração do custo de um lançamento de foguete químico ou de combustível sólido.

O consórcio internacional tem um orçamento inicial de 14 milhões de dólares e tem como objetivo construir um veículo propulsado a scramjet capaz de chegar ao Espaço a velocidades superiores a Mach 8. Uma segunda versão será capaz de alcançar o Mach 14 e o novo motor será testado em túneis de vento especialmente desenvolvidos pela universidade na Austrália.

http://www.onera.fr/photos-en/simulations/images/lea-numerical-airflow-hypersonic-vehicle-japhar.jpg


Os motores Scramjet são capazes de velocidades hipersónicas e prometem um acesso barato ao Espaço, mas como só conseguem operar a altas velocidades, devem ser montados no topo de um foguetão convencional que os acelera até uma velocidade mínima onde podem começar a ser usados.

O consórcio é formado por 4 universidades australianas: a Universidade de Queensland a de Adelaide, a de New South Wales, a de Southern Queensland e a universidade norte-americana do Minnesota. Além destas instituições académicas também a DLR alemã, a JAXA japonesa e outras entidades australianas participam do projeto.

A Austrália é, desde à longo tempo, líder na pesquisa no uso de scramjets como forma de colocar cargas úteis no Espaço, sendo esta parceria a antecâmara para o primeiro lançamento de um satélite com esta tecnologia que será realizado ainda durante a presente década.

Fonte: Space-travel via Quintus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação