14/04/2010

Tráfego aéreo nacional cresce 32% em março

Tráfego aéreo nacional cresce 32% em março e Gol 'encosta' na TAM

http://zisno.com/img/Gol-Linhas-Aereas.jpghttp://www.gtaa.com.br/cias_aereas/tam.gif

TAM encerrou mês com fatia de mercado de 41,75% contra 41,44% da Gol.


Azul teve um crescimento de 218%, atingindo 5,2% de participação.

Da Reuters


A demanda por transporte aéreo dentro do Brasil disparou 32% em março na comparação com o mesmo período do ano passado, com destaque para o crescimento da Gol, que praticamente empatou com a TAM na liderança do mercado nacional, apontam dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A TAM se manteve na liderança do mercado doméstico, mas a margem de vantagem em relação à Gol voltou a recuar. Segundo a Anac, a demanda da TAM no mês passado cresceu 11,8% no mercado doméstico, enquanto a Gol teve expansão de 38,5%.

Com isso, a TAM encerrou o mês passado com uma participação de mercado de 41,75% contra 41,44% da Gol.

"Março voltou a registrar forte aumento da demanda por transporte aéreo no Brasil e o acirramento da concorrência entre as companhias aéreas", afirma a Anac em comunicado.

O primeiro trimestre encerrou com alta de 35% na demanda de voos nacionais. Em março, a ocupação nos voos domésticos ficou em 65%, contra 59% no mesmo mês do ano anterior, período fortemente impactado pela crise financeira internacional que reduziu a demanda por viagens de negócios. No acumulado do primeiro trimestre a ocupação no mercado doméstica ficou em 71,6%.

Empresas

A WebJet, terceira maior empresa do setor, registrou demanda doméstica mais que duas vezes maior ante março de 2009, crescendo 104,1% e encerrando o mês passado com 6% de participação de mercado.

A Azul teve um crescimento de 218%, atingindo 5,2% de participação.

A Trip cresceu 108,4%, passando a ter 2,1% de market share doméstico.

Em relação à demanda internacional, o tráfego cresceu 10,8% em março na comparação anual, sendo que no trimestre o crescimento foi de 12,8%. A TAM se manteve dominante no segmento, com 85,25% de participação contra 14,6% da Gol.

Em março, a taxa de ocupação em rotas para o exterior operadas por empresas brasileiras ficou em 69,45%. No trimestre a ocupação internacional atingiu 76,2%.



Fonte:G1.com-com informações da Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação