15/04/2010

SAAB oferece Caça Gripen novo a preço de usado

SAAB oferece Caça Gripen novo a preço de usado

http://www.canit.se/~griffon/aviation/img/saab/gripen/gall98/gripen-g34-70.jpg

Dois caças Saab Gripen (C e D) da Força Aérea da Hungria. (Foto: Lazlo Toth / Gripen International)

A fabricante sueca Saab ofereceu os caças Gripen para Bulgária pelo mesmo valor que custaria adquirir caças F-16 de segunda-mão dos EUA.

Daniel Boestad, diretor da Saab International para Bulgária, declarou, conforme citou a Rádio Darik, que a oferta é favorável para Bulgária porque economiza dinheiro sem comprometer a qualidade.

De acordo com Boestad, os caças oferecidos pela Gripen possuem inúmeras vantagens comparados aos caças F-16 de segunda-mão ou aos caças russos MiG-29 que atualmente estão em operação na Força Aérea da Bulgária, devido ao menor custo de manutenção e a necessidade de um menor número de pessoas de apoio no solo para efetuar os serviços de manutenção e operacionais.

O diretor sueco ainda reforçou que a compra de caças usados é muito arriscado e mais caro no longo prazo.

“O fato que o período de uso das aeronaves de segunda-mão estar quase terminada significa que a Bulgária teria que lançar um novo procedimento para aquisição de caças nos próximos anos,” disse Boestad.

As finanças do estado e respectivamente as verbas para o Exército da Bulgária estão numa condição bastante deplorável, então uma das opções para compra de “novos” equipamentos seria a aquisição de caças dos EUA juntamente com a Romênia.

O governo da Bulgária ainda não tomou nenhuma decisão final.

No entanto, o Chefe da Defesa, General Simeon Simeonov recentemente comunicou que a Bulgária necessita adquirir novos caças multimissão, e que ela necessita comprar modelos novos ao invés de modelos de segunda-mão.


Fonte:Cavok

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação