05/04/2010

Índia e Rússia se unem para desenvolvimento conjunto de caça FGFA

Índia e Rússia se unem para desenvolvimento conjunto de caça FGFA





Sukhoi T-50 PAK-FA


Está sendo aguardado para essa semana a assinatura entre a Índia e a Rússia do primeiro de uma série de acordos para o desenvolvimento do novo caça de quinta-geração FGFA de acordo com as exigências futuras da Força Aérea da Índia. Esse primeiro acordo deve ser assinado quando o Primeiro Ministro Vladimir Putin visitar a Índia amanhã, dia 11.

“Nós aguardamos a assinatura desse acordo do desenvolvimento conjunto do design e dos parâmetros técnicos da aeronave FGFA ainda nessa semana,” disseram fontes da empresa United Aircraft Corporation (UAC).

A versão biplace do novo caça multimissão de quinta-geração FGFA para Força Aérea da Índia poderá ser desenvolvida entre a fabricante indiana Hindustan Aeronautics Ltd (HAL) e a russa Sukhoi Corporation sobre o design do projeto PAK-FA. A Sukhoi faz parte do conglomerado de fabricantes de aeronaves da Rússia UAC.

“A Índia será a única parceira no desenvolvimento do projeto FGFA e os dois lados estão de acordo em compartilhar a renda das vendas dos caças para outros países, tendo em vista os direitos de propriedade intelectual,” disseram as fontes.

O design do FGFA para Força Aérea da Índia seria baseado no caça demonstrador de tecnologia Sukhoi T-50 PAK-FA, o qual após ter feito seu voo inaugural no dia 29 de janeiro está começando uma série de testes.

De acordo com informações locais, o custo do projeto poderia beirar os US$ 10 bilhões e seria compartilhado entre a Índia e a Rússia.


O preço de custo da aeronave deverá ser entre 85 e 100 milhões de dólares e estará disponível no mercado global após a Índia e a Rússia receberem as aeronaves incialmente exigidas.

Nota: sigla FGFA (Fifth Generation Fighter Aircraft), aeronave de caça de quinta-geração, é como a Índia vem se referindo a nova aeronave que será desenvolvida baseado no design do Sukhoi T-50 PAK-FA. A sigla PAK-FA siginifica Perspektivny aviatsionny kompleks frontovoy aviatsii, ou traduzindo “Futuro Sistema de Aeronave de Linha de Frente”, o novo caça de quinta-geração segundo a Rússia.


FICHA TECNICA


Velocidade de cruzeiro: mach 1,1
Velocidade máxima: mach 2,4
Razão de subida: 21000 m/min
Peso/Potência: 1,25
Fator de carga: 10 Gs
Taxa de giro: 30º/s
Razão de rolamento: 240º/s
Raio de ação/ alcance: 2000 km/ 4000km
Alcance do radar: Tikhomirov NIIP SH-121 com 400 km de alcance para caças
Empuxo: 2 X NPO Saturn AL-41F com 17500 kgf de empuxo
DIMENSÕES

Comprimento: 22 m
Envergadura: 14,2 m
Altura: 6,5 m
Peso: 18500 kg (vazio)
ARMAMENTO

Ar Ar: Míssil R-73/ 74Archer, míssil Izdeliye 300 (K-MD), missil R-27 Alamo, Missil R-77 Adder, Ar Terra: Míssil Kh-59, missil Kh-31, missil Kh-35, missil Kh-29, Bombas guiadas Kab (todas as versões), Bombas convencionais FAB (todas as versões). Interno: 2 canhões de 30 mm.



Fonte:Cavok/aircombatcb/Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e enviar seu comentário

Voar News Agradece pela sua participação