30/12/2009

UM FELIZ ANO NOVO AOS LEITORES DE VOAR NEWS

UM FELIZ ANO NOVO AOS LEITORES DE VOAR NEWS

Agradecemos pelo acompanhamento e pelos comentários ,pois sua opinião é muito importante para nós!

que o ano vindouro seja de muita Reflecção,Harmonia,Paz entre os povos,muita Saúde,e que póssamos realizar todas os projetos e que acima de tudo DEUS os abençoe e esteja sempre em voços corações

FELIZ 2010

VOAR NEWS


Novo esquema de revista de bagagens em Aeroportos

Brasileiros passam por novo esquema de segurança nos aeroportos dos EUA




















Quem estava acostumado a viajar do Brasil para os EUA percebeu as diferenças com as novas medidas de segurança.

Os passageiros tiveram que chegar mais cedo para passar por procedimentos rigorosos.



O transporte aéreo não consegue suportar, a longo prazo, a revista generalizada dos passageiros nos aeroportos, estimou nesta quarta-feira a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), que pediu aos Estados Unidos que colaborem para solucionar a questão.

"As soluções a longo prazo devem passar pela melhoria das tecnologias e das técnicas de avaliação de riscos reais", destaca o diretor-geral da IATA, Giovanni Bisignani, em carta dirigida à secretária de Segurança Interior dos EUA, Janet Napolitano, após o atentado frustrado do Natal contra um voo entre Amsterdã e Detroit.

"O sistema de transporte aéreo não pode suportar, a longo prazo, a revista de 100%" dos passageiros, disse Bisignani."No lugar de buscar objetos suspeitos - como alicates de unha e embalagens falsas de xampu -, os sistemas de segurança deveriam se concentrar nas pessoas suspeitas. Agregar novas técnicas a um antigo sistema não levará aos resultados esperados".Em vez de apostar na revista individual, as novas tecnologias deveriam ser combinadas aos serviços de inteligência para os procedimentos de controle, estima o diretor-geral da IATA.

"É o momento de se investir" em um novo sistema, "que combine o melhor da tecnologia de controle com o melhor dos serviços de inteligência"."Este sistema permitiria aos controladores ter acesso a importantes informações sobre os passageiros para a avaliação dos riscos reais", destaca Bisignani.




fonte:G1.com

EUA 'sabiam de ameaça de nigeriano no Iêmen'

EUA 'sabiam de ameaça de nigeriano no Iêmen'

Umar Farouk Abdulmutallab

Abdulmutallab voou de Lagos a Detroit via Amsterdã

Os Estados Unidos sabiam há semanas que um nigeriano estava sendo preparado no Iêmen para realizar um atentado contra civis, segundo informações da imprensa americana nesta quarta-feira.

O jornal The New York Times e a rede de televisão ABC News, que deram a notícia, não divulgaram quem foi a fonte da informação.

O nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, é acusado de ter tentado explodir um avião que fazia o trajeto entre Amsterdã e a cidade americana de Detroit, na última sexta-feira.

Abdulmutallab, que está detido em uma prisão do Estado americano de Michigan, havia iniciado a viagem em Lagos, na Nigéria.

Acredita-se que as informações sobre um nigeriano no Iêmen que poderia representar uma ameaça tenham vindo do próprio governo iemenita ou de serviços de inteligência americanos, que podem ter interceptado e-mails ou telefonemas.

Abdulmutallab viveu no Iêmen de agosto ao começo de dezembro, de acordo com o Ministério do Exterior iemenita. Ele tinha um visto para estudar árabe em um instituto da capital do país, Sanaa.

Aeroportos

Em uma coletiva, a ministra do Interior da Holanda, Guusje Ter Horst, disse que, dentro de três semanas, serão introduzidos no aeroporto de Amsterdã aparelhos que fazem a "leitura" do corpo inteiro dos passageiros com o uso de microondas, para aqueles que embarcam rumo aos Estados Unidos.

Em entrevista à BBC nesta quarta-feira, a ministra da Informação da Nigéria, Dora Akunyili, se defendeu de críticas ao esquema de segurança no aeroporto de Lagos.

"Não somos desorganizados, e nossos aeroportos são muito seguros", afirmou.

Segundo ela, imagens de circuito interno de TV mostram Abdulmutallab passando pela checagem antes de embarcar no avião rumo a Amsterdã.

Obama

Um porta-voz da CIA (agência de inteligência americana), George Little, disse que o órgão sabia de Abdulmutallab desde novembro, quando seu país, que havia perdido o contato com ele, visitou a embaixada americana na Nigéria em busca de ajuda para localizá-lo.

Na terça-feira, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que “falhas sistêmicas” teriam contribuído para o atentado.

O presidente disse que quer saber como o alerta do pai de Abdulmutallab não levou à inclusão do nome do nigeriano na lista de pessoas proibidas de entrar nos Estados Unidos.

“Houve uma combinação de falhas humanas e sistêmicas que contribuíram para essa potencial catastrófica brecha na segurança”, disse o presidente.

“Precisamos aprender com esse episódio e agir rapidamente para consertar as falhas no sistema”, afirmou.




fonte:BBC Brasil

Avião da FAB com brasileiros deixa o Suriname


Ampliar Foto Foto: Editoria de Arte / G1

Aeronave traz a bordo 32 brasileiros que querem voltar ao país.


Eles devem desembarcar ainda nesta quarta (30) em Belém (PA).

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), enviada nesta quarta-feira (30) ao Suriname com o objetivo de resgatar um grupo de brasileiros que pediu ajuda para deixar o país, já está a caminho do Brasil.

O avião deixou a capital do país, Paramaribo, às 19h05 locais (20h05 em Brasília), e deve chegar a Belém (PA) por volta das 23h30.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, dos 32 brasileiros que foram vítimas do ataque de um grupo de quilombolas, conhecidos como "marrons", no último dia 24, três continuam feridos e estão sendo acompanhados por um médico e duas enfermeiras.

Os brasileiros receberam da embaixada do Brasil no país uma peça de roupa, um par de sapatos e US$ 100 de ajuda de custo.

Todos também receberam, segundo o Itamaraty, uma autorização de retorno oferecido pela embaixada do Brasil.

Este foi o segundo voo da FAB a resgatar brasileiros do Suriname após o confronto.

No último domingo (27), um avião desembarcou no aeroporto internacional de Belém com apenas cinco brasileiros a bordo.


O ministério divulgou na terça (29) nota em que fala sobre a situação dos brasileiros no país.

No texto, o ministério reitera no texto que não há confirmação oficial de mortos.

“Em sua grande maioria, os brasileiros que vivem na região de Albina trabalham em garimpos no interior do Suriname e da Guiana Francesa e costumam passar semanas na floresta, incomunicáveis. Por esse motivo, é necessário aguardar antes de considerar 'desaparecido' qualquer desses cidadãos.”


O padre brasileiro José Vergílio, que ajudou no resgate das vítimas em Albina, disse que há pelo menos sete desaparecidos.

Insegurança em Albina

O enviado da TV Globo ao Suriname, Júlio Mosquéra, disse que o clima em Albina, onde ocorreram as agressões, ainda é tenso.

A polícia não garante o retorno com segurança dos brasileiros à cidade, que fica a 150 km de Paramaribo. "Conversei com o chefe de policia da cidade, ele disse que ainda não tem condições de dar segurança para que os brasileiros retornem ao dia a dia da cidade", relata o repórter (clique no player abaixo para ouvir o boletim).


"Os marrons, que são os surinameses nativos da região, dizem abertamente que este conflito com os brasileiros pode ainda trazer mais problemas se eles retornarem para onde trabalhavam antigamente. O que se espera agora é que a situação se apazigúe e só depois disso os brasileiros tenham condições de retornar", diz. Cerca de 150 brasileiros deixaram a cidade e foram para Paramaribo.



fonte:G1.com/Do G1, em São Paulo

Duas aeronaves quase se chocaram sobre Belgrado

Duas aeronaves uma Israelense e outra francesa, quase se chocaram sobre Belgrado













Airbus 318 e Boeing 777 ficaram a apenas 300 metros.

Controladores de voo teriam evitado acidente.

Um avião da companhia aérea israelense El Al quase entrou em colisão com um aparelho da Air France no espaço aéreo sérvio no dia 28 de dezembro devido a um erro cometido pela tripulação da aeronave francesa, informou nesta quarta-feira (30) o Directorat ,o Departamento sérvio da Aviação Civil.

Foi aberta uma investigação sobre este incidente segundo o qual um avião do tipo Airbus 318 da Air France e um Boeing 777 da El Al posicionaram-se numa distância de apenas 300 metros um do outro, porque "o aparelho francês não seguiu as instruções dadas pelo controle do tráfego aéreo", indicou o Directorat em comunicado citado pela agência Beta."A tripulação francesa repetiu corretamente as instruções de descer a uma altitude de 35.000 pés (10.668 metros), mas, por motivos ainda não estabelecidos, o aparelho continuou a descer abaixo da altitude requerida e aprovada" ao sobrevoar Belgrado, precisou a nota.

Acrescentou que um possível choque entre as duas aeronaves foi evitado graças a "uma intervenção no momento certo pelo controlador de voos".Segundo a imprensa local, 120 passageiros estavam a bordo do avião israelense que operava entre Tel Aviv e Nova York.

De acordo com uma porta-voz da Air France, "o voo prosseguiu normalmente e, em nenhum momento, o avião nem seus passageiros estiveram em risco".

O aparelho havia decolado do aeroporto de Paris Charles-de-Gaulle às 10H26 no dia 28 de dezembro e "pousou antecipadamente em Sofia, às 13H29".



fonte:G1.com/Da France Presse

Acidente com avião monomotor no Paraná deixa dois feridos

Acidente com avião monomotor no Paraná deixa dois feridos

A aeronave não conseguiu ganhar altura no momento da decolagem e acabou batendo em um muro


Um acidente com a aeronave ultralve Flyer (Ultravia) Pelican 500BR, prefixo PU-RCS, deixou duas pessoas feridas em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, no final da tarde desta terça (29).

A aeronave não conseguiu ganhar altura no momento da decolagem e acabou batendo em um muro.

O copiloto Marcos Parteca, 38 anos, foi encaminhado por uma ambulância do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) para o Hospital do Trabalhador com ferimentos leves.

Já o piloto, de 53 anos, identificado apenas como Túlio, sofreu múltiplas fraturas. Ele foi levado pelo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) até o Hospital Vita.

O acidente aconteceu por volta das 17h15 no aeroclube de São José dos Pinhais, localizado Rua Joroslau Sochaki, no bairro Ipê.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ultraleve pousou no local e ficou parado por cerca de cinco minutos.

Depois partiu para a decolagem, mas não conseguiu atingir uma altura suficiente.

O vento acabou deslocando o avião de pequeno porte, que se chocou contra um dos muros do aeroclube. “Quando chegamos, encontramos a aeronave caída.

Uma das vítimas ainda estava presa no avião, mas conseguimos tirá-la rapidamente”, diz o capitão do Corpo de Bombeiros, Édson Manassés.

A pista molhada pode ter contribuído para o acidente.

A aeronave é de Guarapuava, na região central do estado, para onde seguiria voo.

Fonte: Adriano Ribeiro e Gladson Angeli (Gazeta do Povo) - Foto: Adriano Ribeiro

Avião da JetBlue faz pouso de emergência

Avião da JetBlue faz pouso de emergência nas Bermudas

JetBlue Airways

Motivo foi possível fumaça em compartimento de carga.


Voo ia de Aruba a Boston, e ninguém ficou ferido.

Um jato de passageiros da JetBlue Airways em voo de Aruba para Boston fez um pouso de emergência nas Bermudas na terça-feira(29), depois que a tripulação percebeu a possibilidade de fumaça em um compartimento de carga, afirmou a companhia nesta quarta-feira (30).

O Airbus A320, que fazia o voo 774, aterrissou com segurança na noite de terça-feira no aeroporto internacional L.F. Wade na ilha do Atlântico, afirmou a tenente Dana Lovell, dos Bombeiros de Bermudas. Havia 63 pessoas a bordo, e não houve feridos."Uma fumaça vinha do controle de voo, e o piloto contatou a torre para dizer que ele conseguia desativar os controles que tinham fumaça, mas não conseguiu desligar os alarmes", disse Lovell.

Alison Croyle, porta-voz da empresa, disse que o pouso foi feito "por precaução".

A empresa negou que tenha havido fumaça na cabine, como noticiado por um jornal local.


fonte:G1.com/ Da Reuters, em Hamilton


ANO DESASTROSO PARA AÉREAS EUROPÉIAS

ANO DESASTROSO PARA AÉREAS EUROPÉIAS



A AEA, associação de companhias aéreas europeias de rede, classifica 2009 como um “ano desastroso” para o setor, com uma queda do tráfego de passageiros “acima de 4%”, salientando que, no entanto, “o prejuízo real foi infligido pelo colapso das receitas”.

Ao fazer o balanço do tráfego no mês de outubro, em que 28 companhias associadas com dados publicados tiveram uma queda média do tráfego de passageiros (medido em RPK = passageiros x quilómetros) de 2%, o secretário geral da Associação, Ulrich Schulte-Strathaus, diz que os dados sobre capacidade e tráfego revelam apenas uma parte da história do ano, porque muito mais penalizadora foi a evolução dos preços, especialmente no segmento de tarifas premium.

“Os aumentos marginais de tráfego que começamos a ver dificilmente terão impacto na nossa base de receitas enquanto os yields (preço por passageiro quilômetro) continuam mergulhados 15% abaixo do nível do ano passado”, salienta Ulrich Schulte-Strathaus.

O secretário geral da associação defende que neste quadro as transportadoras aéreas apenas podem reagir por meio de reduções de custos e a este propósito critica fornecedores do setor que já estariam aumentando preços para 2010, “sabendo que as companhias não têm outra alternativa senão pagarem”, e lamenta que não tenha sido estendido o prazo da medida que lhes permitiu reduzir frequências sem perderem slots (horários de descolagem e aterragem).

“Parece faltar vontade política para encorajar as companhias aéreas a continuarem a lidarem com o excesso de capacidade temporário”, comenta o secretário geral da AEA.

Segundo a associação, essa medida permitiu que nos dez meses de janeiro a outubro as companhias associadas reduzirem em média a capacidade (em ASK = lugares x quilómetros percorridos) em 5,5%, o que, acrescenta, significou retirarem do mercado cerca de 6,5 milhões de lugares potencialmente vazios e evitar a emissão de 3,6 milhões de toneladas de CO2.

A informação da AEA assinala ainda que a previsão de queda do tráfego acima dos 4% este ano se baseia nos dados já disponíveis (até ao final de outubro) e nos indicadores das últimas semanas.

De janeiro a outubro, a associação indica uma queda do tráfego de passageiros em 5,1%, que se tem atenuado nas últimas semanas, o que também está relacionado com os baixos níveis de atividade em novembro e dezembro de 2008.

Os dados publicados no site da AEA apontam para uma queda do tráfego de passageiros 0,7% no mês de novembro e quedas de 1,2% nas duas primeiras semanas de dezembro. No entanto, como também assinala a AEA, esta atenuação deve ser relativizada, pois em novembro de 2008, já em plena crise econômico-financeira global, o tráfego caíra 4,7% e em dezembro baixara 3,5%.

Fonte: PressTur via Portal Panrotas

Espanha eleva nível de security

Espanha eleva nível de security

O ministro do Interior da Espanha, Alfredo Pérez Rubalcaba, afirmou que o país elevou o nível do alerta antiterror antes que o governo de Madri assuma em 1o de janeiro a presidência da União Europeia.

A decisão, anunciada na noite de terça-feira, acontece dias após o ministro ter dito que o grupo separatista basco ETA poderia utilizar o período de seis meses de presidência da Espanha no bloco para cometer algum ataque violento ou o sequestro de alguma autoridade.

"Existe um risco provável de um ataque devido à importância especial do período de férias de Natal e à próxima presidência da Espanha na UE, após uma avaliação dos riscos de ameaça terrorista no país feita pelas Forças Armadas", explicou Pérez Rubalcaba em comunicado.

O ministro disse no começo na semana que um atentado do ETA poderia incluir um sequestro para obter publicidade internacional em seu objetivo de criar um Estado basco independente, localizado entre o norte da Espanha e o sul da França.

O ministro também lembrou a "persistência da ameaça terrorista internacional", após a tentativa fracassado de um nigeriano de explodir no céu um avião que seguia da Holanda para os Estados Unidos no dia do Natal.

"(Os atos recentes) aconselham reforçar a segurança em todo o território nacional, com a adoção de medidas de prevenção de controle para evitar todo tipo de atos que possam perturbar o desenvolvimento normal e pacífico dos acontecimentos."

Fonte: Judy MacInnes (Reuters/Brasil Online) via O Globo

26/12/2009

USAF confirma QR-170 Sentinel

USAF confirma QR-170 Sentinel veículo aéreo não tripulado" A Besta de Kandahar"


O QR-170 Sentinel é um veículo aéreo não tripulado (VANT), desenvolvido pela Lockheed Martin e operada pela Força Aérea dos EUA (USAF). Ele foi mobilizado para o Afeganistão como parte da Operação Enduring Freedom (Liberdade Duradoura).

A Besta de Kandahar, que foi fotografada no Afeganistão em 2007, é uma aeronave de vigilância, confirma a USAF. Esta, em 8 de dezembro, confirmou pela primeira vez estar voando um avião não tripulado furtivo conhecido como “A Besta de Kandahar”, um drone manchado nas fotos e encoberto de segredos.

De acordo com os detalhes, o avião drone, que antes somente podia ser visto em fotos, é realmente um avião da US Air Force, que confirmou sua existência.

De acordo com funcionários, a US Air Force estava à procura de uma tecnologia na qual as forças terrestres pudessem contar com suas características de vigilância.

O RQ-170 Sentinel, geralmente conhecido como “A Besta de Kandahar”, é um VANT que fornece o apoio técnico para as tropas empregadas em terra.

O prefixo “RQ” do avião indica ser uma drone desarmado, ao contrário do “MQ”, designação utilizado para as aeronaves Predator e Reaper, equipadas com mísseis e bombas guiadas de precisão. Especialistas em aviação apelidaram o drone de “A Besta de Kandahar” após fotografias terem surgido no início deste ano mostrando a aeronave misteriosa no sul do Afeganistão em 2007.

A imagem sugere um avião com um projeto do tipo furtivo evasivo a radar, lembrando uma versão menor de um bombardeiro B-2.

A força aérea disse que o avião veio da Skunk Works da Lockheed Martin, também conhecida como Programas de Desenvolvimento Avançado, na Califórnia , a casa de sofisticados e, muitas vezes secretos projetos de defesa, incluindo o avião espião U-2, o caça F-22 e o F-117 Nighthawk.

Exercito Brasileiro moderniza MH-1 Pantera

Exercito Brasileiro moderniza MH-1 Pantera


Segundo publicação no Diário Oficial, intenção é a “reconstrução/modernização” de 34 aeronaves AS365K(HM-1).

Foi publicado hoje no Diário Oficial da União o Extrato de Inexigibilidade de Licitação referente a “reconstrução/modernização” de 34 aeronaves AS365K(HM-1) Pantera para a Aviação do Exército.



O contrato para as modernizações, no valor de R$ 375.803.725,00, foi assinado com a Helibrás para a execução do serviço que a princípio não tem detalhes divulgados, mas foi publicado também no Diário Oficial da União o extrato relativo a aquisição de motores Arriel 2C2-CG com FADEC para a modernização dos helicópteros AS365K(HM-1).

http://www.airfln.com.br/admin/upload/EB-2024_10JAN08_logo.jpg

O contrato de aquisição dos motores foi assinado com a Turbomeca do Brasil no valor de R$ 113.267.396,00.

Foto:AirFLN


A Força Aérea Russa recebe dois novos Sukhoi Su-34.

A Força Aérea Russa recebe dois novos Sukhoi Su-34.


Rússia: Força Aérea recebeu dois novos bombardeiros Su-34


Segundo a agência de notícias russa Interfax informou, o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, o tenente-coronel Vladimir.

informou que, como esperado, o Centro Aeronáutico de Lipetsk recebeu os aviões em 19 dezembro de 2009. A Força Aérea da Rússia já recebeu anteriormente outros dois Su-34, obtidos em 2007-2008.

Em 2008, o Ministério da Defesa encomendou ao grupo industrial Sukhoi da Rússia, do qual faz parte a Novosibirsk Aviation Production Association (NAPO), a unidade que produz o Su-34, 32 destes bombardeiros. De acordo com os planos dos militares, o Su-34 devem substituir os obsoletos Sukhoi Su-24.

Anteriormente, foi comentado que a Força Aérea havia recebido da NAPO o último lote dos modernizados Su-24M2, completando assim a modernização dos Su-24 da Força Aérea.

Em junho de 2009, a Força Aérea da Rússia tinha cerca de 300 Su-24 de várias modelos diferentes, com 60 dessas máquinas servindo na aviação naval.

O primeiro vôo Su-34 teve lugar em Abril de 1990, sendo ele capaz de velocidades de até 1900 quilômetros por hora e de um alcance máximo de quatro mil quilômetros.

Este bombardeiro carrega um canhão de 30 milímetros e apresenta 12 cabides sub-alares e sob a fuselagem que são capazes de transportar até um tital de oito mil quilos de bombas, mísseis, casulos eletrônicos e de tanques de combustível externos.

fonte:moraisvinna

LAN anuncia compra de 30 novos aviões Airbus 320

LAN anuncia compra de 30 novos aviões Airbus 320

Um contrato para compra de 30 modernas aeronaves Airbus A320 no valor aproximado de US$ 1,9 bilhão , foi assinado dia (23/12) e faz parte do plano de renovação e crescimento da frota de curto alcance da companhia.

Os novos aviões serão incorporados à LAN entre 2011 e 2016 e vão operar rotas na América Latina e domésticas na Argentina, Peru, Equador e Chile.

Ainda de acordo com o plano estratégico da empresa, cinco aeronaves A318 serão vendidas durante 2011.

A integração dos novos A320 reflete o importante compromisso da LAN com o meio ambiente, uma vez que estes aviões possuem a mais avançada tecnologia da indústria aérea. São altamente eficientes no consumo de combustível, o que permite uma importante redução de poluentes e significativa diminuição dos níveis de ruído.

Segundo Ignacio Cueto, CEO da LAN Airlines, "este investimento assegura o crescimento futuro da companhia e reafirma nosso compromisso com o desenvolvimento da aviação comercial na América Latina e com o crescimento econômico e social dos países da região.

Estas aeronaves são operadas pelas melhores companhias do mundo e contam com tecnologia de última geração, o que permite oferecer aos nossos passageiros, melhor qualidade e maior comodidade em suas viagens".

Fonte:Direto da Pista/ Mercado e Eventos

Aeronave da El Al sofre Bird Strike na Índia

Aeronave da El Al sofre Bird Strike na Índia

El Al - Israel Airlines Image

Um Boeing 767-300 da El Al, que realizava o voo LY72, de Mumbai, na Índia para Tel Aviv, em Israel, nesta quinta-feira (24), sofreu um bird strike (choque com pássaro) em um dos motores logo após a decolagem.

A tripulação decidiu retornar para Mumbai, realizando um pouso seguro.

A companhia decidiu cancelar o voo e os passageiros foram levados para um hotel. O voo tem previsão de voltar para Tel Aviv com um atraso de 2 dias.

A El Al enviou trabalhadores de manutenção para a Índia na sexta-feira para reparar o avião.

Na semana passada, um avião da El Al decolou do aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, usando a mesma pista em que um avião da Lufthansa estava prestes a pousar.

Dois controladores de tráfego aéreo que estavam de plantão naquele momento, foram suspensos.



Fontes: UPI / The Aviation Herald

FAB interrompe buscas ao anoitecer, por helicóptero sumido em MA

FAB interrompe buscas ao anoitecer, por helicóptero que sumiu no MA


As buscas pelo helicóptero Robinson R-44 foram interrompidas ao anoitecer deste sábado e serão retomadas amanhã, ao nascer do sol, informou o Comando da Aeronáutica.

O helicóptero seguia de São Paulo para São Luís (MA) com duas pessoas a bordo.

O último contato com o Controle de Tráfego Aéreo foi registrado na quarta-feira, às 14h28, horário de Brasília, logo após decolar de Carolina (MA) com destino à fazenda Eldorado, em Igarapé do Meio (MA), onde deveria chegar na manhã de hoje.

Conforme as informações divulgadas, um avião SC-105 Amazonas do 2º/10º Grupo de Aviação, com sede em Campo Grande (MS), passou a integrar a operação na tarde de hoje, junto com o SC-95 Bandeirante e o helicóptero H-1H, que permanecem nas buscas e pernoitarão em Carolina.

Até o momento, as três aeronaves voaram mais de 20 horas sem encontrar qualquer vestígio do Robinson R-44.



Fonte: desastresaereosnews/Daniela do Canto (Agência Estado) via Abril.com

EUA implantam novas normas de security

EUA implantam novas normas de security







Quem viajou para ou pelos Estados Unidos neste sábado se deparou com novas medidas de segurança no check-in e a bordo dos voos, impostas pela Administração de Segurança de Transportes (TSA, Travel Security Administration, na sigla em inglês).

Neste sábado, as autoridades americanas elevaram o nível de alerta de segurança nos aeroportos do país porque na sexta-feira, um homem foi detido após acionar um explosivo num voo da Delta que partiu de Amsterdâ para Detroit.

Segundo a TAM, que opera voos do Brasil para Nova York, Miami e Orlando, o órgão americano que regula a segurança dos transportes nos EUA, subordinado ao Departamento de Segurança Interna (DHS, Department of Homeland Security) determinou que as companhias aéreas devem adotar até 30 de dezembro medidas adicionais de segurança, tanto em vôos rumo aos EUA como em voos internos naquele país.

Segundo informações fornecidas à agência de notícias AP por um funcionário da Infraero que não se identificou, os passageiros brasileiros deverão passar por uma inspeção adicional logo antes de embarcarem nos aviões, seguindo as normas que estão sendo impostas pelas autoridades americanas.

Desta forma, os passageiros ficam sujeitos a normas mais rígidas no embarque, que incluem a inspeção de 100% dos pertences de mão e dos sapatos dos passageiros no finger.

Todos os passageiros também deverão ser submetidos à inspeção pelo bastão detector de metais.

As companhias aéreas terão também que se assegurar que substâncias líquidas ou em gel e tubos de aerossol sejam transportados de acordo com os limites vigentes.

Mesmo a bordo, os passageiros passam a se submeter a normas mais rígidas de segurança que impedem que os passageiros levantem de suas poltronas quando faltar uma hora para chegar ao destino.

Neste período, também não será permitido o acesso aos pertences de mão. Travesseiros, cobertores e/ou pertences pessoais que os passageiros costumavam manter no colo para o pouso também serão recolhidos pela tripulação.

Segundo a nota publicada pela TAM, a TSA proibiu também 'o uso de sistema de comunicação como telefone, internet, GPS e programação de TV ao vivo', não só antes do embarque, mas durante todas as fases do voo.

O sistema de entretenimento pré-gravado oferecido pelas companhias aéreas continua permitido.

Enquanto durarem as novas regras, os passageiros não deverão poder acompanhar a trajetória do avião pelo mapa que é mostrados nos monitores a bordo, porque, enquanto o avião estiver sobrevoando o espaço aéreo americano, a tripulação não poderá informar aos passageiros sobre a trajetória do voo nem sobre sua posição sobre cidades norte-americanas.

Fonte: Cristina Massari (O Globo)

Bomba usada em avião americano continha 'explosivo potente

Bomba usada em avião americano continha 'explosivo potente', segundo o FBI

Análises preliminares feitas pelo FBI revelaram que o dispositivo utilizado pelo nigeriano que tentou explodir um avião americano pouco antes de seu pouso em Detroit continha "um potente explosivo", informaram as autoridades neste sábado.

Umar Faruk Adbulmutallab foi acusado de tentar explodir a aeronave com um "potente explosivo" chamado PETN, segundo um comunicado do Departamento de Justiça.



Fonte: AFP

Rigidez de segurança nos EUA causa atrasos de até 4 horas

Rigidez de segurança nos EUA causa atrasos de até 4 horas


Passageira passa pela segurança no Aeroporto Metropolitano de Detroit, em Romulus, Michigan

Algumas companhias aéreas dos EUA divulgaram que os voos internacionais sofreram horas de atraso neste sábado, devido ao controle rígido que se estabeleceu em aeroportos após o ataque terrorista ocorrido ontem.

Alguns voos atrasaram até 4 horas, segundo informações do The Wall Street Journal.

A American Airlines e a United Airlines disseram que a rigidez nas medidas de segurança contribuíram para atrasos que variaram de 20 minutos a 4 horas em voos internacionais. A Air Canada reportou "atrasos significativos" em voos para os EUA.

A Delta Air Lines, a maior do mundo no transporte de passageiros, disse que os voos domésticos e internacionais estavam enfrentando "mínimos" atrasos hoje.

A Discounter Southwest Airlines, a que mais transporta pessoas nos EUA, afirmou que houve registros apenas de "atrasos modestos".



Fonte: Terra - Foto: European Pressphoto Agency

Aeroporto de Brasília tem longas filas neste sábado (26)

Aeroporto de Brasília tem longas filas neste sábado (26)

No saguão do Aeroporto Internacional de Brasília, congestionamento de carrinhos. A procura por pacotes nacionais cresceu 15% em comparação com dezembro do ano passado.



fonte:G1.com

Boeing da American AirLines sai da pista e deixa feridos

Boeing da American AirLines sai da pista e deixa feridos



Pelo menos 91 pessoas ficaram feridas ontem depois que um Boeing 737 da American Airlines, com 154 passageiros e tripulantes a bordo, saiu da pista ao pousar em meio à chuva na Jamaica.

A aeronave, que decolou de Miami em um voo originário de Washington, sofreu danos na fuselagem.

Testemunhas afirmaram que o avião partiu-se em dois pedaços, informação que foi negada oficialmente pela companhia aérea. Os feridos foram levados para hospitais locais.

– A situação está sob controle, não houve fatalidades e os feridos estão sendo tratados – garantiu o ministro da Informação da Jamaica, Daryl Vaz.

Uma porta-voz da American Airlines, Andrea Huguely, afirmou que ao menos três pessoas ficaram internadas nos hospitais. “Com o impacto, a aeronave atingiu um barranco quando saiu da pista, então a marcha de aterrissagem e os motores se desprenderam da aeronave, como foram programados para fazer. A ponta da asa esquerda também se separou da aeronave”, afirmou a assessora. “A fuselagem está intacta, mas há rachaduras em duas áreas”.

Um passageiro contou a uma rádio local em Kingston que o voo estava “turbulento pelo caminho e o pouso foi horrível”.,


– O avião não pareceu estar reduzindo de velocidade quando aterrissou. Houve um forte barulho, depois uma pancada enorme e então começamos a perceber a chuva entrando pela parte de cima – afirmou.

Outra passageira, Naomi Palmer, afirmou ao jornal Jamaica Observer que “o avião bateu e se partiu”.


Foi a segunda vez este mês que um avião da American Airlines saiu da pista. No dia 13, um MD-82 da companhia derrapou em Charlotte, nos EUA, durante aterrissagem, causando danos ao avião. Ninguém ficou ferido.



Fonte:Direto da Pista / Jornal do Brasil

Recomeçam buscas por helicóptero que sumiu no Maranhão

Recomeçam buscas por helicóptero que sumiu no Maranhão, diz Aeronáutica



Duas aeronaves da FAB iniciaram buscas por volta das 7h.


A operação é realizada a partir de Carolina (MA).


O comando da Aeronáutica em Brasília informou no começo da manhã deste sábado (26) que foram retomadas as buscas pelo helicóptero Robinson R-44 que desapareceu no Maranhão na tarde de quarta-feira (23).

A operação é realizada a partir de Carolina (MA) por um avião SC-95 Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou às 7h53, horário de Brasília, para dar continuidade às buscas na provável rota aonde o R-44 voava.

Um helicóptero H-1H do 1°/8° Grupo de Aviação decolou de Belém (PA) para a região de buscas às 7h38, a fim de reforçar a operação.

O aparelho saiu de São Paulo e deveria ter chegado a São Luís na tarde de quinta-feira (24).


O último contato foi feito na tarde de quarta-feira (23). Dois pilotos estavam a bordo.

Segundo a Aeronáutica, logo após a aeronave decolar da cidade de Carolina (MA), com plano de voo para Imperatriz (MA), o piloto alterou o rota e disse que iria pra uma fazenda, informou a autoridade de controle de tráfego aéreo (Infraero) de Carolina. A alteração foi autorizada.

De acordo com a Aeronáutica, não há como confirmar que a aeronave teve um problema de combustível ou o motivo pelo qual o piloto alterou a rota de vôo.

As buscas reiniciam na manhã de sábado no trajeto previsto para pouso do aparelho.

Dez militares do salvamento amazônico e um avião Bandeirante, com oito tripulantes, além de um helicóptero, participam das buscas.


fonte:G1.com/Do G1, em Brasília

EUA investigam possível tentativa de atentado em voo

EUA investigam possível tentativa de atentado em voo e elevam o nível de alerta para laranja

Pouco antes do avião aterrissar em Detroit, um nigeriano, de 23 anos, tentou atear fogo a um pó, que foi identificado como sendo explosivo. O homem foi preso e disse ter ligações com a Al Qaeda.



fonte:G1.com

‘Sea Gripen’ para Índia e Brasil

‘Sea Gripen’ para Índia e Brasil

Gripen Naval

A Saab está respondendo ao RfI (Request for Information) da Índia para o desenvolvimento de uma versão naval do Gripen NG, denominada Sea Gripen.

O RfI da Índia foi enviado aos fabricantes buscando informações detalhadas de um projeto de aeronave para operações em navio-aeródromo STOBAR (”short take-off but arrested recovery”).

Além da entrada em serviço do INS Vikramaditya (ex-Admiral Gorshkov totalmente reformado), a Índia tem planos ambiciosos para construir três navios-aeródromo de projeto próprio (IAC).

Caças MiG-29K foram adquiridos para equipar o Vikramaditya e o IAC 1. O RFI emitido busca uma aeronave para o IAC 2 e 3.

Segundo o Jane’s Information Group, o RfI foi emitido para a Boeing, Dassault, Eurofighter, Lockheed Martin, Sukhoi e Saab.

Enquanto a Índia desenvolve uma versão naval do HAL Tejas, o RfI é um reconhecimento de que o programa do seu caça próprio não será entregue no tempo esperado.

A Índia espera comissionar os navios-aeródromo IAC 2 e 3 na segunda metade da próxima década.

Ainda segundo o Jane’s, antes de receber o RfI a Saab completou estudos detalhados de projeto para o Sea Gripen em resposta ao interesse do Brasil.

Na verdade, projetos de uma versão navalizada do Gripen começaram na década de 1980 na Suécia. Para a Saab o pedido da Índia é particularmente importante, por causa do potencial do F-X2 do Brasil.

O Sea Gripen seria parte de um pacote de longo prazo para a Índia e Brasil, se ambos os países selecionarem o Gripen NG para suas forças aéreas.

O RfI da Índia também especifica que a aeronave escolhida deve ser exportável.

O líder de projeto do Sea Gripen, ex-tenente-coronel da Força Aérea Sueca Peter Nilsson disse ao Jane’s que “existe o Rafale, o Super Hornet e algum dia, o JSF, mas nenhuma opção acessível para nações que querem um poder naval independente. O Gripen tem uma capacidade de operar em navios-aeródromo embutida no projeto original, que foi levada em consideração. Ele foi feito para fazer pousos de precisão em pistas curtas.

A aerodinâmica, maneabilidade e qualidades de pouso estão todas presentes. Não é preciso mexer em nada.”

O Sea Gripen será possível pelas características inerentes ao Gripen e as mudanças estruturais introduzidas no Gripen NG.

Ele foi projetado para operar em todas as especificações de navio-aeródromo convencional, com peso máximo de decolagem de 16.500kg e peso de pouso (com armas e combustível) de 13.500kg. Os mesmos parâmetros o tornam capaz de operar em navios STOBAR.

Qualquer Gripen pode operar de uma pista padrão sueca de 800m x 17m, sem gancho ou paraquedas.

Com os controles de voo existentes e a baixa velocidade de pouso, o Gripen é totalmente compatível com o ambiente naval.

Algumas mudanças que terão de ser feitas no Sea Gripen incluem um trem de pouso do nariz mais longo e mais forte, com pneus maiores e um novo sistema de absorção de choque. um novo trem de pouso principal para absorver choques com razão de descida de 6,3 m/seg; um gancho de parada reforçado, reposicionado; remoção de riscos de corrosão da estrutura com novos materiais; integração com o sistema de aproximação e pouso do navio-aeródromo.

O resultado será uma aeronave com peso vazio em torno de 8.000kg, com um total de combustível e armas de 8.500kg. O raio de combate está estimado em torno de 1.250km em configuração de ataque marítimo e 1.400km em configuração de caça de defesa da frota (CDF). A vida útil da célula da aeronave é estimada em torno de 8.000h com pousos embarcados e em terra.

Nilsson disse que o projeto de trabalho feito até agora tem sido um forte complemento para o Gripen NG e tem um pé na realidade. Questionado sobre as dificuldades inerentes em tornar um avião de combate “terrestres” em naval, Nilsson respondeu: “Se estivéssemos começando com um caça comum teríamos um problema muito maior.”

“Nós temos um motor (General Electric’s F414) aprovado para operações navais pela US Navy. O Gripen já é feito para altas razões de descida e pouso em rodovias. Então precisamos de um novo trem de pouso no nariz e principal e alguma mudanças na estrutura interna, mas isso foi analisado e é possível. Nós colocamos um gancho de parada no Gripen NG na proposta para a Noruega. Ele terá de ser reforçado para operações embarcadas e um novo ponto de fixação, mas o trabalho está feito. o Gripen NG tem uma melhor fixação da asa com carga mais distribuída que o atual Gripen.”

“O Gripen já tem equipamento de proteção contra a água salgada. Não é necessário mais estudos, pois a aeronave é projetada para operar entre -50°C e +50°C, do Ártico até locais altos e quentes, com umidade severa. Nós não projetamos caças para dias ensolarados”.

A Saab espera fazer as apresentações iniciais para a Marinha da Índia em janeiro de 2010 e submeter a resposta ao RfI no mês seguinte.



FONTE: Poder Naval/Jane’s Information Group

Jobim afirma que perdedores da disputa do program FX 2 podem retaliar

Jobim afirma que perdedores da disputa do program FX 2 podem retaliar


Dassalt Rafale

Jobim diz que “americano tem mania de achar que a América Latina é uma coisa só” e defende relação com os EUA “no mesmo nível”

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, admite a hipótese de retaliação política dos perdedores do programa F-X2, de renovação de 36 caças da FAB, e avisa que o Brasil tem de estar preparado para elas. “Pode haver questões políticas que você tem de saber administrar.

Quando você faz opções, sempre pode ter problemas. Isso é risco de país grande, e só vamos ficar sabendo depois”, disse ele em entrevista à Eliane Cantanhêde, da Folha de São Paulo, publicada hoje (26/12).

Deixando claro nas entrelinhas a opção pelo Rafale, da França, que concorre com o Gripen NG, da Suécia, e o F/A-18 Super Hornet, norte-americano, Jobim disse ainda que chamou a Aeronáutica para mudar as regras da indicação técnica.

Segundo ele, foi porque “a transferência de tecnologia passou a ser prioridade”. Depois de 34 viagens internacionais no ano, disse que a América Latina deve ter uma relação com os EUA “no mesmo nível, não de baixo para cima”.

Neste ano, firmou o maior acordo militar brasileiro na história recente, comprando R$ 22 bilhões em submarinos e helicópteros franceses.

FOLHA - Por que investir bilhões em armamentos num país como o Brasil, com tanta coisa por fazer?

JOBIM – Não é investir em armamento, é investir em desenvolvimento. Tudo o que a gente está fazendo em relação à Marinha e à Aeronáutica diz respeito à construção no Brasil de submarinos, de helicópteros e futuramente de caças.

Um brutal avanço tecnológico, porque a empresa estrangeira associa-se a empresas nacionais e produz no país, formando técnicos, gerando expectativas, criando empregos, o diabo a quatro.

Toda a alta tecnologia se desenvolve primeiro na área militar, só depois vai para a área civil.

FOLHA - E para que um submarino nuclear?

NELSON JOBIM – O território imerso do Brasil tem 4,5 milhões de quilômetros quadrados e, numa faixa de Santa Catarina até o Espírito Santo, há a maior riqueza submersa do país. É preciso dissuasão.

FOLHAPor que não usar os submarinos convencionais, que têm manutenção muito mais barata?

JOBIM – O submarino convencional tem uma estratégia de posição, ele vai a profundidades muito grandes, mas desenvolve velocidade baixíssima.

Já o de propulsão nuclear tem estratégia de movimento e chega a até 60 km/hora.

Para nosso litoral, não é possível escolher um ou outro, tem de ser um e outro.

FOLHA - Ao perseguir liderança internacional e os projetos na área nuclear, o Brasil caminha para modificar a Constituição e ter condições de construir a bomba, como desconfiam diplomatas estrangeiros?

JOBIM - Nem pensar. Isso é cogitação de diplomata que chega sem saber nada sobre o Brasil.

FOLHAO governo deixou a decisão dos caças para 2010 porque os franceses não estão cumprindo as promessas de Nicolas Sarkozy?

JOBIM – O problema todo é esse: havia uma decisão política de prosseguir a aliança estratégica com a França e havia um processo de seleção estabelecido pela Aeronáutica, que chegou aos três finalistas.

A análise que tem de ser feita é quanto à plataforma, que significa basicamente o avião; à transferência de tecnologia; à capacitação nacional; ao preço e, finalmente, ao custo do ciclo de vida.

A FAB faz a análise quanto à plataforma e sua adequação às necessidades do país e informa as tecnologias que as empresas estão oferecendo, inclusive detalhando as regras de cada país para aquela tecnologia.

Aqui, surge o seguinte: a França desenvolve toda a tecnologia do seu avião, depois tem a Boeing, em que toda a produção é norte-americana, e, por fim, a Saab, sueca, que tem produção americana, que é o motor, e outras europeias.


Então, tem de verificar a regra para transferência de tecnologia de cada uma dessas coisas.

Não podemos iniciar o desenvolvimento de tecnologia no país e ser surpreendidos lá adiante por um embargo.

FOLHA - A FAB apresentou um relatório e o sr. devolveu, pedindo mais explicações?

JOBIM - Eu disse a eles o que eu queria. O que eles tinham era uma modelagem que vinha desde a época do governo passado, a da Copac [Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate], e eu disse ao brigadeiro [Juniti] Saito [comandante da Aeronáutica]: “Olha, mudou a modelagem. Não é mais essa aí”.

FOLHAFoi uma forma de pedir para refazer o resultado e evitar um favorito que contrariasse a preferência do presidente?

JOBIM – Isso é presunção sua, conclusão de jornalista, partindo do pressuposto de que montei tudo para chegar à conclusão que eu quero. Não é nada disso. Quero chegar ao seguinte: isso aqui é que determinará a conclusão e não a conclusão que vai impor isso. Entendeu?

FOLHANão está se mudando na reta final uma regra e uma comissão que vêm há muitos anos, aliás, muito antes do governo FHC?

JOBIM – É que você teve, no meio do caminho, uma coisa que não tinha antes, a Estratégia Nacional de Defesa, que interfere em tudo, transforma a transferência de tecnologia em prioridade.

FOLHANa prática, o sr. vetou a FAB de indicar o favorito?

JOBIM – Não vão indicar mesmo, quem decidirá é o governo.

FOLHAO risco de não saírem os caças é zero?

JOBIM – Praticamente zero. O presidente decide em janeiro e depois vem a negociação do contrato, que pode levar uns dois meses, como na Marinha.

FOLHANão é preocupante pendurar todas os contratos e equipamentos num único país fornecedor?

JOBIM – A premissa é falsa, antiga. Confunde compra de oportunidade com capacitação nacional. Se você simplesmente compra alguma coisa que não sabe fazer, sim, você fica na mão do fornecedor. Antes era assim, o que exigia uma diversidade enorme de fornecedores e o preço da logística ficava uma barbaridade. Hoje, com a premissa da capacitação nacional, é melhor produzir um tipo só, porque reduz o custo.

FOLHAÉ uma defesa dos Rafale, já que os contratos são todos com a França?

JOBIM – É a defesa de quem transferir tecnologia.

FOLHAÉ possível algum tipo de retaliação dos perdedores? Jurídica, por exemplo?

JOBIM – Não, porque não é uma licitação, é um processo de seleção, ou seja, com dispensa de regras previstas na 8.666 [Lei das Licitações]. Bem, pode haver questões políticas que você tem de saber administrar. Evidentemente, isso pode acontecer em qualquer hipótese. Se você escolher o Gripen, pode ter problemas com os franceses e os americanos. A mesma coisa se for o F-18. Quando você faz opções, sempre pode ter problemas. Isso é risco de país grande, e só vamos ficar sabendo depois.

FOLHAQual o foco de reequipamento em 2010?

JOBIM – Na Marinha, nós temos interesse em navios de patrulha oceânicos, logísticos e costeiros. A Itália e a Ucrânia vão mandar gente aqui em janeiro. No Exército, o presidente autorizou R$ 43 milhões para o início do projeto do blindado sobre rodas para substituir o Urutu. A princípio, vai se chamar Guarani. Na Aeronáutica, o FX-2. E, em comum para os três, o satélite de monitoramento.

FOLHAA nova lei de Defesa é para preparar as Forças Armadas para agir em crises urbanas, como no Rio?

JOBIM – No Exército não muda nada, porque desde 2005 ele ganhou competência de patrulhamento, revista e prisão em flagrante em caso de crimes ambientais e transfronteiriços. O que faz a nova lei? Autoriza a Aeronáutica e a Marinha a poderem fazer o mesmo.

FOLHAComo foi a conversa com o secretário-adjunto para o Hemisfério Sul, Arturo Valenzuela?

JOBIM – Muito boa. Eu defendi que os EUA se reapresentassem à América Latina, e a reapresentação passa pela relação com Cuba. O problema americano qual é? Não é o caso dele, mas americano tem mania de achar que a América Latina é uma coisa só, e não é. Mostrei a ele que nós queremos criar uma região de paz e ter uma relação com os EUA no mesmo nível, não de cima para baixo.”



FONTE: Reportagem de Eliane Cantanhêde publicada hoje (26/12) na Folha de São Paulo.

Aeroporto de Salvador se prepara para a alta temporada 2009/2010

Aeroporto de Salvador se prepara para a alta temporada 2009/2010

O Aeroporto Internacional de Salvador/Dep. Luís Eduardo Magalhães (BA) está preparado para a alta temporada 2009/2010. Para atender à grande demanda do período, uma das ações adotadas pelo aeroporto foi reforçar o efetivo do Balcão de Informações, que também contará com o apoio dos estagiários do Programa Welcome to Brazil no intuito de esclarecer as dúvidas dos passageiros.

“O terminal está mais do que preparado e estruturado para receber um número maior de passageiros”, afirmou o superintendente do aeroporto baiano, Antonio Nogueira.

Segundo ele, os efetivos das áreas de Operações, Segurança e Manutenção foram mobilizados para atender à demanda do período e oferecer um maior nível de conforto ao passageiro e fluidez nas operações do aeroporto.

O aeroporto realizou reuniões com profissionais de diversas áreas com o objetivo de discutir medidas de contingências para o período.

Antonio Nogueira adiantou que, mesmo após o período da alta temporada, o aeroporto continuará mantendo o mesmo padrão de qualidade adotado em épocas de movimentação mais intensa. “Temos que dar o melhor de nós para cumprir a missão de servir bem os nossos passageiros e usuários, proporcionando conforto, segurança, comodidade e facilitação”.



fonte:Aviação em Revista
/ Por Redação

Embraer entrega os primeiros aviões Super Tucano à Força Aérea do Chile


Aeronaves serão utilizadas em missões de treinamento tático.

A Embraer entregou esta semana as primeiras quatro aeronaves Super Tucano – de um total de 12 – à Força Aérea do Chile (FACH).

O anúncio do contrato, feito em agosto de 2008, é o resultado final da concorrência feita pela FACH, que selecionou o avião fabricado pela Embraer como a melhor solução para treinamento tático dos seus pilotos.

“Uma primeira entrega sempre tem um significado especial, pois representa o início de uma relação de longo prazo com nosso cliente e a oportunidade de servi-lo, provendo serviços que garantam sua satisfação”, disse OrlandoJosé Ferreira Neto, vice-presidente executivo da Embraer para o Mercado de Defesa. “A Força Aérea do Chile contará a partir de agora com o que há de mais avançado em termos de treinamento para seus pilotos e a flexibilidade de ter também a melhor aeronave de ataque-leve para contra-insurgência e guerra irregular.”

A proposta da Embraer selecionada pela FACH inclui um amplo pacote de suporte logístico integrado (Integrated Logistic Support – ILS) e um avançado sistema de treinamento e apoio à operação (Training and Operation Support System – TOSS), abrangendo não somente a aeronave, mas também estações de apoio em solo.

O TOSS da FACH é composto por três sistemas: um de planejamento de missões de navegação e ataque (Mission Planning Station – MPS), um para o relato de missões (Mission Debriefing Station – MDS), e um simulador de vôo (Flight Simulator – FS).

Oitenta e três unidades do Super Tucano já foram entregues à Força Aérea Brasileira (FAB), 25 à Força Aérea Colombiana (FAC) e duas à República Dominicana, sendo utilizadas com sucesso na vigilância de fronteiras, combate ao narcotráfico e em missões operacionais de combate. No total, 172 aviões foram vendidos para sete clientes.




fonte:Página Inicialvia :Sala de imprensa Embraer

Air Comet decreta falência e deixa 7 mil no chão (foto: airplane-pictures.net) (foto: airplane-pictures.net) O governo espanhol acaba de decretar a fa

Air Comet decreta falência e deixa 7 mil no chão

(foto: airplane-pictures.net)

(foto: airplane-pictures.net)


O governo espanhol acaba de decretar a falência da aérea Air Comet.

A medida cai como uma bomba para cerca de sete mil passageiros, que já tinham passagens emitidas junto à empresa. A informação é da BBC Brasil.

Segundo o Ministério do Fomento, a companhia tem uma dívida superior a 100 milhões de euros, incluindo salários atrasados de 640 funcionários, que não recebem há seis meses.

O governo disse que retirou a licença de operações porque a empresa não tinha viabilidade nem para garantir o combustível dos aviões.

A situação nos saguões do aeroporto de Barajas, em Madri, é bastante complicada.

Nenhum dos 13 aviões da aérea tem permissão para sair, afetando clientes com destino a 14 países, que, na maioria, voltariam para passar as festas com suas famílias.

O Ministério do Fomento espanhol se comprometeu a fretar aviões e tentar encaixar a maioria dos passageiros em voos de outras companhias locais, como a Iberia e Air Europa, mas já avisou que não será possível levar todos.

Para o Jornal de Negócios, de Portugal, a falência não afeta somente passageiros, mas também a Marsans, principal investidora da Air Comet.

A operadora espanhola injetou, nos últimos dois anos, 143 milhões de euros, segundo o periódico.

fonte:BBC Brasil