26/11/2009

CUBA REALIZA EXERCÍCIOS MILITARES

CUBA REALIZA EXERCÍCIOS MILITARES



Mi-29 cubano em formação

Cuba se prepara para realizar exercícios militares

Governo diz que manobras visam preparar a ilha para eventual 'ataque do inimigo'.

As Forças Armadas cubanas iniciam nesta quinta-feira (26) o primeiro de três dias de exercícios militares que visam a preparação para um eventual ataque dos Estados Unidos.

O exercício, chamado Bastion 2009, será o primeiro desde que Raúl Castro assumiu a Presidência, em fevereiro de 2008.

O mais recente havia sido realizado em 2004, quando Fidel Castro ainda liderava o país.


Mig-21 cubano

Segundo o jornal oficial do partido comunista, Granma, o objetivo das manobras é "fortalecer a preparação da ilha para enfrentar qualquer possível agressão do inimigo".

De acordo com o correspondente da BBC em Havana Michael Voss, cerca de 1 milhão de efetivos devem participar do exercício - um sinal de que Washington não deve subestimar a capacidade de defesa de Cuba.

De acordo com o general de divisão Leonardo Andollo, as manobras são uma necessidade de primeira ordem, dada "a situação política e militar que agora define as relações entre Cuba e o Império".

As autoridades cubanas têm mantido um estado de alerta desde a invasão frustrada da Baía dos Porcos em 1961 por cubanos exilados treinados pela CIA.

Mig-23 constitui o caça principal sobre o qual se assenta a defesa Aérea cubana

Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou publicamente que o país não tem intenção de usar a força militar contra Cuba.



fonte:moraisvinna/
Da BBC - Via: Meteorito

Desembarques no Brasil devem chegar a 55 mi

Desembarques no Brasil devem chegar a 55 mi este ano


O ministro do Turismo, Luiz Barretto (foto), perdeu a abertura do CBratur, mas conseguiu chegar a tempo de participar dos painéis do encontro.

Durante o seu pronunciamento, o dirigente apresentou o balanço final dos desembarques domésticos realizados no mês passado.

Segundo Barretto, o crescimento do mercado brasileiro, em comparação com o mesmo período do ano passado, foi 42%.

A expectativa é que o Brasil feche o ano com cerca de 55 milhões de passageiros desembarcados nos trechos domésticos, número superior ao registrado em 2008.

“Os números são excepcionais, e a tendência é que esse final de trimestre tenha ainda um crescimento de 30%.

Outra boa notícia é a recuperação do segmento corporativo”, comentou Luiz Barretto.


fonte:Panrotas online/por:Felipe Niemeyer

PASSAGEIRA DEFICIENTE CHAMADA DE BEBADA EM VOO ,RECEBERÁ INDENIZAÇÃO

PASSAGEIRA DEFICIENTE CHAMADA DE BEBADA EM VOO ,RECEBERÁ INDENIZAÇÃO DE R$ 40 MIL


Foto


CUIABÁ - O juiz da Segunda Vara Cível da Comarca de Várzea Grande, Marcos José Martins de Siqueira, condenou a empresa VRG Linhas Aéreas (grupo Gol) por causar constrangimento e transtornos emocionais a uma passageira de Cuiabá.

Portadora de uma deficiência física que lhe causa dificuldades motoras, ela foi destratada por uma comissária de bordo antes da decolagem da aeronave com destino a São Paulo, no ano de 2007.

A sentença fixa o valor de R$ 40 mil a título de indenização por danos morais, bem como ordena à companhia aérea o pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.

A companhia ainda pode recorrer da decisão.

De acordo com os autos da ação, a passageira se acomodou na poltrona do avião e foi abordada de forma ríspida e em voz alta por uma comissária de bordo, que exigiu que ela deixasse a aeronave por não apresentar condições de viajar.

Em seguida, ainda segundo o processo, a funcionária da empresa teria acionado o interfone para questionar à equipe de solo a razão de terem permitido que uma "bêbada" entrasse na aeronave, ato testemunhado por vários passageiros.

Parte deles confirmou todo o fato em juízo.

Forçada a deixar a aeronave, a passageira conseguiu retornar minutos depois, em prantos, depois que o mal entendido foi desfeito.

Na verdade, a passageira seguia para São Paulo por motivo de tratamento de saúde de sua deficiência física. Portanto, não havia ingerido bebida alcoólica ou usado drogas.

Em sua defesa, a empresa alegou que não houve qualquer solicitação de assistência para portador de necessidades especiais e que a comissária, ao perceber que a passageira possuía movimentos involuntários, educadamente pediu que ela lhe acompanhasse para fora do avião para tratar do assunto de forma reservada, sem a presença de qualquer passageiro.

Após a suposta negativa da passageira, ela teria retornado ao seu lugar sem problemas. Essa versão, no entanto, não foi confirmada pelas testemunhas do fato.

O magistrado, em sua sentença, ressaltou que os depoimentos dos passageiros foram coerentes e comprovaram a atitude imprópria da comissária de bordo contra a passageira que possui deficiência física.

- Por ser a aeromoça empregada de empresa que presta serviço de relevância social, deve estar preparada para enfrentar situações anômalas, como na espécie, acautelando-se para dispensar tratamento digno aos usuários daquele serviço.

Logo, se assim não agiu, lançando conclusão equivocada sobre o verdadeiro estado físico da autora que, por sua vez, foi percebido pelos demais passageiros, proporcionou um desgaste à imagem e à honra da pessoa debilitada.

Neste ponto é que consiste a prática do ato ilícito civil - sentenciou, citando o Código de Defesa do Consumidor.

O Globo Online - RCTV

AEROSUR COLOCA BOEING 747 EM OPERAÇÃO

Boeing 747-300 AeroSur


A companhia aérea boliviana anunciou ter recebido recentemente o primeiro Boeing 747-400 da frota, em substituição ao clássico 747-300 que foi devolvido ao arrendador no último mês de outubro.

A aeronave já entrou em operação na principal rota da Aerosur que liga Santa Cruz de La Sierra a Madrid e está configurada com 451 assentos, sendo 14 na primeira classe, 58 na executiva e 379 na econômica.

Desta vez, o “torísimo” foi pintado em dourado, com as turbinas em vermelho e a cauda verde com o logotipo padrão.

Na rota diária para São Paulo, a empresa que se caracteriza por utilizar diferenciados esquemas de pintura em cada uma de suas aeronaves, utiliza um Boeing 737-300 decorado com um jacaré em toda a lateral da fuselagem.

Fonte:Direto da Pista/ Mundo Aéreo / Aeroblog

AUTRÁLIA ADIQUIRI 14 LOCKHEED F-35


Front left side view of the Lockheed F-35 Lightning 2 in flight
As previsões são de 100 F-35 para a Australia

Austrália compra 14 Lockheed F-35.



O comitê do gabinete de segurança nacional da Austrália aprovou ontem a compra do primeiro lote dos caças de 5ª geração Lockheed F-35 Lightning II, num contrato que chega a US$ 3,2 bilhões para 14 aeronaves.

Os primeiros exemplares só deverão ser entregues em meados de 2014 e o pedido total da Austrália deverá totalizar, no mínimo, 72 jatos de combate multifuncionais, que representarão a espinha dorsal de sua força aérea de defesa.

“A aprovação do próximo lote de aviões com todo o suporte necessário de pós-venda, manutenção, treinamento e criação de três esquadrões será analisada somente em 2012”, declarou o senador australiano John Faulkner.

Faulkner disse também que o governo analisou muito bem as capacidades de combate do F-35 e estão extremamente confiantes que o caça vai manter a soberania e as capacidades estratégias do país até 2030.

O primeiro esquadrão estará operacional apenas em 2018, momento em que a Austrália analisa a retirada de serviço dos seus caças Boeing F/A-18F Super Hornet.

Praticamente ao mesmo tempo em que a Austrália tomou essa decisão, o Japão demonstrou interesse em adquirir 40 exemplares do F-35, cujas verbas necessárias seriam alocadas já em 2011, com uma possível assinatura de contrato.

Fonte: Revista Asas/video:Youtube.com

25/11/2009

Homem-pássaro' não consegue atravessar da África para Europa

Homem-pássaro' não consegue atravessar da África para Europa



A tentativa do piloto suíço Yves Rossy de atravessar o Estreito de Gibraltar usando uma asa de propulsão a jato fracassou nesta quarta-feira.

Ele pretendia voar sobre os trinta e oito quilômetros do canal, saindo do Marrocos e chegando à Espanha.

Mas depois de ser lançado de um avião a 2 mil metros de altitude, ele teve problemas e acabou retirando as asas e pulando de paraquedas na água, antes de ser resgatado por um helicóptero.

No ano passado, Rossy, que se autointitula "Jetman", entrou para o Guinness World Records ao ser o primeiro a atravessar o Canal da Mancha com o mesmo tipo de equipamento.

Sem instrumentos

Rossy, que já foi piloto de caças e hoje é comandante de voos comerciais da companhia aérea Swiss, diz que seu sonho sempre foi "voar como um pássaro".

Rossy foi piloto de caças militares e hoje é comandante em voos comerciais.

Ao longo de sua carreira amadora, ele desenvolveu 15 asas.

O modelo que usa atualmente possui quatro turbinas movidas a querosene.

A asa tem uma envergadura de 2,5 metros e pesa cerca de 55 kg quando carregada de combustível.

"Eu navego apenas pela minha própria visão e manobro usando os movimentos do meu corpo, principalmente cabeça, ombros e braços.

O único instrumento que uso é o medidor de combustível", explicou Rossy em seu site.

Além de completar este desafio, ele espera um dia poder sobrevoar o Grand Canyon, nos Estados Unidos.



fonte:BBC Brasil

GOVERNO QUER AUMENTO DE PASSAGENS PARA FINANCIAR, ROTAS PARA REGIÃO NORTE

GOVERNO QUER AUMENTO DE PASSAGENS PARA FINANCIAR, ROTAS PARA REGIÃO NORTE.



O governo federal quer taxar as passagens aéreas comerciais.

O dinheiro resultante do aumento entre 1% e 3% nos bilhetes irá para um fundo que subsidiará as tarifas da região da Amazônia Legal.

A proposta da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e encampada pelo Ministério da Defesa é uma das estratégias para tornar viável o trânsito aéreo de aviões de pequeno porte que ligam cidades pequenas e distantes da região Norte.

“Existem cidades que ficam a 14 dias de barco de cidades maiores. Se a pessoa estiver precisando de cuidados médicos, por exemplo, morrerá antes do atendimento”, afirma o subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da SAE, Alberto Carlos Lourenço Pereira.

“Existem práticas assim na rede de telefonia e no setor elétrico para garantir que pessoas que moram em locais distantes também tenham acesso a serviços básicos sem que custem um absurdo”, argumenta, ao lembrar que a população que habita o interior da Amazônia é muito pobre. Pereira destaca que apenas as companhias de pequeno porte teriam acesso ao fundo.

Além do aumento nas passagens de rotas regulares no restante do país, o governo redigiu uma lista de medidas para subsidiar o transporte na Amazônia.

Fazem parte dela a redução do ICMS, o imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços, e do COFINS, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, na compra do combustível pelas empresas.

A estratégia foi traçada pelo governo após a reivindicação do governador do Amazonas, Eduardo Braga.

De acordo com ele, se nada for feito imediatamente, a aviação na região desaparecerá. Vale destacar que as principais mudanças fazem parte de minuta de um projeto que deverá ser encaminhado para o Congresso Nacional.

A Agência Nacional de Aviação Civil, que substituiu o DAC, antigo Departamento de Aviação Civil, também vai ter que entrar na reformulação da aviação da região Norte.

Com as medidas de segurança adotadas nos últimos anos nos aeroportos brasileiros, as cidades da Amazônia Legal estão fechando os pontos de pouso e aterrissagem.

Os pequenos aeroportos não têm, por exemplo, detectores de metal e nem um caminhão de bombeiro para deixar na cabeceira da pista.

Fonte:desastresaereosnews/ Erika Klingl (iG)

AEROPORTOS EUROPEUS MANTERÃO RESTRIÇÕES A LIQUIDOS EM BAGAGENS

AEROPORTOS EUROPEUS MANTERÃO RESTRIÇÕES A LIQUIDOS EM BAGAGENS ATÉ 2013



De acordo com o jornal londrino The Guardian, a Comissão Européia estabeleceu novas diretrizes que prevêem que as atuais restrições de líquidos em bagagem de mão de passageiros de avião permaneçam até 2013.

Após a data, os aeroportos europeus poderão retirar as limitações assim que instalarem equipamentos de inspeção de líquidos.

Já em 2011 serão permitidos o transporte de líquidos para passageiros em voos de conexão vindos de países fora da Comunidade Européia.

Para isso, os recipientes deverão estar em bolsas fechadas e com recibos que expliquem sua origem, como no caso de produtos comprados no free shop.

Segundo a Comissão Europeia, dentro de três anos todos os aeroportos europeus poderão dispor de equipamentos detectores de explosivos líquidos.

Fonte: desastresaereosnews/Mercado & Eventos

FX2 MINISTRO JOBIM ENTREGA RELATÓRIO FINAL AO PRESIDENTE

FX2 MINISTRO JOBIM ENTREGA RELATÓRIO FINAL AO PRESIDENTE LULA

















O "Festejado" relatório da FAB sobre o programa FX-2 já está com o Presidente Lula


Em audiência com O Presidente Lula no ultimo dia 23 de novembro o Ministro da Defesa Nelson Jobim tratou da promoção de Oficiais Generais e efetivou a entrega do relatório técnico final elaborado pela Força Aérea Brasileira sobre os três caças supersônicos que disputam a concorrência da Aeronáutica denominada FX-2.

Os Oficiais da FAB já haviam concluído o relatório no final de Julho deste ano, porém novas informações foram solicitadas e novas propostas foram apresentadas.

Tal fato obrigou a comissão a emitir um novo relatório que agora será submetido à análise Presidencial.

A preferência política já foi anunciada repetidas vezes pelo Ministro Jobim e pelo Presidente da República e na opinião destes o Rafale Francês.

Entretanto especula-se que o relatório final não abre muito espaço para manobras em favor do Rafale.

Segundo o publicado na revista exame a Saab da Suécia, que produz o Gripen tem hora de voo em torno dos 4.000 dólares, contra 10.000 do F-18 americano e 14.000 dólares do Rafale Francês.

Os pilotos da Força Aérea já declararam informalmente a preferência pelo F-18 o caça que participou dos três últimos conflitos que os americanos se envolveram.



O problema do avião é que a análise pregressa deixa dúvidas sob a capacidade dos americanos realmente transferirem tecnologia sem restrições.

O comando da Aeronáutica , e a Embraer, que será a parceira nacional de qualquer um dos envolvidos, preferem Gripen.




Que custa metade do preço do francês e oferece maior acesso a novas tecnologias.

Entretanto o avião não passa de um protótipo e a idéia de “aprender fazendo” não agrada muitos já que o avião poderá ter seus custos revistos.

Pessoas que freqüentam a alta roda do planalto e do ministério da Defesa comentam que será difícil o Rafale não ganhar a concorrência da FAB por conta dos interesses políticos envolvidos dentre eles o grande apoio Francês ao ingresso do Brasil no conselho de segurança da ONU.

A conclusão do programa depende da decisão política, decisão essa que poderia demorar entre uma e duas semanas, entretanto o anuncio recente do Ministro da Defesa de que a escolha só ocorrerá depois do Natal .


fonte:moraisvinna/com informações da Revista Exame e do Defesa Brasil

SAIA DE BAIXO

SAIA DE BAIXO

Ser mulher de um piloto profissional é antes de tudo, ser uma especialista em extraterrestres.

Toda mulher que casa com um aeronauta entra para a aviação. Não tem como fugir. Ou a mulher aprende a falar a linguagem dos tripulantes ou torna-se a burrinha da história.

Considerados turistas bem remunerados, os aeronautas hospedam-se em hotéis cinco estrelas,conhecem os melho res restaurantes e criam hábitos sofisticados, independentemente de suas vontades.

À força de perambular por aeroportos nacionais e internacionais, conviver com outros povos e outras línguas, conhecer hábitos, artes, artimanhas, e todos eles com etceteras, suas cabeças são bombardeadas a cada vôo com novos e irregulares conhecimentos.

Daí, quando eles atravessam o salão de um aeroporto com seus uniformes (que a maioria detesta), impecáveis e com aquele ar de quem vive num mundo inconsúltil e sabe das coisas, trazem consigo uma aura de grande romantismo e charme; podem até ser barrigudinhos e feios, o charme é inevitável.

São assediados e incentivados a ter aventuras amorosas, como qualquer marinheiro. Isso não quer dizer que todo comandante seja amante da comissária. Há exceções, não mais que o médico com a enfermeira ou o chefe com a secretária.

De um modo geral, são ligadíssimos a suas famílias, que são seu lado terráqueo.

Suas mulheres convivem com este risco, assim como convivem com o risco de verem um programa de televisão ser interrompido para darem a notícia de que "acaba de cair um avião, assim, assim, voltaremos em instantes com maiores detalhes."

Um dia, ao ouvir uma notícia destas, uma amiga casada com um comandante ligou horários e possibilidades e desesperou-se. Ligou para a companhia sem se identificar, pedindo mais informações sobre o acidente.

Quem atendeu, tentando acalmá-la, disse: Minha senhora, não se preocupe, era só um vôo de treinamento. Morreram só os tripulantes.

Claro que eu não vou escrever o que ela disse ao informante.

Quando um piloto morre em vôo é porque alguma coisa o traiu. A máquina, a natureza a percepção.

Todo piloto morto voando, morreu à traição. Por isso, dói de forma diferente em todos os outros, sentir o companheiro traído - às vezes por tão pouco, apenas uma fração de qualquer coisa. Então sufoca e deprime, inquieta e magoa, ter toda a vastidão e depender de milésimos e milímetros. Daí talvez aquele algo diferente existente neles.

Quando eles chegam de um vôo, trazem nos sapatos a poeira do mundo, nos cabelos o pó das estrelas e nos olhos um cansaço cósmico. Penalizados pelo diferencial de pressão atmosférica e pelo fuso horário, sentem-se exaustos de imensidão.

Incompatibilizados com fronteiras, levam horas para adaptar-se ao micro dia-a-dia.
Metade gente, metade ficção não podem, ao chegar de um vôo, serem recebidos de maneira prosaica.

Jamais os receba assim:
- O Jr. vai perder o ano!
-Roubaram aquele relógio que foi do seu pai !
-Hoje é dia 15 e o dinheiro já zerou !
De difícil convívio, fortes candidatos a neuroses e depressões, já saem do avião defasados de realidade. Mas esta realidade só pode ser ministrada em doses homeopáticas, sem o que, eles estuporam.
Contudo, não há motivo para desesperar-se. Dentro daquelas inconfundíveis maletas que eles usam, você encontrará toques de carinho.

Uma revista italiana, um bombom suíço, um perfume francês ou uma escultura nigeriana.
Também poderá ouvir frases assim:
- Estava com tantas saudades e tanta pressa em chegar que larguei todas as porteiras do céu abertas.
Outra coisa que também os mantém profissionalmente de rédea curta: os exames periódicos.

Qualquer profissional, por mais importante e sofisticada que seja sua área, forma-se, faz mestrado, cursos, mas nunca mais um vestibular eliminatório.

Com o piloto é diferente. Até os 40 anos, ele tem uma espécie de vestibular anual, depois desta idade passa a ser semestral. Lá vão eles para os rigorosos e altamente sofisticados exames - físico, psíquico e técnico. Todos são eliminatórios.

É mais uma dura realidade deste duro mundo aviatório. Cortados de vôo se não preencherem 100% de cada requisito, eles têm uma segunda chance se, dentro de um rígido prazo estipulado pelo setor em que foram eliminados, conseguirem recompor-se integralmente.


Naturalmente, os leitores estão pensando:

-Mas é claro! A vida de muita gente depende das mãos e da cabeça destes senhores!
É...tudo bem! Então por que a sociedade é tão condescendente com os senhores médicos, senadores, deputados, vereadores e o até com o Rei? Por que nenhum candidato precisa fazer exame nenhum? Para fazer e acontecer com a vida e o dinheiro - não de alguns como os senhores passageiros, mas de todo cidadão, indefeso nas mãos deles.

Por isso vemos o mundo nas mãos de incompetentes. Com raríssimas e honrosas exceções.


Pensem nisso.

Então, de repente ,os tripulantes têm que fazer greve para sobreviver decentemente.

Um tripulante em greve por melhores salários é uma coisa tão absurda como se os aviões entrassem em greve por uma melhor manutenção.

Para a segurança de vôo, nem tripulante, nem avião, podem ser mantidos com o mais ou menos; a sofisticação técnica e profissional só se mantém com o melhor.

Cada dia mais.


Assim, se eu estiver viajando numa companhia na qual os aeronautas estejam fazendo "operação tartaruga", peço licença ao senhor comandante, pego o microfone e digo:
- Senhores passageiros, por favor desapertem os cintos saiam devagar, desçam a escada e corram. Procurem outra companhia, porque esta está economizando em cima de sua segurança..

E você aí, que de avião só sabe quando olha para cima, saia de baixo...


Fonte: COLABOROU :CMT MARIO PINHO /com informações :Da esposa de um amigo.....

GOVERNO JAPONES AJUDA A JAL

GOVERNO JAPONES AJUDA A JAL


Japan Airlines Extends Codeshare Agreement With Brtitish Airways

A Japan Airlines assegurou um empréstimo do Banco de Desenvolvimento do Japão no valor de 755 milhões de euros que lhe permitirá continuar a operar.

Imersa numa crise sem precedentes, companhia áerea nipônica estava pendente há semanas de receber um novo empréstimo daquele banco, o seu maior credor, tendo o Governo dado finalmente autorização.

A JAL registou perdas de 977 milhões euros no primeiro semestre do ano fiscal, prevendo despedir até 2015 cerca de 13.000 dos seus 489.000 empregados.



Fonte: DIRETODAPISTA/Opção Turismo / Aeroblog

REINO UNIDO IRÁ CRIAR AERONAVE ROBO STEALTH

REINO UNIDO IRÁ CRIAR AERONAVE ROBO STEALTH




O Ministério de Defesa do Reino Unido pretende construir uma aeronave militar robótica invisível aos radares que seria capaz de pairar como um helicóptero ou voar como um avião.

A ideia principal do projeto seria criar um veículo de combate aéreo não tripulado, afim de reduzir os custos e aumentar a eficácia de uma incursão militar em ambientes hostis, principalmente em áreas urbanas.

No cinema e no mundo dos quadrinhos sempre existiu uma enorme admiração e medo em relação à produção de armas eletrônicas e dispositivos militares que usem alta tecnologia, a exemplo de filmes como O Homem de Ferro.

Aparentemente esse contexto começa a deixar de ser exclusividade do universo cinematográfico para se tornar cada vez mais real.

Segundo o site The Register, a nave, ainda sem nome, seria capaz de ser operada remotamente, podendo inclusive voar através de espaços urbanos, como vãos de prédios e espaço aéreo de ruas e avenidas.

O projeto inclui inovações radicais nos sistema de ataque, como armas de microondas e raios laser.

Algumas empresas disputam entre si o direito de colocar o projeto em prática e construir a nave-robô, que seria capaz de pairar como um helicóptero ou voar como um avião, dependendo do ângulo de inclinação de seus motores.

A aeronave deve possuir um sistema de ar reutilizável, ter um raio de ação de 1 mil km e ser capaz de sobreviver em espaço aéreo defendido.

Além disso, o projeto prevê a capacidade de lançamento e recuperação do robô em terra, mar e ar, mas existe uma ênfase maior em operações navais.

O protótipo pode contar também com turbinas em sua parte frontal, o que permitiria manobras em que a nave cairia verticalmente.

Outra preocupação dos projetistas é a habilidade de a aeronave pairar por qualquer período de tempo, como um helicóptero.

Para isso, está sendo feito todo um estudo do consumo correto de combustível.

A respeito das armas que a nave-robô carrega, pode-se dizer que existem pequenas caixas entre os mísseis convencionais que se assemelham a antenas que podem emitir raios laser ou cargas de microondas.

Em teoria, isso seria capaz de neutralizar circuitos eletrônicos do inimigo.

Conforme publicação da Aviation Week & Space Technology, a lista de companhias que lideram as propostas comerciais conta, entre outras empresas, com nomes como a BAE Systems, companhia de desenvolvimento de tecnologia de segurança e defesa aeroespacial e a multinacional MBDA, fabricante de mísseis e sistemas de defesa aérea e naval, com sedes na França, Reino Unido, Itália e Alemanha.

A previsão para a apresentação de um modelo real é de três anos, no final de 2012.




FONTE / PODER AÉREO/ARTE: Portal Terra

TACA Airlines firma parceira com US Airways

TACA Airlines firma parceira com US Airways e passa a voar para 17 destinos nos EUA


A TACA Airlines acaba de fechar uma parceria com a US Airways que vai proporcionar ainda mais opções de viagens no continente norte-americano – oito novos trechos, totalizando 17 destinos nos EUA.

As vendas casadas estarão disponíveis a partir do dia 11 de janeiro de 2010 e outras rotas serão acrescentadas de forma gradual.

A iniciativa permite que ambas as empresas comercializem os voos da outra companhia em um mesmo bilhete – o que significa uma só compra e sua bagagem no destino final sem preocupações. Inicialmente os passageiros TACA terão acesso a Filadélfia, Phoenix, Las Vegas, Nova Jersey, Miniápolis, Búfalo, Nashville e Indianápolis.

Já os clientes da empresa norte-americana podem contar com as seguintes rotas da TACA Airlines: Guatemala, Belice, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Peru.

Atualmente, a TACA leva seus passageiros para as nove principais cidades norte-americanas (San Francisco, Los Angeles, Houston, Dallas, New York, Washington, Chicago, Orlando e Miami), incluídas num portifólio com 42 destinos em 22 países da América do Norte, América Central, América do Sul e Caribe. Seus pontos de conexões são El Salvador, San José e Lima.

TACA Airlines - Fundada em 1931 e com mais de 77 anos de história, a TACA oferece aos seus passageiros uma experiência de viagem marcada pela cordialidade, respeito e serviço de qualidade.

Hoje, a empresa voa para 42 destinos em 22 países na América do Norte, América Central, América do Sul e Caribe, incluindo voos diários para as nove principais cidades dos Estados Unidos, além de Toronto, no Canadá.

A TACA une as três Américas através de seus três centros de conexões, que se interligam, San Salvador, San José e Lima. A empresa tem atualmente a frota mais nova das Américas (composta por 30 Airbus 319, 320 e 321 e 7 Embraer E190) e oferece a mais avançada tecnologia aeroespacial, com destaque para a segurança e conforto ao passageiro.

A TACA possui um dos melhores registros operacionais da indústria com índice de chegada no horário superior a 90% e uma taxa de conclusão do itinerário de mais de 99%. A TACA é certificado pela IOSA (Auditoria de Segurança Operacional da IATA) e é Aeroman ACT que, além de fornecer serviços de manutenção para a companhia, também presta seus serviços a importantes companhias aéreas como JetBlue, U.S. Airways e outras companhias aéreas líderes latino-americanas.

Aeroman ACTS é um dos poucos centros de manutenção no mundo altamente recomendado pela Airbus Industries.

[www.taca.com]


fonte:Página Inicial

VOOS CHARTER DIRETOS DA HOLANDA PARA JOÃO PESSOA

VOOS CHARTER DIRETOS DA HOLANDA PARA JOÃO PESSOA.



A cidade de João Pessoa vai ter, a partir de abril de 2010, voos charter diretos da Holanda.

A confirmação da operação comercial foi firmada na última quinta-feira durante uma reunião na Capital com as participações de representantes da Prefeitura de João Pessoa por sua Secretaria de Turismo, Empresa Paraibana de Turismo, empresa aérea Fly Brasil e empresários do trade turístico paraibano.

As negociações para a comercialização de pacotes com o destino João Pessoa para turistas da Europa teve início há aproximadamente dois anos quando técnicos da Setur participaram pela primeira vez da feira Vakantiebeurs, que acontece todos os anos em Utrecht, na Holanda.

O secretário de turismo da Capital, Elzário Pereira Júnior, revelou que os contatos feitos com os empresários, e a apresentação das potencialidades e atrativos de João Pessoa, foram essenciais para despertar o interesse da Fly Brasil para comercializar mais essa operação. "Isto é fruto da participação da Capital em outros países, em feiras, encontros e seminários.

João Pessoa é um destino fantástico para o público europeu, mas os empresários precisavam saber disso, e a Setur tem esse compromisso de apresentar a cidade para atrair mais visitantes", explicou.

Em 2007, Elzário Pereira Junior esteve na quele país onde fez os primeiros contatos. "Percebemos o interesse no destino João Pessoa, continuamos mantendo contato e mostrando o potencial da cidade. Agora recebemos essa boa notícia", comemorou.

O secretário de Turismo esteve reunido com o superintendente da Infraero na Paraíba, Uziel Vieira, para saber os detalhes da vinda do voo da Fly.

Segundo o superintendente serão feitos alguns ajustes no aeroporto Castro Pinto para receber os turistas europeus. "Apesar do aeroporto ser internacional, só recebemos voos nacionais, por isso será necessário fazer pequenas modificações, mas nada que atrapalhe a chegada do voo", revelou Uziel.

A expectativa do superintendente da Infraero é que na data prevista para a chegada da aeronave, certamente tudo estará de acordo com as exigências para este tipo de voo.

A operação está prevista para ter inicio em abril do próximo ano, com embarque semanal a partir da cidade de Amsterdã em uma aeronave com capacidade para 272 passageiros.

Os turistas passarão no mínimo sete dias e sete noites em João Pessoa.

Os diretores da Fly Brasil, Ad Van der Molen e Edwin Svikerbuik, estiveram pessoalmente na reunião na sede da PBTur para solicitar o apoio do poder público no projeto de expansão de comercialização de roteiros da empresa.

Entre outras coisas, Van der Molen pediu o empenho na divulgação do destino para o público alvo da empresa, que são os europeus e a elaboração de roteiros temáticos pelo trade local que sejam direcionados aos turistas daquele país.

A Fly Brasil já opera um roteiro rodoviário de Natal a Recife que inclui uma passagem em João Pessoa.

A partir de abril, a Capital paraibana passa a ser um dos destinos dos voos chaters da companhia.

Fonte: diretodapista/BGA

United servirá mais quatro destinos a partir de Chicago

United servirá mais quatro destinos a partir de Chicago

UNITED AIRLINES

Novos voos aumentam possibilidades de conexões da empresa.

A United Airlines informou que vai operar de Chicago para mais quatro destinos no Meio-Oeste dos Estados Unidos a partir do começo de 2010.

Os voos para Muskegon (Michigan) e Paducah (Kentucky) começarão no dia 11 de fevereiro.

O início das ligações para Eau Claire (Wisconsin) e Hancock/Houghton (Michigan) está previsto para 1 de março.

Todos esses voos serão operados pela SkyWest Airlines, parceira da United no sistema de serviços regionais da empresa, a United Express, com jatos CRJ200 de 50 lugares.

Esses voos terão conexões para todas as partes do mundo, inclusive para o Brasil, ligado diariamente a Chicago pela United.

O aeroporto O’Hare, em Chicago, é um importante “hub” da empresa.

A United opera diariamente mais de 570 decolagens de Chicago para mais de 130 destinos.

Perfil:

A United Airlines, em conjunto com a United Express, opera aproximadamente 3,3 mil voos diários, servindo mais de 200 destinos domésticos e internacionais a partir de seus centros de conexões em Los Angeles, São Francisco, Denver, Chicago e Washington. Presente na Ásia, Oceania, Europa e América Latina, a United está entre as maiores empresas aéreas internacionais com sede nos Estados Unidos.

A United é membro fundador da Star Alliance, por meio da qual seus clientes podem chegar a 916 destinos em 160 países em todas as partes do mundo.

Os 48 mil funcionários da United residem em todos os estados dos Estados Unidos e em diversos países.

Do Brasil, voa diariamente do Rio de Janeiro e São Paulo para os aeroportos O’Hare, em Chicago, e Dulles, em Washington.

Em codeshare com a TAM, a empresa oferece voos de São Paulo e Rio de Janeiro para Miami e Nova Iorque e de Manaus para Miami.|

sites www.united.com.br (em português) e www.united.com (em inglês).


fonte:Página Inicial

Competitividade na aviação regional ganha diretrizes

Competitividade na aviação regional ganha diretrizes


A Pezco Consultoria fez um estudo sobre a competitividade na aviação regional brasileira, a pedido da Abetar.

Os ministérios do Turismo, da Defesa e da Fazenda também participaram da elaboração do plano que já está pronto e já sendo utilizado como base de sugestões e ações para desonerar a cadeia produtiva do transporte aéreo. “O estudo já serviu, por exemplo, como ferramenta para conseguirmos a inclusão da aviação regional no FGE”, disse o presidente da Abetar, Apostole Lazaro Chryssafidis, o Lack.

Segundo o diretor da Pezco, Frederico Turolla, o objetivo do estudo é mostrar que as políticas estabelecidas para a aviação regional “não são políticas setoriais, mas políticas de competitividade do País”. “Destacamos que uma aviação regional com maior cobertura e mais frequências contribui para o desenvolvimento de negócios em diversas áreas nas economias regionais”, disse. “O Brasil tem vantagens em áreas competitivas que não se desenvolvem por falta de acesso ou frequência, ou seja, um timming que só o transporte aéreo pode oferecer”, acrescentou.

As principais conclusões do estudo são: a necessidade de trabalhar o custo de insumos (principalmente em relação ao QAV), que é elevado em função de tributação e desigualdades de custos para empresas regionais e troncais; o acesso ao financiamento é um mercado restrito a grandes operadoras. “As regionais não têm escala ou garantias para ter acesso a esses finiciamentos”, disse Turolla.

E a necessidade latente de investimentos em infraestrutura.


fonte:Panrotas online/por:Felipe Niemeyer

ARGENTINA PRESTES A ADIQUIRIR O KFIR C-10 VIA LEASING

ARGENTINA PRESTES A ADIQUIRIR O KFIR C-10 VIA LEASING




user posted image


O envelhecimento da frota de Mirage III/5/Finger da Argentina já é conhecida o que parece vir com força total importante são as informações veiculadas nos fóruns, sites e blogs acerca da possibilidade de um lote de pelo menos 12 caças Kfir C-10 serem alugados (leasing) por 5 anos parece que vem ganhando corpo.

Segundo informações a Ministra da Defesa Argentina, Dra. Nilda Garré, destacou em uma recente reportagem concedida a revista Acción a necessidade de substituir a frota de caças Mirage que em breve chegará ao final de sua vida útil.

Na entrevista a Ministra confirmou que estão sendo estudadas várias alternativas dentre elas a dos Kfir (aventa-se a possibilidade dos Mirage F1 espanhóis, Denel Cheeta da África do Sul, caças F-16 usados de estoques da USAF, Holanda, Dinamarca ou Bélgica e ate mesmo Mirage 2000 via França).

A proposta do Kfir agora ganha mais um fôlego já que chega por intermédio da empresa Argentina Codesur capitaneada pelo Brigadeiro da reserva da Força Aérea Argentina Horacio Mir Gonzalez.

Proposta semelhante já foi feita ao Brasil quando da substituição dos Mirage III ao custo de aproximadamente 91,6 milhões de dólares.

Durant a recente visita do Presidente de Israel Shimón Peres, representantes das empresas Israel Aircraft Industries, Rafael e Elbit, renovaram a proposta dos caças Kfir. Esta não é a primeira vez que o Kfir aparece como potencial “novo vetor de caça” da FAA – Força Aérea Argentina.

Em 1978 a Argentina tentou a compra de um lote de 12 caças Kfir C-2 mas os EUA não cederam autorização para venda por conta do uso do motor General Electric J-79 (usado a época pelo F-16 e pelo F-4 Phantom. Em 1984, foi tentada a instalação de uma linha de produção nas instalações da FMA em Córdoba.

Posteriormente em 1989 se tentou a permuta de varias dezenas de treinadores IA 63 Pampa por 50/60 Kfir C9 (também conhecido como Nammer). Todas as tentativas de negociação com Israel receberam objeção dos EUA.

A última tentativa de adquirir o Kfir data de dezembro de 1997, quando o então Ministro da Defesa Jorge Domínguez visitou a IAI e na ocasião se ofereceu ao custo de 3 milhões a unidade vários Kfir C2/C7 recém retirados de operação pela Força Aérea de Israel.

O custo incluía mísseis Rafael Python III/IV.agora a proposta Israelense é do oferecimento do caça Kfir mas na sua versão mais avançada a C-10.

A opção é bem vinda e serviria de "gap operacional" para a transição doutrinaria da Força Aérea Argentina para uma sistemática de sistemas eletrônicos modernos.

O modelo oferecido ao Brasil é o mesmo operado pelo Equador (que fez upgrade de suas 12 células para o padrão CE) e Colômbia (que modernizou os seus e substituiu os Mirage 5 por mais 12 células do Kfir totalizando 24 unidades).


A versão C-10 do Kfir se diferencia da tradicional (C-7) por possuir uma nova secção dianteira com uma cabine redesenhada com instrumentos digitais, sonda de reabastecimento em vôo, radar multifunção Elta-2032 (projetado para o Lavi), previsão para operar sistema de mira no capacete (HMD) associado ao míssel Pynthon-4 e mísseis de médio alcance (BVR) Derby entre outros sistemas avançados.



fonte:moraisvinna/ com informações do Archivo Mirage, Ambito Financiero e Desarrollo y Defensa.

BRASIL NEGOCIA SISTEMA DE DEFESA COM A RUSSIA

BRASIL NEGOCIA SISTEMA DE DEFESA TOR COM A RUSSIA.




[ZRK-Tor-M1-4S.jpg]

Brasil negocia a compra de sistema antiaéreo da Rússia



Acordo pode elevar tensão militar na América Latina e criar atrito com os EUA Tor-M2E é a mais recente geração de um sistema de defesa com mísseis terra-ar da Rússia; Chávez comprou um modelo mais antigo

O Exército brasileiro negocia com o governo da Rússia a aquisição de um sistema de defesa antiaérea inédito no país.

Se realizada, a compra mudará o Brasil de patamar em termos de capacidade de defesa, acrescentará temperatura ao processo de militarização da América Latina e poderá provocar reações em Washington.

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/11/Tor-M2E-foto-Kupol.JPG

Uma comitiva brasileira esteve em agosto na Rússia para avaliar o sistema, o Tor-M2E.

Uma equipe de dez técnicos russos irá expor mais detalhes de sua proposta em uma reunião hoje no Quartel-General do Exército, em Brasília.

O Tor-M2E é a mais recente geração de um sistema de defesa com mísseis terra-ar desenvolvido na antiga União Soviética.




É considerado o mais eficaz modelo em operação no mundo.

Ele serve para abater aviões, helicópteros, armas de alta precisão e mísseis, usando radar.

Sendo de curto alcance, visa proteger cidades e instalações estratégicas.

Hoje, a defesa antiaérea quase inexiste no Brasil, sendo restrita a menos de 200 canhões com projeto dos anos 50, 112 lançadores portáteis russos Igla e alguns franceses Mistral.

Não há meios para abater mísseis e, se um avião supersônico penetrar perigosamente o espaço aéreo brasileiro, irá ser confrontado apenas por aviões como o Mirage-2000 ou o F-5.

O diretor de Material do Exército, general Sinclair Mayer, confirma o interesse, mas diz que o negócio ainda está na fase das "tratativas" e que depende de recursos hoje inexistentes: "Como sabemos, nossas demandas de maior importância são grandes. Mas sim, do ponto de vista de defesa antiaérea, estamos desguarnecidos".


O Tor é uma arma cara. Uma bateria completa, com quatro lançadores, um veículo de comando, carros de apoio, logística e mísseis não sai por menos de US$ 300 milhões (R$ 520 milhões).

Mas como a tradicional anemia orçamentária militar brasileira está numa fase de reversão, envolvidos no processo acreditam que o dinheiro poderá aparecer via créditos adicionais ou financiamentos de longo prazo a serem incluídos no Orçamento.

No projeto de lei do Orçamento enviado ao Congresso, só R$ 640 milhões dos R$ 24 bilhões destinados ao Comando do Exército são para investimentos.

O exemplo mais recente dessa reversão foi o acordo militar com a França, no qual o Brasil comprará submarinos e helicópteros de Paris a um custo de mais de R$ 22,5 bilhões.

Está na reta final também o negócio para a aquisição dos novos caças da FAB, 36 unidades a cerca de R$ 10 bilhões.

Novamente, aqui os franceses com seu Rafale são os escolhidos pelo governo, como disse novamente ontem o ministro Nelson Jobim (Defesa) -embora os concorrentes sueco e americano ainda tentem reverter a decisão política.

Do ponto de vista militar, dependendo de sua alocação, o sistema de mísseis mudaria o patamar de defesa aérea do Brasil, embora não altere o balanço estratégico regional. Uma dúzia de países usa os modelos Tor.

http://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2009/11/Tor-M2E-perfil-foto-Kupol.JPG

A Venezuela comprou 12 unidades duma versão anterior à oferecida ao Brasil, o Tor-M1, cujos primeiros lançadores serão entregues em 2010.

O Chile já opera há mais tempo um sistema menos capaz, francês, para proteger suas bases aéreas.

Politicamente, há possibilidade de uma eventual compra transformar-se em mais um capítulo dos assuntos espinhosos a serem tratados com os EUA.

No estágio inicial da licitação dos caças, um dos motivos que desclassificou o russo Sukhoi foi uma pressão velada de Washington, que não gostaria de ver um mercado de armas de Moscou montado na região -por conta de embargo americano, o venezuelano Hugo Chávez comprou bilhões de dólares em armas da Rússia. De todo modo, o Brasil fez posteriormente um negócio com os russos, comprando helicópteros.

Uma venda recente de modelos Tor-M1 para o Irã foi duramente criticada pelos EUA.

O sistema pode dissuadir um ataque com aviões de Israel a centrais nucleares iranianas.

Mesmo que tenha sido discreto sobre as intenções do Exército, o general Mayer deu a senha sobre os interesses na negociação. "O problema desses sistemas é que eles se desatualizam rapidamente", disse, defendendo a necessidade de dominar novas tecnologias.

E citou também a China como país promissor no campo de defesa antiaérea. Jobim acaba de voltar de uma viagem ao país asiático justamente para discutir parcerias militares.


Fonte: moraisvinna/Folha de São Paulo - por: IGOR GIELOW/videos:;-Via Youtube.com

Upgrade para os Osprey

Upgrade para os Osprey

O Bell Boeing Joint Project Office, Amarillo, Texas, está sendo premiado com um contrato de US$ 105.4 milhões que contemplam o Upgrade de para os 91 MV-22 e 21 CV-22 vertois Osprey.

O Upgrade prevê a atualização dos sistemas de separação de partículas do ar entre outros subsistemas como filtors e sistemas mecânicos.

O trabalho será realizado em Ridley Park, na Pensilvânia (90%), em Fort Worth, Texas (5 %) e Amarillo, Texas (outros 5 %).A conclusão dos serviços está prevista para outubro de 2014.


Fonte: Plano Brasil -com informações do Defense World

DISPUTA PELO AEROPORTO DE GUARULHOS ENVOLVE SETE CONSÓRCIOS

DISPUTA PELO AEROPORTO DE GUARULHOS ENVOLVE SETE CONSÓRCIOS


Publicado terça (24), o resultado da habilitação da Concorrência Internacional para os projetos de construção do terceiro terminal de passageiros do Aeroporto de São Paulo/Guarulhos - Governador André Franco Montoro (SP).

Sete concorrentes vão disputar a licitação que tem referência de R$ 38 milhões.

Os consórcios selecionados são: Concremat/ATP/MHA Engenharia; Engevix/Planway; ESA/INECO; Geplan/Estel/Esteio e Ricardo Amaral Arquitetos; PJJ Malucelli Arquitetura e Construção Ltda/Andrade e Rezende Engenharia de Projetos S.S. Ltda e Gabinete de Projetação Eletrônica Ltda; Pöyry/C2E; e Themag Engenharia e Gerenciamento Ltda.

A licitação internacional contempla serviços e estudos preliminares, projeto básico, projeto executivo e serviços complementares também para o edifício garagem, sistema viário de acesso, pátio de estacionamento de aeronaves, implantação da rede de queroduto e demais obras.

A previsão de elaboração dos estudos é de 23 meses, a partir do contrato, previsto para ser assinado em trinta dias úteis.

A nova licitação foi aberta depois que o projeto sofreu adequações, como a necessidade do aumento da área do novo terminal, que era de 160 mil m2 e vai para 232 mil m2.

A licitação internacional permite que as melhores empresas do mundo especializadas em obras aeroportuárias participem da concorrência.

A diferença é que na licitação nacional as empresas estrangeiras só podem concorrer se estiverem consorciadas com construtoras brasileiras.

O processo licitatório internacional foi divulgado junto a consulados e sua validação de atestado técnico segue padrões mundiais de concorrência.

Fonte: desastresaereosnews/Brasilturis - Imagem: Divulgação

Bauru-Congonhas vive momentos de incerteza

UMA DAS ROTAS MAIS RENTÁVEIS DO PAÍS VIVE MOMENTOS DE INCERTEZA


Com a possibilidade da Pantanal ser leiloada, usuários estão preocupados com manutenção do serviço na cidade

Aeroporto Moussa Tobias (Bauru-Arealva)

Considerada uma das mais rentáveis do País, a rota Bauru-Congonhas vive momentos de incerteza, diante da possibilidade de a Pantanal ser liqüidada pela Justiça.

Com cerca de 60 processos e dívidas superiores a R$ 50 milhões - sendo aproximadamente R$ 40 milhões com o fisco e outros R$ 15,2 milhões com credores diversos, entre eles a TAM e a Infraero - a empresa se encontra em processo de recuperação judicial desde o começo do ano.

A Pantanal deverá ir a leilão, às 9h do próximo dia 10 de dezembro, para liqüidação de suas dívidas.

A alienação judicial da empresa foi determinada pelo juiz Caio Marcelo Mendes de Oliveira, da 2.ª Vara de falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.

A reportagem tentou entrar em contato, via telefone, com Sérgio Müller e Associados, escritório que representa a companhia aérea em seu projeto de recuperação judicial, mas não obteve retorno, até o fechamento desta edição.

Em março do ano passado, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu não renovar a concessão da Pantanal, devido a atraso nos salários de seus funcionários e não-pagamento de direitos trabalhistas.

A empresa segue operando graças a liminares concedidas pela Justiça.

Esse fato, por assim dizer, acelerou o processo de bancarrota da empresa, detentora de umas das linhas mais rentáveis da aviação civil brasileira. Segundo a Anac, o índice Yeld (valor que corresponde, em Reais, a quanto o passageiro paga por quilômetro voado) da rota Bauru-Congonhas (ida e volta) é de R$ 0,85, superior a Congonhas-Londrina (0,82), Galeão-Confins (0,79) e Congonhas-Ribeirão (0,77). O dados são referentes ao ano passado.

Embora rentável, a rota Bauru-Congonhas está longe de ser responsável por toda a comoção em torno do “Caso Pantanal”.

Na verdade, o mercado aéreo está de olho nos “slots” (termo em inglês, usado para designar os espaços e horários para pouso e decolagem) que a empresa detém no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, um dos mais movimentados do País.

Embora detivesse apenas 0,2% do mercado nacional, a Pantanal chegou a ser quarta companhia brasileira em número de slots em Congonhas, atrás apenas da TAM, da Gol e da Varig.

No final de julho, a 2.ª Vara de falências e Recuperações Judiciais de São Paulo chegou a congelar os slots da empresa (61, no total), até que seu plano de recuperação tivesse um desfecho.

A advogada da Associação Comercial e Industrial de Bauru (Acib), Livette Nunes de Carvalho acredita que as discussões estão muito centradas em torno dos slots.

Dessa forma, a população de Bauru, que depende da companhia para se deslocar até Congonhas, acaba ficando em segundo plano.

“Está todo mundo de olho nos slots da Pantanal.

O mercado está preocupado com o poder econômico e está se esquecendo do povo bauruense, que depende desse serviço essencial”, diz ela.

Atualmente, a cidade conta com outra companhia em operação, a Passaredo, que mantém vôos regulares até o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

Ainda assim, a rota Bauru-Cumbica é considerada essencial para a cidade, já que é muito utilizada para o turismo de negócios.

A Acib protocolizou ação civil pública na 3.ª Vara da Justiça Federal de Bauru, visando “compelir a Agência Nacional de Aviação Civil a não romper com a continuidade na prestação de serviços de transporte aéreo nos aeroportos Moussa Tobias (Bauru - Arealva) e/ou Aeroclube de Bauru (sic)”.

Na ação, a entidade alega que a manutenção da rota aérea com a Capital é essencial não só para a cidade, mas também para região, uma vez que Bauru é um importante centro de serviços, negócios, educação e saúde no Interior do Estado.

“Imagine quantos pacientes do Hospital Amaral Carvalho, em Jaú, não seriam prejudicados com a desativação da linha”, pondera Carvalho.

Ela defende que a população da cidade e da região lute para evitar que a rota Bauru-Congonhas deixe de operar.

Operação por instrumento

Existe uma possibilidade de a linha continuar funcionando, mas, para isso, seria preciso que o Aeroporto Moussa Tobias passasse a funcionar por instrumentos.

Em março deste ano, a Gol manifestou o interesse em operar vôos regulares para Bauru.

Porém, como suas aeronaves são da família Boeing 737 (com capacidade mínima para 144 passageiros), seria preciso que o aeroporto contasse com instrumentos para auxílio à navegação.

Os equipamentos foram comprados e instalados no começo do ano, graças ao investimento de R$ 687 mil feito pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

Os instrumentos precisam ser homologados pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), antes de entrarem em funcionamento.

O secretário municipal do desenvolvimento, Antônio Mondelli Júnior, afirma que, se o equipamento ainda não recebeu aval para ser usado, não foi por falta de vontade política da administração de Bauru.

“Esforço de nossa parte está havendo. O problema é que o processo de homologação é lento demais”, lamenta Mondelli Júnior.

No começo do ano, a Gol chegou a selecionar candidatos para trabalhar em sua base de operações em Bauru.

Mas, como a autorização para atuar na cidade demorasse a sair, a empresa preferiu suspender as contratações por tempo indeterminado.

Em nota enviada à reportagem, a companhia reafirmou a intenção de ter Bauru entre os destinos servidos por sua malha aérea, mas aguarda o parecer das autoridades para o início das operações.

Fonte: desastresaereosnews/por:Rodrigo Ferrari (Jornal da Cidade) - Foto: newscomex.com

SOLAR IMPULSE REALIZA SEU PRIMEIRO VOO

SOLAR IMPULSE REALIZA SEU PRIMEIRO VOO.



Primeiro avião pilotado movido a energia solar do mundo, o Solar Impulse, realizou na semana passada uma sessão de testes na Suíça.

O projeto, liderado pelo psiquiatra e piloto Bertrand Piccard, conhecido por ter realizado a primeira viagem de balão de volta ao mundo em 1999, tem como objetivo conseguir realizar em 2012 uma volta completa ao redor do globo apenas com a energia do sol.

O avião, que possui quatro motores movidos a energia solar, realizou na semana passada as primeiras manobras de velocidade na pista.

Também foram testados alguns equipamentos, como o trem do pouso.

O próximo passo, após o sucesso desta etapa, será a tentativa de decolagem da aeronave para alguns "saltos breves", segundo comunicado da equipe responsável.

O Solar Impulse, segundo o site Inhabitat, não é o primeiro avião movido a energia solar.

O Odysseus, uma aeronave de vigilância autônoma movida a energia solar que está em desenvolvimento nos Estados Unidos, pretende pode voar por cinco anos consecutivos apenas com seus painéis solares.

O site Engadget noticiou os primeiros testes da aeronave, descrita como tendo "a envergadura de um Airbus e o peso de um automóvel", como não "muito convincentes" em relação aos objetivos do projeto.

O Solar Impulse está em desenvolvimento em duas sedes na Suíça, em Dübendorf e Lausanne, e envolve uma equipe formada por mais de 50 especialistas de seis países, além de mais de 100 consultores externos, que trabalham no desenvolvimento do protótipo. Diversas instituições e empresas apoiam a iniciativa. Informações completas sobre o projeto estão no site www.solarimpulse.com.

Fonte: Terra - Fotos: Divulgação/VIDEO :yOUTUBE.COM

Comissão do Senado aprova aumento de cota estrangeira em aéreas

Comissão do Senado aprova aumento de cota estrangeira em empresas aéreas

Pelo texto, capital estrangeiro poderá chegar a até 49%.


Proposta precisa ainda ser analisada pela Câmara dos Deputados.


A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta quarta-feira (25) um projeto permitindo o aumento da participação estrangeira no setor brasileiro de aviação.

A proposta tem caráter terminativo e seguirá direto para votação na Câmara dos Deputados.

Atualmente, o capital estrangeiro está limitado a 20% do total de cada empresa. Com o projeto, este montante chegaria a 49%.

O controle da empresa teria, portanto, de continuar em mãos de brasileiros.

O relator, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), afirma que a ampliação permitirá um aporte de investimentos na área. “A simples mudança do percentual, sem revogação do limite, já assume grande importância em termos de fomento ao setor de aviação civil nacional.

Assim, estamos contribuindo para estimular o ingresso de investimentos estrangeiros em um setor que tem padecido com diversas crises desde a década passada, na maioria das vezes em decorrência da descapitalização das empresas aéreas”.

O parecer de Dornelles foi ainda pela rejeição de outro projeto que visava acabar com o limite para a participação estrangeira.

O relator rejeitou por entender ser importante manter as empresas de aviação sob controle nacional.




fonte:G1.com/por:Eduardo Bresciani Do G1, em Brasília