30/09/2009

Triângulo das Bermudas

Programa da BBC explica acidentes no Triângulo das Bermudas

Aviões Avenger da Marinha americana

Cinco aviões da Marinha americana semelhantes a estes desapareceram no Triângulo das Bermudas em 1945

O misterioso desaparecimento, na década de 1940, de dois aviões na região conhecida como o Triângulo das Bermudas pode ter sido resolvido.

Ao longo de muitas décadas, várias embarcações e aviões teriam desaparecido sem deixar traço na área, situada entre pontos imaginários na Bermuda, Flórida e Porto Rico.

Entretanto, uma investigação feita como parte de uma série de documentários da BBC encontrou explicações possíveis para o desaparecimento de duas aeronaves comerciais britânicas no local, resultando na morte de 51 pessoas.

Um avião teria sofrido uma pane técnica resultante de falhas estruturais e o outro teria ficado sem combustível, concluíram especialistas.

Jornada Perigosa

Há 60 anos, voos comerciais entre Londres e a ilha Bermuda, no Caribe, eram recentes e perigosos.

A jornada requeria um pouso para reabastecimento nos Açores. Depois, o avião teria de cobrir a distância de 3.200 km até a ilha, o que fazia deste o mais longo voo comercial transoceânico daquela época.

Os aviões operavam no limite de sua capacidade. Hoje em dia, aeronaves que pousam na minúscula ilha têm reservas suficientes de combustível para, em caso de emergência, alcançar a costa leste dos Estados Unidos, a cerca de 1.100 quilômetros de distância.

Os aviões do pós-guerra eram muito menos confiáveis do que os de hoje.

E os padrões de segurança da companhia britânica British South American Airways (BSAA, na sigla em inglês), que operava aquela rota, eram famosamente ruins: em três anos a empresa tinha sofrido 11 acidentes sérios e perdido cinco aviões, resultando na morte de 73 passageiros e 22 tripulantes.

No dia 30 de janeiro de 1948, um avião Avro Tudor IV da BSAA - o Star Tiger - carregando 25 passageiros e 6 tripulantes desapareceu sem deixar pistas. Nenhum destroço ou corpo foi encontrado.

Uma investigação oficial feita no período concluiu que "nunca se saberá o que aconteceu neste caso e o destino do Star Tiger deverá permanecer um mistério sem solução".

Entretanto, uma série de pistas incluídas no relatório oficial sobre o acidente revelam que o Star Tiger havia apresentado problemas técnicos antes de chegar aos Açores.

O aquecedor do avião, conhecido por sua baixa confiabilidade, havia falhado durante a jornada e uma das bússolas não estava funcionando.

Os especialistas concluíram que, para manter o avião aquecido, o piloto tinha decidido voar toda a jornada sobre o Atlântico em altitudes muito baixas - a cerca de 600 metros - queimando combustível muito mais rápido.

Ao se aproximar de Bermuda, o Star Tiger estava um pouco fora de curso e havia voado uma hora a mais do que o planejado.

Os relatórios do Ministério da Aviação Civil britânico também observam que os ventos enfrentados pelo avião podem ter sido muito mais fortes do que o previsto. Isto também teria acelerado a queima do combustível.

"Voando a 600 metros eles teriam usado muito mais combustível", disse Eric Newton, investigador de acidentes do Ministério da Aviação Civil, à BBC.

"E a 600 metros você deixa muito pouca altitude para manobras. Em qualquer emergência séria, eles teriam perdido altura em segundos e caído no mar".

O que quer que tenha acontecido ao avião, foi repentino e teve consequências catastróficas - o piloto não teve tempo de enviar um alerta de emergência.

Segundo Acidente

Quase um ano depois do desaparecimento do Star Tiger, outro Avro Tudor IV da BSAA desapareceu entre Bermuda e Jamaica.

Uma hora após decolar da Bermuda no dia 17 de janeiro de 1949, o piloto do Star Ariel enviou uma mensagem de rotina comunicando sua posição, mas o avião desapareceu sem deixar traços a uma altitude de 5.500 metros.

Mais uma vez, não foram encontrados destroços ou corpos.

Neste caso, o design ruim da aeronave pode ter sido o responsável, segundo Don Mackintosh, ex-piloto de aviões Tudor IV da BSAA.

E o principal suspeito seria o aquecedor da cabine, situado sob o piso, embaixo do assento do co-piloto.

Naquele período, as tecnologias de aquecimento de aeronaves eram precárias.

"O aquecedor jogava combustível dentro de um cano quente", disse Mackintosh. "E ficava bem perto dos tubos hidráulicos".

O capitão Peter Duffey, ex-piloto da BSAA que mais tarde pilotou o Concorde da British Airways também acredita que a proximidade entre aquecedor e os canos hidráulicos foi crucial.

"A minha teoria é que por causa de um vazamento, vapores hidráulicos escaparam (do cano) e entraram no aquecedor, causando uma explosão".

O relatório de Newton concluiu algo semelhante: "Se o aquecedor pegou fogo embaixo do piso, o problema pode ter atingido proporções catastróficas antes de que a tripulação pudesse fazer qualquer coisa a respeito".

"Não havia, como há hoje, extintores automáticos de incêndio para apagar o fogo. Não havia alarme (de fumaça) onde estava o aquecedor. Então ninguém teria sabido do problema, até que fosse tarde demais".

Teorias Conspiratórias

O relatório sobre o desaparecimento do primeiro avião, o Star Tiger, sugeriu na época que talvez "alguma causa externa possa ter vencido ambos homem e máquina".

As palavras dos investigadores, que permitem inúmeras interpretações, abriram as portas para todo tipo de teorias, contribuindo para a criação do mito do Triângulo das Bermudas.

Ou pelo menos isto é o que concluiu a série de programas da Rádio 4 da BBC intitulada Inside The Bermuda Triangle - The Mysteries Solved, que começou a ser transmitida na segunda-feira.


fonte:BBC

Menino de 8 anos voa em pé sobre asa de avião

Menino de 8 anos voa em pé sobre asa de avião


Um garoto inglês de oito anos de idade deve ser confirmado em breve como a pessoa mais jovem a voar em pé sobre as asas de um avião.

O londrino Tiger Brewer realizou o “wingwalk” (voo sobre a asa, em tradução livre) no avião biplano de seu avô, voando a cerca de 160 km/h a mais de 300 metros de altura na região do condado de Gloucestershire (sudoeste da Inglaterra).

Para que ele seja confirmado agora como recordista no livro de recordes Guinness World Record como o mais jovem a praticar o wingwalk, duas testemunhas independentes devem agora confirmar o feito.

O recordista atual do Guinness é Guy Mason, filho do baterista do Pink Floyd, Nick Mason, que tinha 11 anos em 2001, quando praticou o wingwalk.

Paixão de família

Tiger Brewer durante o feito na Inglaterra

"Uma vez que estamos no ar, é incrível", disse Tiger depois do feito. "Estava frio e ventava muito. Você não tem um paraquedas, só um par de óculos."

Seu avô, Vic Norman, dono de uma companhia de acrobacias aéreas, disse que Tiger "compartilha minha paixão por voar.

Essa foi uma experiência muito especial para nós dois".

A mãe de Tiger, Zoe, pratica o wingwalk desde a infância. O pai, Colin (mas que trocou oficialmente seu nome para Happy Birthday, ou “Feliz Aniversário”) disse que "não estava preocupado com eventuais danos físicos, apenas psicológicos".

"Ele estava nervoso e embora goste de se comportar como um homem grande, ele tem só oito anos.

Mas ele ficou repetindo o seu mantra 'medo, vá embora' e consegui ir em frente."


fonte:BBC/Brasil

ENCONTRADOS DESTROÇOS DE AERONAVE PERDIDA A 54 ANOS

ENCONTRADOS DESTROÇOS DE AERONAVE PERDIDA A 54 ANOS



Pneu em local onde foram encontrados os destroços do jato Lockheed T-33A

Os destroços de um jato da Força Aérea Americana perdido no mar há quase 54 anos foram encontrados por uma equipe de resgate que procurava por um outro avião, acidentado mais de dez anos antes na costa da Califórnia.

O achado foi obra de um grupo de mergulhadores que se dedica a procurar destroços de aviões e embarcações antigos.

O grupo foi originalmente formado para procurar um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial afundado na costa da Califórnia, mas continuou procurando por outros destroços após encontrar a embarcação, em 2003.

Segundo o grupo, o jato encontrado no fundo do oceano próximo ao Aeroporto Internacional de Los Angeles é um Lockheed T-33A , que teria caído no mar logo após levantar voo, em outubro de 1955, com dois tripulantes a bordo.

Radar

Segundo os responsáveis pela equipe de resgate, a aeronave foi encontrada inicialmente em abril, durante uma busca com radar, e sua identificação foi feita durante mergulhos nos meses posteriores.

Os mergulhadores encontraram um número de série em uma parte do avião que foi confirmado pela Lockheed como pertencente ao T-33A. Também foi encontrado um motor turbo Allison J-33, usado pelos aviões desse modelo.

“É significativo também que as rodas da frente do avião não estejam entre os destroços. Isso bate com o relatório do acidente com o T-33A, que relata que as rodas da frente apareceram na costa, levadas pelo mar, alguns dias depois”, diz Pat Macha, um dos responsáveis pelo grupo de resgate.

O objetivo do grupo que encontrou o avião acidentado em 1955 era procurar por um avião P-51D Mustang que teria supostamente se perdido no mar em 1944 quando era pilotado por Gertrude Tompkins, a última mulher piloto da Força Aérea Americana na Segunda Guerra Mundial ainda desaparecida.

Eles esperam agora que a experiência acumulada no encontro do Lockheed T-33A possa ajudar nas buscas do avião mais antigo.

“Nossas buscas combinadas pelo avião de Gertrude Tompkins estão se acelerando. Estamos muito esperançosos de que nossa equipe de especialistas em radar e em mergulho serão capazes de resolver, após 65 anos, o caso de Tompkins, um dos últimos grandes mistérios da Segunda Guerra Mundial”, diz Lew Toulmin, porta-voz do grupo MAST (Missing Aircraft Search team).

fonte:BBC /Brasil

AIRBUS REDUZ META PARA 2009

AIRBUS REDUZ META PARA A-380 EM 2009





A Airbus confirmou nesta terça-feira que reduziu meta de entregas de 2009 da aeronave A380 em uma unidade, para 13 aviões, e informou que está mantendo o objetivo de entregas de 2010 do superjumbo, de 14 unidades.

"Em um acordo com um cliente nós transferimos a 14a aeronave (de 2009) em algumas semanas, de dezembro, para o início de 2010", informou o porta-voz Stefan Schaffrath.

"Estamos mantendo nosso planejamento de entregas de mais de 20 aviões em 2010, como anunciado anteriormente", acrescentou.

A Airbus está transferindo a produção do A380 para uma segunda estapa automatizada, conhecida como Wave 2. As primeiras 25 aeronaves tiveram que ter seus cabos conectados manualmente por causa de problemas industriais que causaram um atraso na entrega do maior avião comercial do mundo em dois anos.

"Acabamos de entregar a primeira aeronave Wave 2 e seguiremos com a segunda em breve", afirmou Schaffrah, acrescentando que o ritmo de produção está caminhando para as duas unidades por mês.

O presidente da controladora da Airbus, EADS, afirmou à Reuters na segunda-feira que a mudança na data de entrega do A380 de dezembro para início de 2010 aconteceu após negociações com a cliente Singapore Airlines.





Fonte: O Globo

AERONAVE NA ALEMANHA COLIDE COM PASSAROS

AERONAVE NA ALEMANHA COLIDE COM PASSAROS AO DECOLAR



Parece uma cena de um filme de Hitchcock e é, na verdade, assustador.

Um grande grupo de pássaros parece "atacar" um avião da Germania Airlines que decola do aeroporto de Dusseldorf, na Alemanha, com 80 pessoas a bordo, rumo a Kosovo.

Na foto dá para ver manchas de sangue na fuselagem e na entrada da turbina direita da aeronave.

Acredita-se que dezenas de aves tenham sido sugadas pela turbina, o que colocou seriamente o avião sob risco de queda ao atingir cerca de 360 quilômetros por hora.

NOTA:O incidente em questão chama-se: FOD(Foreign Object Damage ou Dano por Objeto Estranho) se caracteriza pelo grande paradoxo entre a simplicidade do fator causador e o gigantismo de suas conseqüências.

Um pequeno parafuso pode destruir uma turbina de centenas de milhares de dólares e um mero desleixo, como esquecê-lo na entrada de ar do motor pode ser a origem de um acidente que resulte na destruição da aeronave e na morte de seus ocupantes.

Felizmente, são raros os acidentes associados a problemas de FOD. I

sto porque, geralmente, o problema pode ser percebido na operação da aeronave, ou em suas inspeções, antes que uma falha catastrófica do sistema atingido venha a ocorrer.

Porém, o assunto não deve ser desprezado: apesar do baixo índice na estatística de acidentes, o fator FOD aparece com números bem expressivos na categoria dos incidentes.

E incidentes em grande número podem significar duas coisas: a primeira e, mais preocupante, o aumento da probabilidade de um dia virmos a ter um acidente ao invés de um mero incidente. E a segunda, a certeza de custos de manutenção elevadíssimos.

É importante salientar ainda que os custos indiretos provocados por FOD costumam superar em muito aqueles diretamente associados à substituição ou reparo do componente danificado.

Há, por exemplo, os custos decorrentes da necessidade do aumento de determinados itens em estoque para suprir o aumento da demanda provocado por casos de FOD, ou o custo da indisponibilidade da aeronave, que pode variar de 20 a 100 mil dólares por dia, dependendo da aeronave; ou ainda o custo decorrente da perda da credibilidade frente ao público, o que pode causar danos à empresa extremamente difíceis de reparar.

Deve-se considerar até o custo, mesmo que imensurável dos problemas que uma maior incidência de casos pode provocar à administração, como atritos entre os setores de manutenção e operações ou a perda de confiabilidade das tripulações na qualidade dos serviços de apoio.

Sobretudo, deve-se considerar ainda o curso da perda de vidas que, geralmente, não aparecem em estatísticas ligadas às problemáticas de FOD.


No Brasil, onde diversos fatores propiciam a ocorrência de FOD (operações em pistas não preparadas, vôos em regiões de alta salinidade ou grande incidência de pássaros nas áreas de tráfego, por proximidade de matas ou depósitos de lixo) e onde uma doutrina para sua prevenção ainda se faz incipiente, reveste-se da maior importância o trabalho a ser desenvolvido nesse sentido.



A atividade da prevenção de FOD pode resultar não somente numa significativa redução de custos, mas, antes de tudo, no decréscimo da possibilidade de ocorrência de acidentes aeronáuticos - objetivo maior de nossa atividade.





O video a seguir demonstra claramente oque acontece numa situação desta e como proceder



Fonte: globo.com/explicações voarnews

Fundador do Cirque du Soleil inicia viagem ao espaço


O fundador do famoso Cirque du Soleil, Guy Laliberté, começou nesta quarta-feira sua viagem até a Estação Espacial Internacional (EEI) a bordo da nave espacial russa Soyuz.

Com o feito, o bilionário canadense vai se tornar o sétimo turista a visitar a estação espacial desde abril de 2001.

Laliberté, que teria gasto US$ 35 milhões, o equivalente a R$ 63 milhões, com a viagem, foi acompanhado pelo cosmonauta russo Maksim Surayev e pelo astronauta americano Jeffrey Williams e deve chegar à EEI na sexta-feira.

O empresário é dono de 95% do Cirque du Soleil, a companhia de artes circences e teatrais que completou 25 anos em 2009.

Ele planeja usar a viagem espacial fazer campanha contra a crescente falta de água limpa no planeta, mas também prometeu fazer os astronautas rirem muito durante sua estada de 12 dias no espaço.


fonte : BBC Brasil

Caixa de panfletos lançada de avião mata criança

Caixa de panfletos lançada de avião britânico mata criança

Low level RAF Hercules

Avião distribuía panfletos em área rural; caixa não abriu a caiu em cima de menina.

O Ministério da Defesa da Grã-Bretanha está investigando a morte de uma menina afegã que teria sido atingida por uma caixa de panfletos lançada por um avião da Força Aérea Britânica (RAF, na sigla em inglês).

Os panfletos de informações foram lançados de um avião Hercules na província de Helmand, sul do país, no dia 23 de junho.

A caixa não se rompeu durante a queda, para liberar os panfletos, e caiu em cima da criança, que morreu depois em um hospital da região.

O Ministério da Defesa informou que lamenta o "incidente trágico" e já iniciou uma investigação do caso.

O avião Hercules C130 estava lançando caixas de panfletos informativos sobre uma região rural.

O lançamento de panfletos tem sido usado de forma ampla no Afeganistão, pelos Estados Unidos e Grã-Bretanha para tentar conquistar "corações e mentes" da população.

O Ministério da Defesa não divulgou qual tipo de panfleto foi lançado no incidente, mas os que já foram usados no Afeganistão traziam informações sobre campanha eleitoral, conscientização sobre a presença de minas terrestres e alertas de operações militares em áreas determinadas do país.


fonte:G1.com/com informações da BBC


Azul critica duopólio, Anac e Infraero

Na home e acima, Pedro Janot, presidente da Azul
Na home e acima, Pedro Janot, presidente da Azul

O presidente da Azul Linhas Aéreas, Pedro Janot, ministrou uma palestra hoje, na Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil de São Paulo (Britcham-SP), com o tema “Os desafios de uma nova empresa aérea no Brasil”.

E qual é o maior desafio? “Hoje é o duopólio. As duas companhias [Tam e Gol] entraram em uma guerra tarifária que abalou todo o mercado”, disse Janot, durante sua apresentação.

De acordo com o executivo, quando a Gol entrou no mercado ela tinha tarifa menores, mas o cenário mudou e ela aumentou preços e manteve os mesmos serviços. “As altas tarifas com baixa qualidade de serviço não são boas para a companhia. Não sei que mercado eles querem atingir. E a Tam até perdeu market share nos últimos meses”, pontuou.

Além disso, Pedro falou sobre a expectativa da companhia para o final do ano. “Vamos transportar nosso passageiro dois milhões”, referindo-se sobre o fluxo de passageiros da aérea.

Em agosto a companhia transportou o milionésimo cliente.

Neste mesmo mês a companhia registrou um crescimento de 26%, em relação ao mesmo período de 2008. No entanto, o próximo milionésimo cliente que o presidente pretende atingir é no programa de milhagens Tudo Azul.

A meta é atingir o número até o final do ano. Atualmente, o Tudo Azul possui 500 mil associados.

De acordo com Janot, em 2013, a Azul voará para 26 cidades e contará com 57 aeronaves.

Questionado se ainda existe espaço para outras companhias low cost como Ryan Air e Easy Jet no Brasil, Janot foi direto. “Sim.

Diferente do que já foi dito por outras companhias, nós temos chance para ampliar o mercado, que hoje é pobre”, alfinetou o dirigente, pontuando mais uma falha na aviação brasileira. “Ou a aviação avança, ou teremos outro apagão aéreo.

O presidente da Infraero muda sempre e a Anac é uma criança que obedece a pressão política e se acovarda. Isso precisa mudar”.

Para encerrar, Janot pediu mais uma vez o apoio dos agentes de viagens para vender o produto Azul e sorteou passagens da companhia. “Vendam.

Não estou pedindo um favor. Estou pedindo que mostrem nosso produto para o público final”, encerrou.


fonte:Panrotas online/Por:Gabriel Guirão

British Airways dará bilhete grátis para acompanhantes

British Airways dará bilhete grátis para acompanhantes

British Airways to Launch OpenSkies EU US Airline

Ao viajar com a British Airways até 29 de janeiro de 2010, o passageiro ganha um bilhete para um acompanhante em sua próxima viagem, em qualquer cabine, para um dos 300 destinos que a companhia opera no mundo todo, pagando apenas as taxas.

Para participar, o passageiro deverá ser um membro do programa de milhas Executive Club, e se registrar para a promoção no site www.ba.com/acompanhante.

Os passageiros que ainda não são membros do Executive Club poderão efetuar seu cadastro também por meio do site.

A reserva da viagem com o acompanhante deve ser feita entre 4 de janeiro e 31 de julho de 2010 e a viagem deverá ser realizada de 11 de janeiro a 15 de dezembro de 2010.

Não há limite no número de viagens realizadas, porém cada viagem contemplará apenas um acompanhante.

Esta promoção não é válida combinada com outras tarifas promocionais, descontos para agências de viagens, vouchers de upgrade, bilhetes prêmio, bilhetes resgatados com BA Miles e/ou tarifas descontadas para crianças e bebês.

Para garantir que os voos sejam qualificados, deverá ser informado o número do Executive Club no momento da reserva, e novamente no check-in. Para condições da promoção: www.ba.com/acompanhante.

fonte:Panrotas online/Por:Marjori Schroeder

AIR MINAS FAZ PROMOÇÃO DE TARIFAS

AIR MINAS FAZ PROMOÇÃO DE TARIFAS DE UBERABA>SÃO PAULO APARTIR DE OUTUBRO

A Air Minas Linhas Aéreas, em uma coletiva à imprensa realizada no mês de agosto de 2009, anunciou as futuras mudanças da rota Uberlândia - Uberaba - São Paulo, com a intenção de aumentar o fluxo de passageiros.

A primeira ação da companhia será adotada a partir da próxima quarta-feira. Dia 1º de outubro haverá redução de tarifas para esta rota. No entanto, relata a diretoria da Air Minas que o número de passageiros continua reduzido.

A empresa opera com aeronave modelo AMG-6600 Brasília. O avião parte de Uberaba às 6h20 e chega ao aeroporto de Guarulhos às 7h20; e o voo AMG-6601, que faz a rota inversa, parte de São Paulo às 19h e chega a Uberaba às 20h.

Os voos são realizados de segunda a sexta-feira.

O objetivo do planejamento da empresa é facilitar a locomoção dos cidadãos uberabenses até a grande metrópole brasileira, a capital de São Paulo.

Desde que foi instalada a rota, o número de passageiros não foi dos melhores e, para melhorar este percentual, é necessário um trabalho intenso.

Uma linha aérea que tem como objetivo atender principalmente as necessidades dos passageiros de negócios com destino ao principal centro econômico do país, que é São Paulo.

Segundo um dos primeiros balanços disponibilizados pela empresa ao JORNAL DE UBERABA, o resultado inicial não foi um saldo positivo.

No dia 15 de junho (início das viagens da linha aérea), o número de passageiros foi de 12, gerando um aproveitamento de 40%. Já em julho os números melhoraram.

No dia 27 de julho o avião contou com 26 passageiros e o total do mês foi 250 pessoas e um aproveitamento de 38,77%.

Atualmente os números não melhoram, continuam no mesmo patamar dos meses anteriores. Em agosto, a empresa aérea teve o aproveitamento de 41,27%, sendo que contou com 260 passageiros.

Já em setembro, até o dia 25, o aproveitamento foi de 32,28%, com 184 passageiros.

Com a redução tarifária, as novas tarifas variam de R$ 209 a R$ 319 por cada trecho, nos voos AMG 6600 e no 6601. Além das tarifas, o presidente da Air Minas relatou outras mudanças que poderiam ser adotadas, para melhorar o movimento de passageiros.

A opção seria mudar o ponto de partida da aeronave, sendo transferida de Uberlândia para outro município, visto que, segundo a companhia, o aproveitamento de passageiros pela cidade vizinha não é satisfatório, somente de 5%.

A primeira opção da empresa seria colocar de partida em Araxá, se não desse certo, em Ituiutaba, e ainda, se os resultados fossem insatisfatórios, a aeronave partiria de Uberaba fazendo uma escala em Franca.

No entanto, tais mudanças previstas para setembro ainda não foram adotadas.

Fonte: Geórgia Santos (Jornal de Uberaba):via blog desastreaereonews

Trip comemora um ano de Sky West

A Trip Linhas Aéreas está comemorando um ano de parceria com a companhia SkyWest Inc. (www.skywest.com/skywinc), maior empresa aérea regional do mundo e quarta no ranking global de frota, com mais de 450 aeronaves.

A empresa norte-americana detém 20% do capital social da Trip e além do aporte financeiro, de acordo com a empresa brasileira, tem transferido know-how em áreas operacionais, tecnologia da informação, planejamento de rotas, manutenção e financiamentos na aquisição de aeronaves.

A sociedade também trouxe, ainda segundo a Trip, ganhos de escala.

Hoje a Trip atende 73 municípios brasileiros, conta com 27 aeronaves e ocupa a liderança da aviação regional na América do Sul.

fonte:Parotas online

VENDA DE AERONAVES À AEROLÍNEAS NÃO ESTA CONCRETIZADA.

BNDES: VENDA DE AERONAVES À AEROLÍNEAS NÃO ESTA CONCRETIZADA.



O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não existe ainda contrato de financiamento para a venda de 20 aeronaves da Embraer para a estatal Aerolíneas Argentinas e a operação e seus preços "estão em negociação".

Por esse motivo, a instituição disse por sua assessoria que não vai comentar a reportagem do jornal argentino "La Nación" que levanta suspeita de superfaturamento no acordo de venda dos aviões.

Segundo o banco, em julho foi assinada uma carta de intenções de compra dos 20 aviões pela Aerolíneas Argentinas, mas os preços ainda não foram definidos.

De acordo com o jornal, os 20 aviões modelo E190AR vão custar US$ 698 milhões, dos quais 85% serão financiados pelo BNDES e 15% pelo governo da Argentina.

O empréstimo à exportação do BNDES financia até 85% dos aviões vendidos, mas não financia serviços como capacitação técnica para manutenção das aeronaves e instrução de pilotos, que são citados como parte do acordo na reportagem do La Nación, que, por sua vez, atribui a informação ao Ministério do Planejamento da Argentina.

Fonte: O ESTADO / BGA:via Direto da Pista

MUSAL PROMOVE "DOMINGO AÉREO DIA 18/10/2009

MUSAL PROMOVE "DOMINGO AÉREO " NA BASE AÉRA DOS AFONSOS





Em comemoração à Semana da Asa e aos 300 anos da experiência aerostática do Padre Bartolomeu de Gusmão, o Museu Aeroespacial (MUSAL) realiza no dia 18 de outubro, das 9h30 às 16 h, na Base Aérea do Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, um grande evento aéreo com várias atrações para o público em geral.

Estão previstos voos acrobáticos, paraquedismo, ballet aéreo e apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Nos hangares estão programadas diversas atividades recreativas além de demonstração de simuladores de voos.

Fonte:MUSAL/Video Youtube.com

OPERAÇÃO LAGUNA NA FAB

FAB SE MOBILIZA PARA OPERAÇÃO LAGUNA


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A Força Aérea Brasileira (FAB) completou hoje (27/09) a mobilização dos meios que serão empregados na Operação Laguna, em Campo Grande (MS), no apoio às ações do Exército e da Marinha do Brasil.

Aviões de caça, de transporte, de reconhecimento, de busca e resgate e de controle e alarme em voo estão no Centro-Oeste do país para o treinamento.

A Operação Laguna é um exercício do Ministério da Defesa e das Forças Armadas Brasileiras, realizado com o objetivo de treinar o planejamento e execução de ações humanitárias e de apoio a brasileiros evacuados em uma situação de conflito, além de difundir o sentimento de patriotismo junto à população e de realizar ações de apoio à população local.

A mobilização da FAB começou no último dia 14 de setembro, com a chegada a Campo Grande de unidades responsáveis pela infraestrutura da Operação Laguna.

“Em um exercício desse porte, as Forças trabalham de forma integrada para a conquista de objetivos previstos no cenário de conflito”, explica o Brigadeiro do Ar Umile Rende Neto, comandante da Força Aérea Componente 105 (FAC 105).

Nos próximos dias, aeronaves da FAB farão o lançamento de paraquedistas e de fardos de ressuprimento, entre outras missões.

Na Operação Laguna, participarão as seguintes aeronaves da FAB: F-5EM, A-29 Super Tucano, E-99, R-99, KC-130, C-130, C-99A e KC-137.



FONTE:http://www.laguna.mil.br:via Blog Poder Aéreo/videoYoutube.com

RYANAIR VENDE MAIS DE UM MILHÃO EM VIAGENS

RYANAIR VENDE PASSAGENS A 5 EUROS


A partir do aeroporto de Faro ou do Porto, os clientes da Ryanair vão poder viajar para a Europa por 5 euros.

As viagens estão disponíveis para mais de 500 rotas europeias, sendo que as reservas devem ser feitas 'online' antes da meia-noite de quinta-feira, dia 1 de Outubro, informa a Ryanair em comunicado.

Em Portugal, a 'low cost' irlandesa disponibiliza viagens com partida do aeroporto Sá Carneiro com destino a várias cidades na Europa, nomeadamente Barcelona, Madrid, Frankfurt, Milão, Paris e Bruxelas.

Com partida do aeroporto de Faro é possível viajar a 5 euros para Liverpool, Bruxelas, Dublin e Londres.

A Ryanair adianta ainda que os bilhetes a 5 euros têm todas as taxas incluídas se os passageiros optarem por pagar com Visa, levando apenas uma mala de mão e abdicando de embarque prioritário.

Fonte: Económico Portugal / Aviation News :via Direto da Pista

BRA TENTA CONVENCER ANAC A LIBERAR VOOS

BRA TENTA CONVENCER ANAC A LIBERAR VOOS REGULARES





A companhia aérea BRA – que transporta em seu capital investidores de primeira classe, como Goldman Sachs, Darby e Gávea Investimentos – aproxima-se de um momento-chave em seu plano de recuperação judicial.

Até meados de outubro, a Anac deverá proceder a primeira inspeção técnica e operacional desde que autorizou a empresa a retomar as atividades, em junho.

Os controladores da BRA, os irmãos Walter e Humberto Folegatti, pretendem sensibilizar a agência a liberar a operação de voos regulares.

A companhia só está autorizada a oferecer voos charters ou fretamentos.

Sonhar não custa nada. Porém, não vai ser fácil para a BRA convencer a Anac.

A empresa carrega uma dívida em torno de R$ 200 milhões e vem operando com apenas duas aeronaves.

Os acionistas da BRA usam a limitação como argumento a seu favor. Alegam que a empresa só terá capital para aumentar a frota caso volte a operar linhas regulares.

Desta forma, ela poderá reiniciar a venda direta de passagens.

Hoje por conta das restrições impostas pela Anac, os bilhetes só podem ser vendidos por agências de turismo, salvo os fretamentos – fechados pela própria companhia.

Fonte: Direto da pista via: Cidadebiz Foto:Airliners.net

Taca ligará Porto Alegre e Lima

Taca ligará Porto Alegre e Lima com voos diretos






A Taca Airlines anuncia que a partir de 3 de dezembro ligará as cidades de Porto Alegre, no Brasil, e Lima, no Peru, por meio de um voo direto oferecido três vezes por semana.

De acordo com a Taca, não só os passageiros do Rio Grande do Sul serão beneficiados com essa nova operação, mas também os viajantes do Paraná, Santa Catarina e arredores.


Atualmente a Taca oferece voos diretos até Lima de São Paulo e Rio de Janeiro.

O novo voo facilitará a viagem dos passageiros da região sul que não precisarão se deslocar até as capitais paulista e carioca. “A abertura deste novo destino no Brasil, especificamente a partir da capital gaúcha, cumpre o objetivo da Taca de fortalecer a região e incluir na rede de rotas da empresa este importante Estado do Brasil”, afirmou o gerente regional Brasil da Taca, Ian Gillespie (
foto).

“Incluir Porto Alegre na rede de rotas não só fortalece e incrementa as opções, mas permite que os passageiros do sul do Brasil tenham a possibilidade de chegar a 41 destinos em mais de 22 países de toda a América”, completou.

O voo terá quatro horas de duração.


Confira os horários da nova operação:

TA 089 Porto Alegre – Lima
Partida: 7h05 (horário de Brasília)
Chegada: 8h55 (horário local)
Frequências: terças, quintas e sábados

TA 088 Lima – Porto Alegre
Partida: 22h15 (horário local)
Chegada: 6h15 (horário de Brasília)
Frequência: segundas, quartas e sextas


fonte:Panrotas online/Por:
Marjori Schroeder

Desembarques internacionais são menores

Desembarques internacionais são menores em agosto

A Infraero divulgou que em agosto 544.313 pessoas desembarcaram no Brasil por meio de voos regulares e não regulares vindos do Exterior.

Até agosto, 4.239.448 pessoas desembarcaram no País, número 4,15% menor do que o mesmo período do ano passado.

As informações levam em conta estrangeiros que chegam ao Brasil, assim como brasileiros que retornam ao País.


fonte:Panrotas online/Por:Gabriel Guirão

FX 2 SEM PROTOCOLOS DE OFERTAS OFICIAIS

FX 2 NENHUMA DAS EMPRESAS INTERESSADAS PROTOCOLOU OFICIALMENTE SUAS OFERTAS

Segundo Nelson Jobim, nenhum dos interessados na venda dos caças protocolou oficialmente sua oferta

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou ontem que nenhum dos três países que concorrem ao programa FX2 (França, Suécia e Estados Unidos) protocolou oficialmente as propostas para a venda de 36 caças.

Jobim também afirmou que o acidente na semana passada com dois caças franceses Rafale, fabricados pela Dassault, concorrente no FX2, não vai interferir no processo de escolha.

A americana Boeing também concorre com o caça F18.

Jobim reiterou que o prazo para a entrega das propostas vai até o dia 2 (sexta-feira).

O ministro criticou a posição da fabricante brasileira Embraer, que defende que os aviões fabricados pela sueca Saab, os caças Gripen, seriam mais apropriados por causa da transferência de tecnologia. "Não cabe à Embraer ter opinião a respeito desse assunto. Cabe ao governo brasileiro. E a Embraer não é parte do governo brasileiro", afirmou Nelson Jobim.

Honduras
Jobim afirmou que não há qualquer possibilidade de uma ação das Forças Armadas brasileiras para a resolução do impasse envolvendo a embaixada brasileira em Honduras. "Não há nenhuma possibilidade de se pensar em movimentos armados" , afirmou Jobim. "Não podemos entrar com força num país estrangeiro.

A solução é exclusivamente diplomática". O ministro acredita que o governo hondurenho "terá a lucidez" de permitir a saída dos brasileiros que estão ilhados na embaixada

fonte:Blog do vinna

Gulfstream apresenta o G650


Gulfstream G650

Gulfstream G650

A Gulfstream apresentou nesta terça-feira, 29, na sua sede em Savannah, estado da Geogia, o novo jato executivo de longo alcance da fabricante, o G650.

O modelo é um marco para a tradicional indústria de aeronaves corporativas. Além de ser o maior jato construído por ela - sua cabine é mais alta e larga que a do antecessor G550 - o novo avião possui um alcance impressionante de 7 000 milhas náuticas (quase 13 000 km) a uma velocidade de Mach 0,85.

Apesar disso, sua velocidade máxima operacional pode ser maior: Mach 0,925, o que o torna a aeronave civil mais veloz do mundo. Para completar, seu teto de serviço é de 51 000 pés, altitude em que não há tráfego aéreo e que evita tempo instável também.

O G650 pode levar de 11 a 18 passageiros e possui as maiores janelas laterais do mercado. O primeiro voo deve ocorrer ainda este ano com a certificação prevista para 2011. Os primeiros aparelhos serão entregues em 2012.

Gulfstream G650

Gulfstream G650

Gulfstream G650

Gulfstream G650



fonte:Airway/video Youtube.com/fotos Airway

29/09/2009

MINISTÉRIO DA DEFESA AUTORISA PLANO DE RESGATE À BRASILEIROS EM HONDURAS

MINISTÉRIO DA DEFESA AUTORISA PLANO DE RESGATE À BRASILEIROS EM HONDURAS

O Estado Maior de Defesa do Brasil recebeu ordem para preparar um plano de contingência para o caso de a crise em Honduras recrudescer.

Se houver necessidade de resgatar brasileiros que estejam em solo hondurenho, uma operação logística já está sendo montada.

O governo não vai divulgar detalhes desse plano de contingência, mas a ordem já foi dada no Ministério da Defesa.

Aeronaves, pessoal e recursos terão de ficar à disposição para agir de maneira rápida e eficiente em algum momento que seja necessário.

A preparação desse plano é quase uma rotina em situações de crise como a atual.

Não significa que o Brasil pense em usar força ou tenha alguma intenção de agir em território hondurenho.

Trata-se apenas de uma precaução e de um sinal de que não há perspectivas claras sobre um desfecho pacífico no curto prazo.

Por ironia, o plano de contingência do Estado Maior das Forças Armadas está sendo montado no exato momento em que uma missão de deputados se prepara para embarcar para Tegucigalpa, capital de Honduras.

Cinco congressistas embarcam amanhã (30.set.2009) em um avião da FAB com destino a San Salvador, capital de El Salvador, já que aeronaves brasileiras não podem no momento pousar em Honduras –o Brasil não reconhece o governo daquele país.

A partir de San Salvador, os deputados pretendem tomar um voo comercial para Tegucigalpa.

Fazem parte dessa comissão de deputados Raul Jungmann (PPS-PE), Maurício Rands (PT-PE), Cláudio Cajado (DEM-BA), Ivan Valente (PSOL-SP) e Bruno Araújo (PSDB-PE).

Um sexto deputado nomeado é Marcondes Gadelha (PSB-PB), mas ele não poderá viajar. Deve eventualmente ser indicada para o seu lugar a deputada Janete Pietá (PT-SP).

A distância de Boa Vista no Brasil até Tegucigalpa é de mais de 3.100km em linha reta.

Para transportar o total de homens das forças brasileiras, calculou-se um mínimo de 6 aeronaves C-130 Hercules, com mais uma de backup. Um C-130 serviria para trazer os reféns brasileiros, já que a aeronave pode transportar até 92 passageiros.

Se brasileiros precisarem ser resgatados num país distante como Honduras, a falta de aviões-tanque e de um navio-aeródromo inviabilizam qualquer operação deste tipo.

FONTE:poder aéreo via uol

AERONAVE DA OCEAN AIR APRESENTA PROBLEMAS E ARREMETE

AERONAVE DA OCEAN AIR APRESENTA PROBLEMAS E ARREMETE AO TENTAR POUSAR EM FORTALEZA



Ocean Air



Susto em um voo da Ocean Air, que vinha de Juazeiro do Norte para Fortaleza, no Ceará, na tarde desta segunda-feira (28).

Na hora do pouso, o comandante identificou um problema nos flaps - equipamento que auxilia os freios da aeronave, e precisou arremeter.

Segundo a Infraero, depois de dar uma volta sobre a Capital cearense, o comandante comunicou à torre que pousaria e que não precisaria de autorização para um pouso de emergência.

A aeronave não precisou de manutenção e seguiu viagem para Brasília.

Fonte: TV Verdes Mares/Portal Verdes Mares

SUKHOI SUPERJET 100 CONCLUI TESTES EM VOOS


SUKHOI SUPERJET 100 CONCLUI TESTES EM VOOS EM ALTITUDES ELEVADAS



Sukhoi Superjet 100 (Sukhoi)


No unicio deste mês a aeronave de Prefixo SN 95003, modelo SSJ100 (Sukhoi Superjet 100) pousou na capital da província de Shirak, Gyumri, na Armênia.

Desde então a aeronave passou por uma série de testes que avaliaram seu desempenho de decolagem e pouso, bem como características de taxa de subida.

Estes testes foram designados para demonstrar também a segurança da aeronave em uma aproximação com falhas de equipamentos.

Esta bateria de testes foi concluída no dia 21 de setembro quando a Aeronave pousou em sua base de testes Zhukovsky, ao sudeste de Moscou.

Localizado em elevadas altitudes (1524m/5000ft) o Aeroporto Internacional Shirak criado em 1961 foi atualizado em 2007 para atender todos os requisitos da ICAO e é considerado um aeroporto de Primeira classe.

É peculiar que sua pista possui 3,220m de comprimento e 45m de largura e a região possui montanhas ao redor dificultando pousos e decolagems que são feitos somente a partir da região sul.

O programa de Certificação foi realizado pelo grupo Sukhoy Civil Aircraft (SCAC) com os pilotos de teste Alexander Yablontsev e Vadim Shirokikh e ainda com a presença do piloto MAK Mikhail Torokhov.

Os testes com o SSJ100 tiveram como objetivo principal a avaliação do desempenho dos sistemas da aeronave enquanto o foco principal foi a operação do motor (PowerJet SaM146) e APU.

A maioria dos testes de decolagem voram realizados com uma simulação de falha de motor com maxima configuração de peso da aeronave.

O desempenho dos sistemas provou o cumprimento dos requisitos de certificação e os resultados dos testes garantem uma segura operação da aeronave em aerodromos elevados com até 10000Ft.

O Sukhoi Superjet 100 foi projetado para competir com os E-Jets da Embraer e Bombardier CRJ. Sukhoi afirma que os SSJ terão custos de operação de 10-15% inferiores aos de seus concorrentes pelo preço de aproximadamente 28 milhões de dólares.

Audiência na Câmara debate investigações sobre voo 1907

Audiência na Câmara debate investigações sobre queda do voo 1907



Três anos após o acidente com o voo 1907 da Gol, audiência em uma comissão da Câmara dos Deputados discute as investigações e as providências tomadas depois da tragédia que matou 154 pessoas

VENDAS DA EMBRAER À AEROLÍNEAS ESTÃO SOB SUSPEITA

VENDAS DA EMBRAER À AEROLÍNEAS ESTÃO SOB SUSPEITA DE SUPER FATURAMENTO


O acordo entre a fabricante brasileira de aviões Embraer e o governo argentino de Cristina Kirchner para a venda de 20 aeronaves brasileiras à estatal Aerolíneas Argentinas está sob suspeita de superfaturamento, segundo informações publicadas hoje pelo jornal La Nación.

Os 20 aviões modelo E190AR deverão começar a chegar ao país em julho de 2010 e vão custar US$ 698 milhões, dos quais 85% serão financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 15% pelo Estado argentino.

As estimativas são de que o superfaturamento na compra dos 20 aviões estaria ao redor de US$ 100 milhões, conforme o jornal. Ainda segundo o La Nación, o governo argentino não realizou uma licitação pública para a compra dos aviões, o que seria ilegal.

Cada unidade custa US$ 34,9 milhões à Argentina, mas segundo levantamento realizado pelo jornal, em novembro do ano passado, pelo mesmo modelo, a Aeroméxico pagou US$ 29 milhões, e, em julho, a Taca Airlines pagou US$ 30,5 milhões.

Procuradas pela reportagem, a Embraer e o BNDES não tinham um posicionamento sobre as informações veiculadas pelo La Nación.

Ao jornal, o Ministério de Planejamento, ao qual a Secretaria de Transportes está subordinada, explica que o preço real de cada avião é de US$ 30,6 milhões e que US$ 4,3 milhões adicionais dizem respeito aos serviços extras previstos no acordo, como capacitação técnica para manutenção das aeronaves, fabricação de algumas peças e instrução de pilotos.

A operação foi negociada pelo ex-secretário de Transportes, Ricardo Jaime, demitido do cargo após denúncias de corrupção e que responde a processo na Justiça. Segundo o jornal, o valor total do contrato é questionado internamente pela companhia, porque é mais elevado que o preço que outras empresas pagaram pelo mesmo tipo de aeronave.

As suspeitas foram levantadas depois que o ex-presidente da Aerolíneas Argentinas e atual Ministro de Justiça, Julio Alak, disse, no início do ano, durante uma reunião de diretoria, que cada aeronave custaria no máximo US$ 29 milhões, segundo o La Nación.

A presidente Cristina Kirchner anunciou a assinatura do acordo de compra dos 20 aviões da Embraer em 21 de maio deste ano.

Os aparelhos serão destinados à companhia aérea Austral, subsidiária da Aerolíneas Argentinas, reestatizada no ano passado.

A Aerolíneas e a Austral não compram aviões novos desde 1992. Na época, a presidente Cristina destacou que sua intenção era “revitalizá-las” com a aquisição de novas aeronaves.

Além da compra de aviões, a presidente assinou um entendimento entre a Embraer e o governo argentino para o apoio ao desenvolvimento e a capacitação tecnológica da Área Material Córdoba (AMC), a antiga Fábrica Militar de Aviões argentina, em processo de reestatização.

O plano é que a AMC, no futuro, forneça serviços e peças para aeronaves da Embraer.

fonte valor economico/O Estadão


AZUL LINHAS AÉREAS MONTA SIMULADOR

AZUL LINHAS AÉREAS MONTA SIMULADOR PARA EMB 190 /195



Azul

Em duas ou três semanas, o simulador da Azul Linhas Aéreas Brasileiras já deve estar totalmente montado e pronto para entrar na fase de testes. Com isso, a companhia será a única no Brasil a possuir simulador próprio.

A certificação do equipamento deve sair em dezembro, quando o equipamento começará a ser usado para treinar os mais de 150 pilotos da Azul e de outras empresas que utilizam as aeronaves Embraer 190 e Embraer 195.

O equipamento modelo Level D FFS, fabricado nos Estados Unidos, custa 11 milhões de dólares e deve atender as necessidades da Azul plenamente até 2012, quando será necessário adquirir mais um.

Para instalar o simulador, uma reforma foi feita em um dos antigos estúdios de Azulville, a sede da companhia aérea em Alphaville, Barueri.

O espaço foi ocupado por uma produtora anteriormente.

“Optamos por ter um simulador próprio porque estamos crescendo em um ritmo muito acelerado, já temos 150 pilotos e até o fim do ano outros 24 vão integrar a equipe, pois teremos duas novas aeronaves em operação”, disse John Daly, diretor da Universidade Azul, responsável pelo treinamento e capacitação de todos os tripulantes. A companhia fechará o ano com 14 aeronaves.

Segundo ele, o fato de o simulador ficar em Azulville reduz os gastos com treinamentos, hoje feitos nos Estados Unidos, economiza tempo e ainda garante mais flexibilidade e qualidade. “Com o feedback da área de operações, podemos treinar situações específicas, de acordo com a necessidade da Azul”, disse Daly.

Outra vantagem é poder realizar os treinamentos no simulador sempre com instrução em português.

“Estamos trabalhando com dois tipos de instrutores para os pilotos, nossos próprios pilotos mais experientes e outros profissionais aposentados, como o comandante Antonio Tadeu Buchrieser que acabamos de contratar”, disse Daly.

Não apenas os pilotos serão treinados no simulador, mas o equipamento também vai atender parte da necessidade de treinamento do time de manutenção e de comissários de voo.

fonte :Blog poder aéreo

Embraer assina contrato de serviços com a Arkia Israeli Airlines

Embraer assina contrato de serviços com a Arkia Israeli Airlines


Programa Pool de Peças de Reposição apoiará 1º jato Embraer 195 da companhia aérea.

São José dos Campos– A Embraer assinou um contrato de cinco anos para o Programa Pool de Peças de Reposição com a Arkia Israeli Airlines.

Este programa especial de suporte ao cliente oferece um controle de estoque otimizado, reduzindo o custo inicial de investimento em peças de reposição e infra-estrutura.

“Estamos muito satisfeitos em fornecer à Arkia nosso Programa Pool de Peças de Reposição, a melhor solução para garantir suporte ao E-Jet com 122 assentos operado pela companhia”, disse Leandro Laia, Diretor de Suporte e Serviços ao Cliente da Embraer para Europa, África e Oriente Médio – Aviação Comercial.

O contrato cobre o jato Embraer 195 operado pela Arkia. A empresa recebeu este primeiro avião, que está completando 2.000 horas de vôo em operações comerciais, em dezembro de 2008.

Por meio desse programa, a Embraer fornece peças de reposição rapidamente, eliminando a necessidade de investimento em estoque por parte do cliente.

O contrato de serviços é baseado em pagamentos de valores pré-definidos com base no número de horas de vôo estabelecido para a aeronave no programa.

A Embraer assume a responsabilidade de manter um estoque de peças em seus centros de distribuição e de serviços, de modo que possam ser fornecidas aos operadores assim que forem solicitadas.

“Estamos muito satisfeitos em expandir ainda mais o nosso relacionamento com a Embraer e ingressar nesse programa de manutenção”, disse Nir Dagan, Vice-Presidente Executivo da Arkia Israel Airlines. “Podemos agora contar com um pacote de manutenção de primeira linha que nos permitirá operar a aeronave de forma eficiente e intensiva, minimizando os custos.”

Perfil da Arkia Israeli Airlines - A Arkia Israeli Airlines opera um número crescente de rotas internacionais e vôos fretados, com freqüências diárias para o Mediterrâneo e cidades européias populares, como Paris (França), Barcelona (Espanha), Tbilisi (Geórgia), Kiev (Ucrânia) e Moscou (Rússia).

A companhia aérea está expandindo suas operações por meio da aquisição de novas empresas, como operadoras de turismo, a fim de se posicionar como um importante líder na indústria de aviação e de turismo para e a partir de Israel.

Uma recente conquista foi a obtenção de uma licença para operar comercialmente vôos regulares para Paris, marcando um importante momento na evolução da empresa para se tornar uma companhia aérea que opera vôos internacionais regulares.

Outra prova da crescente importância das operações domésticas e internacionais da empresa é que a Arkia mantém escritórios em dez cidades israelenses e mais de 20 escritórios em todo o mundo. [ www.Arkia.com.]

Perfil: A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras.

Com sede em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura.

Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa.

A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo.

Em 30 de junho de 2009, a Embraer contava com 17.237 empregados – número que não inclui empregados de suas subsidiárias não-integrais OGMA e HEAI – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 19,8 bilhões.| www.embraer.com.br


fonte:Página Inicial

EMBRAER RECEBE CERTIFICAÇÃO ISA

EMBRAER 190 RECEBE CERTIFICAÇÃO ISA+39ºC














A Embraer recebeu hoje dia 29 de setembro de 2009 a certificação ISA+39ºC para o jato comercial EMBRAER 190 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e da Federal Aviation Administration (FAA), autoridades aeronáuticas do Brasil e dos Estados Unidos. Dessa forma, o avião poderá operar sem restrições em aeroportos localizados em regiões muito quentes, a temperaturas de até 54ºC (129ºF) ao nível do mar.

“A certificação em condições ISA+39ºC é mais um passo no processo de aprimoramento da aeronave e uma melhoria que auxiliará muitos dos nossos clientes”, diz Luciano Castro, Diretor de Programas da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “Este item opcional amplia o escopo operacional do jato EMBRAER 190 em regiões de altas temperaturas como o Oriente Médio, África e região da Ásia e Pacífico.”

Essa homologação permitirá que a aeronave realize operações de pousos e decolagens em aeroportos localizados em regiões de altas temperaturas.

Para clientes com base no Oriente Médio, continente africano e região da Ásia Pacífico, por exemplo, a melhoria representa a possibilidade de operar novas rotas e aumentar a flexibilidades de horários de vôos, pois possibilitará a operação da aeronave em períodos do dia em que as temperaturas atingem valores extremamente elevados.

Sobre a certificação ISA+39ºC
O termo ISA é o significado, em inglês, de International Standard Atmosphere, ou Atmosfera Padrão Internacional.

Trata-se de um modelo atmosférico padrão que define o comportamento da temperatura, pressão, densidade e viscosidade da atmosfera da Terra em função da altitude.

De acordo com esse modelo, a temperatura-padrão ao nível do mar, denominada ISA, equivale a 15ºC (59ºF).

Portanto, a referência ISA+39ºC da certificação do jato EMBRAER 190 refere-se a uma temperatura de 54ºC (129ºF) ao nível do mar.


Fonte:Embraer/ sala de imprensa